Respostas do Jorge Picciani ao Blog

Jorge Picciani - 155 - Candidato ao Senado 1) Por que o senhor se lançou candidato a senador e quais suas propostas? R - Meu ciclo se ...

Jorge Picciani - 155 - Candidato ao Senado

1) Por que o senhor se lançou candidato a senador e quais suas propostas?

R - Meu ciclo se encerrou na Alerj após 20 anos como deputado estadual e oito como presidente da Casa, e a experiência que ganhei durante estes anos vai contribuir muito neste novo desafio em Brasília. Nosso estado precisa de um senador que o defenda efetivamente – hoje o único com esse perfil é o senador Francisco Dornelles – e minha trajetória me credencia a fazer um bom trabalho nesse sentido. Sou conhecido por ser um grande articulador político, mas também pela minha capacidade de resistir e lutar. Quero ser Senador para defender o Rio, os princípios do Estado Democrático de Direito, o direito à vida e os valores cristãos. E para fazer do meu gabinete uma sucursal das prefeituras do Rio em Brasília. Quem me conhece sabe que, assim como as portas do meu gabinete da Alerj sempre estiveram abertas a atender os prefeitos, sindicatos e cidadãos, buscando soluções para os seus problemas, o mesmo acontecerá quando eu for senador. O apoio que tenho da absoluta maioria dos prefeitos e da classe política como um todo é a maior prova dessa confiança, que não se constrói em uma eleição. Ela é o resultado de um trabalho de 20 anos atuando com base na palavra e no compromisso. Quero ser senador para ajudar o governador Sergio Cabral e os 92 prefeitos, independentemente de partidos, a trazer os recursos que tanto precisamos para manter o Rio na rota do crescimento econômico e social. Eu quero somar forças ao senador Francisco Dornelles (PP) para impedir que golpes como o que retirou os royalties do petróleo do estado sejam aplicados no Rio de Janeiro. Meu currículo de bom articulador – que busca sempre o entendimento, mas que também não foge da luta se preciso for – me credencia a isso. Em suma, quero ser senador para continuar somando forças em defesa do estado do Rio e de sua população.

2) Qual o papel de um senador para o Estado e para o país?

R - Hoje o Senado virou mais uma poderosa Câmara dos Deputados reduzida. Mas não é esse o seu papel. O Senado representa a federação. Por isso cada Estado tem o mesmo número de senadores, 3. A função legislativa do Senado deve focar o equilíbrio federativo. Os senadores têm a obrigação de estar imbuídos na defesa dos interesses do seu estado e ao mesmo tempo compreender que esse pacto fraternal entre as unidades da federação não pode ser quebrado. É o que ocorre, agora, na discussão da distribuição dos royalties de petróleo do Rio entre todos os municípios do Brasil. Um estado não pode ser prejudicado dessa forma. É preciso ter capacidade de articulação política e espírito de luta. E isso, modéstia a parte, eu tenho. Nesse episódio dos royalties, sentimos na pele a diferença que faz ter senadores fortes em Brasília trabalhando pelo Rio. Eu e o Dornelles, que temos perfis complementares, faremos uma dobradinha e tanto em Brasília.

3) Como o senhor avalia a importância de Itaguaí para o Estado do RJ?

R - Itaguaí é uma cidade que cresce e se solidifica como um pólo empresarial e industrial, focado em atrair este tipo de investimento sobretudo pela infraestrutura já instalada. Dentre os investimentos, eu citaria o Porto de Itaguaí, o Porto da LLX, que está sendo construído, a proximidade da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, e a construção do Arco Metropolitano, dentre outros. Reconhecendo este potencial e a importância de atrair investimentos estruturantes, a Assembleia Legislativa aprovou em outubro do ano passado uma lei que reposicionou a cidade na Região Metropolitana (antes ela fazia parte da região da Costa Verde). Isso permitiu que ela passasse a ser beneficiada com investimentos, favorecendo o desenvolvimento do município. Além disso, aprovamos o Bilhete Único, que ajudou os moradores reduzindo o preço das passagens. Mas é preciso avançar mais. A demanda por mão de obra para atender a estes empreendimentos está crescendo e precisamos investir em Educação para que estas vagas que estão se abrindo sejam ocupadas pela população local.

4) Como um senador da República pode ajudar a cidade de Itaguaí em seus trabalhos no Congresso?

R - Sou um municipalista por convicção. Neste sentido, quero ser em Brasília um defensor dos municípios e do nosso estado. Manter meu gabinete aberto aos prefeitos e ajudá-los em suas demandas. Estarei sempre de portas abertas para ajudar a melhorar a vida das pessoas e isso se faz aprovando boas leis e, sobretudo, atuando na articulação e na união de forças para viabilizar que os investimentos atendam todo o estado e ele possa crescer de forma sustentável.

5) Pretende visitar Itaguaí em sua campanha?

R - Estive em Itaguaí no dia 12 de julho com o prefeito Charlinho ( http://www.jorgepicciani.com.br/2010/07/prefeito-de-itagauai-apoia-candidatura-de-picciani-ao-senado/ ) e certamente voltarei outras vezes à cidade. Neste encontro, ressaltei a importância do apoio do prefeito ao meu nome e reafirmei, diante dele, da Andréia, que concorre a uma vaga como deputada estadual, e do candidato a deputado federal, Fernando Jordão, meu compromisso com a cidade.

6) Considerações finais:

R - Nas eleições de 2010, espero que os eleitores reconheçam o bom trabalho que vem sendo feito pelo governador Sérgio Cabral, observem as mudanças que estão em curso na sociedade e permitam que esse projeto tenha continuidade. Um projeto que está construindo um novo Rio de Janeiro. Um estado mais seguro, mais justo, com mais e melhores empregos, com investimentos em saúde e educação. Ou seja: hoje, temos um projeto de Estado, e não apenas um projeto de Governo. E que, ao terem oportunidade de conhecerem melhor a mim e ao meu trabalho, ao longo da campanha, da importância que tive na construção deste projeto, percebam que meu perfil e experiência me credenciam para defender o Rio e os interesses da população fluminense em Brasília. Porque eu sou um político conciliador por temperamento. Mas sei virar um leão se preciso for para defender o meu estado.

JORGE PICCIANI

Postar um comentário

  1. Assessoria Jorge Picciani - 155quinta-feira, 29 julho, 2010

    Cabral afirma que Rio precisa de um senador como Picciani

    Em almoço organizado por empresários e comerciantes de Jacarepaguá, nesta quarta-feira, dia 28 de julho, o candidato ao Senado pela coligação “Juntos pelo Rio”, Jorge Picciani, elogiou a capacidade de realização do empresariado fluminense. “A Associação Comercial de Jacarepaguá tem feito uma grande parceria com a Alerj e com o Governo Estadual. A partir disso estão sendo gerados empregos. O que move a economia é o empreendedorismo. Quero chegar ao Senado para defender a cidade do Rio, e especificamente, a região de Jacarepaguá. O Parlamento é uma casa de grandes conversas, por isso me sinto preparado.Vou buscar o entedimento entre o governador Sergio Cabral e a futura presidente Dilma Rousseff”, disse Picciani, que esteve ao lado do governador Sergio Cabral e do prefeito do Rio Eduardo Paes.

    O governador disse não ter dúvidas da eleição de Jorge Picciani para o Senado. “Vamos eleger a chapa de Picciani e Lindberg. A população precisa ter a noção da importância de um senador. Temos que ter um parlamentar como Picciani em Brasília. Ele conhece perfeitamente os municípios e todos os recantos do estado. Se temos uma siderúrgica como a CSA, é graças ao Picciani”, frisou Cabral

    Eduardo Paes fez coro com o governador. “Não podemos brincar com essa eleição para o Senado. O Rio precisa de alguém para dialogar com a prefeitura. Não tenho dúvidas da capacidade dele para representar o estado. Jacarepaguá vive um grande momento. Em breve teremos Transcarioca que ligará o bairro ao Aeroporto Internacional na Ilha do Governador”, concluiu.

    ResponderExcluir
  2. Eu só quero ver se o Picciane for eleito se ele vai continuar respondendo as perguntas desse blog.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item