Início da construção de lixão de Seropédica

Para entender esse CTR: HAZTEC ; RIMA CTR-Santa Rosa de 2007 (Seropédica); CTR Nova Iguaçú ; Gestão de Resíduos _______________ x ______...

Para entender esse CTR: HAZTEC; RIMA CTR-Santa Rosa de 2007 (Seropédica); CTR Nova Iguaçú; Gestão de Resíduos
_______________ x ___________________ x __________________

Está previsto para esta sexta-feira (13) o início da construção da nova central de tratamento de lixo, em Seropédica, na Baixada Fluminense. A licença para a obra foi concedida pela prefeitura do município.

De acordo com a empresa que ficará responsável pelo projeto, o aterro deverá começar a funcionar em dezembro e deve receber todo o lixo produzido no município do Rio, de Seropédica e Itaguaí. Pelo projeto, o solo terá duas camadas para impermeabilizar, com sistema de sensores para detectar e evitar um eventual vazamento no terreno.

Com o início das operações da nova central em Seropédica, o lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, deve ser desativado até 2012. O lixão já está com a capacidade esgotada. O chorume gerado pelo acúmulo de lixo e absorvido pelo solo pode contaminar a Baía de Guanabara.

Segundo a prefeitura do Rio, que também participa do projeto, Seropédica é o município mais adequado para receber a nova central de tratamento de lixo na região, porque ainda tem áreas desabitadas disponíveis para a implantação do aterro sanitário.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/08/inicio-da-construcao-de-lixao-de-seropedica-e-previsto-para-esta-sexta.html

Postar um comentário

  1. O lixo é um problema!!!! Infelizmente ele tem que ser depositado em algum lugar.

    Penso que a solução são Usinas de Reciclagem e até sistemas como esse que será implantado nesse lixão, com aproveitamento da energia que pode ser gerada com os gases da decomposição do lixo.

    Alguém sabe dizer se haverá algum tipo de reciclagem nesse lixão, ou só depositarão lá o lixo?

    Tenho medo dessa proteção para evitar vazamento do chorume não ser eficaz pois ali naquela região tem um importante aquífero e ese chorume pode contaminar a água.

    Mas se der algum problema, já sabemos os nomes que colocaremos na conta!

    ResponderExcluir
  2. Ameaça de crime ambiental em Seropédica.
    Você colocaria um balde de lixo tóxico em cima da caixa d' água de sua casa?
    Como podemos aceitar passivamente a instalação de um Lixão em Seropédica, sabendo que estaríamos pondo em risco um imenso reservatório de água que está sob Seropédica? Isto sabendo que em muitos países do mundo e até em alguns Estados Brasileiros o Povo carece de água, um bem esgotável.
    Criar leis que possibilitem o despejo de toneladas de todos os tipos de dejetos sobre Seropédica é fácil. O Povo Seropedicense gostaria de ver projetos de lei de incentivo fiscal serem postos em prática para atraírem Empresas e aumentar a quantidade de postos de trabalho neste Município.
    Criar leis que abrem brechas para destruição do meio ambiente local é fácil. Gostaríamos de ver a criação de leis ambientais e projetos socioambientais que recuperem as áreas degradadas pela extração de areia, esta que em maior parte foi utilizada para o avanço de nossa Capital carioca, pois em Seropédica vimos pouco avanço rumo a um futuro promissor.
    É inaceitável o fato dos Poderes Executivos e Legislativos neste Município permitirem este ato covardemente agressivo ao Meio Ambiente.
    As obras já começaram, mas mesmo sendo concluídas não vamos desistir de lutar.
    Alex Sander Silva Cristino
    Cidadão Seropedicense.
    alexcampolindo76@hotmail.com
    Se você não concorda com esta insanidade relatada neste texto, me ajude a divulgá-la enviando para seus amigos.

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo.
    Colocar um lixão em cima de uma reserva de água.
    Me admiro muito esses políticos que se dizem muito corretos em concordar com isso.
    O INEA dar OK para que um absurdo desse seja instalado em cima desse Aquífero.
    Isso é revoltante, dá nojo!!

    ResponderExcluir
  4. cidadao comum:
    O Lixo necessariamente deve ter uma destinaçao, poderia ser reciclado muito mais lixo e assim diminuíndo os resíduos melhoraria essa questao, porém temos que pensar em todo o estado todo território do estado do rio e analisar com todos os critérios onde é o "melhor" lugar para a instalaçao da CTR. Agora se foi escolhido seropédica deveram cumprir com as normas ambientais e nós cidadaos devemos fiscalizar cobrar e exigir nos direitos e da natureza.

    ResponderExcluir
  5. Se existe processo contra a instalação do lixão em Itaguaí como será depositado o lixo naquela região se o mérito ainda não foi julgado

    ResponderExcluir
  6. té as civilizações antigas respeitavam a natureza, jamais colocariam um lixão sobre um aquífero, com certeza irá poluir os rios da região e a baia de Sepetiba! O Protocolo de Kioto sugere que se trate o lixo, mas jamais esse tratamento deve ser feito sobre reserva de água potável. Acordem, estão querendo deixar um legado de destruição para as novas gerações que virão.
    O que será do Município de Itaguaí? A CTR está preparando as estradas e afirma que começará o despejo já, am março de 2011.

    ResponderExcluir
  7. Atenção Vigilantes do Estado do Rio de Janeiro! 30% de desconto no curso de Formação de Vigilantes, Aperfeiçoamento ou Reciclagem.

    Companheiros fechamos um acordo com o curso Oportunidade SEG e estamos disponibilizando um desconto de 30% em qualquer curso de formação ou reciclagem.
    Os interessados entrem em contato por e-mail: alexcampolindo76@hotmail.com

    Um forte abraço.
    Alex

    ResponderExcluir
  8. Atenção Vigilantes do Estado do Rio de Janeiro! 30% de desconto no curso de Formação de Vigilantes, Aperfeiçoamento ou Reciclagem.

    Companheiros fechamos um acordo com o curso Oportunidade SEG e estamos disponibilizando um desconto de 30% em qualquer curso de formação ou reciclagem.
    Os interessados entrem em contato por e-mail: alexcampolindo76@hotmail.com

    Um forte abraço.
    Alex

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item