Comissão fiscalizará repasses da União à Itaguaí - autoria de Felipe Bornier

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na quarta-feira (10) a realização de auditoria para verificar o uso de recursos da ...

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na quarta-feira (10) a realização de auditoria para verificar o uso de recursos da União na execução de obras no município de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A fiscalização será realizada com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).

A Proposta de Fiscalização e Controle 128/10 é de autoria do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que elaborou emendas parlamentares autorizando mais recursos para o município. Entretanto, segundo o deputado, o prefeito da cidade, Carlos Busatto Júnior, declarou nunca ter feito obra com recursos aprovados por emendas do Congresso.

De acordo com pesquisa feita no site da Câmara, pelo relator na comissão, deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), a prefeitura de Itaguaí recebeu R$ 99 milhões em repasses de 2007 até outubro de 2010. Desse total, R$ 2,45 milhões foram de verbas incluídas por Bornier.

Segundo Brandão, o não reconhecimento da origem do dinheiro repassado a Itaguaí pode gerar um “reflexo negativo na transparência e no controle social dos recursos”.

Aplicação de recursos

O pedido de análise deveria analisar o repasse a partir de 2007, mas o relator acatou sugestão de outros deputados para ampliar o início da fiscalização até 2005. A auditoria analisará a regularidade de aplicação dos recursos federais repassados ao município diretamente pela União.

Também serão auditados os repasses realizados pelo FundebO Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é formado por recursos estaduais, municipais e federais e destina-se a promover a educação infantil, o ensino fundamental e médio, inclusive a educação de jovens e adultos. Os recursos do Fundeb, que tem vigência até 2020, são distribuídos de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Pelo menos 60% dos recursos do fundo são usados no pagamento dos salários dos professores., pelo antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS).


Leia o documento: PFC-128/2010

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/151197.html

Notícia indicada via Mural de Recados do Blog, por Carlos.
Gratos!!!!

Postar um comentário

  1. o que vai acontecer, e os 30 % para o resto do funcionalismo da educação.

    ResponderExcluir
  2. CHARLINHO
    ITAGUAÍ QUER DE VOLTA O QUE VC PEGOU EMPRESTADO!!!!!!
    É JAULA NELE!!

    ResponderExcluir
  3. Das duas, uma:

    Ou, descobrimos que algum vil larápio surrupiou a verba destinada a investimentos em nossa cidade...

    Ou, descobrimos que não existia indicação de emenda alguma para a cidade, mostrando uma farsa criada nas eleições passadas para a população voltar em alguém...

    Vamos ver onde vai dar isso!!!!

    ResponderExcluir
  4. LARAPIO: A ORIGEM DESSA PALAVRA! Se havia um sujeito respeitado na antiga Roma era o Cônsul da Cirenaica,chamado Lucius Amarus Rufus Ápius .Além do nome grande tinha também enormes predicados morais e cívicos;por isso gozava de grande popularidade e fama. Mas,como nem tudo são rosas,o nosso Rufus tinha um pequeno defeito que legou aos nossos políticos de hoje;ele não fazia diferença entre o dinheiro público e o privado,como ,aliás,os nossos senadores é prefeitos também não fazem. Devido a esse pequeno defeito, quando um homem comum era flagrado tirando alguma coisa de alguém,ou surrupiando algo que não era seu,era chamado de L.A.R.Ápius.Por causa do nome comprido,os romanos de ontem,que,como os americanos de hoje,gostavam de abreviar tudo,chamavam o cara simplesmente de L.A.R.Ápius. Mas,há controvérsia: 1-Na história não consta o nome desse cônsul. 2-Não existe,no latim,a palavra larappius. Então, como surgiu esse nome?Como todo bom ladrão suas origens sumiram. Eu consigo perceber uma sutil diferença entre as palavras Ladrão e Larápio;ladrão é um sujeito comum,só que amigo do alheio,um brasileiro, como muitos;já larápio,eu imagino um cara de terno e gravata,maleta 007 e um assessor esbaforido carregando seu laptop;um daqueles caras que nosso presidente diz não ser uma pessoa comum,regular,profissional,malandro oficial,com retrato na coluna social,malandro federal.*Não é agressivo,longe disto,é um bon-vivant,amante de vinhos e mulheres bonitas.Não rouba,surrupia,na calada da noite.Ele se dá bem!Ele é o cara! A diferença entre ele e o ladrão é que este vai preso e algemado num camburão e pega cana dura,”ta na greta,na sarjeta do país”.* O outro,morre na cama e ganha estátua em praça pública,com uma inscrição: Ao honrado Sr.Fulano,a pátria agradecida! Estou meio catacega, o que está escrito:pátria agradecida ou pátria emputecida!??? Dúvida cruel!!! *Trechos da “Homenagem ao malandro”,de Chico Buarque.

    ResponderExcluir
  5. ITAGUAÍ A CIDADE QUE MAIS CRECE NO RIO, É VERDADE TUDO COM RECURSO PROPRIO DEVE SER A CIDADE MAIS RICA DO BRASIL E A POPULAÇÃO A MERCER DA MERDAS QUANDO CHOVE,CIDADE SEM INFRAESTRUTURA DE UMA CIDADE RIQUISIMA. E SÓSE TEM RECURSOS PROPRIOS ISSO NÃO DEVERIA ACONTECER, E SE HÁ REPASSE DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL SERIA EXTRA PARA O MUNICIPIO. E A POPULAÇÃO NAO VER AS PLACAS DE QUANTO ESTA CUSTANDO AS OBRAS EM CADA CANTEIRO DE OBRA. ATENÇÃO ESTAS PLACAS DEVERIA ATER EM CADA OBRA. E A POPULAÇÃO NÃO É OUVIDA. ATÉ QUANDO ESSA FLTA DE RESPEITO. ISSO MESMO TEM QUE SER FISCALIZADO POIS É DINHEIRO DO POVO.

    ResponderExcluir
  6. Dia desses tentei entender aqueles numeros no site da prefeitura q descobri aqui nesse blog e não entendi muito. No jornal Atual tenho visto as informações sobre tudo que acontece com o dinheiro da prefeitura na gestão do Martinazzo,. Pq em Itaguaí não é da mesma forma?

    ResponderExcluir
  7. "Em política, é preciso dar o que não se tem e prometer o que não se pode dar." (Luiz XI)

    ResponderExcluir
  8. Alienista valeu pelo seu retorno!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item