Análise Geral: Campanha sem conteúdo

Há algum tempo ficaram explicitadas as estratégias básicas de campanha dos dois candidatos presidenciais que dominam o noticiário: José Serr...

Há algum tempo ficaram explicitadas as estratégias básicas de campanha dos dois candidatos presidenciais que dominam o noticiário: José Serra deseja um embate de currículos, buscando valorizar sua maior experiência. Dilma deseja um embate de governos, buscando valorizar a maior popularidade da gestão da qual fez parte.

De qualquer forma, não há disputa de propostas. Há disputa de biografias ou disputa de gestões. Há passado, não há futuro.

Agora chega o momento da divulgação dos programas de governo. O de Dilma foi lançado, contestado pelos partidos aliados por conta da radicalização do discurso petista e modificado, já tendo sido anunciada, acreditem, a terceira versão. O de Serra ainda não existe estruturado, tendo sido apresentadas como diretrizes apenas as íntegras de discursos recentes do candidato.

Os candidatos e as equipes estão preocupados com a campanha, mas pouco propõem. Dilma só afirma que continuará o que Lula tem feito. Serra vai um pouco mais além prometendo alguns ministérios importantes e garantindo a continuidade do Bolsa Família mas fica por aí.

No fim das contas, a campanha está sem conteúdo. Marina tenta denunciar este fato e colocar alguma substância no debate, mas sua falta de exposição e capilaridade prejudicam suas chances de sucesso.

Enquanto os brasileiros deveriam discutir seus próximos quatro anos no mínimo, passam o tempo de olho nas conveniências eleitorais expostas em praça pública e em uma discussão sobre o passado.

Tomara que o cenário mude. Torço para que isso aconteça e defendo esta tese dentro das minhas possibilidades.

Contudo, infelizmente, não creio muito que essa mudança vá ocorrer.

por Abner Vellasco
http://perspectivapolitica.com.br/2010/07/08/analise-geral-campanha-sem-conteudo/

Postar um comentário

  1. ALGUÉM PODERIA ME INFORMA QUANTOS PROCESSOS O Sr PREFEITO DE ITAGUAÍ TEM, DIZEM QUE SÃO MAIS OU MENOS 98 PROCESSOS ( NOVENTA E OITO) É VERDADE.

    ResponderExcluir
  2. SE VCS SOUBEREM POR FAVOR RELACIONE
    PRA GENTE

    ResponderExcluir
  3. Acredito que devemos divulgar, analisar, questionar e até participar do processo de criação dos planos de governo dos candidatos. Aqui no blog faremos isso assim que forem divulgados oficialmente.

    Infelizmente, tenho que dizer que nenhum dos candidatos, cumpre na íntegra esses planos. Se fosse assim, viveríamos num mundo melhor desde o fim da ditadura militar.

    ResponderExcluir
  4. ´´CHÉ via 13´´quinta-feira, 15 julho, 2010

    Dilma deverá ter um "Dilmamóvel" no Rio
    Publicada em 15/07/10
    Para poupar o fôlego da candidata e preservá-la do empurra-empurra e do tumulto próprios do corpo a corpo com militantes, eleitores, candidatos e jornalistas, a coordenação da campanha de Dilma Rousseff resolveu que a partir de agora, nas caminhadas ou passeatas, ela será colocada num pequeno jipe ou caminhonete, sempre que possível, para percorrer esses trajetos de rua. Nos moldes do "papamóvel", o "Dilmamóvel" será aberto para que a candidata vá acenando para os eleitores e populares, sendo seguida a pé por aliados.
    " Vamos colocá-la num jipinho ou uma pequena caminhonete para ela ir acenando e o povo andando ao seu lado " ´´inicio as 16 horas´´

    O novo estilo de corpo a corpo será inaugurado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro. Dilma vai liderar uma caminhada da Candelária até a Cinelândia, onde encontrará com o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o presidente Lula - que está com presença prometida para seu primeiro grande ato de campanha de rua ao lado da petista

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item