Conferência Nacional das Cidades em Itaguaí

Jornal Atual , 21 de maio de 2010. Lideranças se reuniram para determinar os principais pontos da política do crescimento ordenado do municí...

Jornal Atual, 21 de maio de 2010.
Lideranças se reuniram para determinar os principais pontos da política do crescimento ordenado do município

Com o objetivo de discutir o combate a desigualdades sociais e a ampliação do acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte, a Prefeitura de Itaguaí realizou, na terça-feira (18), encontro no âmbito da 4ª Conferência Nacional das Cidades. O evento, realizado no Teatro Municipal, contou com a participação de autoridades municipais, representantes de movimentos sociais e populares, trabalhadores, empresários, entidades profissionais, conselhos profissionais, ONG´s e observadores. A conferência é preparatória para encontro nacional que ocorrerá de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília.
Quatro grupos de trabalho trataram de assuntos como a aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores, a integração da política urbana no território, política fundiária, habitação e saneamento. Os participantes avaliaram os resultados das conferências anteriores e as questões centrais de cada um dos problemas apresentados. Eles debateram também as dificuldades na implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), além de escolherem os onze delegados que representarão o município na conferência estadual de 21 a 23 de maio.

Crescimento com qualidade
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Maurício Vieira, a cidade tem avançado bastante em temas como acessibilidade, habitação, saneamento e política fundiária. Para ele, isso é resultado do volume de investimentos definidos nas plenárias do Orçamento Participativo. “A conferência é o espaço ideal de debate para que Poder Público e sociedade civil, possam buscar as melhores políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
Presidente dos Conselhos Comunitários da cidade, Pedro Lodi destacou a importância do encontro. “Este processo é fundamental para que se possa organizar um projeto de cidade para o futuro, o que é uma das funções dos conselhos”, afirmou. Representando o Poder Legislativo, o vereador Marcio Pinto cobrou o envolvimento dos governos federal e estadual no desenvolvimento de Itaguaí. Para ele, os investimentos que se instalam no município geram dividendos positivos em nível amplo, mas não há contrapartidas favoráveis para o município. “Uma verba federal destinada a Itaguaí ainda não foi liberada porque tem que passar pelo Governo do Estado. Temos que colocar atalhos nesse caminho, pois o município não pode ficar prejudicado por questões burocráticas. Itaguaí tem pressa para dar qualidade de vida, não só para as pessoas que residem na cidade, como para as que vão chegar”, argumentou Marcio Pinto.

Autor: WELINGTON CAMPOS

Postar um comentário

  1. Vou postar aqui, dez (10) obras que a nossa cidade precisa para avançar no crescimento, igual rabo de burro, pra baixo.

    * Reativação do ramal do trem: Itaguaí - Santa Cruz, sempre gostei da maria fumaça.

    * Uma Universidade pública (pode ser federal ou estadual), para que os jovens lá de fora estudem no lugar de nossos jovens.

    * Mais linhas de ônibus ligando Itaguaí a outras cidades visinhas como: Paracambí, Japerí, Queimados, Piraí...São Paulo, Miami...

    * Um mega concurso público municipal para acabar com o troca troca de favores entre a prefeitura, seus acessores e a câmara de vereadores.

    * Término do asfaltamento da estrada do Chaperó para que este chegue até o município de seropédica, encurtando pela metade o tempo de viagem, caso Seropédica volte a ser e Itaguaí, eles poderão chegar aqui para pedir esmola mais rápido.

    * 3 UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) em Chaperó, Estrela do Céu e entre Brizamar e Engenho.

    * Tirar do papel o projeto da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) a construção da Usina Nuclear de Itaguaí que será localizada em Santa Rosa. Nossa cidade ganhará milhões em Roylates!

    * Reabrir a ponte do distrito industrial (que cruza o canal do São Francisco) a todos os veículos, assim, para se dirigimos de Itaguaí rumo ao Rio de Janeiro, teremos duas opções de saída, igualmente, os traficantes de Santa Cruz, terão um acesso mais rápido a nossa cidade!

    * Investir duramente na construção da Termoelétrica de Itaguaí, mesmo se seja altamente poluente, ameaçando a vida de todos os seres vivos da cidade, vale a pena o prejuízo por causa dos que nossa cidade vai receber!

    * Tirar do papel o Depósito Nacional de Rejeitos Nucleares, a ser localizado em Santa Cândida. Hoje, temos vários protocolos de segurança que possivelmente evitaram qualquer desastre que talvez não ocorrerá! Os Roylates compenssam o risco.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item