Veículos como Twitter e blogs viram palanques virtuais no país

O governador de São Paulo e pré-candidato a presidente, José Serra (PSDB), tem piado bem alto. José Serra é de longe o político brasileiro q...

O governador de São Paulo e pré-candidato a presidente, José Serra (PSDB), tem piado bem alto. José Serra é de longe o político brasileiro que mais usa o Tweeter, o microblog sensação do momento. Nesta quarta, ele afirmou ali com todas as letras que pode até confirmar sua candidatura através do Tweeter e não nu ma entrevistas coletiva ou em outro anúncio tradicional.

- Estou cansado de não responder à pergunta sobre a presidência ... É cedo. Talvez responda primeiro no twitter. Quem sabe... - afirmou ele, em plena madrugada.

Em inglês, o termo "tweeter" significa algo como emissor de pios - como também sugere o símbolo da ferramenta, um passarinho. Assim, cada tweet é um pio. O próprio Serra se denomina um governador twiteiro, mas não é o único a piar por aí.

O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) - outro que vara a madrugada na internet - e o deputado federal Fernando Gabeira (PV) não só se valem do Tweeter, como de outros palanques virtuais, dando seu recado no YouTube, no Flickr, em blogs e sites. Mas não chegam à popularidade do governador paulista.

Serra já tem mais de 123 mil seguidores. Pudera. O tucano fala de tudo um pouco: do Palmeiras, de livros, eventos culturais, filmes e, claro, política. Mas a maioria faz como o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), que desanca a política de segurança estadual e marca posição frente ao seu eleitorado policial e militar. Seu colega Paulo Ramos (PDT) segue linha parecida, informando sua agenda política. O mesmo faz o deputado federal Bernardo Ariston (PMDB), dedicando-se à Região dos Lagos e às brigas políticas com o prefeito Marcos Mendes (PSDB).
No Brasil, sem comparação com Obama

Os políticos brasileiros descobriram a internet e se tornaram moderninhos? Ainda não. Moderno mesmo é o presidente dos EUA, Barack Obama, que usou o Twitter para conquistar corações e mentes, convencendo cidadãos comuns sem militância política a arregaçar as mangas em prol de sua campanha.

- Não há comparação com o que o Obama fez - diz o marqueteiro Cacá Colonesse. - Isso ainda é muito incipiente aqui e acho que usam as redes de forma inadequada. O Obama convenceu cada eleitor a doar US$ 1 e a se comprometer com a campanha a ponto de convencer indecisos a votar nele. Aqui, não há essa mobilização.

- O Twitter ainda é algo elitizado. Para o político daqui, o importante é informar a sua atuação - diz o também publicitário Carlos Rayel.

Marcelo Dias - Extra
Publicada em 24/10/2009 às 19:27
http://extra.globo.com/pais/materias/2009/10/24/veiculos-como-twitter-blogs-viram-palanques-virtuais-no-pais-820410294.asp

Postar um comentário

  1. Durante a campanha presidencial dos Estados Unidos e até mesmo depois da campanha do Presidente Barack Obama recebo no meu e-mail mensagens do Presidente Obama, este certamente é um meio de interagir com todos, espero que este tipo de consciência política aconteça conosco, observo que a crítica é muito mais usada que a busca de soluções em conjunto como sei das dificuldades de conseguirmos consertar tudo o que se faz necessário, porém tudo tem um início e este blog Política de Itaguaí prova isto, vamos trabalhar juntos por uma cidade melhor, um país melhor e isto depende de cada vez participarmos mais de interagirmos e trocarmos idéias, divulgarmos mais este canal de acesso de transformação e desenvolvimento sustentável de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  2. Bom seria se todos os políticos, ou ao menos a maioria, usassem apenas ferramentas como a internet, pois a internet é o meio democrático e gratuito, sem custo ao contribuinte.
    Mas infelizmente não é isso o que acontece, usam dinheiro de "origem desconhecida",caixa dois e pior ainda, quando já exercem algum cargo político, na maioria das vezes, usam o dinheiro do povo(usando a máquina pública), fazendo campanha para si ou para seus candidatos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que se o político não se adequa a essa nova realidade trazida pela internet, criando no mínimo um BLOG, ele está assinando de forma simbólica, um termo de que é um péssimo político.

    Quando falo péssimo, falo de: comprador de votos, corrupto, faltoso, não trabalha para o povo e sim para si mesmo e seus interesses etc.

    Se o político trabalha e faz sua parte como eleito para ser representante do povo, ele não tem medo de criar uma ferramenta de contato com seus eleitores e a população em geral.

    Espero que na política, o darwinismo também seja a regra: Ou se adapta ao ambiente, ou será eliminado!!!!

    FORA MAUS POLÍTICOS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos propôr uma lei que obrigue os vereadores da cidade a criarem blog, twitter ou site. Mas o pricipal, deve ser um e-mail que seja lido não por um assessor mas sim pelo próprio vereador...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de aproveitar e parabenizar o Ver. Marcio Pinto, pois já no seu primeiro mandato já esta participando de maneira interativa neste BLOG.
    Que possa ser um exemplo para outros vereadores.

    ResponderExcluir
  6. Mediador, isso foi um sarcasmo?
    Pois o Vereador citado deve estar no seu quinto mandato.

    ResponderExcluir
  7. Na realidade estou no sexto mandato consecutivo fato inédito no nosso município, comecei em 1989, venci eleições tanto sendo oposição como situação, já passei por todos tipos de situações políticas inclusive com risco de vida, mas para continuar neste trabalho democrático não se pode ter comodismo, estar sempre antenado com as vozes da população, e sempre buscando inovar, quem se acha o sabe tudo não vai muito longe.

    ResponderExcluir
  8. Sim, acredito mesmo que seu êxito em ganhar 6 eleições foi graças a sua grande dedicação e trabalho pelo povo desta cidade. Espero que possa conquistar mais 6 mandatos, com o mesmo trabalho árduo que vem traçando a sua carreira política.

    Agora eu é que fui sarcástico!

    ResponderExcluir
  9. Neuci agradeço o seu desejo de mais seis mandatos, um já é bastante dificil, conto com a sua ajuda para chegar lá. Sem sarcasmo.

    ResponderExcluir
  10. "Deus dotou o homem de uma boca e dois ouvidos para que ouça o dobro do que fala." (Sêneca)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item