Análise sobre as enquetes do mês

Você consegue acompanhar a atuação e comunicar-se (através de site, e-mail, telefone etc), com o vereador que votou nas últimas eleições de ...

Você consegue acompanhar a atuação e comunicar-se (através de site, e-mail, telefone etc), com o vereador que votou nas últimas eleições de Itaguaí?
Sim – 16 votos – 16%
Não – 76 votos – 80%
Não me interesso – 3 votos – 3%
Não lembro em quem votei – 0 – 0%

Você já assistiu a quantas Sessões da Câmara de Vereadores de Itaguaí?
Várias – 11 votos – 18%
Uma – 8 votos – 13%
Nunca assisti – 40 votos – 67%

Estes foram os resultados das enquetes do Blog Política de Itaguaí.
Da análise conjunta desses dados, podemos observar que existe um grande desinteresse do cidadão em acompanhar os trabalhos dos vereadores da cidade comparecendo as Sessões e que ao mesmo tempo, existem maiores dificuldades para entrar em contato com os vereadores. O contato citado pode ser uma solicitação de intervenção pública na localidade, uma idéia sobre uma lei ou até denúncias visando colaborar naquele que é um dos trabalho do legislativo: fiscalizar o executivo. Nem sempre se quer ou precisa pedir algo.

O fato do número alto de pessoas que nunca assistiram a uma Sessão na Câmara não está indicando que existam somente desinteressados politicamente na cidade mas sim a situação de as Sessões acontecerem nas terças e quintas, as 18h, dia útil e horário em que muitos chegam do trabalho faltando forças para tal atividade. E nesse ponto entra o alto índice de pessoas que não conseguem se comunicar com os membros do legislativo municipal: dos 11 vereadores, somente 4 possuem páginas na internet ( Márcio Pinto (com Twitter também); Nisan César; Beto da Reta; Vicente Rocha ), 1 que não possui página mas costuma ler e-mail e responder as solicitações ( Toni Coelho ) e 6 que nem costumam abrir suas caixas de e-mail oficiais da Câmara de Vereadores (Jorginho; Abelardinho; Carlos Kifer; Robertinho; Lenilson; Silas Cabral. OBS: SE POSSUEM E-MAIL OU SITE E ESTAMOS ENGANADOS, ENVIEM AO BLOG QUE CORRIGIREMOS E AJUDAREMOS A DIVULGAR).

Esse quadro mostra que nós cidadãos devemos cobrar maior respeito por parte de alguns dos Vereadores e da própria Câmara de Vereadores (que tem seu site fora do ar há meses) e abertura para prestação de contas de seus mandatos. Nem todos os cidadãos da cidade, podem se dirigir a Câmara de Vereadores para conversar e acompanhar seu vereador, por isso se faz necessário uma adequação, até mesmo através de lei obrigando a criação de sites e acompanhamento dos e-mails, para que esse cidadão trabalhador e que sinta vontade de exercer seu direito à cidadania possa se comunicar com o seu vereador ou com todos.

Parabéns aos vereadores que se mostram dispostos a acompanhar a tecnologia e um pedido aos demais: cresçam junto com a cidade!!!!

Vamos ao debate!!!!

Postar um comentário

  1. Gostaria de parabenizar os debatedores do Blog é através da troca de opiniões que começamos a conscientização da nossa sociedade, sempre respeitando o ponto de vista de todos, estava observando os resultados da enquete do Blog e podemos identificar que as pessoas preferem criticar do que participar mais ativamente da vida política da cidade, pouco acesso às sessões e com os vereadores, quem não consegue contato com os vereadores no qual votaram, basta ir nas sessões legislativas, no meu caso em particular procuro sempre manter este contato, Professor Fabiano na Globonews na Cidades e Soluções foi feita uma matéria sobre as cidades inovadoras realizada em Curitiba, imprensa todas tem as suas diretrizes, estou repetindo o comentário do último tópico pois achei o assunto adequado para esta análise.

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos eleitores(o Povo), não assistem as seções e nem se comunicam com os vereadores em quem votou, porque eles sabem muito bem como escolheram seus candidatos.Os eleitores tem vergonha pois sabem que não pode cobrar NADA naquela Casa, e muito menos dos vereadores eleitos.

    Os vereadores não tem conta nenhuma para acertar com os seus eleitores.

    Hoje, pelo menos uns 40.000 eleitores de Itaguaí não tem condições,moral, para exigir alguma coisa da câmara.

    "Cada eleitor tem o político que merece".

    FUI CLARO?????

    ResponderExcluir
  3. Neuci só lamento pelo seu pensamento, espero que este blog traga clareza e pensamentos para que a nossa cidade escolha os seus representantes, buscando sempre a melhora das condições de vida dos seus habitantes, fora deste objetivo para que participar, se voce for na câmara pode me procurar que com certeza será bem tratado e terá alguem para partilhar idéias, apesar que para presidente, eu sou carioca e prefiro a Dilma e espero te convencer que é a melhor opção para o nosso Rio de Janeiro e em especial Itaguaí, Neuci espante as suas mágoas.

    ResponderExcluir
  4. nesta história temos sempre duas possibilidades: achar que somos nós os autores das ideias que encontramos na nossa cabeça; ou, por outro lado, mantermo-nos sempre receptivos para que a nossa cabeça, como boa antena colectora de ideias, seja confortável o suficiente para que elas se amiguem de lá pousar. Pelo sim pelo não, vou mais por deixar a cabeça suficientemente livre e vazia de qualquer pensamento para que eles nunca se incomodem de lá parar para ganhar força e seguir adiante.

    ResponderExcluir
  5. Danilo Cabral de Aguiarsexta-feira, 16 abril, 2010

    Sempre, quando possível, assisto as sessões do Senado Federal através da TV Senado, acredito que o que falta a Câmara Municipal seja um veículo que torne público as ações do legislativo municipal.

    Sugestão: Uma TV pela internet, para fazer qualquer transmissão (seja profissional ou amadora), o site Livestream disponibiliza um pequeno software que transmite o sinal gerado em nootebook (por exemplo) e leva até o servidor, a partir daí o sinal é distribuído pela rede(http://www.livestream.com).

    Se a Câmara Municipal realmente tem interesse em tornar público suas reuniões, só precisa de um Nootebook, Webcam e um Velox / Velox 3G e só!

    Acredito que o professor Fabiano colocaria o link da WebTV da Câmara em seu blog e até mesmo seria melhor para todos nós acompanhar os trabalhos, mesmo que seja a distância!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a idéia do Professor Danilo e farei esta sugestão a mesa diretora da Câmara Municipal de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  7. Não é o meu pensamento Vereador Marcio Pinto, é a realidade.

    Se o senhor tem alguma dúvida, que tenho certeza que não tem, faça uma enquete com a seguinte pergunta:
    Como são eleitos os Vereadores de Itaguaí?
    - Por capacidade?
    - Pela biografia?
    - Pelo currículo?
    - Ou pelo jabá?

    E quanto a Dilma, o seu apoio só confirma o que eu disse.Onde que um político de longa data, como o senhor, apoiaria uma candidata que nunca exerceu um cargo político, que nunca administrou uma associação de moradores; a ficha da mulher é mais suja que "pau de galinheiro", o único feito que atribuído à ela é o tal "PAC", que gasta mais em propaganda e super-faturamento(dados do M.Público e da Policia Federal), do que no programa em si.

    Se senhor acha que o PT na presidência, de novo, seria a melhor opção para o Rio e principalmente Itaguaí, então me explique: por que o PT e toda a base aliada do Governo(que quer tanto o "bem" do Rio), está tentando, e vai conseguir, tirar os royaltyes do Petróleo do nosso Estado e Municípios?
    * E não venha me dizer que Lula e Dilma não sabia dessa trapaça!

    Já basta o Próprio dizendo isso à mais de 8 anos: eu não sabia, eu não sabia, eu não sabia...

    Mágoas??? não tenho, pois não sou filiado ou idólatra de nenhum partido e muito menos de algum político; ao contrário, políticos e partidos não vão me decepcionar NUNCA. Podem no máximo, me surpreender.

    Ah, em Itaguaí ninguém ainda me surpreendeu. Não que algum(político), esteja preocupado com isso...

    Um abraço!!! e sem mágoas...rs

    ResponderExcluir
  8. Cuidado Neuci, os políticos de Itaguaí são especialistas em surpreender (as pessoas que incomodam)... com um tiro na testa!!!!

    ResponderExcluir
  9. OBS: infelizmente o Blog Política de Itaguaí está sendo obrigado a começar um trabalho de intervenção:

    Apagar comentários postados com notícias copiadas e coladas. Tais notícias não contribuem em nada com o debate.

    Enviem para o e-mail do blog e publicaremos se possível: politicadeitaguai@gmail.com

    Desculpem!!!!
    Jamais pensamos em fazer isso pois vai contra os objetivos do blog. Mas na falta de bom senso...

    Esperamos que entendam.

    ResponderExcluir
  10. Neuci, entendo a questão da ex-ministra Dilma não ter exercido nenhum cargo político, mas para Itaguaí o governo do Presidente Lula, trouxe para a nossa cidade é claro que nem todos ainda estão prontos os seguintes empreendimentos, duplicação da rodovia Rio Santos, arco metropolitano, base e estaleiro da marinha, base do pré sal, usiminas, porto da llx, e várias empresas que virão se instalar devido a esta quantidade de empreendimentos, será que José Serra não irá preferir alguns destes empreendimentos para São Paulo?, se dinheiro fosse tudo numa eleição dificilmente eu estaria vereador, quanto ao anônimo que mandou tomar cuidado lamento pela sua opinião, pois ninguém é obrigado a participar do debate no blog, se participo tenho que estar preparado para as divergências de opinião, e considero tanto o Neuci como outros excelentes debatedores, como não sou o dono da razão, cada um pensa de uma maneira, mas a finalidade é a mesma prepararmos a nossa cidade para conscientizarmos e planejarmos o que seja o melhor para o cidadão.

    ResponderExcluir
  11. Bem Vereador Marcio Pinto,

    Como eu disse no ultimo comentário, que "nenhum vereador de Itaguaí ainda não me surpreendeu", eu quero retificar neste, que o senhor tem sido uma exceção. Esse é o caminho!

    E quanto à Dilma:
    1) Ela definitivamente, não é o Lula.

    2) Mesmo que fosse, o que o senhor citou como benefício para o nosso Município tá mais é no papel, ex.:
    a - Duplicação da Rio-Santos - se arrastando à mais de 3 anos e colecionando vítimas.
    b - Arco Metropolitano - só daqui à 3 anos, talvez, estará pronto.
    c - Base e Estaleiro - do jeito que a NUCLEP honra os seus pagamentos com as empresas que presta serviços pra ela, talvez não sairá do papel nem uma traineira, quanto mais submarino.
    d - Base do Pré Sal - nem o Pré Sal saiu do papel; e existência desse petróleo ainda é dúvida dentro da própria Petróbras.
    e - Usiminas - empresa privada, com Dilma ou sem Dilma.
    f - LLX - empresa privada, com Dilma ou sem Dilma.

    3)Serra como Governador de São Paulo, se concorresse a reeleição, ganharia com 90% dos votos válidos, não por ser indicado por alguém, mas pelo excelente trabalho naquele Estado.

    ResponderExcluir
  12. Ex-Ministra por ex-Ministra, eu fico com Marina Silva. Ela sim! tem uma biografia invejável.

    E como todo mundo que presta, foi rejeitada por Lula e o PT.

    Trocar Marina por Minc(fumaça), só o PT mesmo...no PT só fica a nata, vocês sabem de que?

    ResponderExcluir
  13. Sobre esse serviço indicado pelo Danilo, a Câmara já investiu um dinheiro para criar essa transmissão das Sessões on line... quando eu podia comparecer as sessões, eu vi as câmeras. O negócio é que se funcionou, foi só 1 vez e nunca mais se falou disso.

    E para piorar, a Câmara de Vereadores de Itaguaí é a única da região, que possui site, que está com o site fora do ar. Guardo aquela esperança, aquela que o Neuci vira e mexe chama de inocente, de que na verdade está sendo feito um novo site. Aí que nunca terá transmissão on line das sessões. Eu que não vou para a Câmara levar meu netbook e montar um serviço de transmissão on line, se a Câmara já investiu nisso. Acho melhor uma auditoria sobre esse investimento...

    Câmara não ter um site, vereadores que não leem e-mail e não possuem site, é sinônimo de cidade pequena e interiorana.

    Começo a me perguntar se todos os vereadores querem mesmo o tal do "progresso" para a cidade... se nem eles progridem, como podem querer algo assim para a cidade?

    ResponderExcluir
  14. Sobre a participação do Vereador Márcio Pinto no Blog, acho que devemos respeitar ele por essa atitude pois se arrisca a expressar sua opinião, abrindo espaço para comentários que discordam dele.

    Acredito que quando o Neuci fala de surpresa em relação ao Márcio Pinto, fala disso.

    Por que os outros vereadores não participam também? Eles sabem da existência do blog... se não sabem mostram o quão desinformados sobre a cidade estão.

    No mundo moderno da administração e do legislativo, falar com o povo e ouví-lo não é só quando alguém vai lá no gabinete do eleito... mas também usar a internet para isso.

    Parabéns ao Márcio Pinto, ao Nisan e ao Beto da Reta pelos sites atualizados.

    Parabéns ao Toni Coelho por disponibilizar o e-mail para divulgação.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item