Eleição para prefeito de Mangaratiba

Após a cassação do Prefeito Aarão, foram marcadas eleições para hoje (06 de fevereiro de 2011). Se apresentaram 3 candidatos: >> Capi...

Após a cassação do Prefeito Aarão, foram marcadas eleições para hoje (06 de fevereiro de 2011). Se apresentaram 3 candidatos:

>> Capixaba - PR - 22
>> Dr. Ruy - PV - 43
>> José Luiz - PMDB - 15

Postar um comentário

  1. "Eu não posso errar"... diz José Luiz num texto para jornal.

    Talvez tenha ocorrido um erro de estratégia de campanha...

    Não voto em Mangaratiba mas frequento muito a cidade e pude perceber um erro de marketing eleitoral:

    >> José Luiz investiu muito nos primeiros dias e semanas de campanha... enquanto os demais pouco apareciam... só que na última semana de campanha, ficou claro o quanto de dinheiro caiu na campanha do Capixaba, possivelmente investimento do seu grupo aliado, liderado pelo Charlinho.

    Diferentemente do José Luiz, que espalhou muitas placas pela cidade e pagou bem aos seus correligionários para o período de trabalho mais longo, Capixaba pagou melhor pela semana de trabalho anterior as eleições. Obviamente, que o voto estava embutido no dinheiro da semana de trabalho.

    Foi uma avalanche de "balançadores de bandeiras capixabenses" e muitas placas do José Luiz. Só que placa não vota...

    No início ouvi muitos dizendo que José Luiz já teria ganho a eleição devido seu início de campanha avassaladora mas o marketing eleitoral do grupo do Charlinho é muito inteligente e forte financeiramente e mostrou sua cara no momento certo.

    Essas máquinas endinheiradas fez surgir um sentimento numa parte da população mangaratibense: Com medo de apoiar um (15) ou outro (22) candidato e sofrer as represálias pós eleições, tão tradicionais em cidades com população absoluta pequena, como Mangaratiba, fez alguns eleitores decidirem por ficar neutro e alguns dizem votar em uma terceira via (43).

    Moral da história: numa campanha voltada exclusivamente para a imagem do candidato sendo explorada como significado de poder, o povo pode ter sido levado ao medo e a decidir não decidir. Não que seja ruim para Mangaratiba se a terceira via ganhar, pode até ser ótimo, se trata apenas de uma análise.

    Não me atrevo a dizer quem sairá vencedor dessas eleições mas acho importante fazer uma reflexão sobre o que foi visto, registrando para a posteridade.

    Minha torcida é pela população mangaratibense, que aprendi a respeitar dando aulas no Colégio João Paulo II. Essa semana discutirei o resultado com os alunos na primeira semana de aulas.

    Hoje ainda saberemos o que o povo decidiu...

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Capixava ganhou com 55,76% dos votos, Jose Luiz teve 34,16 %. parece que o Marketing do Prefeito Charlinho deu certo. Compras bandeiras é melhor que comprar placas...imm

    ResponderExcluir
  3. O candidato Evandro Bertino Jorge (PR), o Capixaba, venceu as eleições para prefeito neste domingo (6) no município de Mangaratiba, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

    Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, ele teve 11.250 votos, o equivalente a 55,36% dos votos válidos.

    Entre os três candidatos à prefeitura, o segundo mais votado foi José Luiz Figueiredo Freijanes (PMDB), o José Luiz do Posto. Ele conseguiu 34,16% dos votos, o equivalente a 6.892 eleitores. Ruy Tavares Quintanilha (PV), o Dr. Ruy, terminou com 2.032 votos, ou seja, 10,07% dos votos totais.

    A abstenção foi de 18,42% do colégio eleitoral, o que equivale dizer que 4.735 pessoas não foram votar. Além disso, 278 pessoas votaram em branco e 525 anularam o voto.

    Ex-prefeito teve mandado cassado

    O ex-prefeito Aarão de Moura Brito (PMDB), e seu vice, Marcelo Tenório, foram cassados por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação, o que originou a realização da eleição suplementar.

    Durante a campanha em 2008, Brito, então prefeito e candidato à reeleição, criou uma lei complementar e deu 41,4% de aumento no piso dos funcionários públicos municipais. Quinze dias depois de reeleito, ele revogou a lei. O artifício foi considerado crime eleitoral e custou-lhe o mandato que foi cassado em julho do ano passado.

    Detenções

    Mesmo com o clima de tranquilidade, a eleição suplementar em Mangaratiba registrou duas detenções por suposta prática de crime eleitoral. Encontrado com uma relação de nomes de eleitores, um homem foi detido próximo à praça Robert Simões, no centro do município. Também surpreendido com uma lista de nomes, outro homem foi detido na praia do Saco. Ele carregava notas de R$ 50 que totalizavam a quantia de R$ 550.

    Por determinação do juiz da 54ª Zona Eleitoral, Rafael de Oliveira Fonseca, os suspeitos foram encaminhados ao Fórum da cidade e serão ouvidos por agentes da Polícia Federal. Nos dois casos, os policiais vão investigar a possível captação ilícita de sufrágio.

    ResponderExcluir
  4. unandurcCharlinho demonstra a sua força política e popularidade na nossa região, trabalho ao invés de politicagem, Itaguaí 250 obras este ano para a nossa cidade!.

    ResponderExcluir
  5. Mensagem aos Professores e Servidores Públicos

    Lutar pelo bem do cidadão, do crescimento enquanto ser humano e da valorização dos profissionais são preceitos básicos dos servidores públicos e dos professores. Disseminar o conhecimento e servir à comunidade sem distinção são valores que ressaltam ainda mais a importância desses profissionais para toda comunidade, carreiras indispensáveis para o crescimento e valorização de uma cidade. Agradecemos a todos esses profissionais pelo seu carinho, dedicação e empenho.
    Parabéns a todos os professores e servidores públicos, do município de Itaguaí ´´
    ´´Raízes´´

    ´´Caro vereador ,Marcio Pinto pare de aplaudir o prefeito ,é lute pelos professores e servidores públicos, do município de Itaguaí.
    A e lute também pelos operários deste município para que consigam postos de trabalhos´´

    ResponderExcluir
  6. Caro Raízes minha atividade na Câmara de vereadores sempre foi em prol dos servidores municipais, quanto a questão dos trabalhadores as construtoras na Ilha da Madeira tem dado prioridade na contratação da mão de obra local e sem apadrinhamentos, Minha Presidente foi Dilma e nada como este Blog para servir de testemunha do posicionamento de cada um, lamentavelmente nem todos participam.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item