Entrevista: Andreia Cristina Marcello Busatto,Deputada Estadual eleita (ao Jornal Atual)

Jornal Atual, 05 de outubro de 2010. Eram cerca de 21h30min de domingo quando a até então candidata Andreia Cristina Marcello Busatto, a A...

Jornal Atual, 05 de outubro de 2010.

Eram cerca de 21h30min de domingo quando a até então candidata Andreia Cristina Marcello Busatto, a Andreia do Charlinho (PDT), começou a ter convicção de que se inseria definitivamente na história política da região, não como coadjuvante do marido, o prefeito Carlo Busatto Júnior, ao lado de quem trabalhou como secretária municipal nas prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí, mas como uma liderança política ungida pelos 62.599 votos que a tornaram a 18º depuatada estadual mais votada do Rio de Janeiro, em 2010, entre os 70 postulantes com vagas asseguradas após a abertura das urnas. Mesmo reconhecendo que seu trinfo eleitoral se deve em grande parte ao prestígio do marido, a deputada estadual eleita assegura que sua dedicação ao trabalho foi decisiva para alcançar o objetivo. "Isso é resultado do nosso trabalho, das agendas e parcerias que fizemos", diz ela. Numa pausa de seu descanso, na tarde de ontem, ela concedeu, com exclusividade, a entrevista que segue. Na conversa com o ATUAL, ela faz uma análise da campanha, adianta como serão os seus próximos dias e comenta sobre a expectativa de assumir o mandato. "Será uma grande responsabilidade retribuir com trabalho à confiança que a região depositou em meu nome", diz Andreia, que entre os pedetistas eleitos só ficou atrás de dois caciques da legenda, Wagner Montes e Cidinha Campos, ambos beneficiados por generosos espaços conquistados na mídia.

ATUAL - Numa recente entrevista, o Prefeito Charlinho disse que foi difícil convencer a senhora a ser candidata. O que mais pesou nessa decisão?
ANDREIA - Ao convencimento do próprio prefeito Charlinho e a confiança que as pessoas começaram a demonstrar em relação ao meu nome e a vontade de pensar em prol da região.

ATUAL - Mas para uma candidata de primeira viagem que inicialmente não queria se lançar na disputa a senhora se saiu muito bem...
ANDREIA - Eu sou determinada e gosto de me dedicar bem a tudo o que faço. Depois da decisão eu tinha que me esforçar para ser uma boa candidata.

ATUAL - Quando a senhora efetivamente teve a certeza que tinha conquistado o mandato?
ANDREIA - Durante toda a apuração tinhamos acesso a pesquisas do partido informando nossa posição. Havia a informação de que fariamos onze deputados e eu era a terceira. Mas por volta das 21h30min passamos a ter certeza da eleição.

ATUAL - A que a senhora atribui esse resultado?
ANDREIA - É claro que o prestígio do Prefeito Charlinho, mas também ao trabalho, muito trabalho que tivemos, cumprindo as agendas, indo a reuniões, às parcerias que fizemos. Tivemos 20 mil votos em Itaguaí. Em Mangaratiba tive três vezes os votos do candidato do governo. Tive 49 mil votos de Paraty a Seropédica.

ATUAL - A senhora teve votos espalhados por todo o Estado?
ANDREIA - Não tive acesso a todos os resultados, mas consegui votos em Macaé, Campos. Acredito que só não fui votada em cinco municípios do Estado.

ATUAL - Na política recente, a região teve o deputado estadual Aurélio Marques, em Angra e, mais recentemente, em Seropédica, o Anabal, que agora se despede do mandato. Com sua eleição, a senhora ganha status de representante da região no legislativo estadual. Como pretende atuar para dar conta de tamanha responsabilidade?
ANDREIA - Vou escutar o quer cada cidade necessita e trabalhar para que esses anseios sejam atendidos. Vou conversar com os prefeitos e a população. Em Mangaratiba esse diálogo será direto com a população.

ATUAL - Como serão os próximos dias para a senhora?
ANDREIA - Vou voltar a organizar minha rotina, dar atenção às minhas filhas, à casa. Vou viajar daqui a uns vinte dias.

ATUAL - A senhora pretende promover alguma atividade relacionada ao agradecimento pelos votos recebidos?
ANDREIA - Vou agradecer através de carro de som mas em alguns locais eu quero ir pessoalmente.

ATUAL - Como a senhora pretende orientar o seu mandato?
ANDREIA - Sou mais voltada para a Assistência Social e a educação, mas a ideia é fazer o que as cidades querem, para isso vamos conversar com os prefeitos e a população.

ATUAL - Na região há grandes carências nas áreas de Saúde e Segurança. Elas vão merecer a sua atenção?
ANDREIA - Como eu disse, vou ouvir o que as cidades têm a dizer e trabalhar para que os anseios das populações sejam atendidos.

ATUAL - A proximidade com o governador Sérgio Cabral vai facilitar as coisas, por certo?
ANDREIA - Já somos parceitos do governador, mas agora, comigo deputada, vai facilitar mais ainda.

ATUAL - A senhora chega ao mandato num momento especial da história do país, com uma mulher muito perto de se eleger presidente. Como a senhora encara essa missão?
ANDREIA - Independente do sexo, as pessoas têm de ser comprometidas. O propósito é ajudar a região, fiscalizando o Executivo e elaborando leis.

ATUAL - Mas a seu eleição embute uma mensagem. Afinal, a senhora é a primeira mulher a representar a região no Legislativo Estadual...
ANDREIA - As mulheres devem acreditar no que fazem. Antes nós nem podíamos votar. Agora tivemos duas mulheres concorrendo à Presidência da República.

ATUAL - A propósito, o segundo turno será como o Prefeito Charlinho gostaria que fosse, como ele disse recentemente, optando por ouvir mais o que a Dilma e o Serra têm a dizer. A senhora pensa da mesma forma? Vai atuar na campanha neste segundo turno?
ANDREIA - O Ministro Lupi até já me ligou. Vamos ter uma conversa dentro da chapa, mas eu tenho uma viagem, que foi programada bem antes.

ATUAL - Como vai ser conciliar sua rotina com o dia-a-dia como parlamentar?
ANDREIA - Sou uma pessoa muito organizada, muito ativa. Será uma nova tarefa que vou encarar como mais um trabalho.

ATUAL - A senhora pretende criar um núcleo local para atendimento a população?
ANDREIA - Claro. Até para facilitar o diálogo com a população.

ATUAL - O projeto futuro da Andreia do Charlinho pode apresentar novidade?
ANDREIA - Pretendo cumprir o mandato de deputada, mas há um anseio entre a população. Tenho a convicção de que as pessoas gostariam que eu estivesse lá.

ATUAL - Recentemente, num momento de crise entre o Legislativo e o Executivo, vereadores de Itaguaí fizeram questão de reiterar que o apoio ao seu nome era incondicional. Isso reforça sua presença na política local, além, é claro, da força que um mandato confere?
ANDREIA - Sou uma pessoa conciliadora. Independente do que aconteceu, eles me preservaram, pois não interfiro na relação do prefeito Charlinho com os vereadores.

ATUAL - A senhora está numa transição, entre a condição de cidadã comum a de uma parlamentar. Como conviver com isso e com o fato de a população passar a fazer muitas cobranças?
ANDREIA - Sou habilidosa e saberei exercer o papel que me cabe como deputada, atuando no sentido de fiscalizar o Executivo, com o peso da responsabilidade que passo a ter. São mais de 60 mil votos, é quase um Maracanã cheio. Mas vou trabalhar por eles.

ATUAL - Não incomoda a senhora o fato de as cobranças fugirem até a responsabilidade de um parlamentar?
ANDREIA - Não concordo com os políticos que fazem com que as pessoas continuem pensando errado. O que for do meu papel, da minha função, vou me emprenhar o máximo possível para fazer; o que não for, vou ser clara e dizer: isso quem pode é o prefeito, o governador.

Jornal Atual, 05 de outubro de 2010.
Autor: Renato reis

Postar um comentário

  1. "(...)começou a ter convicção de que se inseria definitivamente na história política da região, não como coadjuvante do marido(...)"
    Alguém ao acaso elegeria Andréia Cristina?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza NÃO, mesmo pq ela em todas as aparições dela ela nunca falou de proposta e sim do que o Charlinho fez!!! Todo mundo sabe que os funcionários foram coagidos a apoiá-la, foi uma campanha Milionária!!! Esse Dinheiro saiu da onde??? do nosso Bolso!!!! com certeza!!!

    ResponderExcluir
  3. RAIZES13@yahoo.com.brsexta-feira, 08 outubro, 2010

    ´´É verdade que: quando um burro esta carregado de açucar, até o rabo dele fica doce ? rsrsrs?´´

    ResponderExcluir
  4. O ponto mais importante é que Itaguaí finalmente elegeu a sua representante na Assembléia Legislativa, uma pessoa que tem compromissos com a nossa cidade e a região, que certamente ajudará o prefeito Charlinho nos pleitos para a nossa cidade, e que provou a força da nossa cidade, ao invés de críticas, vamos nos conscientizar da importância desta conquista do povo de Itaguaí, mais de vinte oito mil pessoas em Itaguaí acordando no dia 3 de outubro para votar na Andréia demonstra sim o grau de maturidade política alcançada pela nossa população e o trabalho que já vem sendo desenvolvido por este blog e seus debatedores, espero que na próxima tenhamos também um federal de Itaguaí para ganharmos mais representatividade.

    ResponderExcluir
  5. A Andreia está para Itaguai assim como a Dilma está para o Brasil. Simplesmente lamentavel. O Tiririca é melhor que as duas juntas. Pelo menos é autentico. Quem é Andreia? Qual a situação eleitoral do marido dela?

    ResponderExcluir
  6. È isso aí Itamar!!!! boa mesmo!!!
    Quanto ao vereador Márcio Pinto.. Com o Dinheiro que vc ganhou para apoiá-la é fácil elogiar!!! Quero ver duro se vc perderia seu tempo escrevendo aqui no blog!!!!

    ResponderExcluir
  7. Já participo deste Blog há muito tempo é a maneira democrática de debater idéias, opiniões e participar, independente das críticas ou dos elogios. Itaguaí precisava acabar com o estigma de não conseguir eleger seu representante na Assembléia Legislativa, conseguimos com o nosso voto e a nossa conscientização, eleger Andreia do Charlinho, graças ao trabalho do Prefeito Charlinho na nossa cidade, e o trabalho da Andréia e de todos que participaram desta campanha, talvez alguns ainda prefiram eleger candidatos de outras cidades, mas respeito mesmo que não concorde com todas as opiniões, pela votação da Andréia, acredito estar sintonizado com a maioria da população da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Lamentável na minha opinião é uma cidade com mais de 100 mil habitantes e com o poder econômico que Itaguaí tem, não possuir um representante na ALERJ e no Congresso... bom, não tinha.

    Eu tenho lá minhas dúvidas sobre até quando ela continuará deputada pois está claro que ela vai se candidatar a prefeita de Managaratiba e será eleita.

    Mas ela será muito mais representante do que o Anabal, Délio Leal, Paulo Melo, Pedro Fernandes... e outros.

    Agora, o Blog Política de Itaguaí pode e será uma ferramenta para fiscalizar a atuação dela e pra onde estão se dirigindo as indicações dela, quantas leis e demais funções de um deputado ela está cumprindo.

    Se for bem, será elogiada e aqui será divulgado... mas se for mal, vai arrumar um espaço na internet contra suas atividades.

    Contudo, prefiro fiscalizar a Andreia do que um desses que só vem aqui comprar voto e nada fazem pela cidade.

    Existe um outro nome político da cidade que seria mais forte que o dela pra ser eleito deputado estadual? Até vejo o Marco Barreto mas a população não viu.

    Alguém aí já imaginou o Abelardinho na ALERJ? Ia ser um sonho dele realizado ficar apertando mãos na porta da ALERJ e na porta de bares, como no dia das eleições no Blindada.

    Alguém aí já imaginou o Beto da Reta? Ia ser ridículo para Itaguaí pois na Câmara de Vereadores, quando ele vai falar, todos ficam na espectativa de soltar uma risada.

    Ou o Lenilson? Ele ia entrar mudo e sair calado... assim como na Câmara de Vereadores.

    É isso senhores.

    Vamos fiscalizar e cobrar.

    ResponderExcluir
  9. Quanto ao sr anônimo que criticou o Vereador Márcio Pinto,

    Já deve ter uns 2 anos que o Vereador visita o blog e contribui para os debates, deixando a sua opinião.

    Na minha opinião, o sr anônimo é um assessor de outro vereador querendo de alguma forma prejudicar a imagem dele. Porque você não pede para o seu vereador vir aqui tb deixar a opinião dele? Ou então, porque o vereador que você votou, não aparece aqui para deixar a opinião dele?

    Em 2 anos de Blog Política de Itaguaí, só vi comentários dele e um ou outro do Nisan aqui no Blog.

    Então digo que seria mais interessante aproveitar a presença dele aqui para cobrar sobre sua atuação como vereador e sobre outras coisas da Câmara.

    Por isso que é um trabalho muito duro o que o blog busca de politizar a população pois muitos não sabem ainda como cobrar e fiscalizar seus representantes pois por mais que vc não tenha votado nele, ele é um representante eleito para representar a cidade.

    Lembro que só vi o Vereador Mário Pinto uma vez pessoalmente e nem conversamos direito e que só falei essas coisas sobre ele pois passei a admirá-lo pela sua atuação como vereador que acompanho desde a criação do Blog.

    Eu respeito a atuação, por acompanhar, os vereadores: Márcio Pinto, Nisan, Carlos Kifer, Toni Coelho e Vicente Rocha. Se mais alguém frequenta a Câmara e acompanha as sessões tiver alguma opinião diferente, pode dizer. Digo isso de forma imparcial.

    ResponderExcluir
  10. ´´Por que quero ser Vereador em ITAGUAÍ?´´
    A política é uma arte, uma ciência muito mais ampla do que se possa imaginar. Fazemos política desde o seio da família ampliando essa prática social a todas as atividades humanas. Na Grécia antiga, Aristóteles já afirmava que “o homem é um animal político”.
    Os dicionários definem política “como o conjunto de normas seguidas por cada um, na sua família, nos seus negócios e na sua maneira geral de lidar com os outros”.
    No regime democrático, o Poder Legislativo tem destacada importância. Através dele, são assegurados todos os direitos e deveres das pessoas.
    Sabemos que a Democracia não é um sistema perfeito, mas de todos já testados ao longo da História, mostrou-se o melhor, pois é aquele que proporciona garantias sólidas aos direitos dos cidadãos.
    Vereador, aliás, vem da palavra “vereda” – àquele que mostra o rumo, a direção.
    Hoje, mais maduro e experiente, sustento este desejo de contribuir com a Cidade na Câmara de Vereadores com base em cinco grandes tópicos:
    1) O fato de eu ser de itaguaí e minha história familiar ser eminentemente daqui. Tenho amor a esta Cidade e penso que posso retribuir um pouco, tudo que itaguaí já me ofereceu.
    2) A vocação. Tenho uma forte energia interior e fé na função social do indivíduo e no espírito público.

    3) O Cidadão. É para ele que inicio esta caminhada. O combate a omissão, o incentivo a ação participativa e a busca por uma atitude democrática, tão esquecida em nosso país. O combate ao populismo, aprofundando os debates e me envolvendo com a ação política, ao contrário de muitas pessoas que só sabem criticar ou pior, omitem-se. Não quero ser representante de um bairro da cidade apenas, sou representante do cidadão. Conheço bem a realidade dos trabalhadores, dos estudantes, dos funcionários públicos e dos empresários e empreendedores.
    4) Amadurecimento profissional. Hoje me sinto preparado para a função.
    5) Visão de futuro. Acompanho o crescimento da Cidade de ITAGUAÍ desde pequeno . Tenho plena consciência de que a Cidade melhorou muito nesses anos todos, mas sei também que há muito por fazer. Quero, assim como todos habitantes de itaguaí uma cidade mais justa, mais moderna e mais segura; onde todos habitantes tenha acesso aos serviços públicos e possa viver numa cidade com igualdade social.

    Há que se pensar em um ITAGUAÍ integrada, que busca a cooperação e elimina conflitos de competências entre os diferentes níveis da administração pública com uma visão solidária e firme de quem tem na nossa cidade, a nossa casa.

    ´´WILSON RABELO´´

    ResponderExcluir
  11. Gente, que loucura é essa acima?

    Onde isso se insere no debate?

    Só Jesus mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Alguém saberia dizer qual é o valor do salario dos vereadores de itaguai??

    ResponderExcluir
  13. Na realidade não se chama de salário e sim de subsídio e o valor é de R$ 6.300,00

    ResponderExcluir
  14. Wilson Rabelo!!! Ele cidadão sem noção é ex-Presidente do PT!!!!
    Wilson para de envergonhar o partido!!!! Acredito que todo mundo aqui sabe o que é política!!!
    E pelo geito vc é que não sabe,pois pegou esse texto do Wikkipedia!!!!!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item