Sessão da Câmara de Vereadores de Itaguaí - 27/10/09

Conforme Jornal Atual, 30 de outubro de 2009. Risco líquido e certo Se quisesse repetir em Itaguaí o tradicional gesto de que técnicos da ...

Conforme Jornal Atual, 30 de outubro de 2009.

Risco líquido e certo

Se quisesse repetir em Itaguaí o tradicional gesto de que técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos se valem para atestar a boa qualidade da água fornecida à população, bebendo um copo do líquido, o Presidente da companhia, Wagner Victer não poderia fazê-lo com a água dos mananciais de Mazomba e Itingussu. Caso o fizesse, correria o sério risco de se expôr à bactéria escherichia coli, causadora de doenças como meningite. A denúncia partiu do vereador Nisan César, durante a sessão de terça-feira (27).

O parlamentar se baseou em relatório da Superintendência Regional da Baía de Sepetiba, do INEA, segundo o qual a água colhida nestes dois locais possui concentração maior ou igual a 16 mil colônias da bactéria por metro cúbico, quando o tolerável é apenas 200. Nisan encomendou a análise depois que a Comissão Permanente de Saúde e Assistência da Câmara Municipal, da qual é presidente, recebeu reclamações dos moradores das duas regiões, onde recentemente foram registrados casos de meningite.

Com base no relatório, a Superintendência do INEA solicitou à CEDAE informações sobre a adequação do funcionamento das estações de tratamento de água da cidade à Portaria 518 do Ministério da Saúde, que trata do controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de pontabilidade. O vereador acrescenta, contudo, que as duas regiões sequer dispôem do equipamento. Nisan sugeriu ao presidente da Câmara o envio de ofícios a própria CEDAE e à Agência Nacional de Águas, denunciando a situação, para forçar a construção de estação de tratamento na região. "Junto com o ofício ao Wagner Victer devemos enviar um copinho da água para ele beber", disparou, durante a sessão, o vereador Jorge Luís da Silva Rocha, revelando desagrada quanto à atuação da CEDAE. Reforçando a tese, o vereador Beto da Reta chegou a inverter a tônica do discurso. "O Wagner Victer é traidor e ingrato. Virou as costas para o Garotinho", disse.

Notícias Relacionadas

Sessões da Câmara 2232134607933651934

Postar um comentário

  1. Nisan César, está cumprindo a sua atribuição como vereador, defendendo o povo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. "As tragédias da história revelam os grandes homens; mas são os medíocres que provocam as tragédias." (Maurice Druon)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item