O aterro sanitário de Seropédica e o litígio de terras com o Município de Itaguaí

Na semana passada, estive na Câmara Municipal conversando sobre vários assuntos de ineteresse da cidade na presença do prof. Fabiano Bastos ...

Na semana passada, estive na Câmara Municipal conversando sobre vários assuntos de ineteresse da cidade na presença do prof. Fabiano Bastos e o Vereador Márcio Pinto, e durante esse bate-papo, me foi apresentado um mapa onde pude visualizar onde está localizado o novo aterro sanitário de "Seropédica". Como todos sabem, desde 1997, os municípios de Itaguaí e Seropédica disputam judicialmente as terras onde estão localizados vários bairros, dentre eles: Piranema, Chaperó, Valinha e Santa Rosa.

Primeiramente, o que me chamou a atenção no mapa foi o fato do novo aterro estar localizado totalmente dentro da área litigiosa, num espaço geográfico que coloca o aterro sanitário MUITO mais próximo da cidade de Itaguaí do que do centro de Seropédica.

Segundo: A prefeitura de Itaguaí tinha e tem todo o direito de pedir judicialmente o embargo da obra e do aterro. Ora, que autoridade tem o município de Seropédica em legislar em área litigosa(?) o mesmo vale para Itaguaí(!). Então, SE, a qualquer tempo, o poder executivo municipal recorre-se ao judiciário, certamente, hoje, a construção do aterro embargada até a dicisão final das instâncias jurídicas brasileiras.

Por último, nos útimos dias, os moradores de vários bairros da cidade estão notando que as carretas da Comlurb estão acessando o novo aterro por dentro do território itaguaiense, e não pelo lado seropedicense. Destruindo as ruas pavimentadas de nossa cidade sem compensação financeira por parte da prefeitura do Rio de Janeiro, pois, por vias contratuais, quem deve receber as compensações é o município de Seropédica, ou seja, quem sai prejudicado financeiramente é Itaguaí.

É impressionante ver como o poder público municipal não consegue sair da inércia, os caminhões da Comlurb passaram a fazer parte da paisagem de diversos bairros de Itaguaí, em breve, veremos de vários pontos da cidade aquela montanha de lixo, igual ao que é visto em Vila Kennedy e Gramacho. Triste destino para a cidade!

Prof° Danilo Cabral de Aguiar

Postar um comentário

  1. Prezado Danilo:

    Estou sendo repetitivo: Existe uma “trama” entre o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, o “DUDU MALVADINHO” e o Governador do estado, “O BEBUM DE CAVALCANTE” para desqualificar o crescimento econômico de Itaguaí e Seropédica.

    Há 11 anos atrás, quando o ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro Luis Paulo Conde (O TRAÍRA) lançou a proposta de levar o lixão da cidade para o bairro de Paciência, os “ecologistas de plantão” foram contra, alegando que o “chorume” contaminaria o lençol freático e automaticamente a baia de Sepetiba.

    O próprio Governo do Estado e o então Deputado Federal Eduardo Paes também foram contra.

    Agora, contaminar o “aqüífero piranema” pode!!!!!!!!!!!!!

    Claro que pode! A empresa que vai explorar o lixão pertence ao grupo do Jacob Barata, sogro do Governador.

    Quem aprovou os “estudos de impacto ambiental”?

    ResponderExcluir
  2. VEREADOR TONI COELHO.segunda-feira, 25 abril, 2011

    Professor Danilo,concordo plenamente com o que voce disse.O vereador Marcio Pinto demostrou ter conhecimento de causa,só não se sabe porque não toma uma atitude.Vou chamar a atenção do VEREADOR CARLOS KIFER,que aqui na Câmara é quem realmente entende desse assunto.um abraço.

    ResponderExcluir
  3. o gente o negocio e mais serio do que nos pensavamos, uma panelinha de mandatários que não tem compromissos com o povo,um lixão na faixa de ´´caza´´,e as medidas compensatórias com quem fica ?olhe jogo de empurra surgindo! não me espanto nada se um destes ´´edis´´vim num futuro muito próximo reivindicar ,o lixão e nosso esta dentro do meu município.
    Que ironia do destino um lugar tão bonito, próximo a UFRRJ, ser cada de montanhas, uma área plana, poderíamos ter varios condomínios no local.
    Imagine na Avenida Brasil um comboio de caminhões de lixo, destino Itaguaí, e o Cho rume caindo pela pista, pobre dos moradores da ântica estrada Rio São Paulo, eu já vi este filme, na estrada do catiri em Bangu!

    Olhe o responsável pelo lixo, j. Barata ?

    ResponderExcluir
  4. Ola como o centro de Itaguaí esta horrível muitos comerciantes jogam seu lixo nas pequenas calcadas, muitas estão cheia de buracos, expõe suas mercadorias fora das lojas, competindo com os vendedores ambulantes.
    Fico assim imaginando com os meus botões ? Será que este caos, esta vinculado com o lixão de Santa Rosa, os habitantes vão se acostumando com a atual situação, desviando do lixo no centro da cidade, Faz diferença uma montanha de lixo la no meio do mato ?

    ResponderExcluir
  5. O que o Vereador Kiffer fala a respeito. Pelo que sei ele é o maior entendido sobre a divisa e votou a favor no goavernno Sagario.
    Perguntem a Ele.

    ResponderExcluir
  6. Sabe a realidade que os governantes não estaõ nem ai, pois o lixo de Itaguai é jogado aonde? vcs sabem? me parecer que proximo ao shop patio mix e ninguem faz nada para amenizar, com a criação de um aterro de compostagem e usina de reciclagem, o lixo da população de itaguai é jogado sem nenhum tratamento, vcs acham que os governantes estão ai para o outro lixão que esta se instalando em Itaguaí ou seropédica, se o daqui ninguem se importa. acho que o prefeito e os vereadores ainda não foi lá no lixão a céu aberto trazendo mal cheiro doenças aos moradores do bairro 26 dezembro, churume no rio que corta perto e no lençol freatico, e ninguém faz nada,nada mesmo. Para pelo menos amenizar o impacto. Ou Itaguai não tem verbas para construir usina reciclagem municipal e aterro sanitário(COMPOSTAGEM) só para municipio de Itaguaí. Itaguaí não tem dinheiro para isso ou falta vontade politica? Fica minha pergunta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Será que os vereadores estão realmente interessados em resolver esse problema. POr que não ter agido lá atrás quando havia esperança? Por que, só agora, com o "CTR" em funcionamento fazer cena? Teremos vereadores acometidos com a síndrome Lula, a que leva as pessoas a alegarem que não sabiam d enada, não viram nada????? Percebo que os vereadoers muito falam, mas pouco fazem em prol da cidade. Há quanto não se encontra um vereador a pé pela cidade? Qual a disposição dos mesmos para resolverem o problema do transporte público? Ou acham que só as reportagens produzidas pelo Nisan resolvem... tentem embarcar num Barra em horário de pico, num Palmares (quando a empresa respeita o horário, lógico)... E respondam:por que o Itaguaí-Barra tem que passar pelo Antares, aumentando a viagem em meia hora? Vamos trabalhar vereadores, pois aumento do n° de cadeiras e 1 milhão guardado não garantem vaga em 2013...

    ResponderExcluir
  8. Como muitos sabem, moro num sitio em frente a RJ 099. E além do magistério, sou apicultor, e coloco o mel para ser vendido na porta de casa...

    OCORRE QUE DESDE DOMINGO, toda hora para na frente da minha "banca" um mendingo ou famílias inteiras em carroças perguntando sempre a mesma coisa....

    MOÇO, AONDE FICA O NOVO LIXÃO?

    Ou seja, as centenas de famílias que viviam da coleta de lixo em Gramacho já estão lentamente megrando para as proximidades do novo aterro, o que no futuro acarretará em novo problema social.

    Apesar dos donos do novo aterro afirmarem que não se repetirá isso, é impossível tomar conta de uma área tão grande 24 hs por dia, é como enxugar gelo.

    Fatalmente, eles vão jogar a toalha uma hora e essa massa de miseráveis novamente voltarão as suas atividades degradantes, cenas essas sempre fizeram parte da paisagem em lixões como Gramacho.

    Triste, mais real!

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKK.....,agora que acordaram para tudo isso!!!

    Por que não pensaram em coisas tão óbvias como estas: Área em litígio; tráfego pelas estradas do município de Itaguaí.

    Itaguaí atuando sempre como retardatária. Depois que as coisas acontecem, é que os "salvadores da pátria" aparecem. Agora que estão chorando o leite derramado...

    ResponderExcluir
  10. O grande problema, tanto nos poderes executivo e legislativo municipal e a falta de equipes técnicas que cuidem do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da cidade. E planejar, significa, pensar Itaguaí para os próximos 15-20 anos...

    As equipes dos governantes sempre foram formadas não por técnicos graduados, mas simplemente por "puxadores de voto". Assim, SEMPRE os governantes da cidade foram pegos de "calça arriada", tendo que remediar coisas que podiam ter sido facilmente previnidas.

    Um exemplo simples é a questão do "plano diretor da cidade", este é um plano técnico e não político, esse plano, se bem executado, poderia ter previnido a caos da Ilha da Madeira em relação a LLX...

    Ou ainda, impedir a invasão de empresas de logística na Reta de Piranema. Detalhe: Todas as empresas estão DESENFREADAMENTE aterrando os sítios sem o devido ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL...no futuro, teremos certamente uma grande enchente que entrará para a história da cidade...

    TUDO ISSO PODERIA OU PODE SER PREVENIDOse a cidade tivesse em seus quadros maiores técnicos e ão simplesmente "puxadores de voto"!

    ResponderExcluir
  11. Professor,
    Exelente postagem. Eu estou residindo em Chaperó e ñ aguento mais ver tanta destruição. Um exemplo a estrada de chaperó está intransitável de tanto buracos e caminhões. Será que ninguém da Prefeitura de Itaguaí pode olhar por nós?
    Alô Charlinho, Alô Jack (Cachaça), Alô Nelson Donato e assim entre outros.
    Boa Noite

    ResponderExcluir
  12. MAPA DO AQUIFERO DE PIRANEMA

    http://4.bp.blogspot.com/_Zv0sFnH5r44/S6fqyMy2aeI/AAAAAAAAGuw/Mno50CLpc_o/s1600-h/Mapa_aquifero_Seropedica.jpg

    ResponderExcluir
  13. Há mais de 10 anos, luto pela divisa correta entre o Município de Itaguaí e Seropédica. Me coloco a disposição de qualquer pessoa interessad em saber à verdade.O atual prefeito se mantém calado.O lixão está localizado dentro do Município de Itaguai, tenho documentos que comprovam, certidão do registro de imóveis, mapa do plano diretor do atual prefeito, a briga é difícil, preciso de apoio de pessoas interessadas.Meu telelefone de contato é 78922433. Ver Carlos Kifer.

    ResponderExcluir
  14. É, Carlos Kifer, conheço muito bem a sua luta, que também é minha e de muitos itaguaienses que moram na faixa litiosa.

    Pelo menos EU bem sei que você está numa verdadeira "via crusis"...é muito difícil levantar uma bandeira nessas condições, estranhamente, desde o governo Sagário a Procuradoria do município NUNCA colocou essa questão em pauta.

    É triste ver que o descaso com a coisa pública, começa nos serviços elementares e termina na questão SOBERANA do município. Pois a questão limitrofe é uma questão de soberania SIM!!!

    Carlos Kifer...força (!), faço votos para que essa novela termine com um final feliz!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item