Sessão da Câmara de Vereadores de Itaguaí: 08/06/2010 - Segundo Jornal Atual

CPI da Pedreira Sepetiba promete estender inspeções a outros empreendimentos da Ilha da Madeira As dificuldades que a Comissão Parlamentar ...

CPI da Pedreira Sepetiba promete estender inspeções a outros empreendimentos da Ilha da Madeira

As dificuldades que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedreira Sepetiba vêm encontrando para dialogar com representantes da empresa LLX motivaram os parlamentares que integram o grupo a contratar um escritório de advocacia para auxiliar na elaboração de um estudo sobre os impactos causados ao meio ambiente da Ilha da Madeira, em Itaguaí. Na sessão de terça-feira (8), o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente Rocha, anunciou que o trabalho técnico será estendido por toda a região. “Vamos inspecionar todos os empreendimentos na Ilha da Madeira, identificando os passivos que eles vão legar para a cidade”, disse o presidente.

A ideia de ampliar o trabalho da CPI, adotada esta semana, tem o objetivo de reunir um conjunto de informações para dar sustentação a eventuais cobranças de compensações ambientais. A CPI foi criada em razão da chuva de pedras que mais de uma vez caiu sobre as casas de moradores da Ilha da Madeira, em decorrência de explosões ocorridas na pedreira. Desde então os integrantes da CPI tentam, sem sucesso, uma reunião com representantes da LLX. Moradores do local reclamam também que sofrem pressões para que deixem suas casas sem que haja o que consideram um programa ideal de reassentamento.

Vereadores vão a Beltrame

“Eles têm que entender que segurança pública não é só na Zona Sul. Aqui no interior a gente que ter segurança também”. A afirmação do vereador Nisan Cesar, na sessão de terça-feira, dá bem o tom da argumentação que uma comitiva de vereadores de Itaguaí pretende levar à Secretaria de Estado de Segurança. Os parlamentares querem encontrar o secretário José Mariano Beltrame, de quem vão cobrar o aumento do efetivo da cidade em torno de 50%.

O principal argumento que os vereadores de Itaguaí vão utilizar perante o secretário Beltrame são os números que o próprio Nisan exibiu em recente sessão, segundo os quais a relação entre policiais e população adotado nas chamadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) superam em muito o padrão estabelecido como ideal pela Organização das Nações Unidas. De acordo com o organismo internacional, é aceitável a mobilização de um policial para cada grupo de 220 a 250 moradores. Nas celebradas UPPs, no entanto, a relação é bem mais reduzida, chegando a 1 policial para cada grupo de 25 pessoas, na Providência; ou 1 PM para cada 41 moradores na de Tabajaras. Já em Itaguaí a relação ganha contornos abissais, com 1 PM para das 2069 pessoas.

Autor: RENATO REIS
Jornal Atual, 11 de junho de 2010.

Notícias Relacionadas

Sessões da Câmara 1497212530008289756

Postar um comentário

  1. Na realidade a Cpi da Pedreira Sepetiba é de um fato determinado, o trabalho técnico que será realizado nos outros empreendimentos será realizado pela Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  2. Se nada mudar na forma que a secretaria de Segurança trata Itaguaí, o futuro da cidade estara marcado pelo caos com assaltos, favelas, traficantes, máfia de contrabandistas do porto e muito mais. Vou colocar tudo issona conta do seu Cabral e do Beltrame.

    ResponderExcluir
  3. Na festa da inauguração da obra do túnel da LLX, na Pedreira Sepetiba, soube através de fontes presentes, que alguns vereadores fizeram papelão ao tentar ficar sempre na foto ou paparicando Eike Batista, seus familiares e executivos.

    Será que a maioria dos vereadores de Itaguaí estão querendo mesmo fiscalizar a Pedreira Sepetiba e bater de frente com o Eike? Digo que confio na vontade de alguns vereadores em fazer algo que amenize a situação mas acho que como a maioria quer ficar bem na foto com o Eike e não com a população da Ilha da Madeira, esse trabalho será em vão.

    Espero que esteja errado!!!!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item