VIOLÊNCIA EM ITAGUAÍ: Não precisamos só de mais policiais (Governo do Estado) nas ruas, precisamos também, de investimentos em esporte, cultura, lazer, qualificação profissional e tudo mais que afaste nossos jovens da violência - Isso é dever da prefeitura mas os prefeitos, vereadores e população precisam entender isso - por Prof° Fabiano Bastos

Imagem ilustrativa
Dia desses, num debate, foi dito pelo por mim, que os jovens frequentam os bailes das comunidades violentas de Itaguaí pois é o único lugar onde os mesmos encontram alguma área de lazer. Numa má interpretação da afirmação, alguns acharam que eu defendia o baile do tráfico.

Não temos só que pedir para combater o tráfico e os assaltantes, temos que pedir para os governantes não permitirem que as crianças e jovens entrem no mundo das drogas.

Sou contra  esses bailes onde crianças e jovens ficam no mesmo ambiente com armas, drogas, bebidas alcoólicas e traficantes. Só que as autoridades precisam entender, que não existem muitos espaços com projetos de lazer, cultura, esportes e cursos de qualificação. A maioria das crianças e jovens, ficam expostas diariamente a violência e nesse processo de formação sobre o certo e o errado, quanto mais tem contato com o mundo que sabemos ser errado, para essas crianças e jovens com famílias sem atenção, esse é o mundo certo. O que é oferecido como lazer para essas crianças e jovens, além desses bailes nas comunidades? Por que nossos alunos passam a semana ansiosos pelos bailes? Tem alguma coisa errada...

O meu herói na infância e juventude, eram os professores e policiais, virei professor. Para a juventude atual em maioria, os heróis são os MCs que cantam o "Proibidão" e os traficantes. Deu para entender?

Não adianta um grupo de pessoas com perspectiva pequena achar que o certo é só colocar mais policiais. Precisamos de mais policiais sim! Só que isso e tapar o Sol com a peneira pois o certo é criarmos meios de afastar essas crianças e jovens do mundo das drogas e do tráfico. Isso só se dará com investimentos em esportes, lazer, cultura, qualificação profissional e educação. Cabe ao governo do Estado cuidar de mandar mais policiais mas cabe a Prefeitura de Itaguaí, com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, desenvolver projetos e criar mais áreas de ação em esportes, lazer, cultura, qualificação profissional e educação.

Não defendo aqui, o Estado e nem a Prefeitura. Abro os olhos da população, sobre como começar a resolver o problema de verdade. 

- ANÁLISE SOBRE A VIOLÊNCIA EM ITAGUAÍ: Os motivos (Parte 1)
- ANÁLISE SOBRE A VIOLÊNCIA EM ITAGUAÍ: Os responsáveis (Parte 2) 
- ANÁLISE SOBRE A VIOLÊNCIA EM ITAGUAÍ: Falta de projetos e investimentos estratégicos em EDUCAÇÃO (Parte 3)

por Prof° Fabiano Bastos 

Comentários