Pré-Sal terá superbase em Itaguaí

A cúpula da Petrobras já decidiu: Itaguaí será a principal base de apoio marítimo à exploração da maior riqueza brasileira, o óleo do Pré-Sa...

A cúpula da Petrobras já decidiu: Itaguaí será a principal base de apoio marítimo à exploração da maior riqueza brasileira, o óleo do Pré-Sal. Com isso, Macaé (RJ) continuará importante, ao mesmo tempo em que Santos também irá crescer. Mas em Itaguaí é que serão concentradas as atividades de suporte ao Pré-Sal - o que, em se tratando de Petrobras, significará o investimento de alguns bilhões de dólares. Uma das razões é a infra-estrutura do local, cada vez mais relevante e, outra é a localização: está no Rio, mas do lado Sul, próximo de São Paulo; esses dois estados devem concentrar a maior parte das jazidas do Pré-Sal.

Como em Macaé, haverá portos para navios supridores e barcos de apoio; base para helicópteros e oficinas mecânicas - talvez até um estaleiro de reparos. Tudo hipertrofiado, bem ao estilo do Pré-Sal.

A região de Itaguaí/Mangaratiba/Angra dos Reis tem o porto comercial - com área de containeres e granéis; disporá do estaleiro de submarinos da Marinha; terá terminais de Eike Batista e de outros grupos privados. Nas proximidades está o estaleiro Brasfels, de Angra dos Reis, diveros terminais de minério, inclusive da Vale e ainda a super siderúrgica CSA do grupo alemão Thyssen. Tudo isso deverá criar uma concentração de empresas, ou um cluster , facilitando a oferta de serviços e produtos.

***Por Sérgio Barreto Motta
http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26099:pre-sal-tera-superbase-em-itaguai-&catid=8:ultimasnoticias&Itemid=7

Postar um comentário

  1. Itaguaí como sempre sendo divulgado como parte importante do desenvolvimento nacional, temos que preparar a nossa cidade para que o progresso venha acompanhado de qualidade de vida para os nossos cidadãos, com mais empregos, educação, saúde enfim em todas as áreas, isto só faz aumentar as responsabilidades de todos nós que vivemos nesta cidade.

    ResponderExcluir
  2. vamos ver no que isso vai dar, Itaguaí está só no Progresso enquanto o povo está ai, cadê nossa água ???

    ResponderExcluir
  3. Rafael a questão da água na nossa cidade está muito séria e cabe a nós tomarmos uma atitude mais drástica, pois este assunto já foi debatido várias vezes na Câmara de Vereadores porém o Presidente da CEDAE Vagner Victer parece alheio a estas reclamações, na sessão do dia 23 de fevereiro trarei mais uma vez este assunto para discussão.

    ResponderExcluir
  4. Danilo Cabral de Aguiarsexta-feira, 19 fevereiro, 2010

    Olha só, para mim, essa notícia e NADA é a mesma coisa! Falamos em crescimento econômico para nossa cidade, porém, não falamos de desenvolvimento socio-economico, vemos timidamente a criação de uns (nem alguns!) cursinhos para formação de mão-de-obra, um Técnico em Porto aqui, pedreiro, faxineiro, pintor lá... tudo isso, será inútil quando as obras estiverem prontas!

    O que não ví ainda é a preparação para nossos moradores do BOOM de empregos que surgirá no que tange a Área Técnica especializada em Siderurgia, Metalurgia, Rodoferroviária, Naval, e etc. nos vários níveis (desde Técnico a pós-graduação).

    O CEFET vai ficar pronto só agora e os primeiro formados só em 2012, quando as vagas da CSA já estarão ocupadas!

    A nossa cidade precisa (ou precisava, pois acredito que já é tarde!) além de uma CEFET, um extenção Unversitária de uma Universidade Federal, uma FAETEC, um Pólo Tecnológico de Ensino Superior como o de Paracambí.

    SENÃO, VEREMOS NOSSA CIDADE ENRIQUECENDO OS BOLSOS DOS CIDADÃOS DE OUTRAS CIDADES, E OS NOSSOS "DA TERRA" POBRES, VIVENDO DO RESTO DE OPORTUNIDADES OFERECIDAS EM FUNÇÕES QUE OS DE FORA NÃO QUEREM!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Danilo!!!!

    Parabéns pelas suas palavras!!!! Honrou o seu diploma de professor e mostrou que está preocupado com o futuro dos nossos alunos.

    Você disse tudo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sobre a superbase, fico preocupado com o meio ambiente da cidade.

    Mais investimentos, significa também mais poluição.

    Faço um apêlo para as autoridades da cidade, para que não deixem a sede pelo progresso esmagar o meio ambiente da cidade.

    Como esses investimentos serão federais, acho que o poder público municipal e principalmente a Câmara de Vereadores de Itaguaí, devem fiscalizar e brigar por defender o meio ambiente da cidade.

    Se lá na frente chegarem a conclusão que a cidade de Itaguaí virou uma antiga Cubatão, isso vai pra conta de vocês autoridades municipais. Seus nomes entrarão pra história não como os que trouxeram o progresso mas sim como os que deixaram Itaguaí se acabar.

    Eu mesmo escrevo um livro falando sobre isso, se preciso for.

    ResponderExcluir
  7. Danilo Cabral de Aguiarsexta-feira, 19 fevereiro, 2010

    Fabiano, TÓ MUITO FELIZ COMO ELOGIO, ESTOU ATÉ EMOCIONADO!

    Porém, esqueci de comentar uma coisa, aonde vão colocar a estrutura do pré-sal? Recapitulando... O Porto ficou na saída do Rio da Guarda, a fábrica de submarinos nucleares vai ocupar parte NUCLEP, a LLX em parte da Ilha da Madeira, a base naval vai ocupar parte da saída do litoral itaguaiense, E AGORA, AONDE VAI FICAR A SUPERBASE DO PRÉ-SAL?????????

    ResponderExcluir
  8. Prof. Danilo a base do pré sal deverá ser na área da Petrorio onde seria o complexo petroquimico, e os empreendimentos que estão por vir passarão de 2012 o que possibilitará o aproveitamento dos nossos jovens nos setores com melhor qualificação,este é o nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei que diria isso, mas concordo completamente com o primeiro comentário do Danilo, muito bem fundamentado. Infelizmente como frequentador da cidade há mais de vinte anos, tenho a impressão que a tendência é a população "nativa" ser mesmo esmagada pelo progresso. O desemprego está em todo o estado, e gente melhor preparada e à procura de oportunidades e crescimento profissional, certamente virá de todos os lados, ocupando os melhores postos de trabalho, os melhores bairros, usufruindo do melhor que a cidade vier a oferecer.

    ResponderExcluir
  10. Impossivel o presidente da CEDAE estar alheio.Ele, o Cabral, Charlinho, Picciani e os Vereadores são tão próximos.

    ResponderExcluir
  11. Acontecem coisas nos bastidores da política de Itaguaí, que ninguém fica sabendo...a coisa fica camuflada...

    ResponderExcluir
  12. Nossa cidade esta crescendo sim,infelizmente a maioria da populão não tem usufruido disso por não possuir qualificaçoes profissinais suficientes para oupar esses cargos.Pessoas que não residiram aqui é que teem ocupado os cargos que deveria ser nosso como foi citado pelo Danilo o CEFET ficara pronto em alguns anos em quanto isso os jovens que não tiveram oportunidade de cursar a area tecnica vai viver de que? serão bandindos ? moradores de rua?
    Falar que tem que prepar a cidade para o desenvolvimento é facil ouço isso desde criança quero ver ação, quero ver a maioria da populão Itaguaiense trabalhando nas novas empresas que se instalam em nossa cidade.
    outra questao que eu quero levantar é o impacto Ambiental em nossa área????
    quero saber como isso vai ficar..

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item