Análise sobre a situação peculiar em que se encontra Sérgio Cabral

Em palpos de aranha, ou a situação peculiar em que se encontra Sérgio Cabral O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, está enredado em...

Em palpos de aranha, ou a situação peculiar em que se encontra Sérgio Cabral

O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, está enredado em circunstâncias dignas de nota. Ao público, esse chamado "público em geral", Cabral parece navegar em mares de almirante, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lhe soprar pela popa e, à proa, nada senão carneirinhos. Passou até agora a colher frutos suculentos como as Olimpíadas de 2016, as obras do PAC e as viagens a Paris, sempre tão elegantes. No cenário político, vive dias de calor intenso, praias cheias, verão como poucas vezes se vê no Rio, ao contrário do adversário paulistano, atolado em inundações e enchentes até o pescoço. Mesmo a tragédia ocorrida em Angra dos Reis, no Réveillon, parece ter superado com rapidez maior junto à mídia do que o tempo que levou até chegar ao local do desastre.

Ocorre, no entanto, um fato curioso. Ano eleitoral, 2010 reserva nuanças que, politicamente, tramam pela derrota de Cabral nas urnas e o realinhamento das forças políticas fluminenses de forma a alterar o curso dos acontecimentos a partir de 3 de outubro. Os adversários de Cabral já estão a postos: Anthony Garotinho, pela esquerda, e Fernando Gabeira, pasmem, pela direita. Enquanto o ex-governador por quatro mandatos cobre bem o interior do Estado e parcela significativa da Baixada Fluminense, o deputado do PV, que surpreendeu nas eleições municipais, acessa com extrema desenvoltura o eleitorado da capital e parte da Baixada: Duque de Caxias, para ser mais exato.

Somada à conjunção Garotinho-Gabeira, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia – um sobrevivente político, graças à Zona Oeste do Rio – vem de faca entre os dentes na disputa por uma cadeira ao Senado, disposto a fazer o maior estrago possível nas hostes da situação e ampliar o desgaste do governo justo em sua principal trincheira na capital fluminense. Para contê-lo, caberá ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, a tentativa de elevação no nível dos debates, mas sem a convicção necessária para ocupar o posto de fiel escudeiro, posto seu relacionamento com o governador ter sido marcado até hoje por qualquer coisa, exceto flores. Novamente, as circunstâncias apontam para um Inverno sombrio no Palácio Guanabara.

Ao se ver forçado a lutar em duas frentes, Cabral conta com poderosos aliados na direita, tanto conservadora quanto liberal, sem dúvida alguma, pois não chegou onde está por ser um mau negociador junto a estes setores das sociedades carioca e fluminense. A sustentação do governo na esfera parlamentar aparenta solidez e, no campo econômico, goza de bom conceito junto ao empresariado. Isso, até agora. Com o início da campanha eleitoral, no entanto, os arranjos tendem a sofrer alterações substanciais à medida que se aproxima a Primavera nos trópicos. Os adversários do atual governador, no espectro capitalista da população, também são gente de peso e contam, em nível nacional, com tucanos e democratas de quatro costados. Se equilibrar a disputa apenas, sem vantagem alguma, Cabral já poderia ficar satisfeito.

Mas, na esquerda, a porca torce o rabo, como diriam os vizinhos mineiros que, por lá, têm tudo sob controle. Chamada a votar em peso na candidata de Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a base aliada no Estado do Rio foi liberada para votar como melhor lhe aprouver – durante recente encontro com o político campista. Dilma subirá tanto no palanque de Cabral, quanto no de Garotinho. Ainda que Lula não deixe dúvidas quanto a quem é o cisne na antiga Capital Federal, Dilma não pode se dar ao luxo de perder os votos do patinho feio que vem do interior.

As cenas que assistiremos a seguir, portanto, tendem a exibir situações explícitas de forte questionamento político. Recomenda-se, portanto, que se retirem as crianças da sala durante o Horário Eleitoral.

Gilberto de Souza é jornalista, editor-chefe do Correio do Brasil.
http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=163666

Postar um comentário

  1. Prováveis Chapas:

    PMDB-PT-PSB-PCdoB-PP-PSC
    Candidato a governador: Sérgio Cabral (PMDB)
    Provável candidato a vice: Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB).
    Prováveis candidatos ao Senado: Jorge Picciani (PMDB) e um nome pelo PT (Lindberg Farias ou Benedita da Silva)
    PROBLEMA A RESOLVER: O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, era pré-candidato ao Governo. Sem apoio interno, retirou sua candidatura, mas reivindica o senado como compensação. Benedita, Secretária de Estado de Ação Social, é da ala do partido que defendeu desde o primeiro momento a aliança com o PMDB.
    Apoio em relação à eleição presidencial: Dilma Rousseff (PT)

    PR-PRB-PRTB
    Candidato a governador: Anthony Garotinho (PR)
    Vice-Governador: Aguardando definição das coligações.
    Candidato ao Senado: Pastor Manoel Ferreira (PR)
    Provável candidato ao Senado: Marcelo Crivella (PRB)
    PROBLEMA A RESOLVER: Não há disputas internas. O problema será se, confirmada a coligação com Crivella, o partido acomodar dois líderes evangélicos na mesma coligação.
    Apoio em relação à eleição presidencial: Dilma Rousseff (PT)

    PV-PSDB-DEM-PPS
    Candidato a Governador: Fernando Gabeira (PV)
    Provável candidato a vice: Márcio Fortes (PSDB)
    Candidato ao Senado: César Maia (DEM)
    Prováveis candidatos ao Senado: Aspásia Camargo e / ou um nome do PPS.
    PROBLEMA A RESOLVER: A trinca DEM-PPS-PSDB quer as duas vagas ao senado e a vice-governadoria, mas o PV lançou o nome da vereadora Aspásia Camargo.
    Apoio em relação a eleição presidencial: O PV apoiará Marina Silva e o restante da coligação José Serra (PSDB)

    Blog do Campbell

    ResponderExcluir
  2. Danilo Cabral de Aguiarsegunda-feira, 15 fevereiro, 2010

    Parabens, professor Fabiano pelo visitante 10.000! Não me lembro de nenhum site sobre Itaguaí ter alcançado essa marca, talvez o site oportal.org (mas é dedicado a toda Costa Verde), porém, é um grande feito!

    ResponderExcluir
  3. Parabens Profe-Fabiano por Ultrapassar, mais de 10,000 Visitantes.
    Belo Trabalho do Blog Campbell com esta Materia,Parabens.
    neuci voce esta colando,coisa Feia.
    Profe-Danilo esta Sumido,voce foi Almentado e Ficou Num Silencio???

    ResponderExcluir
  4. Sérgio Cabral - Governador da elite da Zona Sul. Sempre teve o apoio da imprensa, principalmente a Globo.Anda de braços dados com Lula. Garotinho governou mais para os pobres. Fez muitas obras, economicamente o Rio se desenvolveu, Refinaria, CSA, reativação dos estaleiros navais, e muito mais... e governou para os mais carentes...Quanto a Cabral não disse a que veio...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado ao Danilo e ao "Raízes" pelos parabéns ao Blog.

    10 mil é uma marca muito boa para um blog que trata de um assunto tão "criticado" e quase que restrito a uma cidade.

    Isso se deve em grande parte a colaboração de vocês e dos demais que visitam o blog.

    Lanço aqui um convite a quem quiser se associar ao Blog, virando um criador também. Dos amigos que criaram o Blog, alguns estão com dificuldades para participar. Quem quiser, envie e-mail para o Blog: politicadeitaguai@gmail.com

    Não sei até quando fico aqui por Itaguaí. Meu bairro está cada dia pior. Me sinto cada vez mais abandonado pelo poder público. Arrumando ou não, eu devo ir embora mesmo.

    É uma pena que o Blog tenho entre seus princípios não fazer oposição a algum político, pois se dependesse de mim (pensando só em mim), eu faria oposição a Prefeitura. Como eu não sou assim tão egoísta e uso meu cérebro pensando na sociedade de Itaguaí em geral, não farei isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Vejo para governador, um pleito bastante interressante e desgastante, de um lado Serginho e sua politica de azeite (rs q por sinal esta dando resultado, do outro lado o espiritual Garotinho(Com sua massa de ovelhinhas)e projetos sensacionalistas e de pavão!!! e no meio dessas duas forças antagonicas, o Raul Seixas da politica rsrs!!!
    fico pensando o q farei com o meu voto na proxima eleição ( não respondam por favor)!!!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item