CCJ aprova projeto que proíbe prefeitos de se candidatar nas cidades vizinhas

Jornal O Dia, 05 de julho de 2009. Medida para evitar terceiro mandato Rio - Sete estados brasileiros, inclusive o Rio, estão na lista da ...

Jornal O Dia, 05 de julho de 2009.

Medida para evitar terceiro mandato

Rio - Sete estados brasileiros, inclusive o Rio, estão na lista da Justiça Eleitoral com prefeitos que mudam de município para se manter no poder por mais tempo. Mas a prática pode estar perto de acabar: a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que proíbe os prefeitos de acumularem mais de dois mandatos. Agora, o assunto vai à plenário e depende da aprovação dos deputados para que a lei seja sancionada.

O jeitinho produziu distorções, como os 16 anos ininterruptos de poder concedidos a Carlo Busatto (PMDB), o Charlinho, que deixou Mangaratiba depois de oito anos de governo, para exercer mais oito em Itaguaí. Vicente Guedes (PSC) também trocou de domicílio eleitoral de Rio das Flores para Valença, onde é prefeito atualmente, e corre o risco de perder o mandato. No mês passado, o TSE avaliou liminar pedindo a anulação de sua diplomação. O recurso foi rejeitado por falhas na ação, mas no Brasil, dois prefeitos em Alagoas e dois no Piauí perderam seus mandatos na Justiça.

No Rio de Janeiro, também aderiram à prática o ex-prefeito de Guapimirim Nelson do Posto, que governou a cidade após assumir a cadeira em Magé. No currículo de Eurico Júnior estão listadas as cidades de Vassouras e Paty do Alferes, onde foi prefeito duas vezes.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ayres Britto, afirma que a Constituição tem artigo que impede o exercício do terceiro mandato. “Apenas é possível eleger-se ao cargo de prefeito por duas vezes consecutivas. Após isso, permite-se só a candidatura para outro cargo”, explica.

O autor da proposta que acaba com a prática, deputado André de Paula (DEM-PE), afirma que esses políticos podem desvirtuar a boa administração, já que a máquina de um município pode acabar sendo usada para a disputa em outra cidade. “O prefeito começa a fazer asfalto nos limites dos municípios e estender ações sociais à cidade vizinha”, avalia o deputado.

Para Nelson do Posto: uma questão de democracia

Nelson do Posto, que já governou Guapimirim por duas vezes, e teve um mandato em Magé, discorda do decreto que proíbe a reeleição em outro município. “Estamos em um país democrático e quem deve decidir é o povo, o eleitor. O político deveria ter quantos mandatos quisesse, enquanto estiver vivo e governando bem. Se ele fez um bom trabalho em uma cidade, foi reconhecido em outra, e eleito pelo povo, faz parte da democracia”, disse o ex-prefeito.

Outros prefeitos citados foram procurados através de suas assessorias de imprensa, mas não falaram sobre o assunto.

Postar um comentário

  1. "A maior preocupação de um bom governo deveria ser habituar pouco a pouco os povos a viver sem ele." (Alexis de Tocqueville)

    ResponderExcluir
  2. Por mim, o prefeito, ou qualquer outro político, poderia ser de qualquer lugar, desde que trabalhasse com competência e mostrasse serviço.

    O povo tem uma grande ilusão, quando pensa que, em se tratando de políticos, tem que ser o do lugar.

    Pois então, o que seria das grandes empresas, se elas se limitassem a contratar, somente mão de obra local? Quebrariam todas.

    A maioria dos políticos de Itaguaí, os atuais e os que antecederam, são cria daqui, e no entanto, olhem como eles trataram nossa Cidade.

    Se os políticos da Cidade cumprissem de forma "honrada", os seus mandatos, não precisariam se preocupar com os vizinhos.

    ResponderExcluir
  3. NEUCIR ACHO VC INTELIGENTE, SEJA SINCERO VC ACHA QUE ESTA SENDO UM BOM MANDATO...

    QUANDO VC VAI NO MERCADO COM 70,00 REAIS O QUE VC COMPRA PARA SUAS COMPRAS DO MÊS, ARROZ FEIJÃO E O Q DER PRA COMPRAR... MAS QUANDO VC VAI 700,00 DA PRA VC SE VIRAR E SE BOBIAR AINDA SOBRA UM TROQUINO NÉ, MEU IRMÃO A PREFEITURA ESTA COM MUITO DINHEIRO, ESSE MANDATO É SÓ DE PROPINA CARA, VC CONSEGUE INFORMAÇÕES INTERESSANTES ENTÃO POR QUE NÃO FAZ UMA PESQUISA A RESPEITO, APESAR QUE AO TERMINO DESSE MANDATO TUA VISÃO VAI SER DIFERENTE...

    UM ABRAÇO PROFESSOR

    ResponderExcluir
  4. Como vai Professor?

    Em relação ao atual mandato, eu tenho certeza poderia ser muito melhor, mas também tenho que ter bom senso em admitir que: ele não é dos piores.
    Eu seria injusto em fazer comparações
    entre governos, no que se refere a arrecadações, pois cada mandato se tem uma administração diferente.

    Mas todos eles tem a mesma caracteristica em relação a favorecimentos, propinas, desvios, super faturamentos, apadrinhamentos, em fim , mau uso do dinheiro público.
    Então eu lhe pergunto, qual é o candidato derrotado, na última eleição, que faria um bom uso do dinheiro público?

    Eu já falei pro senhor os políticos são o nosso menor problema - o nosso problema é o eleitor.

    Quantos vereadores merecem tal cargo? Todos eles são conhecidos da cidade, não acredito que algum eleitor votou em algum deles sem conhecer seus passados.

    O eleitor vota por identificação.

    Só o voto poderia mudar a política no Brasil, mas enquanto o voto for do brasileiro, a política não vai mudar nunca, infelizmente!!!
    Pois o brasileiro é corrupto por natureza.

    Lembra quando eu falava que o G6 era uma farsa, que só estavam fazendo oposição como balcão de negócios? Veja agora, estão todos na foto com o prefeito de novo, e muito bem na foto, diga-se de passagem!!!

    Eu não acredito em nenhum deles, eu não acredito no povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Vocé é brasileiro...
    não estou querendo de maneira alguma, entrar em confrito com vc...mas tem gente que tem visão boas até na hora de votar, o poblema é que a quantidade de pessoas corruptas são maiores infelizmente, pra falar a verdade não tem ninguém no mundo que esteja preparada para lidar com dinheiro, se eu for honesto, os que estão ao meu redor vão me queimar do mesmo geito, mas vc é brasileiro e deve acreditar em vc...

    professor

    ResponderExcluir
  6. Vocé é brasileiro...
    não estou querendo de maneira alguma, entrar em confrito com vc...mas tem gente que tem visão boas até na hora de votar, o poblema é que a quantidade de pessoas corruptas são maiores infelizmente, pra falar a verdade não tem ninguém no mundo que esteja preparada para lidar com dinheiro, se eu for honesto, os que estão ao meu redor vão me queimar do mesmo geito, mas vc é brasileiro e deve acreditar em vc...

    professor

    ResponderExcluir
  7. Professor,

    quando eu falo: brasileiros, eu não estou generalizando, pois como o senhor mesmo disse, se eu tento fazer o certo, os que estão ao meu redor, não me deixam faze-lo.

    Então meu amigo o que eu quero dizer é que: a nossa cultura é corrupta, salvo aqueles de boa índole por natureza , que infelizmente, são raridades no nosso país.

    ResponderExcluir
  8. A única forma de mudar esse panorama senhores será conversando muito com as crianças e jovens, dando-lhes uma ótima orientação sobre política. Mais uma vez eu digo que não significa transformar eles em políticos mas sim em politizar eles.

    Aqui no blog já contamos uns 8 que me parecem ter condições de conversar com seus filhos e orientá-los para que no futuro não repitam os mesmos erros de nossa geração. Infelizmente é um TRABALHO DE FORMIGUINHA... é preciso acreditar, só isso.

    Eu tenho um irmão mais novo que dentro do viável para a idade dele, eu vou orientando politicamente. Não sou um cientista político mas ele já chegou a reconhecer o quanto seus amigos são desinteressados sobre política e a valorizar o quanto aprendeu comigo. Ele vai formar a opinião dele conforme eu for despertando seu senso crítico.

    Imagina os jovens que forem tendo orientação do Neuci. Vão saber muito sobre os problemas da política no Brasil. Mas eles tem que acreditar que isso um dia pode mudar.

    Acredite mais nas pessoas e no futuro Neuci.

    Esses jovens que hoje nós vamos orientando, um dia poderão estar no poder.

    Quem sabe assim não poderemos no futuro termos verdadeiros honrados políticos de Itaguaí, segundo afirmou Neuci!!!!

    ResponderExcluir
  9. Não afirmaria uma lorota desta nunca, pois eu conheço meu povo.
    O jovem não quer saber de levar nada à sério; tenta colocar na cabeça de qualquer jovem que : estudando e trabalhando honestamente, é que teremos um país mais justo.
    O jovem cresce em um país, que só os malandros é que se dão bem.
    O país está todo corrompido!

    Você acha que eu seria um mal conselheiro para os jovens, pode até ser, eu posso estar equivocado.
    Mas você já parou pra pensar, que os seus conselhos podem ser um desgraça para o futuro do país? pois a sua melhor referência na política é o Sr. Lulla.

    Imagine só, os jovens tendo como exemplo :
    Não precisar estudar.
    Não precisar trabalhar.
    Viver as custas do suor do trabalhador, através de movimentos sindicalista.
    Viver criticando todo tipo de político, mas na primeira oportunidade(quando assume o poder), romper com toda a "ideologia", que sempre pregara e assim praticando erros iguais ou piores do que todos os outros políticos.
    Que o político deve romper com a moral, a ética e com a governabilidade, só para se manter no poder.

    Então meu amigo eu prefiro não aconselhar ninguém, pois esta geração já esta contaminada, salve-se quem puder!!!

    Os jovens só querem álcool,cigarros, drogas, funk, futebol, praia, anabolisantes,bolsa-família...

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que vc seria uma boa referência para orientação dos jovens. Suas críticas aos políticos e a política mesmo que sejam mais desmotivadoras que motivadoras, são muito boas para abrir os olhos do povo.

    Tem jovens que podem não se interessar pela política, isso eu sei mas os que não se interessam ao menos queriam saber por que pensam assim. Suas críticas poderiam estimular os mesmos ao menos a pensar no por que se desinteressam pela política.

    Seu papel na sociedade é fundamental Neuci.

    Não fala mais esse negócio de que minha referência política seja o Lula não. Eu sou formado em História e poderia fazer críticas políticas a vários governos do Brasil, inclusive ao do Lula. A grande questão é que na minha análise, eu insisto em dizer que entre todos que já tivemos desde o Golpe de 1964, o menos pior foi o do Lula. Não significa que ele é o melhor e nem que sou o seu maior defensor. Mas com um fraca sociedade política que nós temos, ele merece ser citado pelos avanços, mesmo que você não concorde.

    ResponderExcluir
  11. Fabiano

    Acho que o ponto de vista do Neucir é valida, só assim ele pode tentar entender o que algumas pessoas acha do governo charlinho, voçê está tentando explicar pra ele que o lula em termos de social é uns dos melhores que apareceu até hoje, mais eu concordo com ele que o governo do psdb é um governo inteligente, quando se fala no atual governo de itaguaí ele(Neucir)também responde que foi o que melhor apareceu até hoje mesmo com tanta corrupção, pagamentos de propina, super faturamento e abuso de poder com funcionários etc... então meu irmão, tem que engolir o lula mesmo afinal assim como o charlinho com toda a corrupção e abuso de poder tem que aturar o lula mesmo. Meu camarada minha colega precisou ir na educação pedir uma informação simples, na mesma hora perderão tempo em dizer que não estavão atendendo funcionarios, ao invéis de responder a pergunta e não atenderão. Cara é horrivel a polica desse governo.

    À OPINIÃO DO FABIANO É A MESMO QUE VC TEM DO CHARLES, ENTÃO BY BY

    EU VOTO NO PSDB TÁ

    PROFESSOR

    ResponderExcluir
  12. Fala Professor!!!!



    Lulla em termos de social, é um dos melhores?

    O que Lulla faz pelo social?

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item