Política e religião: Cuidado ao combinar

Retirado do Blog Perspectiva Política, 14 de novembro de 2009. Este blogueiro que vos fala postou, já há algum tempo, uma lista contendo o...

Retirado do Blog Perspectiva Política, 14 de novembro de 2009.

Este blogueiro que vos fala postou, já há algum tempo, uma lista contendo o número de filiados dos partidos políticos brasileiros. Comentando a respeito desta lista, disse a leitora Alice Goulart:

“Eu sou muiito [sic] mas [sic] o PRB esse sim divia [sic] está nas cabeças pq esse partido é abençoado por DEUS”.

Pois bem. Tenho o costume de responder a todos os comentários dos leitores. Todos mesmo. Sem exceção. Não poderia ser diferente com Alice.

Eis a resposta que dei para a minha cara leitora:

Alice,

Obrigado pelo comentário.

Primeiramente, eu gostaria de lhe dizer que misturar política e religião é perigoso. Você, se quiser votar em quem a religião apóia, o faça por entender que aquela pessoa representa os seus valores, e não por ter sido ordenada a fazer assim.

Em segundo lugar, afirmo a você que se Deus abençoa partidos, abençoa a todos. Em todos os partidos existem pessoas de bem assim como você deve ser.

Por fim, acredito que você deve estudar um pouco o passado dos seus candidatos para escolher e não apenas votar motivada pelo pertencimento ao PRB, até porque embora a história do partido remeta ao irrisório PMR, a história dos membros mais destacados de hoje remete ao antigo PL, hoje PR, de onde migraram para o PRB alguns parlamentares ligados à Igreja Universal do Reino de Deus, o que não quer dizer, também, que haja mais proximidade com Deus no caso deste partido.

Volte sempre!


O que eu tenho a dizer é o seguinte: Tomem cuidado, leitores, ao misturar política e religião.

É claro que não se trata apenas de pertencimento à instituição religiosa x ou y puro e simples.

As pessoas votam em representantes das suas religiões por estes serem, ao mesmo tempo, embaixadores de suas visões de mundo, de seus valores e de seus anseios. E é justamente para isso que os representantes populares servem.

Porém, há que se ter cuidado, cautela. Mobilização e manipulação podem andar próximas.

Os meus conselhos para Alice servem para todos os que pensam como ela.

Postar um comentário

  1. "Quem não quer pensar é um fanático; quem não pode pensar é um idiota; quem não ousa pensar é um covarde." (Francis Bacon)

    ResponderExcluir
  2. Ôoooo Alienista!
    Quando é que vai nos dar o prazer de lermos um comentário com a sua assinatura.Pois você me parece ser uma pessoa inteligente, mesmo que só envie frases prontas, mas sempre são frases coerente com o tema em debate.
    Não que não goste dessas frases, mas seria interessante ter a sua opinião de vez em quando.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. "Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não."
    ( José Saramago )

    ResponderExcluir
  4. "E outros copiam.Mas tá valendo!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Neuci e Alienista.

    Fiz um arquivo no meu PC onde salvo todas as frases postadas pelo Alienista. Acho legal esse pseudônimo pois faz indiretamente menção a um ilustre morador de Itaguaí, mesmo que na ficção do Machado de Assis. Desde as primeiras postagens dele, coloco algumas frases nas provas que aplico aos meus alunos. Obrigado Alienista.

    Agora sobre ele comentar Neuci, eu tb adoraria. Concordo com o fato de as frases na maioria das vezes ter relação com o assunto e sempre que vejo uma de suas frases, eu me ponho a refletir. Acredito que seus comentários muitas vezes dizem mais que os nossos. Vc me entende.

    Obrigado aos dois pelos seus comentários que nos abrem a mente.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o assunto do tópico, preciso lembrar que em Itaguaí isso acontece demais e que as igrejas estão sendo manipuladas. Os pastores precisam acordar para esse fato. Reconheço que alguns até sabem disso mas se beneficiam tb. Lembrem que Jesus pode voltar a qualquer momento senhores pastores.

    Uma hora dessas a casa cai.

    Como diz minha namorada "Precisamos de uma nova Reforma Protestante!"

    ResponderExcluir
  7. Se o mundo sobreviver mais 10.000 anos, passaremos por varias reformas, mas infelizmente, ao final de cada uma delas, teremos a mesma decepção.
    Pois o ser humano é assim mesmo, desde que o mundo é mundo.

    Deus já está na sua terceira tentativa; a primeira foi depois de Adão, a segunda depois de Noé e a terceira, no ato de desespero Deus Pai deu seu único filho por nós pecadores; no entanto, veja o que nós retribuímos a Deus.

    Será que termos mais uma chance?

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item