Soluções para a cidade: acesso à internet

Sinais promissores Empresa estuda implantar em Itaguaí tecnologia destinada a abolir apagões nos serviços de telecomunicações Localidades ...

Sinais promissores
Empresa estuda implantar em Itaguaí tecnologia destinada a abolir apagões nos serviços de telecomunicações

Localidades como Coroa Grande, Brisamar, Mazomba, Engenho e Vila Margarida, sofrem com notórios problemas na área de telecomunicações. Em razão disso, nestes locais são comuns as dificuldades de utilização de equipamentos como telefones fixos, aparelhos de telefonia celular e cumputadores. Para suprir carências dessa natureza, uma grande empresa da área de tecnologia do Rio de Janeiro, cogita trazer para a cidade o sistema de telefonia voip e internet via rádio. O empresário Marcus Azen esteve na quarta-feira (01) na cidade, iniciando estudos sobre a viabilidade de implantação da tecnologia no município.

Na Câmara Municipal ele conversou com o Vereador Márcio Pinto, de quem ouviu depoimento sobre as dificuldades enfrentadas por moradores de diversas regiões. "Conheço várias pessoas que reclamam de não poder usar computador em casa", disse o parlamentar. "Eu identifiquei uma oportunidade de negócio onde, ao mesmo tempo, o vereador aponta uma série de problemas. O desafio agora é unir uma coisa à outra e buscar junto à Anatel a autorização para explorar o serviço", devolveu Marcus Azen, adiantando que, recebendo autorização oficial para explorar o serviço, pretende estabelecer parcerias com o município permitindo que unidades como creches e escolas tenham facilidades no acesso aos serviços de telefonia e acesso à internet.

Acesso mais barato

Azen conta que a ideia inicial da empresa era levar estes serviços para Teresópolis, mas mudou de opinião depois que ficou conhecendo, através de informações de amigos, as dificuldades que Itaguaí enfrenta no setor de telecomunicações. "Há muitas coisas acontecendo aqui e a população vai crescer muito. Não pode uma cidade nesse estágio de desenvolvimento ter dificuldades num setor tão estratégico", anima-se ele. De olho no mercado crescente, ele vê como principal desafio a tramitação do processo permitindo a exploração do serviço junto à Antatel. Para a população, não seria nada mal que a burocracia não criasse problemas para a implantação do sistema na cidade, já que Azen garante que tem como oferecer preços bem aquém dos que vigoram hoje no mercado. O vereador e o empresário que foram apresentados por um amigo comum, ficaram satisfeitos com a conversa.

Jornal Atual, 05 de setembro de 2010.
Por Renato Reis

Postar um comentário

  1. Muito boa a iniciativa vereador! Aqui no agora bairro de verdade Estrela do Céu, é difícil a "oi" oferecer o VELOX e quando pode, sai uma fortuna.

    Gostaria de saber se a previsão é atender só aos bairros citados na matéria e se o empresário explicou o sistema como funciona.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Professor Fabiano foi feita uma pesquisa pelo empresário no nosso município da deficiência que existe neste campo pelo serviço prestado pela OITELEMAR, são vários bairros que não possuem a VELOX e pela morosidade desta companhia serão vários anos para que todos da nossa cidade possa ter este meio de acesso a internet, existe então um grande espaço para que esta empresa possa atuar em Itaguaí, o grande problema é conseguir a autorização da ANATEL , e utilizar a fibra óptica que deve ser da OITELEMAR, a Torre seria instalada no Morro do Corte o fabricante do equipamento fala em 15 km de raio de ação, mas acredita-se que seja um pouco menos de qualquer maneira depois de instalada a primeira torre outras poderiam ser instaladas, este seria um grande passo para a inclusão digital, pois os nossos jovens poderiam acessar a internet em suas residencias para fazer seus trabalhos escolares sem a necessidade de terem que se locomover para Lan Houses, perdendo tempo com isto, fora questões de segurança, enfim o processo tem que ser iniciado e manterei o Blog a par do andamento.

    ResponderExcluir
  3. Apesar da data desta matéria, fico feliz em saber que existe pessoas trabalhando para o progresso da nossa cidade.
    Itaguaí é um município que começou a ser reconhecido pelo seu potencial, tanto por empresários como também por seus habitantes, que não se abatem e estão sempre lutando para conseguir algo melhor.
    Acredito que a disponibilização de um serviço tão importante como a internet é fundamental para o avanço que Itaguaí está conseguindo.
    Sou morador do bairro Chaperó e estou a mais de dois anos ligando para Oi Velox para conseguir acesso a Internet Banda Larga, mas a resposta que obtenho é que ainda não existe disponibilidade para a área. Dizem que vão abrir uma solicitação, mas nada acontece.
    Acesso a internet garante comunicação, pesquisa, estudo, oportunidade de emprego etc.
    Um serviço do século XXI fundamental para o cidadão que pode manifestar o seu descontentamento com empresas como a Oi Velox que aumenta o serviço em regiões que já possuem e não oferece absolutamente nada para regiões que necessitam.
    Parabéns as pessoas que tomaram esta iniciativa! Inclusão Digital para Itaguaí já.

    ResponderExcluir
  4. Também sou morador do bairro de Chaperó. Será que ainda podemos contar com a esperança de um dia usufruir dos benefícios que a internet pode proporcionar ao cidadão? Será que os representantes do nosso governo (Itaguaí) têm medo do desenvolvimento que isso pode prover? A cidade do porto e seus bairros satélites vão ficar sem infra até quando?

    ResponderExcluir
  5. Continuo tentando e abaixo segue a minha reclamação no site Reclame Aqui.
    Decepção, constrangimento e revolta. São três palavras que resumem o que estou sentindo.
    Há pelo menos dois anos e meio estou ligando para Oi Velox para saber se o fixo da minha residência já possui disponibilidade para conexão banda larga. A resposta é sempre a mesma: existe uma análise de viabilidade técnica. Mas esta análise nunca fica pronta e sempre me dão de sete a quatorze dias para a resposta. Já passei até por uma explicação constrangedora de uma atendente que queria elucidar o motivo por não ter disponibilidade.
    Moro em Chaperó, bairro do município de Itaguaí, que possui mais de cem mil habitantes segundo o site Portal do Cidadão (http://www.portaldocidadao.rj.gov.br/municipal.asp?M=75). Logo não consigo compreender o fato do atendimento do Oi Velox ser limitado. Ter uma conexão mais rápida com a internet é ter inclusão digital para escolas, comércios e todos que estão dispostos, pois para fazer uma pré-matrícula escolar, conseguir emprego, inscrição em concurso público necessitamos de internet. Com uma internet discada é uma tortura: sempre rezando para a página carregar ou a conexão não cair.
    Talvez seja a ganância que não permite levar esse tipo de conexão aos bairros de Itaguaí, pois enquanto temos que aceitar uma miserável conexão discada em pleno século XXI, outros municípios como em Nilópolis, a Oi Velox estende a conexão da internet banda larga. Volto a repetir: decepção, constrangimento e revolta. Um Município promissor como o de Itaguaí onde temos um Porto, Shopping, CEFET, SENAI, novos empreendimentos chegando, além de estar colado a grandes empresas situadas na Zona Industrial de Santa Cruz ainda estamos nos comunicando com “pombo correio ou sinal de fumaça”. Não ter uma inclusão digital está nos deixando estagnados, está nos deixando parado no passado.

    ResponderExcluir
  6. Prezado,

    Trabalho na INFOSMART, ela tem autorização da ANATEL desde 2009 e instala INTERNET E TELEFONIA em MANGARATIBA, acesse o site www.infosmart.com.br e consiga pelo menos 30 pessoas na sua região que instalamos o serviço bem rapido para vocês via cabo de rede pois temos tambem autorizacão da AMPLA para uso LEGAL dos postes. Se quiser pode ligar a qualquer hora todos os dias para ser atendido, sem musiquinha de espera sem atendimento automatico.

    www.infosmart.com.br

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. santa rosa prosima ao chapero naum tem internet naum vai net la pretendo que,vcs posam colocar que eu naum aguento mais

    ResponderExcluir
  8. E ai este assunto esta encerrado? Esse empresa chamada estrelar web e uma empresa de fundonde quintal. Nunca tem atendimento, serviço caro de péssima qualidade. Eu duvido que nao tenho envolvimento político nisto. Como uma empresa nao tem cadastro na anatel para reclamaçao

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item