Blog Política de Itaguaí no Jornal O Foco

Jornal O Foco, 13 de maio de 2011 - [Jupy Junior] A webpolítica de cada dia Blog "Politica de Itaguaí" vira referência nos bast...

Jornal O Foco, 13 de maio de 2011 - [Jupy Junior]
A webpolítica de cada dia


Blog "Politica de Itaguaí" vira referência nos bastidores e dinamiza cenário político municipal

Para quem duvidava do poder da internet para mobilizar as pessoas politicamente, cabe um exemplo itaguaiense para abalar as crenças sobre o marasmo e o conformismo atuais. O weblog (ou simplesmente "blog", espécie de diário na internet com possiblidades de publicação de comentários dos leitores) "Política de Itaguaí" virou referência na cidade para quem busca informações, artigos, comentários ou até mesmo resumos das atas das sessões da Câmara Legislativa da cidade. O Foco conversou com o autor do blog e constatou que sim, a política em Itaguaí está mais viva do que nunca.

Professor e BlogueiroLink
Fabiano da Silva Bastos, 29 anos, professor de História da rede municipal, é o autor do blog que hoje em dia é atualizado e consultado diariamente por mais de 300 pessoas em média. Além do endereço www.politicadeitaguai.com.br , outros mecanismos da internet como orkut, facebook e twitter se combinam com o blog e produzem muito debate, discussões acaloradas e participações de usuários.

Bastos não é um sujeito acomodado. Preocupado com a cidade onde vive, buscou alternativas com as quais pudesse exercitar a cidadania. Ajudado por amigos, decidiu criar o blog em junho de 2008 depois de se inspirar em ambientes virtuais semelhantes. "Meu objetivo foi criar algo apartidário, que ajudasse as pessoas a criar consciência política para que votassem corretamente" - dia Fabiano. Hoje, ele comanda sozinho o enedereço na internet e, apesar da exaustiva rotina diária de aulas, ainda encontra tempo para se dedicar ao que ele considera um hobby.

Censura na Prefeitura
Segundo seu criador, o blog é visitado por muitos parlamentares e pessoas que trabalham na prefeitura de Itaguaí.Osvários posts (textos publicados) do blog contra a administração atual na ocasião do julgamento do prefeito Carlo Busatto Júnior (o "Charlinho") peloTribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo Fabiano, teria motivado um ofício que acabou por bloquear o acesso ao blog nos computadores mantidos pela prefeitura. Durante 31 dias o 'Política de Itaguaí" exibiu na sua página uma tarja com um contador para sinalizar a censura. Vários usuários reclamaram, e em seguida a restrição foi desfeita. "Depois da censura, o blog foi visitado duas vezes mais" - conta Fabiano.

Imparcial e anônimo
Apesar de concordar que a neutralidade é apenas uma idealização, Fabiano diz que procurou dar espaço para a expressão dos cidadãos, e diz que não quer aparecer (inclusive relutou em ser fotografado). A maioria das pessoas envia textos com reclamações e fotos de descaso da prefeitura com questões urbanas, como saneamento, ruas esburacadas e demais problemas. O autor diz que não é ostensivamente contra a prefeitura, e que não pretende se candidatar a nenhum cargo público. "O espaço [virtual] é de todos" - esclarece ele, que enfatiza o medo de exposição das pessoas com medo de retaliações ou crimes políticos de morte. Por este motivo, ele aceita posts de "anônimos", embora faça uma triagem dos comentários raivosos ou inadequados.

[Fora da internet, debates ao vivo]
O Blog já começa a dar frutos na realidade concreta. O terceiro encontro para discutir política local já foi marcado, mas com pessoas ao vivo. Será no próximo dia 18, às 18:30h, no GPI Célula 1, no centro. O tema será "Apresentação de Propostas para Itaguaí". De olho na p´roxima eleição para prefeito - ele acompanha atentamente o desenrolar dos acontecimentos dos poderes legislativo e executivo - , Fabiano convida as pessoas para o blog e para o encontro ao vivo. Mobilização política total, com entrada franca e debate garantido. É só aparecer.

Jornal O Foco, 13 de maio de 2011 - [Jupy Junior] - jupyjunior@jornalofoco.com.br

Postar um comentário

  1. Prefeitura de Mangaratiba, vem fazendo cortes de funcionários e começou esta semana,passando de 02(dois) médicos no plantão de 24h para apenas 01(um)e muitos mais por trás disso..

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item