Camelôs são os verdadeiros governantes do Centro de Itaguaí

Depois de alguns textos aqui no blog reclamando as autoridades competentes alguma ação contra a desordem no Centro de Itaguaí, descobri que ...

Depois de alguns textos aqui no blog reclamando as autoridades competentes alguma ação contra a desordem no Centro de Itaguaí, descobri que estava perdendo meu tempo. Cheguei a conclusão que o Centro de Itaguaí pertence a outro ramo de poder, o "poder paralelo".

Toda vez que o poder público não atua em um território, abre espaço para que alguma outra "instituição" ocupe esse buraco: daí surge o "Comando" do tráfico de drogas nas favelas e comunidades da periferia e as mílicias.

O Centro de Itaguaí foge a regra das periferias e mesmo sendo o centro comercial da cidade, está sob um novo comando: os camelôs!!!!


Hoje, sábado 26 de fevereiro de 2011, presenciei uma estranha ação da guarda municipal e da fiscalização de ambulantes, onde prenderam pessoas e algumas mercadorias mas algumas somente pois os camelôs vizinhos continuavam a vender tranquilamente seus produtos e como de costume, atrapalhando o ir e vir dos cidadãos pelas calçadas da cidade.

As calçadas da cidade são espaço de comércio e não mais para pedestres. Quando não estão com camelôs, as calçadas estão com carros ocupando (como no espaço entre a ponte do canal do Guanabara até o Formigão). Esse problema não é de hoje pois em 1998, uma amiga de escola morreu nesse trecho, pois foi obrigada a caminhar pela rua enquanto camelôs e vans ocupavam aquele espaço e foi atropelada por um caminhão. Pensei comigo que se acontecessem novas tragédias alguma coisa poderia mudar mas sei que não vai.

Por isso, venho aqui a pedir ao poder constituído que Governa o Centro de Itaguaí, que organize seu pessoal pois em no máximo 1 ano, não terão mais espaços nas calçadas para os pedestres e suas "empresas" não terão pra quem vender pois os pedestres estarão caminhando pela rua e não nas calçadas. Conto com a sensibilidade e colaboração de Vossas Excelências.

Quanto aos comerciantes de lojas de Itaguaí, digo que não financiem campanhas de vereadores e prefeito; e nem paguem mais seus impostos a Prefeitura de Itaguaí pois de nada vale isso.

Eu como cidadão comum só me resta desabafar num texto aqui no blog ou em conversas com amigos pela cidade. Já os comerciantes que enchem os cofres da cidade com impostos tem muito mais força para cobrar melhorias.

Agora vem:

E aí Vereador Márcio Pinto, o que o senhor como representante do "ótimo" governo Charlinho tem a dizer sobre isso?

E aí bloco de oposição ao governo Charlinho, quando será que os senhores irão brigar pelos cidadãos da cidade quanto a esse problema?

E aí Prefeito... ops, nem adianta falar pois ele e nem seu secretariado caminham pelo centro da cidade... não sabem do que estou falando. Mas sabem das calçadas de Mangaratiba.

E Vossas Excelências Camelôs, até quando deixaram os pedestres passarem pelos 30cm de calçadas que sobram? Ocupem logo tudo...


Prof° Fabiano

Postar um comentário

  1. O QUE FOI DITO É UMA VERDADE, ATÉ QUANDO? ITAGUAI PARECE UMA CIDADE SEM LEIS, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, CDL TEM QUE BUSCAR MELHORAS JUNTO AO PREFEITO E AOS VEREADORES, POIS NÃO É SÓ OS AMBULANTES TM COMERCIANTE TOMANDO AS CALÇADAS TAMBÉM, E ALGUNS COM ALTO FALANTES COM ALTURA INADIMISIVEL. CENTRO DA CIDADE ESTA UMA VERGONHA, NÃO É SÓ ISSO CIDADÕES TEM QUE ANAR NAS RUAS EM VEZ DE CALÇADAS. NESSA DUPLICAÇÃO QUE VAI DO FORMIGÃO ATE NO TREVO DO MAZOMBA NEM SE QUER TEM CALÇADAS DECENTES E COM ACESSO AOS DEFICIENTES, POIS EXISTE LEIS PARA ISSO CADERANTES TEM QUE ANDAR NOS ASFALTO JUNTOS AOS CARROS. É LAMENTAVEL PAGAR IMPOSTOS E VER ESSA VERGONHA. E PIOR TER QUE OUVIR QUE É A CIDADE QUE MAIS CRESCE NO RIO. PARA ONDE CRESCE? DEVE SER PARA DESORDE E DESRESPEITO AOS CIDADÕES. ISSO É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  2. Ambulantes, trânsito e transportes, deve ser iniciado estudos para estes problemas que estão ficando crônicos na nossa cidade, já dei sugestões para ciclovias, bicicletários e várias opções para melhorar esta situação, para grande parcela da população o governo Charlinho continua como o melhor de Itaguaí em todos os tempos, segunda feiramais uma creche sendo inugurada no bairro Brisamar, semana passada foi no Itaguaí Jardim Mar, as familias de Itaguaí tendo condições desde cedo de ter seus filhos com educação, alimentação e assistência, educação infantil em alto padrão, quantos aos que reclamam nunca fizeram nada no passado e dificilmente no futuro.

    ResponderExcluir
  3. No assunto de camelôs, não queremos saber de escolas,o governo tem quer fazer creches escolas,etc... Mais o municipio parece que não se prepara para o crecimento, será que os governantes não fezeram estudos antes? e o plano diretor? e as entidades são ouvidas para dar sugestões? Passado é passado queremos que no governo atual vejam esses problemas, e resolvam, pois ta caótico as calçadas do municipio. É uma pergunta. O governo do charlinho e dos vereadores que estão a mais de 4 anos, nos poderes constituidos, não viram, que poderiam surgir esses problemas? Pois todos sabem com o crescimento vem os pros e contra, e o contras é estudar as causas e criam medidas para não piorar e tentar solucionar. Obrigado ao blog para expressar. NOSSA CIDADE MERECE MELHOR. "PRECISAMOS DE CICLOVIAS LIGANDO NOSSA CIDADE" será que o governo tem enterse em fazer ciclovias e limpar as calçadas, e falar em limpezas, itaguai precisar de mais lixeiras nas ruas no centro. é muito dificil encontar uma para jogar papel, que consciencia o governo quer para nossos municipes se nem lixeiras tem na ruas tem direito. obrigado. Isso não são criticas e sim tentando mostrar aos nossos governantes que são eleito por nós, que existe problemas e que podem ser resolvidos, e que existe cidadões que querem ver essa cidade melhor. obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Povo Inocente de Itaguai.Acabou o vinculo do Prefeito com voces. O projeto politico dele está consolidado. A mulher Deputada, o Cunhado Vereador, O ex-secretário Vice do Capixaba. E os camelôs? Ficaram livres da fiscalização, pois o Batata (principal fiscal do charlinho), está deixando o cargo, assim como todos de mangaratiba que retornaram a seus postos de origem, fruto do acordo do Charlinho com Caixaba. Itaguai terra de OTARIO.

    ResponderExcluir
  5. Praticamente 08 anos de mandato de prefeito e vereadores, e nunca fizeram estudos para melhor o transito, a viabilidade de acessos as calçadas,quando faz o projeto das obras e não analiza o que vai sr feito, ou fazem pela metade, ou não tem planejamento; para que existe LDO? Planejar melhorar, crescer com ordem e decencia, é um dever dos governantes desta cidade, nunca planejaram que os camelos precisam de um lugar para trabalhar, dignamente e os comerciante que tem que para impostos e ver em frente sua loja um camelo com mesmo produto que ele vende, e perguntapar que pago imposto se o poder publico não ar assitencia para mim e nem para o camelo. ITAGUAI COM MAIS DE 100MIL HABITANTES, E UM CIDADE DESORGANIZADA, TEM BAIRROS CHEIO D MATO NA RUAS,LIXOS, BURACOS, E REDES PLUVIAIS ENTUPIDAS. EXEMPLO ENGENHO, VILA MARGARIDA, JARDIM AMÉRICA... DIZER QUE FAZ SCOLAS CRECHE, POSTOS DE SAUDE, ASFALTO, É BOM, MAIS TEM MUITAS COISAS MAIS SIMPLES. QUE DAR MAIS RESPEITO AO CIDADÃO E AOS GOVERNATES.

    ResponderExcluir
  6. Itaguaí já teve problemas maiores na parte de urbanização da nossa cidade, fico feliz que o nosso debate, já entre na esfera das condições do trafego, ambulantes etc..., antigamente a 6 anos atrás o morador da nossa cidade tinha que colocar em dia de chuva, sacos plásticos para não sujar os sapatos, para poder sair para trabalhar, hoje no jornal o globo tem uma matéria sobre Macaé, e que serve de exemplo para as atitudes que deveremos tomar para melhorar as condições de vida da nossa população, quem realmente quer contribuir para a nossa cidade o meu Email está a disposição marcioaspinto@globo.com, não fujo das minhas responsabilidades como cidadão e vereador, e estarei sempre neste blog como elo de comunicação para o desenvolvimento da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. A Voz do Cidadão
    sabe que, de vez em quando, um cidadão consciente e atuante recebe a crítica de que sua postura de fiscalizar e cobrar a conduta social do próximo pode ser interpretada como um estímulo a um patrulhamento social ou um "dedo-durismo" dos cidadãos. São críticos que partem do preconceito de que a cultura da impunidade é inexorável, expressa no ditado de que “quem tem rabo de palha não toca fogo no rabo do próximo”, e nos querem ver atolados numa “república do rabo preso”.
    Pois é aí que a porca torce o rabo!
    Na verdade, esse argumento esfarrapado de generalização não serve de desculpa para a omissão mas, isto sim, nos torna cúmplices de um pacto do silêncio, uma verdadeira cultura do rabo preso).
    Afinal, um erro não pode justificar outro. Se todo ser humano é falho, isto não significa que não deva buscar a virtude. Somos, sim, a favor de que todo cidadão só possa se chamar cidadão exatamente se passar a exercer seu maior dever de cidadania, que é o de tomar conta, para além de sua casa, também das calçadas, das ruas, das praças, dos parques e palácios. Pois cuidemos nós também dos governos e dos mandatos de quem deveria dar conta disso tudo e não dá. Afinal, é com pequenos passos como este que as grandes mudanças acontecem.

    E é exatamente isso que a campanha Tome Conta do Brasil pretende. Não o estímulo ao dedo-durismo desmedido ou a uma “onda” de patrulhamento ao estilo fascista mas, sim, a um “tomar conta coletivo” dos bens públicos, ou seja, a um CONTROLE SOCIAL, que existe justamente para afirmar a autonomia da sociedade diante dos governos, a essência mesma de uma cultura de cidadania, o único conceito verdadeiro de cidadania.

    ResponderExcluir
  8. O tigrão e o Batata e +1 que eu não sei o nome ficam loteando as vias públicas para os comerciantes e principalmente para os camelos por preços 100 a 800 reais só depende do lugar, do espaço, da mercadoria, do lucro e outros fatores que ficam em sua tabelinha. A questão do prefeito e seus secretarios só habitam a prefeitura e os bancos não conhecem nada da cidade pois só querem saber dos paraisos fiscaisno exterior eles querem na verdade que o povo se exploda. Na verdade nos temos que colocar é a boca no trambone, todas as vezes que eu fico sabendo de algo errado nessa prefeitura eu exponho para os outros mas muitos ficam calados e a população pensa que o executivo é perfeito, então vamos fazer igual ao fabiano vamos lutar, brigar, gritar correr atrás dos nossos direitos de impugnar o PREFEITO CHARLINHO já chega dessa peste "FORA CHARLINHO", "FORA CHARLINHO", "FORA CHARLINHO".

    ResponderExcluir
  9. Lama é passado quanto tempo moradores andava na lama? Hoje anda no centro nas calçadas que não sao feitas pelo poder publico a 6 anos, exemplo! quem vem da vila margarida, prédios, engenho chega ali na skylan(vans para o Rio) até no guanabara os moradores anda na lama desviando das possa d'agua ou exemplo quem sai do jardim america andam um bom pedaço perto do posto do beto na principal, anda na lama pois não tem calçadas. e chegam no centro sem espaço para andar pois existem ambulantes ocupando as calçadas, não sou contra ambulantes mais tudo tem que ter ordem e decencias, é o que não esta havendo em Itaguaí, e há um falsa sensação que está tudo bem tudo de bom é nesta cidade. O QUE ANDIANTA TER ASFALTO EM FRENTE DE NOSSAS CASAS E NO CAMINHO DO CENTRO DA CIDADE TEM QUE COLOCAR O BENDITO ACO PLASTICO, POIS NEM UMA BRITA OU PÓ DE PEDRA PARA AMENIZAR A LAMA NO CENTRO, QUE É NAS PRINCIPAL VIA DA CIDADE. E ASFALTO COM MANILHAZINHAS! melhorar é ótimo, mais para melhorar tm que ver os erros e conserta-los. as nossas calçadas nãotem padroes e normas assecibilidades "deficientes", desniveis uma da outra. ha mais de 6 anos e até agora não vimos mudança alguma e nem projetos para ver e melhorar isso. será que vamos ver agora vesperas das eleições de 2012? se nós cidadões não podemos mostrar ao prefeito aos vereadores aonde está os defeitos nas ruas, então andam e mostram serviços que realmente melhore as condições.

    ResponderExcluir
  10. ama é passado quanto tempo moradores andava na lama? Hoje anda no centro nas calçadas que não sao feitas pelo poder publico a 6 anos, exemplo! quem vem da vila margarida, prédios, engenho chega ali na skylan(vans para o Rio) até no guanabara os moradores anda na lama desviando das possa d'agua ou exemplo quem sai do jardim america andam um bom pedaço perto do posto do beto na principal, anda na lama pois não tem calçadas. e chegam no centro sem espaço para andar pois existem ambulantes ocupando as calçadas, não sou contra ambulantes mais tudo tem que ter ordem e decencias, é o que não esta havendo em Itaguaí, e há um falsa sensação que está tudo bem tudo de bom é nesta cidade. O QUE ANDIANTA TER ASFALTO EM FRENTE DE NOSSAS CASAS E NO CAMINHO DO CENTRO DA CIDADE TEM QUE COLOCAR O BENDITO ACO PLASTICO, POIS NEM UMA BRITA OU PÓ DE PEDRA PARA AMENIZAR A LAMA NO CENTRO ( ENTRE O HIPER ATÉ O FORMIGÃAO E ATÉ MAIS) NA VERDADENEM CALÇADA TEM PARA PEDESTRE ANDAR OU PEDESTRE TEM QUE ANDAR NO CANTO DA RUA, QUE É NAS PRINCIPAL VIA DA CIDADE. E ASFALTO COM MANILHAZINHAS! melhorar é ótimo, mais para melhorar tem que ver os erros e conserta-los. as nossas calçadas não tem padroes e normas assecibilidades "deficientes", desniveis uma da outra. há mais de 6 anos e até agora não vimos mudança alguma e nem projetos para ver e melhorar isso. será que vamos ver agora vesperas das eleições de 2012? se nós cidadões não podemos mostrar ao prefeito aos vereadores aonde está os defeitos nas ruas, então andam pela ciadade e mostram serviços que realmente melhore as condições doa cidadões.

    ResponderExcluir
  11. Para que calçadas, pois o prefeito não anda nelas. vejam só em frente o berg's,Itau,loja roupa ponto mix, guanabara depois das 16:00hs, e varios outros lugares, não é só camelo também lojistas, é um derespeito as leis e aos cidadões Itaguaense que não pode andar na calçada; Acho que deve andar no meio do asfalto junto aos carros. Senhores vereadores e secretários municipais séra que ninguem pode tomar providências e melhorar essa situação para todos.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item