Conscientização política

Diante de tantos abusos e descalabros de nossos políticos não podemos continuar calados. É incrível o grau de desinformação e passividade po...

Diante de tantos abusos e descalabros de nossos políticos não podemos continuar calados. É incrível o grau de desinformação e passividade política do povo brasileiro. É um fenômeno histórico. Precisamos mudar.

Parto do princípio de que “o poder emana do povo”, princípio que lastimavelmente não faz parte do senso comum da população nem da classe política. Pelo contrário, a sensação é que o poder vem de cima para baixo. Nos curvamos e somos humildes demais diante das “autoridades” políticas, quando na verdade deveria estar bem claro que ao político é CONCEDIDO TEMPORARIAMENTE PELA POPULAÇÃO um mandato de representação, e que este mandato que lhe aufere algum poder não pertence a ele, mas sim à população. O político é um representante temporário, e, por estar de “posse” de um mandato-poder que não lhe pertence, deve prestar contas muito claras do uso que faz do poder e do mandato, deve estar sob vigília, todos os seus atos devem ser transparentes.

Quando dizemos que “o poder emana do povo” queremos dizer que o poder vem de baixo para cima.

Infelizmente o brasileiro não tem consciência do poder do seu voto e do seu direito à crítica, reivindicação e manifestação. Onde estão os protestos políticos? Passeatas, panfletos, debates e cobranças diretas aos políticos?

Se o poder vem de baixo para cima, isso quer dizer inclusive que podemos pressionar os governantes e legisladores para que mudem estruturas de poder arcaicas, anacrônicas, concentradoras de poder (coronelismo, patriarcalismo, oligarquias), burocráticas e onerosas.

Podemos sim, através de protestos e críticas, e através do voto. Escolhendo bem os candidatos ou mesmo por meio do voto de protesto (voto nulo).

É bem inspirador o romance “Ensaio sobre a Lucidez”, de José Saramago, em que, na capital do país, todos os eleitores, sem exceção, votaram em branco. Pensou-se em uma conspiração, mas foi uma manifestação espontânea da população.

...
(André Augusto Passari)
http://66.228.120.252/artigos/2446670

Postar um comentário

  1. e verdade q nasceu uma criança com as maos coladas escrita JESUS ESTA VOLTANDO NO HOSPITAL MUNICIPAL SAO FRANCISCO XAVIER AI EM ITAGUAI

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item