Alexandre Valle, Presidente do PMDB de Itaguaí, fala ao Jornal Atual

ENTREVISTA: Alexandre Valle, secretário de Indústria, Turismo e Esporte de Itaguaí “Vamos continuar trabalhando” Secretário comenta de...

ENTREVISTA: Alexandre Valle, secretário de Indústria, Turismo e Esporte de Itaguaí

“Vamos continuar trabalhando”

Secretário comenta decisão do TRE-RJ e garante que Charlinho está tranquilo quanto à permanência no cargo

A notícia de que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato do prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior (PMDB), deu margem a várias especulações, mas não abalou o ânimo do prefeito e nem lhe tirou a certeza de que vai permanecer no cargo até a conclusão de seu mandato. A declaração é de um dos mais próximos assessores de Charlinho, o secretário municipal de Indústria, Turismo e Esportes de Itaguaí, Alexandre Valle, que, também, ocupa a presidência do diretório municipal do PMDB. “A população pode ficar tranquila porque vamos continuar trabalhando. Não há como pensar de outra forma”, garantiu ele ao ATUAL. Valle disse que a assessoria jurídica do prefeito aguarda a publicação da decisão para recorrer. Na entrevista que segue, Valle reconhece que a notícia causa certa instabilidade, mas ressalta que em nada alterou a rotina de trabalho na prefeitura. Acrescentou, inclusive, que ao retornar de viagem com a família, Charlinho prepara o anúncio de um pacote de obras.

Que expectativas a notícia da cassação gerou no prefeito e na equipe?
Estamos tranquilos. Tão logo seja publicado o acórdão vamos recorrer. Cabem vários recursos, ao TRE, ao TSE e ao STF.

O senhor está otimista quanto ao resultado?
O Charlinho é prefeito há 13 anos. Esse processo não é de nenhum crime eleitoral, de compra de votos, de desvio de recursos, de dinheiro na cueca. Nasceu em 1997, na primeira gestão dele em Mangaratiba. É relacionado a uma verba usada para canalizar o Canal do Leitão. O projeto apresentado pela Secretaria de Obras precisou ser alterado. A secretaria na ocasião não fez as alterações devidas e a fiscalização da Caixa Econômica rejeitou o projeto. Não houve fraude, foi um erro técnico. Ele teve as contas todas aprovadas, só foi rejeitado esse convênio.

Há injustiça, então?
Respeitamos o tribunal, afinal são pessoas competentes e é por isso que lá estão, mas Charlinho é prefeito há 13 anos. Nesse período, deve ter passado por suas mãos uns 150 mil processos. Houve essa rejeição em um convênio. Ele não pode ser condenado por um erro cometido por um técnico. Além do mais, ele foi reeleito em Mangaratiba, se elegeu e reelegeu em Itaguaí.

O que se fez com relação ao convênio rejeitado?
Com a tramitação do processo no Tribunal de Contas da União, o prefeito foi multado e pagou a multa. O TCU ainda obrigou a empresa a devolver o dinheiro e a empresa devolveu. Ocorre ainda que o processo não transitou em julgado. Cabe a nós o direito de recorrer, e estamos recorrendo. Estamos confiantes.

De que recursos se está falando?
Em torno de R$ 100 mil.

Como se chegou a essa situação?
O nome dele constou de uma lista divulgada pelo TCU e o que motivou o pedido de impugnação. A Justiça Eleitoral em Itaguaí não aceitou e então houve o recurso ao TRE-RJ.

Os boatos em torno do fato incomodam?
Há especulações de que ele vai deixar o cargo, mas isso não existe. Charlinho vai recorrer no cargo. Está tudo em fase de recurso.

Essa situação interfere na rotina da prefeitura?
Não altera em nada a nossa rotina. Fazemos política olhando prá frente. Não há porque agir e pensar de outra forma. Estamos todos trabalhando. Temos confiança na Justiça e nos cabe tranquilizar a população. Tanto é que quando retornar, o prefeito vai anunciar uma série de novas obras.

Jornal Atual, 15 de Janeiro de 2010.
Autor: RENATO REIS

Postar um comentário

  1. sempre eu ia a padaria do seu Manoel comprar algo;tinha sempre um monte de jornal em cima do balcão; eu olhava era sempre a mesma coisa fotos do prefeito de seus colaboradores de suas obras;seu Manoel falava leva e de craça foi o pessoal do prefeito que deixou para distribuir;a o nome do jornal impacto;aquele do sogro do prefeito;estive observando o balcão
    esta limpo so produtos uteis;apos perder 1 real comprando o atual entendi porque os jornais do seu Manoel sumiu;o atual esta copiando o impacto;e ainda cobra 1 real;metade são anuncios pagos e o restante materias antigas colegio funcionando a mais 2 anos com um dinosauro cassado por dupla filiação;vem falar de village briza mar;ai morador tem que pagar condominio para fazer manutenção do predio;sai da aba.po marcelo a galera do principe ta com maior moral;Picciani;Valle;Jailson;Pinto;Domingos;andreia;Espoliador;Gandra;todos coloridos.com essa ate o Welington ficou sorrindo na rodinha;pagina 4 DIRETO AO PONTO micro texto EXMO PRESIDENTE LULA DO BRASIL;entre os 10 MAIS NOTAVEIS DO PLANETA;lula vem em itaguai para lançar edital do estaleiro para construção dos submarinos nucleares um dos maiores progetos das americas em itaguai.boms tempos em 2004 dava prazer ler O ATUAL parece que caiu azeite na encrenagem ta feia a coisa???

    ResponderExcluir
  2. Danilo Cabral de Aguiarsábado, 16 janeiro, 2010

    Prefeito de Itaguaí aguarda citação da Justiça

    O prefeito Charlinho, de Itaguaí, está apenas a citação oficial da Justiça sobre a decisão de quinta-feira, 7, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que cassou seu mandato. Segundo a assessoria do prefeito, Carlinho está ciente da decisão, tranquilo, e solicitou aos seus advogados que esperem que ela seja oficializada para entrar com recursos juntos ao tribunal regional e ou nas instâncias superiores.

    O TRE-RJ entendeu, por unanimidade, que o fato de o Tribunal de Contas da União ter rejeitado as contas de sua gestão quando comandava a Prefeitura de Mangaratiba era suficiente para indeferir o seu registro e, como já tomou posse no cargo de prefeito de Itaguaí, cassar o seu mandato. Porém, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Carlinho foi eleito com 90,8% dos votos.

    http://extra.globo.com/geral/extraextra/post.asp?t=prefeito-de-itaguai-aguarda-citacao-da-justica&cod_post=256020

    ResponderExcluir
  3. Danilo Cabral de Aguiarsábado, 16 janeiro, 2010

    Sujeira e urubus na Ilha da Madeira, em Itaguaí

    Foto enviada pela leitora Vitoria Lucia A. Costa de Souza - abaixo link
    http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/01/213_1531-urubu.jpg


    Toda essa sujeira é na Ilha da Madeira, em Itaguaí, um bairro que recebeu o Porto de Itaguaí e vai receber o Porto Sudeste. Lá também será construído o estaleiro para criação do submarino nuclear. Os moradores desse bairro não merecem isso. Não sei se a cidade de Itaguaí não está sendo limpa ou se a população é muito sem consciência.

    http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/01/15/sujeira-urubus-na-ilha-da-madeira-em-itaguai-257867.asp

    ResponderExcluir
  4. Se eu fosse político com mandato, começava a espalhar esse tipo de informação, pessoalmente ou através de meus assessores.

    Está tudo bem e vamos em frente.

    Infelizmente a situação não é essa. A cidade vai sair prejudicada pois nessa luta para evitar sua cassação, Charlinho vai acabar trabalhando menos pela cidade. Pior ainda, se ele tiver algumas restrições para uso da verba da cidade.

    Mas dizer que está tudo bem, é o caminho certo.

    ResponderExcluir
  5. Desde que me mudei para Itaguaí, sempre o PMDB esteve nas mãos da família do Vicente Rocha.

    As coisas mudaram mesmo aqui na cidade.

    ResponderExcluir
  6. Que o Prefeito Charlinho melhorou a cidade isso não podemos negar, está muito bonita e com melhor visual. Agora, falta algumas coisas a serem feitas com relação aos servidores, tipo: fornecer alimentação para os servidores, pois o hospital São Francisco prefere jogar muita comida fora do que alimentar aqueles que não são lotados ali. É um desperdício e um pecado que se comete, vários funcionários que prestam serviço para o HMSFX são barrados na fila do almoço por guardas municipais despreparados e desviados de sua função. Já que a carga orária é cobrada na risca, porque não fornecer a alimentação. Esta é a minha opinião, fora isso, Charlinho está de parabéns pelas obras na cidade e pelo bom gosto em fazê-las.

    ResponderExcluir
  7. Willian Kepler Sels-Soultembauersábado, 23 janeiro, 2010

    Concordo com o Anônimo, na cidade de Charlinholândia, TÁ TUDO DOMINADO! Quem falar mal do homem, ou dá ou morre!

    VOU POSTAR O TOP 10 DAS CAGADAS DO PREFEITO CHARLINHO!

    1) Paga mal os funcionários

    2) É uma pessoa ausente

    3) Não prioriza as "pratas da casa" em cargos de chefia.

    4) Tornou as contas da prefeitura numa "caixa-preta".

    5) O mesmo aplica-se nos atos oficiais. (Cadê o Diário do Município?)

    6) Não valoriza os funcionários que se destacam em seus postos de trabalho.

    7) Péssimas condições de trabalho (Pressão psicológica sobre os funcionários - plano de metas).

    8) É vingativo (Ex: O Bairro da estrela do Céu - Reduto fiel do Sagário) até hoje não viu 1 metro sequer de asfalto!

    9) É centralizador demais. Para se aposentar ou pedir uma licença, tem que se apresentar diretamente ao prefeito pois ele quer ver, isso é ridículo, parece prefeitura do Nortão.

    10) Sabe comprar as pessoas. Uma verba para um bairro X, uma rua asfaltada no lugar Y, um abraço que ele dá a um político em público no bairro J. Afinal, os políticos daqui se vendem por tão pouco...

    ResponderExcluir
  8. Willian Schwarzenegger

    VOU POSTAR O TOP 10 DOS "ASPONES"

    1) Procure outro emprego, se é que tem capacidade pra isso.

    2) Peça o Prefeito em casamento, talvez assim ele seja mais "presente'.

    3) A "prata da casa" além de nunca ter demonstrado capacidade, hoje já virou ferro-velho.

    4) A "caixa preta" que o G6 não quis abrir, será por que?

    5)(cadê o G6?).

    6) Quais são essas pérolas que se destacam?

    7) Procure um psicólogo, ou um psiquiatra.

    8) Vejo que você nunca foi ao Bairro Estrela do Céu.

    9) Faz isso porque é um Prefeito "presente". Tá entrando em contradição.

    10) Essa foi boa! Só ele(prefeito) faz isso.

    Deve ser muito triste ser um ex-aspone...

    ResponderExcluir
  9. PROFESSOR DECEPCIONADO:

    NEUCI O QUE ESTA ACONTECENDO COM VOCÊ VC ANDA MEIO NERVOSO E COM PALAVRAS DIFERÊNTES DA QUE VOCÊ COSTUMA A COMENTAR É VOCÊ MESMO,
    VOCÊ ESTÁ MEIO AGRESSIVO PERDENDO A LINHA CUIDADO PARA NÃO INFARTA

    SE CONTROLA CARA

    ResponderExcluir
  10. PROFESSOR,
    pra falar a verdade, eu me divirto muito, como o senhor já sabe, eu não tenho, e nunca tive vinculo empregatício com qualquer político,GRAÇAS À DEUS!

    Ao contrário, sou autônomo e o que eu ganho é proporcional ao meu trabalho, pois um dia eu percebi que não adiantava chorar pelo leite derramado, eu precisava é tirar mais leite da vaca.

    O que eu vejo é que muita gente critica o atual governo, não por uma questão pluralista, mas por questões individuais.

    E isto PROFESSOR, é muito divertido, pois essas pessoas dão sinais berrantes que eram as mesmas que, em outros governos, viviam como "marajas", mas nunca reclamou da boa vida.

    Não acredito que o senhor seja uma delas, mas acredito que conheça um monte delas.

    ResponderExcluir
  11. SÓ COMENTEI POR PREOCUPAÇÃO MESMO
    VOCÊ ANDA MEIO NERVOSO.
    FICA CALMO, HOJE UM INDIVIDUO ME FALOU QUE O CHARLES GANHOU DE 4 A 2
    ELE FICA...

    PROFESSOR

    ResponderExcluir
  12. Desculpa informar mas estou acompanhando nos sites do TRE e do TSE e nada saiu à favor do Charlinho. Ainda...

    Ele está amparado numa liminar...

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente PROFESSOR, eu não preocupo se Charlinho foi "cassado" ou não, o que me deixa preocupado mesmo, e como vai ficar a cidade até as eleições,e nas mãos de quem que ela ficará depois das eleições.Pois não tenho tenho ligaçõa nenhuma com o Charlinho ou qualquer político da cidade, mas o que eu tenho é um grande carinho pela cidade, que numa eventual cassação, só vai sair perdendo.

    Vejo que tem gente que não tá nem aí pra isso, seus interesses são individualistas. O que importa pra alguns, é ter a sua vingança saciada, isso é egoísmo.

    Posso estar errado, mas é essa a visão que tenho.

    ResponderExcluir
  14. "Deus dotou o homem de uma boca e dois ouvidos para que ouça o dobro do que fala." (Sêneca)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item