Sessão da Câmara de Vereadores de Itaguaí - 16/03/10 - Conforme Jornal Atual

O anúncio, pela Prefeitura de Seropédica, de que a cidade estuda construir, em parceria a Caixa, 600 unidades na localidade conhecida como S...

O anúncio, pela Prefeitura de Seropédica, de que a cidade estuda construir, em parceria a Caixa, 600 unidades na localidade conhecida como Santa Rosa, em Piranema, conforme noticiou o ATUAL em sua edição passada, causou preocupação no vereador Carlos Kifer, de Itaguaí. Durante a sessão de terça-feira (16), o parlamentar levou ao plenário a sua irritação pelo fato de a área estar em área de litígio entre as duas cidades. Kifer acusou a Prefeitura de Seropédica de não dar atenção a projetos de infraestrutura, comprometendo a qualidade de vida na região. Para ele, a decisão de erguer conjuntos habitacionais com as dimensões do anunciado é equivocado por que a região possui características rurais.

O parlamentar disse aos colegas que há um grupo de empresários proprietários de haras que pretende construir um campo de golfe na região, o que poderia incrementar o turismo. “Não vejo por parte de Seropédica preocupação com asfalto ou saneamento básico”, criticou o parlamentar, antes de anunciar que pretende encaminhar ao plenário o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para estudar a questão. “Vamos acompanhar de perto o que está acontecendo”, prometeu Kifer.
Aproveitando a situação, o presidente da casa, vereador Vicente Rocha, criticou o Programa de Arrendamento Residencial, executado pela Caixa. “As casas do PAR em Itaguaí só trouxeram problemas”, disse Vicente, citando como exemplos os conjuntos Rosa dos Ventos e Santo Antônio de Pádua, onde, segundo ele, foram utilizados materiais de baixa qualidade.

Empresas na berlinda

Durante a sessão, o vereador Silas Cabral anunciou que a CPI da Pedreira está convocando dirigentes da empresa LLX e moradores da Ilha da Madeira, que tiveram as casas danificadas pelas explosões, para uma audiência na Câmara Municipal. A ideia, segundo o parlamentar, é conhecer a realidade de quem teve a casa atingida e saber que providências a empresa está tomando no que tange ao assunto. Os vereadores decidiram também se unir aos colegas da Câmara Municipal do Rio para analisar situações como os calotes que empresas terceirizadas deram no comércio local. “Quem sabe a gente não cria um serviço do tipo disque-calote”, brincou o vereador Toni Coelho.

Jornal Atual, 19 de março de 2010.
Autor: RENATO REIS

Notícias Relacionadas

Sessões da Câmara 4958628442684490994

Postar um comentário

  1. Danilo Cabral de Aguiarsábado, 20 março, 2010

    Nunca pensei na minha vida que diria isso, mais concordo plenamente com o Sr. Carlos Kifer (!), em 13 anos de emancipação de Seropédica, só vimos duas coisas: O litígio que corre nos tribunais até hoje e o desreipeito pelas altoridades de lá em relação aos moradores da "divisa".

    Seropédica já quiz colocar de tudo em Piranema/Santa Rosa: Aterro de lixo tóxico (1997), Depósito de lixo nuclear (1999), Lixão (2000, 2005, 2009) e agora uma mega comunidade carente (2010).

    Em 2005, Charlinho fez um "acordo de cavalheiros" com os políticos de Seropédica para urbanizar metade do bairro, pois bem, o morador local sabe direitinho onde começa Itaguaí ou termina Seropédica (!).

    OS POLÍTICOS DE SEROPÉDICA DEVEM ODIAR PIRANEMA, POIS EM 13 ANOS, PIRANEMA NUNCA RECEBEU QUALQUER OBRA (DE TODOS OS GENEROS), E PIOR, DE VEZ EM QUANDO SOMOS SURPREENDIDOS COM ESSAS LOUCURAS? CUIDADO, NO CASO DO STF DECIDIR POR UM REFERÊNDO, A POPULAÇÃO VAI DAR O RECADO!

    ResponderExcluir
  2. GPS.UNIVERSITARIOdomingo, 21 março, 2010

    Corcodo com vc Danilo, Os governantes de Seropédica, ainda não mostraram ao q vieram!!!
    E quem sofre e a população!!!
    Tenho certeza q se houvesse um jeito de seropédica voltar a ser Itaguaí, um plebiscito sei lá, não duvido nada q o povo daria seu recado rs

    ResponderExcluir
  3. Danilo Cabral de Aguiardomingo, 21 março, 2010

    O GPS. Universitário, não estou brincando (!), no STF existem dois processos que podem simplesmente mudar a história dessa região: O primeiro é sobre a divisa entre os dois municípios (nos tribunais desde 1997) e o segundo é a legalidade da existência do município de Seropédica (com ação de inconstitucionalidade desde 2001).

    Isso mesmo, se os ministros decidirem que o processo de criação do município foi irregular, volta tudo pra estaca zero!!! E com a nova legislação sobre criação de novos municípios, sabe quando Seropédica voltará a ser de novo município? Nunca mais!

    Sobre o processo: Seropédica teve vários preblicitos de emancipação, 1984(12%Sim/82%Não), 1988 (46%Sim/54%Naão), e finalmente 1992(78%Sim/22%Não). Ocorre que essa eleição foi marcada por fraudes, porém, ainda em 1996 - mesmo com o processo ainda nos tribunais, a ALERJ votou e o Governador sancionou a lei de criação do município de Seropédica, baseando-se nos resultados de 1992(!), o caldo entrnou em 2001 quando em última instância o TSE julgou pela ilegalidade do preblicito de 1992. Desde então, o poder público municipal (de Seropédica) vem perdendo instância após instância sobre a questâo.

    AGORA, ESTÁ NO STF, QUE PODE AINDA DECRETAR A IMEDIATA REINCORPORAÇÃO DE SEROPÉDICA AO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ SEM VAZELINA, PREBLISCITO, REFERENDO OU OUTRA COISA MAIS!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ´´VEJO QUE A SESSÃO DA CAMARÁ DIA 16.03.10 FOI PRODUTIVA´´

    tenho conhecimento que o ver-CARLOS KIFER questiona esta emacipassão desde 2003,o nobre veriador tem conhecimento sobre o assunto.

    uma comunidade em santa rosa,não tem
    sentido,não pelo fato de ser carente,
    carente somos todos nos,carente de conhecimento dos atos publicos,transporte,saúde,educação,
    securança,cultura,entre outros.

    bravo!!!bravo!!! silas cabral fazendo defesa dos maradores da ilha da madeira,nota 10.

    exmo Sr.vicente rocha,vamos ter que
    ampliar a camará ainda mais,para o comediante infantil,com voces toni coelhoooooooooooooo.nota 0

    ResponderExcluir
  5. Não estava brincando Danilo, apenas estava expondo uma possibilidade, e fato que se o Municipio de Seropedica volta-se a ser Itaguai acho q seria de melhor valia para população!!! e obrigado por exclarecer, então q dizer q a qualquer momento, seropedica pode deixar de ser municipio?
    disso eu não sabia.

    Vamos esperar o melhor então!!!!

    ResponderExcluir
  6. O STF dá muita importância à segurança jurídica.

    A emancipação de Seropédica é um fato consumado.

    A reincorporação seria complexa e não tenho certeza se seria bom para qualquer dos municípios.

    Ps.: Português sofrível, de alguns comentários, ein.

    ResponderExcluir
  7. Nunca consegui engoli o fato de Piranema, Santa Rosa, grande parte do Chaperó, pertencerem a Seropédica, pois a população desses bairros não tiveram a opção de escolher, quando houve o plebiscito, interessante, né?...O povo de Seropédica, centro, e bairros adjacentes é que decidiram a emancipação...

    ResponderExcluir
  8. Danilo Cabral de Aguiarterça-feira, 23 março, 2010

    Olha só o seu Vini Rock, em relação a segurança jurídica, posso afirmar que o STF já julgou processos semelhantes (senão iguais) em 2007, ambos municípios do Pará e a decisão do STF foi pela reincorporação imediata.

    O STF julga processos e recursos quando há dúvida constitucional, na maioria dos casos semelhantes, a última instância é o TSE e o STJ, nesse caso em específico, a pergunta é: O "facto" deve ser preservado? Ou seja, todos cidadãos devem ser prejudicados por culpa de alguns? Esperaremos os próximos capítulos...

    EM RELAÇÃO AOS ERROS DE DIGITAÇÃO, FIQUE SABENDO QUE ESCREVO MUITAS VEZES É AS PRESSAS, E SEI QUE MESMO ASSIM TODOS ENTENDEM O QUE ESCREVO. VOCÊ DEVERIA QUESTIONAR, SIM, AS MINHAS OPINIÕES E NÃO DE QUE MANEIRA AS COLOCO AQUI!

    ResponderExcluir
  9. Vejo nisso tudo, uma boa enquete para o Blog:

    Seropédica: Seria bom voltar a ser distrito de Itaguaí ou não?

    Meu voto, seria de sim... volta para os braços de Itaguaí.

    Em Seropédica, aquele lugar que tanto me ajudou na vida, através da Rural, falta político bom administrador.

    Por mais que os políticos de Itaguaí sejam em boa parte ruins ou fracos, mesmo assim estão anos luz à frente dos de Seropédica.

    Onde já se viu Darci dos Anjos, ganhar 1 vez para Prefeito ( aí é até fácil de entender pois teve apoio do Anabal ) mas 2 com a reeleição, é...

    ResponderExcluir
  10. Volta para seu pai querido Seropédica!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item