Corrida eleitoral e Twitter

Por Lívia Francez A grande revelação do ano de 2009 na Internet foi, sem sombra de dúvidas, o Twitter . E aproveitando-se do sucesso da fer...

Por Lívia Francez

A grande revelação do ano de 2009 na Internet foi, sem sombra de dúvidas, o Twitter. E aproveitando-se do sucesso da ferramenta de microblogging diversos prováveis candidatos às eleições de 2010 já fizeram suas contas e tweetam com certa frequência, dando ao eleitor as informações sobre os seus passos. Se usada com consciência a ferramenta pode surtir efeito positiva na investida dos candidatos, basta ver o exemplo bem-sucedido do presidente americano Barack Obama, que utilizou a rede para alavancar sua popularidade.

No Brasil, outro exemplo de popularidade adquirida por meio da Internet foi o do candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira que, embora não tenha conseguido se eleger, usou a rede para disseminar suas ideias e angariar eleitores.

No Estado os políticos que almejam o governo também começaram a se movimentar online, principalmente no Twitter. Na entrevista do último fim de semana de Século Diário, o professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenador do Fórum de Mídia Livre, Fábio Malini, disse que alguns políticos, de fato, já criaram seus canais de diálogo com o eleitor.

Malini explica que quando um candidato entra neste processo de corrida eleitoral em que a opinião é capaz de formar eleitores, aqueles que têm dispositivos para formar essa opinião efetivamente conseguem colher bons resultados nas urnas.

Quem já utiliza o Twitter para informar os possíveis eleitores de todos os seus passos é Luiz Paulo Vellozo Lucas (http://twitter.com/lpvellozo). De festas promovidas por ele a visitas ao interior do Estado, passando por opiniões e críticas, tudo vira tweet. O espaço de Luiz Paulo é uma extensão de sua sala de visitas e estabelece o diálogo com seu possível eleitor.

Renato Casagrande (http://twitter.com/sencasagrande) também aderiu à ferramenta, usada principalmente para informar de visitas oficiais do senador a municípios do interior e da Grande Vitória.

O vice-governador Ricardo Ferraço (http://twitter.com/ricardoferraco) foi o que mais recentemente aderiu à ferramenta e a usa para anunciar ações do governo também para se comunicar com outros usuários.

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=4779

NOTA DO BLOG:
Em Itaguaí, o único político que se mostrou estar acompanhando a evolução na comunicação com os eleitores, é o Vereador Márcio Pinto. Na lista de links ao lado, colocamos o link para o twitter do vereador. Colocamos também os sites dos vereadores: Nisan, Vicente Rocha (desatualizado) e Márcio Pinto.
Lamentável é perceber que tem vereadores que nem e-mail leem. Assim fica dificil o cidadão consciente acompanhar e colaborar com o mandato. Possivelmente deve ser por que eles tem medo de que as pessoas usem essas ferramentas para pedir coisas para si próprias. Mas nem todos são assim senhores vereadores.

Portanto, não podemos deixar de dar os parabéns ao Vereador Márcio Pinto por oferecer essas ferramentas para manter contato com os eleitores.

Postar um comentário

  1. Agradeço o comentário do blog política de itaguaí a meu respeito e pretendo neste ano que se inicia utilizar a internet na sua plenitude ainda há muito a aprimorar mas pretendo me atualizar ainda mais para transmitir cada vez mais informações da nossa cidade, e do nossso dia a dia, felicidades ao pessoal do blog neste ano de 2010!!!!

    ResponderExcluir
  2. PO MARCIO PINTO O PESSOAL DO BLOG TE
    DA MAIOR MORAL.E VOCE COLOCA ESSE MINI TEXTO.E VAI FAZER MEDIA J ATUAL
    FALANDO DE EDUCAÇÃO,A FOTO FICOU LEGAL MAS EDUCAÇÃO NÃO E SUA PRAIA VOCE
    VOTOU CONTRA O ALMENTO DE SALARIO DOS
    PROFESSORES PARA FAZER MEDIA COM O
    PRINCIPE.AI NO BLOG A GALERA LARGA O PREGO. NO ATUAL TA AZEITADO FALA M GODINHO QUEM TI VIL QUEM TI VER AGORA ???

    ResponderExcluir
  3. Raizes vermelhas voce está mal informado não votei contra aumento salarial de professores e nem de nenhuma classe de servidores públicos municipais pois os respeito e acredito que a valorização destes profissionais é importante para a nossa cidade, estou a disposição para tirar duvida sobre qualquer setor da prefeitura e a próxima matéria no jornal atual será sobre saúde, a praia do vereador tem que ser em todas as áreas.

    ResponderExcluir
  4. MARCIO MARCIO,VAI NO TOTOZINHO IRMÃO,
    EU CONHESSO SUA PRAIA SIM,VOCE GOSTA
    DE UM PARDINHO,SEMPRE FOI ASSIM NUNQA
    FES OPOSIÇÃO AO PODER,VOTOU A FAVOR DA TERMOELETRICA MOVIDA A CARVÃO, ERA
    SAGARIO DESDE CRIANSINHA NUNCA FOI PARA O DEBATE,ALQUEM PUCHOU SUA ORELHA,IRMÃO A COISA NA SAUDE TA FEIA,FALTA ATE ALIMENTO PARA OS CONTRATADOS,A ECONOMIA E GERAL TEM DE FAZER CAIXA,DOUTORES RECEITANDO CHA DE ERVAS MEDICINAIS,COMO NOSSOS AVOS,FALA NISSO GUANDO VÃO INALGURAR O HOSPITAL SFX,OLHA TÃO COLOCANDO SO A MARCA DO REI,NAS ANBULANCIA DO SAMU,FALTA A MARCA DO GOVERNO FEDERAL,BRASIL UM PAIS DE TODOS,MUITA CALMA NESTA HORA,FICA LIGADO,OLHA VICENTE SO COMENDO PELAS BEIRADAS,VAI VIRAR PREFEITO,SE ISO ACONTECER,E UM CARA DE SORTE,O AVO VICENTE CICARINO,O PAI,OTONI ROCHA,O FILHO,VICENTE CICARINO ROCHA,3 GERAÇÕES,O VERDADEIRO SANGUE AZUL,TODOS 100 APELIDOS,E FILHO DE ITAGUAI.!!!

    ResponderExcluir
  5. Raizes vermelha na primeira eleição do Sagario votei no Nisan e fiz oposição sim, na reeleição do Sagario votei no Benedito depois do resultado não fiz oposição porque sou um democrata e se o povo deu outro mandato deveria colaborar com a nossa cidade e deixar de lado diferenças de pensamento, votei a favor da termeletrica a carvão sim pois fui em Capivari do Sul em Santa Catarina e não vi os maleficios que estavam anunciando, na outra eleição de Prefeito não votei no candidato do Sagário, votei no Charlinho pois tinha visto o trabalho que ele tinha realizado em Mangaratiba, e Itaguaí estava precisando de um administrador que provasse que a nossa cidade tem condições de crescer com os recursos que possui, não tenho inimigos na política graças a Deus pois sempre diferenciei a política da vida pessoal de cada um, quanto a Saúde nesta semana falarei no jornal atual, continuo a disposição para debatermos pois este é o papel de quem participa deste Blog, colocarmos nosso ponto de vista para tirarmos as conclusões necessárias para o melhor para a cidade.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item