Senador sem voto - TSE analisa pedido para excluir suplentes

Das 81 cadeiras do Senado, 20% estão ocupadas por quem não foi eleito Alvo de discórdia no Congresso, a mudança na lei que beneficia os su...

Das 81 cadeiras do Senado, 20% estão ocupadas por quem não foi eleito

Alvo de discórdia no Congresso, a mudança na lei que beneficia os suplentes cruzou a barreira do Legislativo e agora está sob análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Descontente com os escândalos envolvendo os chamados senadores sem voto, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) quer autorização dos ministros para concorrer sozinho ao Senado.

No dia 4 de dezembro, uma consulta à Corte foi protocolada por Gabeira. A Lei Eleitoral exige que a chapa seja fechada, tal como ocorre nas eleições à Presidência da República e aos governos dos Estados. A diferença é que, ao invés de um vice, para a disputa ao Legislativo é necessária a indicação de dois nomes reservas.

Nenhum dos suplentes recebe votos, mas pode assumir o mandato em caso de licença, renúncia ou falecimento do titular.
...
– Não tem sentido uma pessoa que não teve voto chegar ao Senado. O mais correto é que assumisse o segundo mais votado – insiste Gabeira.
...
Outra atuação emblemática foi a de Paulo Duque (PMDB-RJ). Levado à presidência do Conselho de Ética em julho de 2009, Duque foi usado como escudo na defesa ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que também tinha o mandato ameaçado por quebra de decoro. Admitindo que na política “não existe independência total”, Duque saiu das sombras para arquivar as denúncias contra Sarney.

– Pegar carona em quem tem votos é preocupante. O risco de ter pessoas lá só para defender interesses particulares é muito grande – resume César.

Dos 81 senadores, 17 são suplentes. Os reservas representam 20% da composição da Casa. Destes, 12 ganharam o direito de permanecer no cargo em razão da morte ou da renúncia do titular.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2779849.xml&template=3898.dwt&edition=13918§ion=1007
IARA LEMOS | Brasília

Postar um comentário

  1. Danilo Cabral de Aguiardomingo, 17 janeiro, 2010

    Sinceramente, o desconhecimento de alguns é motivo da ignorância de outros. A eleição para Senador é Majoritária, uma excessão no legislativo, cada estado tem direito a 3 vagas, com mandato de 8 anos, eleitos de 4 em 4 anos (renovação de 1/3 e 2/3). Daí,a mesma configuração das chapas majoritáorias (Titular/vice), com a diferença do sendador ter dois "vices". Ocorre que no Brasil, o eleitor nunca vê o vice, sempre o titular para prefeito, governador, presidente e o Senador. A culpa pela ignorância é do ELEITOR que na época da eleição nem nota essa questão e nas vias de fato fica questionando quando a época de faze-lo já passou....

    ResponderExcluir
  2. Danilo Cabral de Aguiardomingo, 17 janeiro, 2010

    Gostaria de falar, tanto ao Sr. Raízes Vermelhas quanto ao professor Fabiano: Esta é a última vez que coloco observações nesse blog, hoje, fui fazer o concurso do estado e pela 17 vez em seis anos me ferrei. Ao final da prova passei mal e fui levado para o Posto Central de Itaguaí, fui levado para casa de ambulância (!), em casa, ainda com o baque de mais uma derrota em minha vida, desmaiei e acordei no Posto de Piranema, estou em casa nesse momento e junto com minha família tomei uma decisão de ABANDONAR O MAGISTÉRIO, amanhã vou ao smec pedir pra sair, não dá mais, minha saúde começou a me dar sinais que se eu continuar tentando, não vou terminar um exame de concurso vivo para contar a história. Pr.Fabiano, terei você sempre como um bom colega! Adeus.

    ResponderExcluir
  3. OLA MEU QUERIDO PROFESSOR DANILO
    sou solidario com seu momento atual,
    mas peso a gentileza de não pedir
    demissão a população precisa dos
    professores principalmente em itaguai
    efetivado,ou contratado,ou comicionado tu seras sempre um professor,vai embora não fica com a agente,profe-Danilo quero toda sorte do mundo na sua caminhada,fica com deus voce e sua familia.ass raizes vermelha !!!

    ResponderExcluir
  4. Danilo Cabral.

    Apesar do pouco tempo que posta nesse Blog, aprendi a admira-lo pelos seus comentários, sempre coerente e muito bem escrito. Por isso me acho no direito de lhe pedir uma coisa: NÃO DIGA "ADEUS"; para este Blog ou qualquer coisa positiva na sua vida.

    Que Deus possa iluminar a sua vida!
    E até mais!!!

    ResponderExcluir
  5. Professor Danilo uma das principais palavras que existem na vida chama-se perseverança, não desista e busque se preparar melhor para o próximo, sem tensão que a sua hora vai chegar.

    ResponderExcluir
  6. Raiz Vermelha, significado: Sanguinária (Sanguinaria canadensis) é também como Bloodroot (inglês).

    Agora eu entendo de onde vem o seu "ódio".

    ResponderExcluir
  7. Companheiro Danilo,

    Lamento o acontecido com você durante a prova e digo a você que para eu entrar na Rural, prestei durante 3 anos os vestibulares e só então fui aprovado. Não desisti!!! E te peço para que não desista.

    Quando chegar a sua hora, vai ser sua e ninguém vai tirar de você. Tinha lhe dito para ficar calmo durante a prova e depois disso ocorrido nessa prova, continue fazendo mas faça sem obrigaçaõ de passar. Relaxado... pode até ir falando que não vai passar... mais uma vez... mas vá e faça a prova com essa calma de quem não acha que vai passar. Seu problema é nervosismo... faça o que lhe disse e depois falaremos do resultado.

    Preciso de você para aquele projeto sobre "democracia e eleições". Vai ser nosso trabalho. Preciso da sua ajuda.

    Desculpa responder só agora mas entrei de férias na segunda-feira passada e dei um pulinho aqui no Blog hoje.

    Fica na PAZ meu caro.

    Leia e reflita sobre o que o Neuci, o Márcio Pinto e eu escrevemos para você aqui no Blog.

    Ahhh... lembra do Projetor que a escola vai comprar... rs

    ResponderExcluir
  8. "Na vida os aborrecimentos não entediam; o que entedia espantosamente é a falta de aborrecimentos." (Jules Renard)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item