Análise (6) - Turismo

Olá, Aproveitando a proximidade com o Verão, o Blog Política de Itaguaí cria esse espaço de debate sobre o Turismo na cidade de Itaguaí. Va...

Olá,

Aproveitando a proximidade com o Verão, o Blog Política de Itaguaí cria esse espaço de debate sobre o Turismo na cidade de Itaguaí. Vamos buscar saber como a população local avalia os rios, as praias, as ilhas, as matas, infraestrutura e tudo mais ligado ao turismo.

Itaguaí pode ser considerada uma cidade com boas condições para o Turismo?

Esperamos também encontrar soluções propostas para os problemas apresentados.

Vamos ao debate!!!!

Postar um comentário

  1. Quando viajo para cidades turísticas, e faço com freqüência, a primeira pergunta que me faço é: O que tem aqui que não tem em Itaguaí? A resposta é sempre a mesmo: Visão política dos administradores e capacitação dos operadores turísticos. Quanto aos atrativos, nossa cidade não perde nada para muitas “ditas” turística. Temos ilhas, praia, montanhas e cachoeiras. O que falta? Investimento e capacitação. Falta dá aos nossos atrativos, condições de uso e formação aos nossos operadores. Itaguaí é uma das poucas cidades do estado que comporta vária modalidade de turismo; de negócio, cultural, de lazer, de aventura e etc. Falta criar infraestrutura (incentivando investimento nos setores hoteleiros e gastronômico), promover nosso potencial (divulgar na internet e na mídia especializada), sinalizar, e, principalmente, limpar os pontos turísticos e treinar os operadores (guardas municipais, taxistas, funcionários de hotéis e restaurantes e outros).
    O turismo, além de ser uma industria limpa, é muito lucrativa do ponto de vista econômico-socio-cultural. As cidades bem sucedidas foram aquelas que o poder público fez parceria com a iniciativa privada e a comunidade, sem esse trinômio, é quase impossível desenvolver um turismo de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. é verdade, Mello!
    Aqui em S.Paulo, tem cidades do interior, que, têm como Slogan: "Cidade Turística de...."
    Quando você vai conhecer tem pouca coisa; mas há um investimento nesse sentido,e dá certo. Da mesma forma, eu sempre penso em Itaguaí, com cachoeiras, serras,mar e ilhas. E é muito pouco aproveitado.

    ResponderExcluir
  3. Itaguaí é uma cidade com capacidade para atuação em diversos setores, como industria e turismo.

    Foi escolhido levar a cidade a um desenvolvimento industrial, em virtude do Porto de Itaguaí.

    Acredito que poderia ser conciliado ambos os setores, afinal de contas, as serras, as ilhas, as cachoeiras, desde que bem prervadas, podem ser uma fonte de renda extra.

    Investir em Turismo é equilibrar a questão ambiental de Itaguaí. Como dificilmente serão construídas industrias ou empresas nas cachoeiras e alto das serras, por que não um agroturismo? No Colégio Técnico da UFRuralRJ (CTUR), temos um curso de Hotelaria e um de Agroecologia. Se fizessem um convênio com o Colégio, tenho certeza que poderia mapear os potenciais turísticos de Itaguaí.

    Conheço algumas pessoas ligadas a essa área em Itaguaí e acredito que já até exista um levantamento desse.Se realmente houver, só falta o interesse dos governantes.

    Mas enquanto não houver uma Secretaria Municipal de Turismo e só turismo mesmo, nada disso vai acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Caro professor
    A EMBRATUR classifica as cidades como: cidades turísticas e cidades com vocação turística, Itaguaí se enquadra na segunda categoria. Para ser reconhecida com tal e se habilitar as verbas federais destinadas ao turismo, a cidade tem que ter um conselho municipal, formar agentes multiplicadores de turismo, fazer inventário do potencial turístico, etc. Depois é só elaborar bons projetos. Há muito dinheiro na EMBRATUR para investir em turismo. Itaguaí, com certeza, já preencheu todos os requisito em anos anteriores, só não elaborou nenhum projeto para obter verbas federais nem investiu recursos próprios. Como eu disse: Falta visão e vontade política,

    ResponderExcluir
  5. O problema é que o turismo não gera tanta renda pra cidade como os da área portuária e industrial.

    Já decidiram o futuro da cidade.

    Tomara que não vire uma nova Cubatão...

    ResponderExcluir
  6. Achei importante o espaço criado por esse blog para debater sobre o Turismo na cidade de Itaguaí. Acreditei que, diariamente, encontraríamos aqui, várias propostas importantes para alavancar o turismo na cidade; já que esse blog é visitado pelas mentes privilegiadas da política itaguaiense. No entanto, quinze dias se passaram e poucos se manifestaram. Uma cidade com imenso potencial como Itaguaí, devia haver mais gente discutindo esse segmento tão importante.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item