Texto enviado por Fabiano Bastos

Considerações sobre as primeiras plenárias do ano de 2009. Tenho exercido meu papel de cidadão de Itaguaí assistindo as plenárias dos ver...

Considerações sobre as primeiras plenárias do ano de 2009.

Tenho exercido meu papel de cidadão de Itaguaí assistindo as plenárias dos vereadores de nossa cidade. Até a presente data, só perdi a primeira pois não sabia quando voltariam e uma foi cancelada por problemas judiciais. Portanto assisti a duas plenárias e gostaria de deixar aqui minhas considerações sobre o que vi.
Primeiramente preciso indicar que o número de pessoas que ficam no aguardo para falar com um dos vereadores é absurdo. Mostra que infelizmente ainda não conseguimos desmembrar a idéia de que os vereadores têm a função de arrumar emprego para o povo. Li no Jornal Atual que o Abelardinho comemorava seu milésimo atendimento em 1 mês como vereador e que mais da metade buscavam emprego. Tem vereador que não estava fazendo questão de atender o público: uns eu sei que por questões de trabalho mas outros eu os vi por lá e faziam questão de não atender mesmo, indicando, que para estes o povo só merece atenção nas eleições.
Sobre a primeira sessão que estive, a do dia 05 de fevereiro de 2009, observei que fazia falta o vereador mais votado, Abelardinho. Sobre as discussões entendi que havia um grande embate sobre como formarem as comissões permanentes. Não vou explicar aqui o que entendi sobre isso mas preciso questionar por que os vereadores da base de apoio ao prefeito Charlinho fazia tanta questão de estar com as mais importantes. Teriam eles medo de que algum dos que se mostram oposição ao Governo cumprisse seu papel de legislador e fiscal do executivo? É necessário salientar que os vereadores de apoio ao Governo em sua maioria são inexperientes na função e estão meio que perdidos em alguns debates.
Na segunda plenária presente, a do dia 12 de fevereiro de 2009, foi a que mais me marcou pois observei que temos sim na cidade políticos hábeis. Por ser historiador e me interessar bastante pela história da cidade, sabia que já tivemos grandes personagens na política municipal. Em 2004 aconteceu uma onda dizendo que precisávamos que viesse um salvador forasteiro. Em parte estavam certos pois muita coisa mudou mesmo mas nós temos políticos em nossa cidade sim e muito bons por sinal. Não estou aqui defendendo um nome e nem suas características morais, mas sim suas habilidades políticas.
Numa manobra digna de aplausos, que não podia ser em plenária pois a manifestação da população não se faz permitida pelo regimento interno da Câmara de Vereadores, observei como os vereadores chamados de oposição ao Governo conseguiram constituir as comissões sem a intromissão do prefeito pela sua base de apoio.
Deixo claro que me sinto feliz em saber que temos um sinal de futuro para a cidade sem a figura do Charlinho. Não podemos achar que nosso mundo vai acabar quando ele se for, que ele é um deus e que ele pode fazer qualquer coisa. Parabéns aos vereadores de oposição que souberam usar a imagem do Charlinho para se eleger, que souberam mostrar para ele que da mesma forma que ele usou os políticos da cidade para chegar aqui, também foi usado. Uma oposição se faz necessário, agora espero que a população entenda isso e mostre capacidade de pensar sobre os riscos que nossa cidade corre com esse endeusamento do prefeito feito por alguns. Para finalizar quero deixar um alerta para os vereadores da base de apoio ao prefeito: cuidado com tantos elogios proferidos ao prefeito pois sua função no legislativo é fiscalizar o executivo. Como pode alguém bajular tanto o mesmo e perceber algo de ruim feito por ele?
Não quero com isso dizer que tudo que sempre disse sobre a política de Itaguaí era um engano. Quero só deixar aqui registrado que estou começando a mudar minha percepção sobre os políticos locais. Convido os amigos a assistirem as plenárias: terças e quintas, à partir das 14h. Eles fiscalizam os executivo e nós fiscalizamos eles indo as plenárias.
Fabiano Bastos

Postar um comentário

  1. Valeu cara. Nem sabia que tinham essas reuniões. Vou tentar ir um dia para ver.

    ResponderExcluir
  2. sabia que o Abelardinho ia ser igual ao pai dele, eu vi o pai dele e era o melhor em apertar as mãos. sagário estudou com ele como se faz para lubibriar o povão agora vem o filho para mostrar que é isso que itaguaí gosta. eu nao!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. foi bom seu ponto de vista...
    o povo gosta de heroi, a maioria
    dos herois não tira as mascaras

    ResponderExcluir
  4. Eu tentei com isso estimular os amigos a darem suas opiniões sobre a Política em Itaguaí, pois acredito que está nela a solução para os problemas da comunidade...
    Estou indo hoje dinovo assistir a plenária... espero poder dar boas notícias no futuro...
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Fabiano!
    Entrei pela primeira vez no seu BLOG,à princípio achei interessante.Até me deparar com seu comentário sobre a "oposição".
    Qual oposição? Oposição à quêm?
    Você acreditar que esta oposição é legítima e democratica é no mínimo, suspeito...
    Pois esta "oposição" que se apresenta só está interessada é em seus próprios bolsos. Qualquer um que conheça Itaguaí à mais de 15 anos conhece estes veradores e como eles se perpetuam no poder.
    Não estou defedendo o executivo, mas defender o que os veradores fizeram para se reeleger(sair na foto com o Charlinho), faz o seu blog ter tanta credibilidade quanto as dos vereadores de oposição.Você têm uma grande ferramenta de informação, não faça dela um instrumento de manipulação.

    ResponderExcluir
  6. Olá Neuci,

    O blog foi uma idéia para contyribuir de alguma forma com a politização dos cidadãos de Itaguaí.
    Ele é formado pelas notícias que saem nos jornais da cidade e pelos relatórios que faço quando estou presente nas plenárias.
    Depois de lançado os textos, deixo aberto para pessoas comentarem as notícias e fico só observando e quando possível, também deixo meus comentários mas sempre os deixo assinados com meu nome: "Fabiano Bastos" ou pelo "Blog Itaguaí."
    Sobre os relatórios das plenárias eu confirmo que sou tendencioso no que escrevo afinal tomo partido de algo na política e qualquer um que ler, vai saber o que penso sobre a política em Itaguaí.
    Concordo com suas críticas aos vereadores da oposição pois os mesmos só decidiram fazer isso por questões de interesse próprio, está claro isso. Mas gosto de salientar que esse deveria ser o papel desempenhado por todo e qualquer vereador pois sua função além de legislar é ser fiscal do executivo. Eles estão realmente se aproveitando da conjuntura mas sempre irei elogiar os que estão trabalhando como devem trabalhar, como sempre critiquei os que não trabalham.
    Sobre como cada vereador se perpetua no poder em Itaguaí, eu sei muito bem pois sou formado em História e sempre estudei a história e a politica de Itaguaí.
    Me desculpe se estou expondo demais minhas opiniões nos relatórios escritos. Prometo que farei o relatório o máximo possível sem deixar minha opinião. Deixarei o que penso escrito em comentários sobre o relatório e como sempre, farei ele assinado.

    ResponderExcluir
  7. Se quiserem escrever um texto que trate da política em Itaguaí, eu colocarei no blog.
    Seja ele falando bem ou mal, seja qual for o ponto de referência.

    Posso esperar um texto seu Neuci? Seria ótimo ter textos com um outro ponto de vista.

    email: politicadeitaguai@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Corrigindo:

    politicaitaguai@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Advogado do Diabo.

    Apolítica daqui é um compacto do que vemos nas outras esferas (estaduais e federais), isso nos poupa tempo em tentar entender o que é a política no Brasil.
    Então não quero que achem que sou advogado do diabo, pois não estou aqui para defender político algum, até mesmo porque eles não precisam da minha defesa, mas
    para dividir a culpa.
    No Brasil costumamos culpar todos os políticos de tudo, mas nos esquecemos que vivemos em um regime democrático à mais de 20 anos, tempo suficiente para termos
    governantes melhores. Infelizmente o que acontece é o contrário, à cada nova eleição o povo abona a ma conduta de seus governantes, por ex.: qual dos nossos vereadores reeleitos, foram reeleitos por algum mérito? Ao meu ver nenhum deles, mas foram reeleitos e com louvor, todos com mais de 2000 votos.
    Quando falo em dividir a culpa é só fazer uma continha simples: somar a quantidade de votos que eles (os vereadores) tiveram e dividir pelo número de eleitores. Pois cada eleitor que votou tem a sua parcela de culpa, não podem dizer que não conheciam estes senhores. Isto sem falar de alguns que foram “eleitos”, um deles nem precisou fazer campanha.
    Em um regime democrático o governo é a identidade da nação, já diz o dito popular:
    Cada nação tem o governo que merece.
    Alguém pode dizer que o povo vota errado porque não tem educação, não tem cultura e carente... mas o povo vota errado porque é “corrupto” mesmo. Ele se corrompe por uma boquinha(trabalho mole), por umas telhinhas, por uns sacos de cimento, por cervejinha, por uma carne assada, por um bolsa-esmola, por um cheque cidadão, 30 reais no dia e até mesmo por porcaria de tapinha nas costas.Então como teremos, algum dia políticos decentes ? Nunca...
    E volto a afirmar, isto não é por falta de informação, educação ou cultura, Istoé falta de caráter mesmo. Já existe nos dias de campanha uma indústria da compra de votos, e se existe quem compre é porque existe quem venda, e os que vendem são maioria comparada aos que compram, contrariando até a principal regra do comercio onde a procura é maior que a oferta.
    Mudar os políticos é mole, difícil é mudar o caráter das pessoas, e não falo isso do povo de Itaguaí, mas o de todo o Brasil, onde as pessoas preferem viver a vida toda em estado de dependência quando deveriam lutar pelos seus direitos fazendo do voto a sua arma contra o desgoverno, a corrupção, incompetência ... e não uma moeda que tem um valor incalculável mas que só compra migalhas.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. Pouco me importa a intenção desses caras, todo mundo sabe que nenhum deles faz alguma coisa por amor à população. Mas a atitude da oposição é melhor do que a dos demais, que não passam de empregados do prefeito, defendendo-o a qualquer preço, como se função de vereador fosse essa. Assinado: Anônimo mesmo, e daí?

    ResponderExcluir
  11. É MEU CARO SAIBA VC QUE SÓ EXISTE OPOSICÃO POR NÃO CHEGARÃO NUM ACORDO AFINAL O CHEFE QUERIA A PRESIDËNCIA E OS EMPREGADOS QUERIA UM BOM ALMENTO NAS COMISSÕES...
    MAS EU ACHO QUE DAQUI UM POUCO ELES SE ACERTA, AFINAL SÃO COBRA VELHA

    ResponderExcluir
  12. 17 de Março de 2009 07:05
    --------------------------
    Até que enfim apareceu alguem que sabe o que acontece...

    ResponderExcluir
  13. Neuci,

    Gostei muito do seu texto publicado como comentário.
    Peço a você que me autorize a copiar e lançar o mesmo como texto no blog, assinado por Neuci Gomes.
    No final das contas, todos nós acreditamos e queremos a mesma coisa. Se todos que pensam assim decidissem se unir ao invés de se dividir...

    ResponderExcluir
  14. Tá autorizado meu caro.
    Um abraço! E um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  15. Acho pouco provável que esse prefeito faça alguma coisa lá na Serra (Caçador), não fez no 1º mandato vai fazer agora?

    Bom seria,que isso acontecesse,mas,como em 97 quando o prefeito daquela época, logo que tomou posse - atendendo a um ilustre vereador - surpeendentemente desprendeu todo maquinário possível e fez uma recapagem da estrada da Raiz da Serra ao Caçador(serviço executado m 20 dias corridos) com material saibro extraído do próprio lugar e mais outras melhorias.

    ResponderExcluir
  16. Tá tudo muito bom !tá tudo muito bem ! mas, pra "eles",que ganham o que ganham !
    Uma hora brigam entre si, outra brincam, e no final do mês o dinheiro sobra no bolso, tão rindo à toa!
    Agora e pro funcionalismo de baixo escalão: não têm aumento, não respeitam plano de carreira,trabalha sobre pressão e o que tinha até tiraram.

    Sagário, que saudade!

    ResponderExcluir
  17. Pena que Sagário não pode concorrer à ultima eleição.
    Ah é! sua candidatura foi impgnada por improbidade administratica(administrou com desonestidade).
    Será que o funcionalismo na época contribui pra isso? Não acredito.

    ResponderExcluir
  18. já vi que vc pensa que é intelectual, entra no tse entra no acompanhamento de pusch coloca o numero do processo 33874 vc vai ver a cituacão do seu prefeito charlinho (deferido com recurso esperando julgamento) que já foi julgado ja esta no TRE-RJ ESPERANDO PRA SER DESPACHADO.
    SAGARIO ESTA DEFERIDO(LIVRE)ESPERANDO PRA ASSUMIR... VERIFICA LA DIVUGACÃO DE CANDIDATO NO SITE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL...

    ResponderExcluir
  19. Seria realmente ótimo se o Sagário voltasse. Pra ficar ainda melhor seria se Silas Cabral fosse presidente da camara, Atila na conduita, Marcão sec. de obras...

    Itaguaí merece!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu estava em dúvidas, de quê você seria viuva, do Benedito ou do Sagário. Agora eu já sei!!!
    Do Nego-Véio né,rsrsrsr....

    ResponderExcluir
  21. SAGÁRIO É UM RETROCESSO!!!!!

    Vamos parar de falar dele senhores. Já ouviram a história de que é só falar no diabo... que ele aperece... no caso do Sagário, ele volta. rs TÁ AMARRADO!!!!!!

    Minhas críticas ao governo atual, se fazem no meu direito de cidadão em cobrar que o governo seja para o povo e com muita transparência.

    Acredito que tenhamos um bom governo, e como professor de História e um pouco de pesquisador sobre a história de Itaguaí devo reconhecer que o governo do Charlinho é um dos melhores em relação a todas as gestões anteriores. Devemos também lembrar que ele está sendo abençoado pelo dinheiro que a cidade está recebendo como nunca também aconteceu antes...

    Agora vamos com calma:
    Se tiver que escolher entre Charlinho e Sagário, eu fico com o Charlinho tá...

    Pra finalizar.
    Se Charlinho for impugnado, o Sagário não será diplomado prefeito. Isso só aconteceria se Charlinho não fizesse mais de 50% dos votos. Ele faz algo mais de 75% dos votos válidos.
    Sendo assim, Itaguaí teria uma nova eleição para prefeito. Com certeza não daria Sagário nessa.

    ResponderExcluir
  22. Amém também!
    E sobre Sagario, TÁ AMARRADO também!

    ResponderExcluir
  23. se vcs se informar um pouquinho, tem determinado tipo de processo que o paracer pode ser diferente no caso do atual marido de voces vai responder por improbidade administrativa(má gestão do dinheiro publico... roubo) me parece que os tramites benficia o nego-novo.fabianocharlinho com certeza vai ter novas eleicões, quem será os candidatos, me parece que o TRE vai decidir essa questão a chapa do charlinho vai ser anulada por que ele não podia vim como candidato, e se poder lancar alguem vai ter que ser alguém do partido, BEBETO ou VIDENTI OU OUTRA OPCÃO QUE DEVE OCORRE É BENÉ E SAGARIO DISPUTAREM POR SER CANDIDATO ANTERIOR.
    SÓ RESPONDI A DUVIDA QUE SAGARIO ESTARIA IMPUGNADO, COMO ACOMPANHO A POLITICA DE ITAGUAÍ CONSIGO ME MANTER INFORMADO, E UMA PENA QUE A CIDADE DE ITAGUAÍ, SÓ TENHA ESSES CANDIDATOS SAGÁRIO, BENEDITO, CHARLINHO ESSE ULTIMO, SERÁ O ANTE-CRISTO, VEIO BONZINHO, BUSCANDO ILUDIR O POVO COM PROMESSAS QUERO VER SE NO FINAL, VOCES NÃO VÃO PEDIR O DIVORCIO DO SEU ATUAL MARIDO.SINCERAMENTE ESPERO QUE VCS FIQUEM CASADO POR MUITO TEMPO, MAS EU ACHO QUE NO MEIO DO ANO VOCES JÁ ESTARÃO GEMENDO DE DOR.

    MULHERES APAIXANADAS.

    RSRSRS

    ResponderExcluir
  24. Não entendi nada, vai tomar o seu remédio menino...

    ResponderExcluir
  25. É muito kgão, já que está no anônimato vê se escreve direito pô... BEBETO, VIDENTI...

    ResponderExcluir
  26. BETO OU VICENTE
    VOU FICAR DANDO NOME AOS VACAS

    ResponderExcluir
  27. fabiano
    porque que tem matéria que vc
    assina como anonimo

    ResponderExcluir
  28. Não sinto necessidade de ficar me escondendo, já disse isso algumas vezes no blog. Não posso e nem quero ficar aqui controlando as postagens. Todos presentes sabem que infelizmente nossa cidade é marcada por atos violentos dentro da política e isso criou a situação onde vc não fala ou quando fala escreve anônimo.
    Minhas postagens sempre são assinadas.

    Se o "anônimo" fosse mesmo informado sobre a política de Itaguaí, saberia que qualquer cidadão filiado a partido político desde outubro de 2007, pode ser candidato. Sendo assim, eu insisto em dizer que pela lógica, o candidato que o Charlinho colocar a mão, será o vencedor. Não quero defender o Charlinho, só estou raciocinando.

    Agora defender o Sagário pensando no seu interesse particular, esquecendo os interesses da comunidade, é um absurdo.
    Uma das missões desse blog é tentar fazer o povo pensar no coletivo. Se for pensar nos interesses particulares, então não precisa saber sobre a política de Itaguaí, só precisa saber muito da sua própria política, a pessoal. Assim sendo, estará sempre bem relacionado com o poder.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Agora se a questão do anonimato for em relação aos relatórios, eu não assino como Fabiano pois eu me coloco na função de blog. Só meus comentários, que eu assino.

    Eu queria muito que conseguisse criar aqui no blog um grupo que se revezasse indo as plenárias e fazendo os relatórios. Nem sempre eu posso ir. Seria legal se formasse um grupo com o interesse de continuar o trabalho.

    Tanto que quem quiser, pode enviar textos que será publicado no blog, desde que tratem da política de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  30. Eu sugiro aos que preferem assinar como anônimo, que criem um apelido para que se possa direcionar o diálogo.

    ResponderExcluir
  31. Eu não sei porque vc diz que estou defedendo sagario... Olha nos comentários e ve se tem algum elogio a sagario, só foi exposto um comentário sobre a situacão polica dele, que até então houve um comentário que sagario estava impugnado, só coloquei, o que eu estou informado de maneira alguma disse que ele é o cara...basta só olhar os comentários

    Não é que Eu seja Sagario, é voces que são charlinho

    pra mim nenhum deles não fedem nem cheira.

    UM ABRACÃO

    ResponderExcluir
  32. cade o neucir
    já se divorciou
    do charles tá sumido
    tó com saudades...

    vamos marca um churrasco

    um abraca

    ResponderExcluir
  33. Tô na area meu irmão!
    E não vêm com essa de churrasco porque eu não Gaucho...rsrsrs

    ResponderExcluir
  34. E vê se cria um apelido pô!

    ResponderExcluir
  35. Sr. Neucir

    Estás confuso,...o comentário do nem fede, nem cheira é meu

    Respondendo ao fabiano, com certeza qualque um filiado a um partido pode vim a candidato, mas o caso ai é outro, quem vai determinar e o TRE ou TSE.
    me parece que se poder lancar alguém tem que ser do mesmo partido.mas eu creio que não vai acontecer nada com ele não, o dinheiro compra quase tudo( EU DISSE QUASE TUDO)

    SÓ ACHO QUE A CIDADE ESTA MEIO PARADA O QUE SERA QUE ESTA ACONTECENDO(DUVIDAS)

    ResponderExcluir
  36. esqueci de ass.professor

    ResponderExcluir
  37. PORQUE QUE PREFEITO NÃO QUER ABRIR A CAIXA PRETAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    EM FABIANO E NEUCIR...
    ass. professor

    ResponderExcluir
  38. Fala professor!!!
    A grande verdade é que nenhum deles quer mesmo que se abra esta "caixa preta",pois ao abrir, a casa vai cair pra todo mundo.
    As mesma pessoas que falam em abri-la, são as que aprovaram tudo neste periodo(2005-2008), ou estou enganado?
    Nesta caixa preta têm o DNA de todos, então meu amigo, não se iluda com esta pirotecnia política.Até onde eu sei ele só fez o que fez com o aval da camara.

    ResponderExcluir
  39. É VERDADE VAMOS VER SE MELHORA
    AS COISAS PRA CIDADE...NÃO PODE É PARA

    ASS. PROFESSOR

    ResponderExcluir
  40. O Charlinho pode até abrir a caixa preta... mas como quem vai julgar é essa JUSTIÇA do Brasil... não vai dar em nada...

    Isso que os vereadores fizeram foi um posicionamento político, principalmente para o povão... assim o povo pensa que eles tem o poder de derrubar o prefeito.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item