Documentário denuncia agressões na Ilha da Madeira

O tema do documentário é Território de Sacrifício ao Deus do Capital. Os pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - F...

O tema do documentário é Território de Sacrifício ao Deus do Capital.

Os pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Osvaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) produziram um vídeo documentário retratando as agressões ambientais ocorridas na Ilha da Madeira, em Itaguaí- Rio de Janeiro. O tema central é Território de Sacrifício ao Deus do Capital: o caso da Ilha da Madeira. E está disponível no site www.epsjv.fiocruz.br. O nome do documentário é uma referência ao termo ‘Zona de Sacrifício’, utilizado por alguns autores para definir áreas determinadas pelo poder público para receber empreendimentos econômicos. No caso da Ilha da Madeira, os moradores e pescadores foram coagidos pelo poder público a aceitar as indenizações e imposições das empresas.

Pauta Social/EcoAgência

Postar um comentário

  1. Progresso a todo custo...

    Insisto em dizer que preferia a Itaguaí de uns 12 anos atrás... mas asfaltada é claro... rsrs

    ResponderExcluir
  2. mas isso ai é o metodo de nosso governo

    ResponderExcluir
  3. Quem manda no país definitivamente, é o poder econômico.

    A Ingá, depois de mais de 30 anos em operação, é obteve a licença da FEEMA para operar.Um dia fiscais da FEEMA, comemoravam em um restaurante da Cidade, o belo dia de trabalho que tiveram ao fiscalizar as instalações da Ingá, um deles fez um comentário: "a Ingá é gente boa",rsrsrsrs(rs deles é claro).

    O oitavo homem mais rico do mundo é brasileiro. Um homem com este poder, no nosso país, com os governantes que temos, faz o que bem entende.

    Quando que um empresário comum conseguiria causar tanto dano a natureza impunemente?

    É bom lembrar que pra fazer esta devastação, esta empresa não necessita só da liberação da Prefeitura, mas de todos os órgãos, Estaduais e Federais.

    Cada setor tem a sua contribuição nesta agressão ao meio ambiente, no caso de Itaguaí, temos uma Câmara Municipal que parece-me unânime na aprovação desta barbarie. Nem o Partido Verde(que tem representação na Câmara), se manifestou.

    Mas "o Eike é gente boa"...

    ResponderExcluir
  4. 50 milhos grandes para dar sinal verde as obras na Ilha...o povo aumenta mas não inventa

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item