Itaguaí entre os 50 municípios mais ricos do Brasil

Cinco municípios correspondem a quase um quarto da economia do País 16/12 - 10:12 - iG São Paulo Entre os 5.564 municípios do Brasil, São ...

Cinco municípios correspondem a quase um quarto da economia do País

16/12 - 10:12 - iG São Paulo

Entre os 5.564 municípios do Brasil, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) eram, nessa ordem, os de maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal, e respondiam, juntos, por 23,8% da economia brasileira em 2007, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira.

Já a renda gerada pelos 50 municípios com os maiores PIB geravam metade do PIB brasileiro em 2007.

Na Região Norte, os sete municípios de maior PIB agregavam, aproximadamente metade do total da região. No Sudeste, os 13 municípios no topo do ranking representavam metade do PIB, no Nordeste, 21, e no Sul, 27.

Brasília agregava 42,4% do PIB do Centro-Oeste e, se retirarmos esse município do cálculo, eram necessários 16 municípios para agregar aproximadamente 50% das riquezas da região.

Capitais

As 27 capitais eram responsáveis por 34,4% do PIB brasileiro, sendo que a maior parte das economias de cada uma das unidades da federação estava concentrada em cinco de seus municípios.

Em 2007, São Paulo, a capital paulista apresentou a maior participação (12,0%) no PIB do País, e Palmas (TO), a menor. Florianópolis (SC) foi a única capital que não ocupou a primeira posição no seu Estado, pois Joinville e Itajaí tinham as duas maiores participações dentre os municípios catarinenses.

Já as capitais da Região Norte foram responsáveis por 2,4%; as do Nordeste, 4,5%; as do Sudeste, 19,4%; as do Sul, 2,9% e as do Centro-Oeste, por 5,1%. Santa Catarina era o Estado que apresentava a menor dependência da sua capital, em toda a série. No outro extremo estava Manaus, responsável por 81,9% do PIB do Amazonas.

Maiores crescimentos

Os municípios que mais aumentaram o PIB entre 2006 e 2007 foram: Alto Horizonte, em Góiás; Albertina, em Minas Gerais; Cairu, na Bahia; São José do Povo, em Mato Grosso, e Queiroz, em São Paulo. Mas o único a entrar na lista das 50 maiores economias do País foi Itaguaí, que se destaca pela atividade portuária.


"É relevante salientar que nem toda a renda gerada pela produção no município é apropriada pela população residente. A geração e de renda e o consumo não são necessariamente realizados em um mesmo município", pondera o IBGE na pesquisa.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/12/16/cinco+cidades+correspondem+a+quase+um+quarto+da+economia+do+pais+9235409.html

Postar um comentário

  1. Agora só falta a mídia reconhecer a importância da cidade de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  2. Agora só falta reconhecer o quanto foi importante a privatização do Porto,Vale e CSN.Pois antes disso, a atividade portuária beirava "0".

    ResponderExcluir
  3. ÚLTIMO SEGUNDO - ECONOMIA

    Reportagem sobre o crescimento das empresas de Eike Batista, até mesmo as empresas com projetos que ainda não saíram do papel, como a LLX, tem suas ações valorizadas na Bolsa de Valores. Eis o que diz do lucro da Pedreira de Sepetiba, na nossa Ilha da Madeira:

    "A Pedreira Sepetiba é o único projeto em operação da companhia e ajudou a contribuir com o lucro líquido de R$ 41,2 milhões de janeiro a setembro deste ano".

    ResponderExcluir
  4. Tá bom Neuci!!!

    Realmente não posso negar a importância dessas privatizações, assim como as das Teles...

    Mas ainda acho que o Governo Lula está melhor que o do FHC.

    Também reconheço que o Lula já pegou boa parte dos trabalhos adiantados.

    Então a única conclusão que se pode tirar disso tudo, é que se não fosse o Governo do FHC, o Governo Lula seria complicado. Mas o Lula não vive só desses trabalhos iniciados pelo FHC. Lula tb tem os seus pontos fortes criados em seu governo.

    O Lula tem se mostrado um bom presidente quando não destruiu as coisas boas do antecessor e criando coisas ótimas novas.

    ResponderExcluir
  5. Sobre Itaguaí...

    Precisamos de bons governantes para saberem administrar bem essa arrecadação e investir na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

    Hoje não podemos negar que o trabalho está sendo bem realizado, e olha que não sou o maior defensor desse governo. Mas não sou um louco em ficar falando mal de um governo que tem feito muito mais que outros da cidade não fizeram.

    Sou obrigado a dar os parabéns ao Charlinho!!!!

    Mas também me coloco na posição de preocupado com a saída do mesmo. Será que já temos uma outra figura que possa continuar o trabalho? Sei lá...

    ResponderExcluir
  6. hotststIsso mesmo Fabiano!!!

    Mas o Lula não deu continuidade as coisas boas que foram feito no governo anterior por reconhecimento; ele só deu continuidade por não ter programa nenhum.Pois até hoje, ele vive criticando o governo FHC, como se fizesse um governo muito diferente.O que não falta ao Lula é arrogância, pois ele nunca admitiu ter errado tanto. Lula me fez enxergar que: a humildade não provem de sua origem,ou você é, ou não é.

    E quanto a sucessão de Charlinho:

    Mesmo os bezerros desmamados(aqueles que em outros governos tinham uma tetinha na Prefeituras),vão sentir saudades de Charlinho quando ele sair da Prefeitura.

    À menos que tenhamos outro Prefeito itinerante, pois em Itaguaí não tem ninguém que possa substitui-lo.

    Infelizmente!!!

    ResponderExcluir
  7. PARABEMS PROFE FABIANO TENHO ACOMPANHADO SEUS COMENTARIOS PROVA QUE O NOBRE PROFESSOR DE HISTORIA E VERMELHO.SOBRE PRES LULA.MAS A NEUCI ESTA MAIS PARA SERRA AMARELO RIDICULO
    O PAI DENGUE.GUANDO DAR UM SORRISO NO
    PERILDO ELEITORAL EM REDE NACIONAL PERDE 100 MIL VOTOS SEGUNDO INFORMOU SEUS ASSESSORES.TERROR DOS MATA MOSGUITOS.(AGORA E DILMA)

    ResponderExcluir
  8. RAIZES VERMELHA.BR.domingo, 17 janeiro, 2010

    po profe-FABIANO.sorte e essse blog.
    eu sou livre ou tenho que ler os mini jornais locais,eu não sou MALUCO,midia em itaguai so DVD pirata
    CD midia virgem na papelaria,entre os mais rico do brasil em que sentido, gente o brasil e grande,tem noção se fosse entre os 50 mais pobres,agora digo uma coisa todos que passarão por
    itaguai se derão muito bem,e o povo vai se virando como pode,sabe em 6 anos ainda não vi o principe so por fotos,ultima ves que a vi foi guando teve o comicio em 2004 em cima do palco no centro ,tinha homens sarados com sungas coloridas,e usandos grandes bringos,eita tenpinho bom,como tinha gente,agora so comentarios disso,daquilo,um reinado cem festas .???

    ResponderExcluir
  9. Em compensação ocupa o 42º lugar em IDH no estado. Pra onde está indo este dinheiro? Pra melhorar a qualidade de vida da população não está. Só para informação, Mangaratiba por exemplo, ocupa a 16ª colocação.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item