Itaguaí e as agressões ao Meio Ambiente

Mesmo não sendo da minha área de trabalho, falarei sobre algo que como cidadão me incomoda e preocupa: as agressões ao Meio Ambiente em Ita...

Mesmo não sendo da minha área de trabalho, falarei sobre algo que como cidadão me incomoda e preocupa: as agressões ao Meio Ambiente em Itaguaí.

Primeiramente, fico desesperado ao ver todo o esgoto produzido na cidade, sendo despejado "in natura" em "valões" que desaguam nos rios que desembocam na Baía de Sepetiba. Quando será que a Prefeitura de Itaguaí e a CEDAE tratarão de de construir uma rede de esgoto que trate o esgoto produzido pela cidade em Estações de Tratamento de Esgoto? Com tanto dinheiro arrecadado pela cidade não sobra nem um pouquinho para cuidar desse problema?

Outra questão, é o lixo. O lixão da cidade, localizado próximo ao Shopping Pátio Mix e à beira do Rio que também passa ao lado do Shopping (daí acredito eu, é derivado o cheiro horrível que sentimos ao passar pela RJ-99 por cima do citado rio). Lixão ao lado de rio, é burrice pois qualquer criança oriunda de uma escola de excelência, sabe que lixão produz o chorume, que polui o lençol freático e escorre para o rio poluindo o mesmo, se houver algum próximo. Quem planejou a localização do lixão da cidade e quem permite que ele ainda funcione, tem que ser responsabilizado pelos danos causados ao Meio Ambiente.

Quando será que vai sobrar verba em Itaguaí para investimento numa Usina de Reciclagem? Além de diminuir a agressão ao meio ambiente, uma Usina de Reciclagem gera empregos!

Não precisa ser nenhum gênio ou especialista da área. Quem tem vontade de fazer algo para acabar com esses problemas, pode usar o google e pesquisar soluções.

Caso digam que não sabiam, agora já sabem e acredito que nós cidadãos itaguaienses devemos cobrar nas urnas as soluções.

A quem cabe resolver ou encontrar soluções para esses problemas?
Resposta: Prefeito, Secretaria de Meio Ambiente, Vereadores e CEDAE (no caso do esgoto).


Estamos no aguardo da resposta,

Professor Fabiano Bastos

Postar um comentário

  1. Parabéns prof. Fabiano por lembrar do nosso meio ambiente, vamos pegar essa onda juntos "onda Verde" pratique a cidadania.

    ResponderExcluir
  2. Sou morador de Curitiba PR mas estou trabalhando em Itaguai e vejo placas e paineis com dizeres de proteção ao verde do vereador nissan (acho que esse é o nome dele) e eu achei muito interessante a concientização e a prefeitura e todos deveriam chegar juntos também para combatermos a poluição, vamos nos unir em prol da vida.

    ResponderExcluir
  3. Na audiência pública da instalação da termelétrica a gás, cobrei do INEA uma maior fiscalização das agressões que o nosso município vem sofrendo no seu meio ambiente, alertei sobre a perda de qualidade de vida, dos moradores da nossa cidade, falei sobre a emissão de poeira pelas obras e vagões dos trens que causam problemas respiratórios, sobre a questão do lixo do nosso município deverá ir para o CTR Santa Rosa, as estações de tratamento de esgoto está sendo colocado no novo convênio com a CEDAE, que em Itaguaí está até hoje só com o filé que é a parte do fornecimento de água, o esgoto faz parte dos serviços desta estatal, mas em Itaguaí está fazendo de desentedido.

    ResponderExcluir
  4. Para dizer a verdade OS GOVERNANTES anteriores e o atual, até agora não fizeram nada, até o centro de tratamento de esgoto (aeróbio), foi desativado (gestão atual),sem nenhuma explicação aos contribuintes, É NA VERDADE A CIDADE ESTA RECEBENDO ASFALTO, O QUE IMPORTA COM MEIO AMBIENTE, SÓ ALGUNS QUE VER. Varias industrias vindo para cá e nada de uma contra proposta para melhora o municipio neste sentido de meio ambiente, a Câmara de vereadores representante do povo, não ver o que esta acontecendo na cidade. SERÁ QUE O LIXO HOSPITAR É JOGADO LÁ TAMBÉM? POIS O ESGOTO HOSPITAIS PARECE QUE NÃO TEM NENHUM TRATAMENTO ANTES DE SER JOGADO NA AGUAS PLUVIAIS DO MUNICIPIO, POIS DEVE SER NA REDE PLUVIAL QUE É JOGADO O ESGOTO. ISSO É UM VERGONHA! SERÁ QUE OS GOVERNATES TEM VERGONHA? O NOSSO MUNICIPIO MERECE UMA USINA RECICLAGEM E UM USINA COMPOSTAGEM OU ATERRO SANITARIO MUNICIPALOU EM PARCERIAS. SÓ QUEREREM FAZER OU FALTA DE VERBAS? E AS INDUSTRIAS QUE ESTÃO VINDO E O QUE JÁ VEIO NÃO PODEM AJUDAR? OU FALTA VONTADE POLITICA DE FAZER? POLUIÇÃO SONORA É UMA OUTRA EM NOSSA CIDADE CAMINHÕES CARROS DE SOM( PROPAGANDA) EM ALTO VOLUME, LOJAS COM SOM ANUNCIANDO EM AUTO VOLUME NEM DA PARA OS CIDADÕES ANDA NA RUA FALANDO AO CELULAR. POIS AS VEZES É ENSURDECEDOR NEM CONTEI COM AS MOTOS. CADE LEIS MUNICIPAIS PARA ISSO PARA COIBIR. PARECE PREFEITO NÃO ANDA NA RUA E NEM OS VEREADORES. PORQUE NÃO VER ISSO. ISSO É UMA VERGONHA!!!! PARABÉNS AO BLOG PELO ASSUNTO.

    AONDE O SEU LIXO E ESGOTO É JOGADO EM ITAGUAÍ RJ? SERÁ QUE VOCÊ SE IMPORTA? O SEU IMPOSTO É COBRADO NAÕ É? A INFORMAÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO É A MELHOR FORMA DE TERMOS UMA CIDADE MELHOR.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a cidade está quase toda asfaltada, mas a que preço? O que está por baixo do asfalto é escória, um rejeito industrial da GERDAU que contamina o lençol freático, material recebido “de graça” (a GERDAU precisa se livrar daquela montanha de escória), com o único compromisso do “beneficiário” fazer a retirada do mesmo às suas expensas.
    Quem acompanhou as obras em Coroa Grande, sabe exatamente qual o tipo de cuidado que os nossos órgãos públicos têm com o meio ambiente. Primeiro foi o aterro que deixou o mar vermelho por um bom tempo, e depois foi a canalização da rede de esgoto residencial que está sob o “calçadão” da orla e que deságua nos rios.
    Houve ainda uma obra de contenção das bordas de um rio, feita somente de pedras, onde qualquer um pode observar os tubos que lançam esgotos residenciais “in natura” no leito do mesmo, e tudo isto deságua na baia de Sepetiba, onde as autoridades acham que moradores e veranistas desavisados devem se banhar.
    Quer ver devastação em nome do progresso? Vá a Ilha da Madeira, onde todos os crimes ambientais são cometidos com a complacência do poder público em todas as esferas (municipal, estadual e federal). Quanto aos lixões, tanto o atual quanto o futuro, estão localizados na área denominada “aqüífero piranema”, área de proteção ambiental, e realmente o chorume também contamina o lençol freático.
    Saibam ainda, que por determinação da justiça todos os vagões dos trens de carga (que passam pela nossa cidade) devem ser cobertos por lonas para não provocar problemas respiratórios nos citadinos, e a desobediência é passível de multa. Mas considerando que nenhuns dos nossos representantes (executivo e legislativo) moram aqui (apenas têm “domicílio eleitoral” em Itaguaí), eles não estão nenhum pouco preocupados com isto.
    Quem já viu um vagão de trem lonado?
    Quando, definitivamente, será instalada a Delegacia Ambiental de Itaguaí?
    Quem não cumpre com suas obrigações deve responder pelos crimes ambientais cometidos ou ignorados, que são inafiançáveis!

    ResponderExcluir
  6. PREZADO SENHORES E SENHORAS DE ITAGUAI,PEDIMOS SOCORRO POR A PREFEITURA ESTAR DIXANDO REATIVAR UMA PEDREIRA QUE ESTAVADESATIVADA POR MOTIVOS LEGAIS,AGORA ESTA PREDRIRA QUE FICA PERTO DA ESCOLA QUE MEU FILHO ESTUDA EM MAZOMBA,SERA REABERTA,IMAGINEM O BARULHO DAS ESPLOSÕES,A POEIRA DAS ESTEIRAS ROLANTES COM PO DE PEDRA,BRITAS DE DIVERSOS TAMANHOS,TEREMOS AQUI VARIOS PROBLEMAS,DE SAUDE COM PO DAS PEDRA,COM O BARULHO PROXIMO A ESCALA,PISCILOLOGICO,DAS CRIANÇAS ESTAREM EMUM AMBIENTE DE EXPLOSÕES,E TAMBEM COM AS PEDRAS QUE AO EXPLODIREM A PEDREIRA IRÃO ESCAPAR E PODEM ATE CHEGAR NAS SALAS DE AULAS PELA POSIÇÃO QUE A PEDREIRA FICA NO ALTO E ATRAZ DA ESCOLA,BEM PERTO A APROXIMADAMENTE 500 METROS E ESTA NO ALTO,ISTO ME DEIXA MAIS ASUSTADO,POR FAVOR NÃO CONSAGUIMOS FALAR COM NINGUEM DAPREFEITURA,NÃO FOMOS ATENDIDOS.
    O ENDEREÇO DAESCOLA,FICA AQUI EM
    MAZOMBA.
    Endereço: ESTRADA JAIR PEREIRA NASCIMENTO Nº PREDIO ESCOLAR. Bairro: MAZOMBA. CEP: 23830330. Município: 330200 - ITAGUAI. Estado: Rio de Janeiro -NA FAZENDA DO ANASTACIO,PODE SER VISTA PELO GOOGLE MAPS FACIL,A PDREIRA E VISTA ATRAZ EM LINHA RETA.PARECE UMPONTINHO PRETO MAS AOAPROXIMAR APARECE COMO UMA CAVERNA[+OU-]POR FAVOR JA FIZEMOS DENUNCIAS NA DISK ALERJ E CONTAMOS COM ESTE BLOG SERIO!
    POR FAVORNÃONOS DECEPCIONE!!!
    AGRADECEMOS JA!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bom?
    Eu gostaria de denunciar a empresa de onibos cidae de itaguai despeja na calçada uma lama preta suja de oleo que escorre para o bueiro, que eu saiba isso é crime ambiental?

    ResponderExcluir
  8. DENUNCIA:moro no brisamar na rua cinco(primeira rua a direita retornando no viaduto da NUCLEP)ao passar pela rua verifica-se um terreno de esquina que funciona como lava jato de caminhoes do porto de itaguai,que alem de usar uma potente bomba de sucçao deixando todos moradores sem agua,despeja no solo,rede pluvial e rua, minerio,carvao e diesel.cade a fiscalizacao de meio ambiente da prefeitura de itaguai

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item