Entrevista do Prefeito de Itaguaí Charlinho ao Jornal Atual

Um dia depois de comemorar os 192 anos de Itaguaí, culminando com solenidade na Câmara Municipal e show de encerramento da Expo 2010, o pref...

Um dia depois de comemorar os 192 anos de Itaguaí, culminando com solenidade na Câmara Municipal e show de encerramento da Expo 2010, o prefeito Carlo Busatto Junior recebeu como presente dados que mostram significativa evolução da Educação no município. Divulgados por um grande jornal carioca, os dados revelam que a cidade saiu do patamar das dez piores do estado, emplacando a Escola Municipal Vereador Américo Rodrigues de Amorim como a 29ª colocada entre as 100 melhores do estado, do 1º ao 5º ano. Na avaliação, a unidade ocupa o 692º lugar entre as mais de 43 mil escolas do Brasil. Outro ponto positivo para Itaguaí é que nenhuma das unidades municipais figura no ranking das 100 piores do estado. Entusiasmado com os números, Charlinho recebeu o ATUAL para uma conversa de quase duas horas. “Temos o que comemorar. Estamos no patamar de bom, mas acredito que em breve estaremos no de ótimo”, festejou. A seguir destacamos os principais trechos da entrevista, numa franca análise sobre pontos importantes de sua administração e as perspectivas para o futuro. Na entrevista, Charlinho antecipa apoio ao vereador Jorginho, na sucessão à Câmara Municipal de Itaguaí e enfatiza a importância da dobradinha dos candidatos Andreia Busatto e Fernando Jordão em favor da região.

EDUCAÇÃO

Temos o que comemorar. Estamos no patamar de bom, mas acredito que em breve estaremos no de ótimo. Já inauguramos 13 colégios e oito creches. Este ano serão mais duas creches e quatro colégios, tudo em horário integral. Já estamos com 65% da rede em horário integral. Com isso, as crianças não ficam nas ruas, têm uma convivência social melhor, com alimentação, e os pais ficam tranquilos. Pegamos a rede com 11 mil alunos; estamos com 23 mil.

POPULAÇÃO

Perdemos uns oito mil habitantes de Chaperó, que o IBGE conta para Seropédica. Eles fazem uma avaliação num período e depois acrescentam um percentual padrão, mas não é o que acontece com Itaguaí, pois é um dos municípios que mais mudou. Um shopping está em plena construção, teremos duas escolas técnicas e meia dúzia de grupos estudando a construção de condomínios, como fazem as grandes empresas. O nosso objetivo é que esse pessoal parta para a construção de condomínios, que têm segurança, serviços e infraestrutura, atraindo uma população de maior renda.

COMÉRCIO E SERVIÇOS

A gente vai ter condição de, quando precisar de uma coisa melhor, não ter de ir ao Rio. E vamos começar a atrair o pessoal do entorno, de Mangaratiba, Santa Cruz e Seropédica. Precisamos ser referência em tudo. Volta Redonda não vive sozinha? Vive em torno da CSN. Aqui serão várias grande empresas. O túnel da Grota Funda e o Arco Metropolitano vão encurtar os acessos a Itaguaí. Vai ser show! Isso aqui vai ser um pólo.

PARCERIAS PÚBLICAS

Através de parceria com o Ministério Público, vamos trazer os Direitos Difusos de Nova Iguaçu para cá. O mesmo acontece com o Ministério do Trabalho, o INSS, o Detran, para quem cedemos um terreno.

TENDÊNCIAS

A tendência é que a cidade abrigue residências com lotes de 600 m², para que regiões como Mazomba, Piranema e Santa Cândida não percam suas características. Coroa Grande, por exemplo, vejo como Muriqui, um lugar com moradores, mas que também abrigará veranistas. Já o comércio do Centro deve visar os homens de negócios que vêm para a cidade, com restaurantes, por exemplo. O lazer eu vejo até certo ponto.

PIER DE COROA GRANDE

Não existe qualquer documento dizendo que o píer pertence ao município, ao estado ou à união, o que me impede de construir ali sem saber quem é o dono. É preciso investir ali uns R$ 20 milhões pela complexidade da obra, mas não posso fazer isso, pois tenho que prestar contas ao Tribunal de Contas. Está tudo corroído. Não dá para apenas consertar. A gente tem de discutir ali a situação de propriedade. Por mais que eu queira fazer, eu não posso. É um impasse que exige uma solução.

ILHA DA MADEIRA

É necessário reforçar a pesca ali. Nas parcerias que fizemos com Marinha e LLX, exigimos um entreposto de pesca, a reformulação da orla, a construção de uma praça e de um cais turístico para estimular o turismo voltado para a pesca. Precisamos construir ali um mercado. Ao passar pela Rio-Santos, o cara vem comprar isca e peixes, por exemplo, direto do produtor ao consumidor.

PARQUE MUNICIPAL

Já assinamos um convênio com o Eike Batista para um investimento de R$ 20 milhões. Compramos a área e ele vai se encarregar da construção. Passando do estipulado ainda podemos colocar alguma coisinha. A obra deve começar em dez dias. O parque é muito importante para a cidade.

OBRAS NO CENTRO

Todos os prefeitos, em todo o lugar, têm a fama de mexer logo no Centro, mas vi que a periferia daqui estava pior que o Centro, por isso comecei por lá, com creches, escolas; vou asfaltar todas as ruas dos bairros e cada um deles vai ganhar uma praça. Estou vindo de lá para cá. As obras no Centro e no Calçadão vão exigir muita conversa. Vamos ter de erguer um mercado municipal para reorganizar o comércio. Essas obras devem começar em maio de 2011. O calçadão será coberto, semelhante ao de Bangu.

UM FUTURO PAVILHÃO

Precisamos, sim, de um espaço versátil na cidade, para feiras, até uma Feira da Providência regional. Precisamos ver uma área para termos a ideia de tamanho, para termos a exata noção de dimensão.

CÂMARA MUNICIPAL

Temos um presidente companheiro, com quem tenho um bom relacionamento, apesar de a gente divergir em algumas coisas. A Câmara é heterogênea e a gente tem de respeitar os objetivos dos vereadores.

ELEIÇÕES 2010

Essa é uma oportunidade importante para elegermos representantes que possam dar suporte a todos os prefeitos da região. A hora é essa, pois agora não há divisão com vários candidatos. Está tudo somando direitinho para a região, que já tentou várias vezes e não conseguiu. A Andréia Busatto e o Fernando Jordão vêm cumprir esse papel. Tenho certeza de que o povo vai entender isso.

SUCESSÃO NA CÂMARA

Agora que o Vicente Rocha colocou que era seu último ano como presidente, pela primeira vez vou me envolver, apoiando o Jorginho para presidente. É um momento importante em que temos que ter lá uma pessoa mais próxima do Executivo. Os vereadores que compreenderem o nosso projeto de governo vão me seguir. O Jorginho tem demonstrado bom relacionamento, tem palavra firme. Todos são companheiros, mas está na hora de o Jorginho presidir o Legislativo. Para o restante da Mesa Diretora, não vou interferir; eles devem negociar.

OPÇÃO PARA A SUCESSÃO

É cedo para pensar nisso. Na hora em que eu pensar em alguém vou me convencer que já concluí o meu trabalho, o que ainda não aconteceu. A gente ainda tem tanta coisa para fazer neste período. Vamos fazer quase o tanto o que já fizemos até agora. Mesmo assim, vejo hoje que há uns quatro ou cinco nomes que têm condição.

O FUTURO PÓS-GOVERNO

Não quero nem pensar nisso agora, senão eu desanimo! Na política não dá para ter sonho, mas é certo que depois da prefeitura vou descansar uns três meses. Não me afastarei da política. De Itaguaí eu não saio mais!

Autor: MARCELO GODINHO E RENATO REIS
Jornal Atual, 09 de julho de 2010.

Postar um comentário

  1. nos 5 anos do charlinho em itaguaí é a segunda vez que ele erra feio pois a primeira foi ter pedido voto para o jorginho

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedora essa entrevista do Charlinho.

    Só senti falta de alguma informação a respeito do Concurso Público para a Prefeitura de Itaguaí.

    Sobre o comentário anterior, venho dar meu apoio.

    ResponderExcluir
  3. Concurso público eu só acho q vai rolar no final do mandato ...
    embora ele diga que olhe masi para a periferia ele tb não precisava deixar a praça central daquele jeito ...

    ResponderExcluir
  4. ele tem que empossar os candidatos que passaram no concurso no tempo do senhor abelardo
    passarão com nota 10 no concurso

    jorginho
    fabinho
    lula e cia
    cada um tem + de um milhão pra receber de atrazado tá na justiça parece que ganharão e vão ter que ser admitido...

    ResponderExcluir
  5. Sou muito sincero em dizer que não poderia aceitar menos do que foi feito até agora na gestão do Charlinho, porque além de ter votado nele fiz campanha acreditando que haveria mudanças nesta Cidade, entendo que existem muitas coisas para se fazerem ainda, mas também entendo que o que foi feito e está por se fazer é nada mais nada menos que obrigação do poder Público e respeito ao voto dos eleitores, por isso não existe motivo pra ninguém se vangloriar pelo que foi feito nesta Cidade até porque ninguém tirou dinheiro do seu bolso pra fazer nada, foi tudo feito com dinheiro Público, ou seja com dinheiro nosso. Aqueles que continuarem fazendo suas obrigações como administradores públicos teram não só meu reconhecimento e meu voto como de também de toda população.

    ResponderExcluir
  6. ´´Mijando Em Via Pública ´´
    Vinha certo prefeito e uma comitiva de seguranças caminhando em uma rua quando o prefeito se viu apertado para urinar:
    — E agora, companheiros, o que faço?
    — Faz aí mesmo, prefeito, disse um dos seus assessores. A gente faz uma barreirinha! Nisso, um guarda que passava viu o ato em via pública.
    — Ahá! Apanhei-te! Isso é atentado ao pudor! Oh! Me desculpe Senhor Prefeito, não vi que era o senhor...
    — Não, companheiro, a Lei é para todos. O que eu estava fazendo é errado e você vai me multar e até prender se for o caso.
    — Senhor Prefeito, não vou prender o senhor...
    — Vai sim, se tiver na Lei.
    — Não, não vou...
    — Vai!
    — Senhor Prefeito o senhor já fez tanta cagada, acha que eu vou prendê-lo por uma mijadinha de nada?

    ResponderExcluir
  7. O PREFEITO CHARLINHO É MUITO DO FINGIDO,UMA LEI FEDERAL QUE SAIU PARA REGULARIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAÍS EM ITAGUAÍ (A LEI LC 128/2008, artigo 4º parágrafo 3º.) ENTROU EM VIGOR NO DIA 01.07.2009 E É DE NÍVEL NACIONAL. POR SUA VEZ O PREFEITO DERRESPEITA A LEI CRIANDO LÉIS MUNICIPAIS DIFICULTANDO A REGULARIZAÇÃO DOS EMPRRENDEDORES.
    A LÉI DIZ QUE O MUNICÍPIO DEVERÁ CONCEDER ALVARÁ ESPECIAL AO EMPREENDEDOR SEM COBRANÇA DE NEM UMA TAXA OU CUSTO.O PREFEITO CHARLINHO COBRA TAXAS E FAZ EXIGÊNCIA GERANDO CUSTO AO EMPREENDEDOR.ISSO SEM FALAR QUE AS EXIGÊNCIAS SEMPRE GERA LUCRO A PREFEITURA,ASSIM O PREFEITO ARRECADA MAIS E EMBOLSA MAIS TAMBEM.A LÉI DEVE SER RESPEITADA,POIS É UMA LEI FEDERAL,SE O MUNICÍPIO NÃO RESPEITA UMA LEI FEDERAL COMO O CIDADÃO DE ITAGUAÍ VAI RESPEITAR
    UMA LÉI MUNICIPAL?
    AS OBRAS SÃO DE FAIXADAS,POIS O LUCRO QUE AS EMPRESAS TEM COM AS OBRAS SEMPRE VÃO PARA O BOLSO DO CHARLINHO,POIS OS VALORES SÃO REPASSADOS PARA ELE.
    ALÉM DISSO QUANDO VAMOS À PREFEITURA PARA FALARMOS DO ASSUNTO COM O PREFEITO CHARLINHO,ELE SE ESCONDE E NUNCA ATENDE.PROVA DISSO FOI UMA PROCURA AO PREFEITO NO MÊS DE JUNHO,ONDE O MESMO CHARLINHO FEZ UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL ESPERAR O DIA TODO E ELE NÃO O ATENDEU.A SECRETÁRIA DO PREFEITO HAVIA CONFIRMADO QUE O PREFEITO O ATENDERIA,PORÉM O ATEWNDIMENTO NÃO OCORREU.
    ENFIM,O PREFEITO DERRESPEITA LÉI MUNICIPAL A FIM DE LUCRAR MAIS,POIS ELE QUER O DINHEIRO DA PREFEITURA TODO PRA ELE,ELE ESTÁ SUGANDO ITAGUAÍ.

    ResponderExcluir
  8. O PREFEITO CHARLINHO É MUITO DO FINGIDO,UMA LEI FEDERAL QUE SAIU PARA REGULARIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAÍS EM ITAGUAÍ (A LEI LC 128/2008, artigo 4º parágrafo 3º.) ENTROU EM VIGOR NO DIA 01.07.2009 E É DE NÍVEL NACIONAL. POR SUA VEZ O PREFEITO DERRESPEITA A LEI CRIANDO LÉIS MUNICIPAIS DIFICULTANDO A REGULARIZAÇÃO DOS EMPRRENDEDORES.
    A LÉI DIZ QUE O MUNICÍPIO DEVERÁ CONCEDER ALVARÁ ESPECIAL AO EMPREENDEDOR SEM COBRANÇA DE NEM UMA TAXA OU CUSTO.O PREFEITO CHARLINHO COBRA TAXAS E FAZ EXIGÊNCIA GERANDO CUSTO AO EMPREENDEDOR.ISSO SEM FALAR QUE AS EXIGÊNCIAS SEMPRE GERA LUCRO A PREFEITURA,ASSIM O PREFEITO ARRECADA MAIS E EMBOLSA MAIS TAMBEM.A LÉI DEVE SER RESPEITADA,POIS É UMA LEI FEDERAL,SE O MUNICÍPIO NÃO RESPEITA UMA LEI FEDERAL COMO O CIDADÃO DE ITAGUAÍ VAI RESPEITAR
    UMA LÉI MUNICIPAL?
    AS OBRAS SÃO DE FAIXADAS,POIS O LUCRO QUE AS EMPRESAS TEM COM AS OBRAS SEMPRE VÃO PARA O BOLSO DO CHARLINHO,POIS OS VALORES SÃO REPASSADOS PARA ELE.
    ALÉM DISSO QUANDO VAMOS À PREFEITURA PARA FALARMOS DO ASSUNTO COM O PREFEITO CHARLINHO,ELE SE ESCONDE E NUNCA ATENDE.PROVA DISSO FOI UMA PROCURA AO PREFEITO NO MÊS DE JUNHO,ONDE O MESMO CHARLINHO FEZ UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL ESPERAR O DIA TODO E ELE NÃO O ATENDEU.A SECRETÁRIA DO PREFEITO HAVIA CONFIRMADO QUE O PREFEITO O ATENDERIA,PORÉM O ATEWNDIMENTO NÃO OCORREU.
    ENFIM,O PREFEITO DERRESPEITA LÉI FEDERAL A FIM DE LUCRAR MAIS,POIS ELE QUER O DINHEIRO DA PREFEITURA TODO PRA ELE,ELE ESTÁ SUGANDO ITAGUAÍ.

    ResponderExcluir
  9. "É mesmo verdade que a maior parte dos males que ocorrem ao homem são provocados por ele próprio." (Plínio)

    ResponderExcluir
  10. charlinho porque o senhor desconta o inss dos empregado e nao costa nada pago no inss pelo menos de alguma vantagen pra seus funcionarios da educaçao como sexta basica ou auxilio passagens pois adoro o senhor como prefeito sou muito grata agradeço obrigado

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item