A matemática eleitoral para eleger um vereador:

Entenda a matemática eleitoral para eleger um vereador Mesmo ganhando mais uma cadeira, com o crescimento no número de eleitores, aumentou...

Entenda a matemática eleitoral para eleger um vereador

Mesmo ganhando mais uma cadeira, com o crescimento no número de eleitores, aumentou a quantidade de votos necessários para eleger um Vereador na Câmara de Itaguaí

Com a queda no número de vereadores, registrado no pleito anterior, e o aumento na quantidade de eleitores, subiu consideravelmente o coeficiente eleitoral (número de votos que um partido ou coligação precisa ter para eleger um vereador) na cidade, fato que já pôde ser verificado no pleito de 2004, o primeiro no município com a redução do número de cadeiras no Legislativo.

Para efeitos de comparações, novo simulado de cálculos foi feito pelo Jornal Impacto aplicando o percentual de votos válidos para vereador obtido em 2004, 59.080 de um universo total de, naquela época, de 67.674 eleitores, ao número atual de eleitores de Itaguaí, que subiu para 74. 658 ao longo destes últimos quatro anos. Lembrando a todos que desta vez serão eleitos 11 vereadores ao invés dos Dez da Eleição anterior. Dividindo esse número (a expectativa para votos válidos para vereador em 2004) pelo número de cadeiras na Câmara que será disputado nas eleições de outubro deste ano, o coeficiente, mesmo assim ainda aumentou um pouco. Já levando em conta um possível número de abstenções, igual ao quantitativo apresentado no pleito anterior, de 12,70%. Isto acarretaria num universo aproximado de 67 mil votos válidos a serem divididos por 11.

Um dos maiores impactos recaiu em Itaguaí, onde o número de vereadores foi reduzido de 19 para 10 no pleito anterior e que agora subiu para 11. Como o número de eleitores também aumentou e muito na cidade - o que aumenta a expectativa da quantidade de votos válidos - o coeficiente esperado beira o de 6 mil votos, contra exatos 5. 349 relativos ao pleito anterior, o que representa um aumento de mais de cerca de 15 %. O que mais contribuiu para esse resultado foi a redução de 9 cadeiras na Câmara da cidade, na eleição anterior.

Como o coeficiente influi no resultado das eleições


Uma quantidade menor de partidos e coligações deve dividir as cadeiras nas câmaras das cidades onde aconteceu a redução no número de vereadores. Motivo: o aumento do coeficiente eleitoral, devido à queda no número de vagas, deixou coligações ou partidos isolados de fora.

O coeficiente eleitoral é um guia da forma como as cadeiras são distribuídas entre os partidos: somam-se todos os votos obtidos pelo partido ou pela coligação para vereador e divide-se pelo coeficiente eleitoral. A parte inteira do resultado é a quantidade de deputados que o partido ou coligação elegerá, e que será distribuída pelos candidatos por ordem de quantidade de votos.
Feita essa distribuição, em geral sobra uma determinada quantidade de vagas: a chamada sobra de legenda, dividida entre os partidos na proporção das partes decimais obtidas por cada partido ou coligação.

Por exemplo, se a coligação “A” conquistar 15.000 votos para vereador em Itaguaí, terá aproximadamente 2,50 vezes o coeficiente. Isso dá à agremiação direito a duas cadeiras na Câmara Municipal, que serão entregues aos dois candidatos mais votados. Mas sobra 0,50. Esse valor será utilizado para definir quantas cadeiras a legenda vai receber na divisão das chamadas “sobras”.

Em geral, as vagas na Câmara não são totalmente distribuídas de acordo com as partes inteiras da divisão dos votos obtidos partidos e coligações pelos coeficientes. Se, das 11 vagas em jogo, 8 forem distribuídas de acordo com essa divisão, sobram três vagas, divididas entre os partidos de acordo com a proporção das partes decimais.

Jornal Impacto - publicado em 16/07/2008 (16:08)

Postar um comentário

  1. possivélmente uma dessa cadeira e do candidato Daniel Luiz quem vem crescendo cada vez mais na preferência de votos e passando a se uma esperança de renovação na câmara.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item