30 de junho, aniversário do Blog Política de Itaguaí

Olá,

Hoje, 30 de junho de 2009, o Blog Política de Itaguaí comemora 1 ano de criação.
1 ano atrás, um grupo de amigos determinados a colaborar de alguma forma com uma transformação das idéias na cidade, criou o Blog que em nossa avaliação de aniversário está cumprindo o papel pretendido.

Infelizmente sofremos um susto justamente no dia do aniversário, quando um dos colaboradores ao entrar no blog para postar a mensagem de aniversário, descobriu que tinham hackeado a senha do blog e ficamos fora do ar o dia inteiro. Alguém tentou fazer uma molecagem e quase acaba com o projeto. Conseguimos recuperar o Blog e esse ataque nos mostrou que devemos evoluir deixando de ser um blog e buscar virar um site. Estamos ainda avaliando essa idéia.

O Blog nesse 1 ano mostrou a que veio: não é pra falar defendendo e nem acusando, nossa proposta é estimular o debate e consequentemente politizar cada vez mais cidadãos de Itaguaí. Não estamos fazendo divulgação de nenhum nome buscando uma futura projeção política, é simplesmente cumprindo nosso papel de cidadão.

Queremos continuar sendo o espaço para a população se atualizar. Sabemos que dessa forma não vamos mudar o mundo mas temos a convicção que nosso papel estamos fazendo. Se todos fizerem a sua parte, quem sabe?
Precisamos dizer também que o blog está com 1640 visitas em 2 meses e meio mas se tivéssemos colocado esse contador desde a criação do blog, esse número seria muito maior. Isso mostra que está funcionando.

Obrigado aos colaboradores, aos comentadores e aos visitantes. A equipe do Blog Política de Itaguai agradece a todos.

E vamos ao debate!!!

Comentários

  1. Queria parabenizar os criadores deste Blog, pelo seu primeiro ano de existência, que este espaço continue sendo esta grande ferramenta de informação.

    Que este seja o primeiro de muitos que virão!

    ResponderExcluir
  2. Estou Feliz pelo aniversario de 1 ano espero que atraves de nossas discursoes politicas possamos acrescentar algo para nossa tão amada cidade

    ResponderExcluir
  3. Nos dias em que se comemora o aniversário da Cidade, o Blog fica vazio. Por isso vou lembrar uma história bem conhecida:

    Pão e Circo

    Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

    ResponderExcluir
  4. Ao Neuci,

    Achei seu texto interessante. Nos faz refletir sobre a realidade de Itaguaí. Fiz umas observações:

    Vejo essas diferenças:

    1) Em Roma aconteciam sempre as lutas no Coliseu pois o Governo sabia que se desse muito tempo para o povo pensar, as coisas podiam ficar complicadas. Já em Itaguaí essa grande festa é só uma vez no ano.

    2) Em Roma poucas eram as pessoas que trabalhavam para o Governo em comparação com o montante da população. Já em Itaguaí a maioria são as pessoas que dependem do Estado para sobreviver.

    3) Em Roma haviam alguns senadores romanos que faziam oposição ao César lembrando que poderiam chegar ao poder com a queda do Imperador. Em Itaguaí os senadores só ameaçam se opôr mostrando quererem ocupar o cargo do Chefe Máximo.

    4) A escravidão que você citou em Roma foi no campo, enquanto em Itaguaí a mesma acontece na parte urbana, mais especificamente no comércio da cidade que tanto explora seus funcionários. A Delegacia do Trabalho finge não ver ou recebe pra não ver?

    Semelhanças:

    1) Lá como cá é perigoso fazer oposição ao César.

    2) O povo é massa de manobra e só um milagre poderia fazer o povo de Itaguaí ser diferente do povo de Roma.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo não sendo morador de Itaguaí sou uma pessoa que trabalha a muitos anos na cidade e vejo coisas acontecerem e ninguém falar nada. Achei esse blog numa pesquisa na internet e estarei sempre aqui pra falar o que vejo. Vou divulgar lá na empresa pra ver se as pessoas começam a falar.

    ResponderExcluir
  6. Ao Até Quando,

    Infelizmente nossa cidade não é a unica privilegiada, o que acontece por aqui é o que vemos em todo o país ; a pré candidata à presidência, Dilma Rousseff(Min.Casa Civil), disse em uma entrevista, que se o Brasil fosse escolhido para sediar a olimpíada de 2016, o governo já teria em caixa 30 bilhões para investir no evento.

    O grande paradoxo é que 2 meses antes o mesmo governo cortou do orçamento mais de 15 bilhões que seriam investidos em: educação, saúde,segurança publica, infra-estrutura, defesa...

    Ou seja, pra olimpíada tem dinheiro sobrando, mas para as maiores necessidade do país não.

    E o pior que o povo ao invés de se indignar, fica é na maior torcida para que sim, o Brasil seja a sede da olimpíada de 2016.

    Maldita hora que fui ler O Príncipe - Maquiavel, pois descobri que temos uma essência, e que os governantes que descobrem essas fraquezas em nós, fazem o que querem.

    Em um regime "democrático", o político é a identidade de uma nação, pois são eleitos pelo voto popular, ou seja, pelos iguais.

    ResponderExcluir
  7. "Em política, é preciso dar o que não se tem e prometer o que não se pode dar." (Luís XI)

    ResponderExcluir

Postar um comentário