Quem vai para o Senado?

Fonte: Chico Júnior http://www.sidneyrezende.com/blog/chicojunior O Estado do Rio de Janeiro tem três senadores: Marcelo Crivella (PRB); Pa...

Fonte: Chico Júnior
http://www.sidneyrezende.com/blog/chicojunior

O Estado do Rio de Janeiro tem três senadores: Marcelo Crivella (PRB); Paulo Duque (PMDB), que ocupa a vaga que era de Sérgio Cabral; e Francisco Dornelles (PP). Os mandatos dos dois primeiros terminam em 2010, ou seja, duas vagas para o Senado estarão em disputa nas eleições do ano que vem.

Por enquanto, pode-se dizer que, de certo, há três candidaturas "formalizadas": a do senador Crivella, que certamente tentará a reeleição; a do deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa Jorge Picciani (PMDB) e a de Benedita da Silva (PT), secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Estes dois últimos concorrerão na chapa a ser formada pela candidatura de Sérgio Cabral, para quem essa é a formação ideal, considerando a aliança PMDB/PT. Mais que isso, o governador já disse várias vezes que essa é a sua chapa.

Como se sabe, a atual direção regional do PT não pretende lançar candidatura própria ao governo do estado e fazer aliança com o PMDB de Cabral, garantindo, porém, uma das vagas na chapa ao Senado, que seria de Benedita. Uso o condicional porque, caso não consiga do partido a candidatura própria, o prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias pode tentar a vaga ao Senado. E aí pode embaralhar as coisas. Mas a resposta para essa e outras questão do PT só poderão ser dadas em novembro, quando haverá eleições para a nova direção regional.

Uma quarta possível candidatura é a de Denise Frossard (PPS), que entraria na também possível chapa a ser formada pelo seu partido mais o PSDB e o PV, com Gabeira como candidato a governador. A questão é: Gabeira vai ser mesmo candidato ao governo? Se for, tudo bem, está aberto o caminho para a candidatura de Denise. Mas se não for, a coisa complica, pois dificilmente essa aliança elegeria dois senadores. E, no caso, a vantagem seria para Gabeira.

E César Maia (DEM)? Difícil dizer qualquer coisa nesse momento, como já falei anteriormente. Pode sair para governador, para senador e até para deputado federal, que seria um caminho mais seguro.

Segundo a última pesquisa sobre as intenções de voto (IBPS, junho) o quadro está embolado, com chances para Crivella, Gabeira, Denise e Benedita, com índices variando entre 13 e 16%. Jandira Fecghali (PCdoB), que disputou as eleições de 2006, também está entre eles, mas não deve entrar nessa briga e certamente tentará uma vaga de deputado federal.

Picciani não aparece entre os favoritos, mas não podemos nos esquecer do seguinte: terá o apoio do governador e tem a poderosa máquina do PMDB, com mais de 20 prefeitos, dezenas de vereadores e vários deputados (estaduais e federais), todo mundo, a princípio, fazendo campanha para ele.

Postar um comentário

  1. Como no quadro para governador, esta disputa para Senador será uma das mais concorridas. Acredito que teremos reeleito o Senador Marcelo Crivella devido ao seu prestígio entre as camadas mais pobres e o apoio que recebe da Igreja Universal.

    A outra vaga será uma disputa acirrada entre Benedita e Denise Frossard. Não acredito em vitória do Picciani pois pela primeira vez seu nome será alvo de denúncias, verdadeiras por sinal, e ele terá seus podres jogados para o alto deixando o povo longe dele. Nem a máquina do PMDB vai salvar ele. Se ele voltasse para a ALERJ ninguém teria por que mirar nele. Acorda Picciani! Mas se o Gabeira não se candidatar a Governador e mirar no Senado, esqueçam o que eu disse sobre disputa acirrada pois uma vaga será do Crivella e a outra do Gabeira, e ponto. O certo é que o Paulo Duque vai sair e não passaremos mais vergonha com seus atos no Senado.

    ResponderExcluir
  2. Em relação aos candidatos mencionados acredito que a vitoria seria do Crivella pois ele recebe apoio da igreja que é uma grande formadora de opinião, embora eu não goste muito de sua politica mas ele tem grandes chances
    outra que é uma candidata forte é a Denise Frossard e merece guanhar pois enquanto esteve no poder citou varias irregularidades admiro politicos assim é isso que falta no nosso pais

    ResponderExcluir
  3. "Aquele que não conhece a História será sempre um menino." (Cícero)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item