Análise (4) - Esporte e Lazer

Mais um espaço para discussão de temas importantes, que para seu bom funcionamento, dependem diretamente dos políticos da cidade. Para ess...

Mais um espaço para discussão de temas importantes, que para seu bom funcionamento, dependem diretamente dos políticos da cidade.

Para esse quarto bloco, lançamos o tema: ESPORTE E LAZER em Itaguaí.

Vamos debater sobre as questões que se destacam como ponto positivo e as que necessitam de maiores investimentos, buscando se possível, apresentar as soluções para os problemas e elogios ao que tem de bom.

Vamos ao debate!!!

Postar um comentário

  1. Tópico muito representativo na história e na estória desse município.

    O esporte e lazer na nossa cidade anda "esquecido" faz tempo. Porque esquecido!? Falar que nada vem sendo feito, seria irresponsabilidade minha, porém nota-se que o que vem sendo feito vai em direção aos torneios de futsal patrocinados pela prefeitura (que eu entendo ser a política pública da PMI nesses últimos 4 anos e meio) e, tem também, os "patrocinados" pela prefeitura, que são esses torneios que proliferam em cada bairro.

    Nada contra o futebol, produto cultural e de marketing nos últimos tempos, mas uma política pública não se faz só com eventos, e nem só com apenas um esporte. Os mais informados podem bradar: mas existe um ou outro torneio das outras modalidades. Certo. Com predominância de equipes de fora do município. Isso é ruim? de forma nenhuma, funciona como intercâmbio. O que é ruim é que não existe uma política pública que veja o esporte como ele realmente é.

    O esporte se divide em 3 instâncias: esporte-educação(dividido em esporte educacional e esporte escolar); esporte-participação ou popular e esporte-performance ou rendimento.

    O que vem sendo feito na nossa cidade?

    ESPORTE-EDUCAÇÃO:
    Esporte educacional - um tradicional Jogos Estudantis (que na minha visão, necessita de uma reformulação e menos ingerência dos professores da Unidades Escolares - regras foram feitas para serem cumpridas).
    Esporte escolar - parece que Itaguaí está adotando a escola em tempo integral, porém a educação física continua desvalorizada, sendo uma disciplina menor dentro do currículo.

    ESPORTE PARTICIPAÇÃO:
    enquadro as famosas escolinhas nessa vertente. A cidade só possui um projeto do tipo, que é o de natação e hidroginástica, formulado e implatado pelo saudoso Prof. Chico. De resto são só apoios a "escolinhas" comunitárias, em sua maioria de futebol.

    ESPORTE PERFORMANCE OU DE RENDIMENTO:
    Não existe nenhum programa desse tipo. O que existe são apoios pontuais a tentativas de trabalho por profissionais da cidade e a equipes convidadas a representar o município. E por que isso acontece? Pois não temos um trabalho sendo desenvolvido.

    ResponderExcluir
  2. O que pode ser feito nessa área? muita coisa. Só que tem que ser uma proposta séria, com metas de curto, médio e longo prazo.

    O esporte e o lazer não pode servir somente como moeda de troca e com aquela história de inclusão social. Talvez o termo mais correto seria o de inserção social, mas... isso é uma outra discussão.

    O esporte hoje foge um pouco daquela definição tradicional sendo hoje alçado a uma condição que vai de saúde pública (auxiliando na prevenção à doenças) até movimentar a economia e o turismo de uma cidade.

    Hoje a cidade necessita urgentemente de uma Secretaria de Esporte e Lazer.

    Profissionais qualificados para ocupar todos os postos nessa pasta, nós temos.

    Talvez esteja faltando um pouco de vontade da Câmara de Vereadores, haja vista que hoje temos dois representantes da classe lá, mais um vereador assíduo desse blog e que apoia um tradicional time da cidade, um outro vereador que após eleito disse que faria 40 áreas de lazer nesse mandato e um outro vereador que propôs a construção de 3 vilas olímpicas em nossas terras.

    Ou seja, temos quase uma maioria para aprovar quaisquer projetos que venham a ser apresentados.

    Mas, a boca miúda, dizem que o legislativo não acha o momento adequado para implantação de uma política mais séria...

    ResponderExcluir
  3. No esporte educacional, talvez precisemos de uma reformulação na estrutura dos Jogos Estudantis, acompanhando o que acontece nas olimpíadas Escolares estaduais e nacionais, nas suas formas de disputa, organização e a inclusão de novas modalidades.

    No esporte escolar, uma política conjunta entre a futura Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Educação, com o intuito de fomentar o esporte nesse espaço, haja vista que não conseguiremos formar atletas na outra ponta da linha se não começarmos com grande base. Somente da quantidade aliada a um trabalho estruturado é que conseguiremos a qualidade.

    No esporte participação, criar uma política séria, com escolas de iniciação desportiva, construção de equipamentos esportivos, promoção da prevenção às doenças (lembrando que a OMS relata que a cada Euro investido, são economizados de três a quatro).

    No esporte de rendimento, funcionaria o segundo momento do projeto de iniciação desportiva, onde os talentos detectados nessa fase fariam parte das diversas equipes do município e, que a longo prazo, seriam representantes da nossa cidade nos campeonatos adultos. Fora a promoção de eventos de médio e grande porte, que fazem a economia girar e fomentam o turismo esportivo (pouco falado por estas bandas).

    ResponderExcluir
  4. Fica aqui o relato de um profissional da área e que já representou a bandeira do município em épocas passadas. Aos legisladores que quiserem desmentir a boca miúda e precisarem de ajuda na formatação de projetos consistentes e não eleitoreiros, podem contar comigo...

    Fica aqui uma frase dita por um dirigente esportivo da nossa cidade: "Não se deve fazer política com o esporte e, sim, fazendo o esporte bem feito, o reconhecimento político irá aparecer".

    resta saber se, depois desse reconhecimento, o esporte continuará sendo bem feito?

    ResponderExcluir
  5. Acredito que com a arrecadação do nosso municipio muito poderia ser feito
    temos excelentes areas em nossa cidade que poderiam ser construidas praças,fazer uma ciclovia uma area de caminhada investir em natação e etc
    porem o que nos cidadãos Itaguaienses deparamos é escassez desses serviçõs que em nossa constituição diz ser basico,e ao caminharmos pelas ruas de nossas cidades vemos crianças jogando futebol diputando espaço com os carros ou soltando pipas tudo isso podendo resultar em acidentes
    acredito que nossos legisladores possam reverter esse quadro o que seria interessante para todos ao inves de perdemos parte desses jovens para a criminalidade ou em acidente invistiriamos nele o que resultaria na melhoria de qualidade de vida para todos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sua análise e soluções apresentadas Silvestre. Mais uma vez tivemos a oportunidade de receber de você, apresentação de idéias que se postas em prática poderiam melhorar nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. Farei uma análise do que vejo em relação ao tema:

    1) Reconheço que nas sessões em que estive presente esse ano, vi muitas indicações de vereadores para a construção de praças com área de lazer em várias localidades de Itaguaí. Infelizmente não estou vendo essas indicações sairem do papel. Política não é só se candidatar senhores, política é honrar o papel para o qual foi eleito. Vamos cobrar essas indicações. Solução: fiscalização do legislativo.

    2) Como professor digo que muitos alunos meus ficam com o tempo vago entre os estudos, fazendo nada. Pela lógica que indica o ditado popular: "Cabeça vazia é oficina do diabo", podemos entender porque temos tantos jovens entrando para o mundo das drogas, e suas consequências, em Itaguaí. Nós professores fazemos nossa parte mas a construção de praças e áreas de lazer são responsabilidades do poder Executivo e Legislativo. Essa geração que ainda está na escola pode ser salva em grande parte. Vamos ajudar nossos jovens. Solução: a efetiva construção de áreas de lazer como as praças dotadas de campo ou quadra.

    3) Vejo que a falta de espaço público para a prática de atividades físicas podem atingir diretamente a saúde da população. Tenho como exemplo, a cidade de Seropédica, onde nas minhas viagens para a universidade pode ver vários cidadãos fazendo caminhada, corridas leves e andando de bicicleta na ciclovia que sai do KM 42 até o KM 49. Alguns conhecidos meus daquela região dizem que sua saúde melhorou muito com a prática dessas atividades. Aqui em Itaguaí não se tem espaço para isso. Solução: construção de ciclovias e áreas para caminhadas.

    4) Por que a Prefeitura não faz investimentos no time do Itaguaí A. C.? Seria ótimo podermos ver o time da nossa cidade participando de campeonatos. Isso traria um sentimento de união entre os cidadãos, ao torcerem pelo time da cidade. Pensem nisso. Deixem a politicagem de lado um pouco.

    Por enquanto é isso.

    ResponderExcluir
  8. Fabiano,

    Em relação ao Itaguaí A.C., concordo plenamente na questão da população em relação ao sentimento de união. Isso já aconteceu em diferentes escalas em Angra dos Reis, por exemplo. Porém, não basta um convênio de R$ 300.000,00 ou 400.000,00 com a prefeitura e o clube terminar com dívida ao final do campeonato por pura falta de planejamento e olho grande dos envolvidos. Cabe um investimento que vá desde as categorias de base, que gerariam oportunidades aos jovens talentos "pinçados" nas escolas de iniciação desportiva e trabalho para os profissionais da cidade e metas a curto, médio e longo prazo.
    Notem, planejamento e metas!!!!!

    Em relação as indicações: acho uma grande balela, pois isso vem num pacote determinado pelo Executivo e é loteado entre os vereadores. É um grande me engana que eu gosto. Na verdade vai seguir o cronograma de obras da prefeitura.

    ResponderExcluir
  9. Entendi. Você tem razão.

    Me diz o que você acha da construção de ciclovias na cidade.

    Penso que uma a cidade deveria ser cortada por ciclovias, principalmente no centro de Itaguaí. Além do estímulo a andar de bicicleta, teríamos menos ciclistas disputando espaço com os carros.

    Nas megalópoles, já existem projetos para construção de ciclovias e incentivos para que as pessoas deixem seus carros em casa, quando puder, indo de bicicleta para alguns destinos, até mesmo para o trabalho. Em Itaguaí seria interessante pensar nisso, já que acontecerão algumas obras na região do centro.

    ResponderExcluir
  10. Fabiano,

    acho totalmente válida a construção de ciclovias. Desde que não seja no modelo da "ciclovia" do terminal rodoviário do Guanabara (que para mim deveria ser extinta e aumentada a calçada para comportar o n° de pedestres que passam por ali diariamente).

    Essa media das ciclovias vai ao encontro do que há de mais intenso nas discussões de maio-ambiente e desenvolvimento sustentável.

    Porém, repito novamente, para uma implantação desse tipo é necessário planejamento e metas a serem alcançadas.

    Ok que o Centro será "reurbanizado", porém é necessário mais que isso para a implantação das ciclovias. Você necessita de biciletários, você necessita de um espaço exclusivo pros ciclistas... não adianta colcoar uma faixa para biciletas no meio da calçada... Uma boa solução que até foi ventilada por esses dias (se eu não me enagno no município do Rio) é a de acabar com aquela reservada ao estacionamento dos carros e reservar para uma área de ciclovia.

    Sou a favor de acabar com o estacionamento no centro de Itaguaí. Por quê não construir um ou mais edifícios garagem, o que certamente aumentaria a arrecadação e solucionaria um problema que já está crônico nessa região.

    Vejo alguns eixos para a implantação das ciclovias: toda a rua principal, porém já se perdeu uma oportunidade ao terminar a duplicação da entrada da cidade e nada desse tipo ter sido feito.
    A rua da prefeitura em toda a sua extensão. E, ou a rua da linha do trem (Ismael Cavalcanti) ou a Ary Parreira trecho formigão-Centro (vai depender do novo traçado do trânsito após as obras do trecho Formigão-Brisamar).

    ResponderExcluir
  11. Sem esquecer de uma reforma no sistema viário da cidade (que não é só botar sinal de trânsito em todo e qualquer cruzamento).

    ResponderExcluir
  12. Sinto falta ods políticos que por aqui passam dando sua opinião sobre as áreas analisadas aqui.

    ResponderExcluir
  13. Silvestre,

    Também sinto a falta de vereadores aqui neste espaço de discussão sobre o Esporte e o Lazer em Itaguaí.

    Daqui a alguns dias, estarei enviando para os e-mails de todos eles, o que foi dito aqui neste espaço, afim que mesmo que eles não tenham participado do debate, possam estar atentos ao que alguns cidadãos de Itaguaí pensam sobre o assunto.

    Ótimo seria se as propostas recebessem a devida atenção.

    OBS: Senhores políticos de Itaguaí. Nem todos que discutem política querem se candidatar! Não tenham medo de ouvir e fazer algo que tenha recebido como idéia pois uns são bons agindo na política e outros pensando. Vocês serão bons agindo se ouvirem quem pensa também!

    ResponderExcluir
  14. "Todo discurso é vão e vazio se não acompanhado pela ação." (Demóstenes)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item