Entrevista com o Vereador e Pré-candidato a Prefeito de Itaguaí Abelardinho no Jornal Atual

Jornal Atual, 24 de junho de 2011. O candidato a candidato O vereador Abelardinho fala de sua trajetória política, do momento atual e das...

Jornal Atual, 24 de junho de 2011.
O candidato a candidato

O vereador Abelardinho fala de sua trajetória política, do momento atual e das perspectivas que se avizinham em 2012

Às vésperas de um virtual ingresso no Partido dos Trabalhadores, que, aliás, lhe estendeu tapete vermelho, o vereador Abeilard Goulart de Souza Filho, o Abelardinho, acredita que chegou o momento de sua trajetória emular a do pai, o ex-prefeito Abeilard Goulart. As boas vindas da nova legenda se somam ao crescente prestígio entre seus pares no Legislativo, incluindo, segundo ele, até nomes que estão, como diz, do outro lado, referindo-se à composição do chamado G7, de suposta oposição ao prefeito Charlinho. Suas expectativas são tão alvissareiras que ele não descarta até mesmo obter a bênção do atual prefeito ao seu projeto de administrar a cidade. “Espero que o Charlinho me escolha como candidato, mas respeito o desejo dele se ele fizer o contrário, como o povo também tem o direto de decidir o que achar melhor”, sustenta Abelardinho. Com a convicção de que seu nome já tem garantido o beneplácito petista, ele concedeu essa entrevista, cheia de otimismo, em seu gabinete:

ATUAL – Em dois recentes eventos de que o senhor participou ficou muito mais evidente o seu projeto futuro. O que o move nesse sentido?
Abelardinho – Quando me candidatei a vereador, na verdade eu não queria o cargo, mas o fiz porque todos me diziam que eu não seria prefeito se não fosse vereador antes. Quando meu pai morreu, eu fiquei muito tempo em depressão; depois, criei esse objetivo na vida. O que me move é fazer história.

O que foi decisivo para que esse momento chegasse agora?
Quando fui eleito o vereador mais votado pensei: é agora! Sei que tem gente que vai pensar que eu sou doido, porque mal ganhei para vereador já quero ser prefeito. Meu pai foi candidato a deputado e não foi eleito. Ficou seis anos na rua fazendo campanha para prefeito. Eu coloquei meu nome e inicialmente recebi pancadas; agora, estou recebendo aplausos.

Como fazer história como prefeito?
É fazer coisas de que a cidade precisa, de obras pontuais, como quadras esportivas nos bairros, com o aproveitamento de professores qualificados para detectar as crianças com aptidão para serem treinados em uma vila olímpica. É construir um centro de hemodiálise. Aliás, porque a cidade não tem um se o seu custo é exatamente o de um posto de saúde? Penso num mercado municipal, um centro de exposições permanentes, uma escola técnica municipal. Ouvindo a população, percebo que a maioria de Itaguaí não passa na Faetec; na Eterj não têm dinheiro para entrar. Penso numa unidade que vai descobrir a aptidão de pessoas para trabalhar, em qualquer idade. São muitas coisas que no tempo certo serão anunciadas.

O senhor se sente preparado para a tarefa de administrar uma cidade como Itaguaí?
Se me sinto preparado? Mais do que preparado. Me preparei a vida inteira para isso.

E a experiência administrativa?
É claro que vão dizer que eu não tenho experiência, mas aí eu cito o Lula, que não tinha experiência de gestão e fez um excelente governo. O negócio é se cercar de gestores competentes, como ele fez, e coordenar o trabalho deles.

O senhor está a caminho de um novo partido, o PT. O seu projeto já é um consenso na legenda?
Sou unanimidade no Diretório Estadual e no Municipal. Já passei por sabatinas de três correntes do partido: a da Benedita, a do Lindbergh e a do Gilberto Palmares. Além disso, os três senadores do Rio estão comigo. Posso falar ainda dos deputados federais Washington Reis, Felipe Bornier e Hugo Leal. Entre os estaduais, tenho o André Ceciliano, Pedro Fernandes e André Lazaroni.

Apesar dessa nova fase de sua trajetória política, o senhor não parece distante do prefeito Charlinho. Existe alguma possibilidade de conversa?
Espero que o Charlinho me escolha como candidato, mas respeito o desejo dele se ele fizer o contrário, como o povo também tem o direto de decidir o que achar melhor. Mas sobre isso não posso afirmar.

Qual a sua avaliação sobre a administração Charlinho?
Ele tem um estilo próprio de administrar e obtém da população uma avaliação positiva. Mas há carências, como na Saúde, por exemplo, dificuldades por que passam muitos governos. Não é fácil, já que são enormes as demandas, por um centro de tratamento de hemodiálise, um hospital geriátrico, por exemplo.

O ATUAL vem obtendo dos prefeitos da região uma opinião favorável ao estudo da viabilidade de se criar um consórcio intermunicipal de saúde. O que o senhor pensa a respeito?
É viável a ideia, mas é preciso um processo de diálogo para se construir algo que atenda à expectativa da população.

Nas últimas décadas, o Rio de Janeiro nunca viveu um momento tão favorável em razão do entendimento entre os diferentes níveis de governo. Que benefícios uma cidade como Itaguaí pode tirar de uma situação como essa?
Muitos. Com projetos como o do Arco Metropolitano a cidade vai crescer e é possível lucrar muito no contato com o Governo Federal. Eu conversei com o senador Lindbergh e ele disse: ganhe a eleição que eu trago os projetos.

As perspectivas, então, são amplamente favoráveis?
As melhores possíveis, com a sintonia entre os governos federal e estadual e até mesmo nos partidos, já que o vice-presidente é do PMDB. É continuar esse entendimento que existe com o prefeito Charlinho e se possível melhorar.

Na sua atuação como vereador, qual a maior carência que o senhor percebe na população?
A maior carência é do contato com o político. A maioria das pessoas não pensa que o vereador tem que legislar e fiscalizar, mas o procura para pedir favores pessoais. Eu recebo as pessoas, mas explico o que é ou não possível fazer.

O senhor acredita que pode manter esse estilo no cargo Executivo?
Essa conduta eu tenho que continuar. É claro que com a força do cargo não poderei estar tão presente, haverá dias e horários, mas continuarei nas comunidades. O exemplo está dado. Fui eleito e não mudei um milímetro.

Como conciliar esse estilo com as múltiplas responsabilidades como um eventual prefeito?
Com um gabinete essencialmente técnico, que desempenhe as funções que se espera dele.

Sem falar nos integrantes do chamado G7, obviamente, qual o seu prestígio entre os vereadores?
Existem dois vereadores do outro lado que têm simpatia pelo meu nome.

O senhor é uma pessoa temperamental. Como consegue lidar na política, um ambiente sempre com fortes emoções?
Estou amadurecendo, contemporizando algumas coisas. Agora, prefiro acreditar na linha política feita de forma correta, sem politicagem. É o meu jeito de ser. É importante estar num terreno firme, da verdade, estar seguro.

Como o senhor imagina uma convivência com uma eventual oposição?
Não haverá problema, pois a gente quer o melhor para o município. Ao contrário do que imaginam, que vereador só pensa em dinheiro, eles querem é poder trabalhar nas comunidades.

E havendo indicações de vereadores para cargos?
Poderá até acontecer, mas a gestão deve ter autonomia para cobrar o que o governo precisa, que é o atendimento ao cidadão, o que vai estar em primeiro lugar. Não vou permitir mau atendimento ao cidadão. É necessário fazer o que ele precisa do governo. Não sou hipócrita a ponto de acreditar que assim vou agradar a todos.

Caso o seu projeto siga adiante, qual o senhor gostaria que fosse a marca de seu governo?
A da terceira idade e da qualidade de vida das pessoas. Conheci projetos nas cidades de Volta Redonda, Macaé e Curitiba, de atendimento integral à terceira idade. Eu vou ser idoso e quero poder utilizar o serviço que pretendo criar.

Renato Reis - Jornal Atual

Postar um comentário

  1. "Espero que o Charlinho me escolha como candidato".

    Sábias palavras Abelardinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Prof° Fabiano Bastossábado, 25 junho, 2011

    O nome do Abelardinho é certo de chegar um dia a Prefeitura de Itaguaí.

    A grande questão é ele entender que a cidade de Itaguaí não é mais uma cidade pequena e que pode ser gerida à base do aperto de mãos e com carisma somente.

    Me posiciono em relação a sua pré-candidatura à prefeito de Itaguaí analisando quais serão as suas alianças e seus projetos. Para um bom Governo Abelardinho à frente da Prefeitura de Itaguaí, ele terá:

    - Que colocar secretários (as) que sejam aptos e não por simples indicação política;

    - Que montar um bom plano de Governo deixando claros seus objetivos no Governo;

    - Que mostrar através de publicações (textos) seus e em debates, eventos etc... que entende de gestão. Gestão de Itaguaí na década de 80 com 50 mil habitantes é completamente diferente da gestão de Itaguaí hoje com 105 mil habitantes;

    - Tomar muito cuidado com as alianças políticas que fizer, para que as mesmas não sejam a causa de uma péssima gestão. Nem toda aliança feita para chegar ao poder é vantajosa. Chegar ao poder não pode ser o único objetivo. O maior objetivo tem que ser fazer uma Itaguaí melhor.

    Após analisar tudo isso nos próximos meses, posso dizer se ele será o MEU candidato ou não.

    Lembro que o Blog Política de Itaguaí não vai apoiar nenhum dos candidatos à Prefeito e que será o espaço on-line do povo para os cidadãos analisarem os candidatos e seus planos para a cidade.

    ResponderExcluir
  3. Sou capaz de entender nas entrelinhas a preocupação do professor Fabiano.O cara que é entrevistado por um jornal,da duas paginas de entrevista e consegue não dizer nada,é preocupante sim.outra coisa que não deu para entender, foi esse pensamento do candidato de que pode ter o apoio do Atual Prefeito.Será que ele pensa que pode conseguir uma coisa que nem Cristo conseguiu ,que foi agradar a todos?Não sei como o pessoal do G 7 vai ver essa colocação do abelardinho,mas ao que parece o rapaz quer chegar ao poder e não importa os acordos que tenha que fazer.Muito preocupante...

    ResponderExcluir
  4. NEUCI voce será o incendiário até quando? Voce vai mudar de nome de novo? Antes era o mediador.Voce é muito ridiculo,prefiro quando seu computador esta ruim...

    ResponderExcluir
  5. Abelardinho, meu amigo e parceiro de chapa. Caminharemos juntos, certamente. Mas esqueça essa besta do Xarlinho - esse é carta fora do baralho - um conselho de um bobo... se ele colocar a mão em vc, será pra te derrubar e enterrar sua candidatura.

    Vamos caminhar para frente com os olhos no futuro sem olhar para trás. "Exxe paxxado", é assombroso e terá muito a explicar a justiça. Não vincule seu futuro político, que pode ser muito mais que só Prefeito de Itaguaí, a essa corja "SEM FUTURO ALGUM"

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Como disse o professor Fabiano: "...um dia poderá ser prefeito...", mas não é a hora meus caros, ser prefeito por sentimentalismo, lembrando sempre a figura do pai(fez isso em outras entrevistas), não é suficiente. Lembrar Lula, ora, Lula, vem de uma trajetória de militância e formação muito grande, onde ele demonstrava grande poder de liderança. Quanto ao jovem vereador, que trajetória política tem? É um vereador, que até hoje está em cima do muro, não disse a que veio. Única coisa que observo, é o carisma, está sempre no meio dos jovens em rodinhas...muito simpático, mas isso não é demonstração de capacidade administrativa como quer e precisa Itaguaí. O PT está se precipitando, e, embarcando em uma canoa furada, demonstrando o quanto ainda não está conssolidado como um partido político maduro que almeje o mais alto escalão da Prefeitura.É preciso caminhar muito ainda, me refiro aos dois, partido e candidato. E quem sabe no futuro essas aspirações se concretizem.

    ResponderExcluir
  7. Em tempo: Consolidado. Me refiro ao partido em Itaguaí. Ok?

    ResponderExcluir
  8. JOÃO NINGUEM seu pior pesadelodomingo, 26 junho, 2011

    Anonimo, voce é o Neuci idiota.Por mais que ele tente mudar os nomes que aparece,as colocações idiotas acabam entregando o Neuci.Neuci sua opinião é mediocre e não nos interessa.Escangalhe seu computador mais uma vez e de um tempo...

    ResponderExcluir
  9. João Ninguém!

    Não sou o Neuci, não. Meu nome é J.Carlos. Gostaria que tivesse mais respeito com a opinião das pessoas. O seu julgamento demosntra o quanto és imaturo. Creio que dessa forma você não tem condições de debater com ninguém. o melhor que você deveria fazer é cair fora do Blog. Pois como cidadão estás exercendo-a sem ter condições nenhuma de opinar. Aliás, quero apenas que diga a sua opinião sobre oque postei. Deixe de criancisse.

    ResponderExcluir
  10. nei de morais pereira juniorsegunda-feira, 27 junho, 2011

    anonimo, admiro sua coragem em se identificar, fiz o mesmo e fui duramente caluniado pelo senhor joão ninguem. Espero que ele tenha amadurecido e não proceda desta forma. Quanto a reportagem indicada neste blog, concordo com o professor fabiano em dopis aspectos: 1º - Abelardinho precisa mostrar um projeto de governo e sair desta filosofia de que político bom é aquele que toma cafezinho em bar e beija criancinha. Itaguaí cresceu, o povo amadureceu, a classe média da cidade vem aumentando significativamente e pior: O referencial não é mais o governo benedito ou o governo sagário. Ele vai ter que fazer melhor do que o Charlinho e eu espero realmente que ele faça (caso eleito / espero isso de qualquer que se eleja prefeito de itaguaí - ainda não tenho candidato) 2º - saia de cima do muro, ele é situação ou oposição? não existe coluna do meio! um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, Nei! Beleza. É isso que é legal. obrigado, e bola pra frente. Vamos continuar respeitando a opinião de cada um. Isso que é democracia. Mesmo que não concordamos temos que respeitar as pessoas. Mas falta muita educação as pessoas.
    Abraços.

    J.Carlos

    ResponderExcluir
  12. Desculpe voce não é o Neuci é o Davi kkkkk

    ResponderExcluir
  13. JOÃO NINGUEM seu pior pesadeloterça-feira, 28 junho, 2011

    Esse Abelardinho é esperto mesmo,ao falar que gostaria de ter o apoio do Prefeito,joga a batata quente nas mãos Do Rei.se faz de humilde para o povão e joga bonito para a plateia.Essa turma do G7 é inteligente mesmo.

    ResponderExcluir
  14. joão ninguém,

    Tenho visitado o Blog nos últimos dias me privando do direito de postar algum cometário, justamente para não me indispor com você, pois seus comentários com relação aos meus, são patéticos.
    Sua obsessão contra mim se tornou algo patológico, tanto que você já vê comentários meus,desde que seja contra o G7, em qualquer lugar.Você vive agredindo todo mundo, se achando dono da razão.

    Eu não sou moleque pra ficar trocando palavrões via internet e, muito menos tenho "rabo preso" com algum político ou a você, mas se você quiser conversar olho no olho, eu vou deixar aqui o meu email:

    ne_u_ci@hotmail.com

    Até Breve!!!

    ResponderExcluir
  15. Letra da musica Melo do neuci:

    Eu tenho um primo macho,

    Levei ele pro forro parecia o garanhão,

    Mais eu achei que era pior ?

    Dançava envocado e azarava as menininhas,

    Tinha o nome de neuci e uma esquisita falinha ?

    Mas eu me encabulei,

    Quando ouvi alguém dizer,

    Esse cará é bichinha,

    Eu não sabia o que fazer,

    neuci se invocou,

    E começou o fuzuê,

    E com uma voz estranha,

    Ele começou a dizer,

    Olha a faca,

    Mexe,

    Com quem tá quieto,

    Eu não sou bichinha,

    Mas eu vou botar boneco,

    Olha a faca,

    Mexe,

    Com quem tá quieto,

    Eu não sou bichinha,

    Sou um cara discreto,

    Olha a faca,

    Mexe,

    Com quem tá quieto,

    Minha noiva,

    Abadia,

    Sabe que eu não sou boneco.


    canabrava@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. JOÃO NINGUEM seu pior pesadelo...terça-feira, 28 junho, 2011

    Neuci não quero ficar cara a cara com voce.Sou bem casado e não quero correr o risco de voce querer "alguma coisa" a mais comigo.Voce é puxa saco do Prefeito e do Marcio Pinto,deve receber para isso e eu respeito,só não vou deixar voce falar essas bobagens todas e ficar calado.Seu lado esta errado,vire o disco...

    ResponderExcluir
  17. Eu sabia que não deveria perder tempo com você. É mesmo um covarde; aliás você tem todos os defeitos, menos 1: você soube escolher seu apelido.

    Vou lhe dedicar uma música, que é a tua cara, do saudoso Noel Rosa:

    João Ninguém

    Que não é velho nem moço
    Come bastante no almoço
    Pra se esquecer do jantar...
    Num vão de escada
    Fez a sua moradia
    Sem pensar na gritaria
    Que vem do primeiro andar

    João Ninguém
    Não trabalha e é dos tais
    Mas joga sem ter vintém
    E fuma Liberty Ovais
    Esse João nunca se expôs ao perigo
    Nunca teve um inimigo
    Nunca teve opinião

    João Ninguém
    Não tem ideal na vida
    Além de casa e comida
    Tem seus amores também

    João Ninguém não trabalha um só minuto
    E vive sem ter vintém
    E anda a fumar charuto

    ResponderExcluir
  18. João,

    estive ausente por um tempo do blog e já vi que usaram indevidamente meu nome. Se Eu não uso pseudônimo para criticar, achas tu que eu usaria agora?

    Sinceramente...

    ResponderExcluir
  19. Charlinho processa seis integrantes do G7 e "esquece" do Abelardinho. Agora Aberladinho aceita e pede que seu nome seja apoiado pelo prefeito.

    Desconfio desta relação...

    ResponderExcluir
  20. A que ponto nos chegamos ! um dedicando musica ao outro ?

    Ola meu companheiro Davi, que bom que você voltou !!!

    Estive pesquisando hoje o grupo do g7 ,esta fechadinho em torno do coração amigo ! estamos so começando uma caminhada !

    ResponderExcluir
  21. Será que o G7 vai virar G6?

    ResponderExcluir
  22. Abelardinho é um paradoxo.

    Se faz parte do G7(que acusa Charlinho) e, ao mesmo tempo sonha com o apoio do acusado, então quem está com a razão?
    Ou Charlinho é inocente das acusações, ou Abelardinho é cúmplice dele.
    Essa campanha de boteco não o esta fazendo muito bem.

    ResponderExcluir
  23. Ola neuci boa noite tudo bem ! política e assim mesmo !!!

    o governo federal tem uma boa margem de aprovação, e você destila seu veneno ?

    imagine um começo de uma caminhada com um pré-candidato, mas democracia e assim mesmo, olhe para dentro de você, tudo para você e inútil,já notou você esta so ?

    o cidadão a fila andou ! so você não percebe ? já tiraram a grade so você não percebeu !!!

    seja com g4,ou g7 tem que formar,ta ligado !!!

    pelo pouco conhecimento político que tenho,chequei a uma conclusão você e metal que não da LIGA .

    UM FORTE ABRAÇO, Raízes.

    ResponderExcluir
  24. Olá Raízes,

    obrigado pela mensagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Raízes,

    Vocês petista antes ainda se escondia de baixo do tapete da ética e da moral(o que se esconde de baixo do tapete é sujeira). Vejo que agora, depois de 8 anos de todo tipo corrupção envolvendo o seu partido(PT), vocês perderam a vergonha na cara de vez.

    Você tem a "cara de pal" de dizer que para chegar ao poder vale tudo.
    Até ontem você metia o pal no Charlinho, agora aprova uma "hipotética", aproximação de Abelardinho com Charlinho?
    E só apóia porque Abelardinho foi pro PT.E se ele ainda estivesse no PDT, você teria o mesmo argumento?
    Claro que não! pois o quê ganharia com isso?

    O seu comentário infelizmente, não me surpreende.

    Raça famigerada por uma boquinha.

    ResponderExcluir
  26. Ah!eu entendo o seu pouco conhecimento sobre política, até porque politicagem é coisa bem diferente, e nisso você é doutor né?rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  27. "Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito humano."

    O Neuci boa noite !!!
    Olhe em uma entrevista as vezes sai uma frase que não esta dentro do contesto , mas como você e pessimista de carteirinha ,quando vai elogiar alguém ,joga confete em um parlamentar que esta a 20 anos no poder,produzindo pouco para a população !

    Comente a vontade carequinha ! ninguém vai te ouvir ! vi você no facebook !

    "Só porque ninguém está ouvindo, não significa que não deve ser dito."

    Um forte abraço para você carequinha !!!

    Att; Raízes .

    ResponderExcluir
  28. Que carisma? O Aberladinho só tem carisma na época de eleição ,ai fala com todos ,aperta a mão da tapinnha nas costas.Só não da o céu porque não pode ,porque prometer ele promete.Ele nasceu para ser prefeito? Somente porque o pai foi e isso não significa que ele vai seguir os passos do pai ,na época foi um excelente prefeito.Sera que ele tem uma plataforma de prefeito? Para todas as secretarias? E qual é esse plano?Quem vai apoiar? Espero em Deus que ele não venha e se vier que perca ,porque ele é o prefeito atual em tudo.Mais um Charlinho Itaguaí não aquenta.Quero ver os projetos para cada secretaria,mais nada faraônico.E os irmãos por parte do pai porque virou as costas para eles? São seres humanos acima de tudo.Ninguém merece o Sr.Aberladinho candidato a prefeito,mais Deus não dorme,só entrou para vereador porque teve os votos do Genildo que viria a vice. Esse cara não tem noção do ridículo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Tomara que o prefeito realmente escolha o Abelardinho,Porque? Como os escolhidos pelo prefeito tomaram posse em Seropédica e Mangaratiba?O que levou eles a tomarem posse? O Abelardinho vai ser mais hum ,estão todos respondendo processo,até o Dr.Niltinho que sumiu,não se tem mais notícia dele desde o problema que teve em um hospital ou clínica com o SUS.O Abelardinho vai no mesmo caminho,se queremos mudar Itaguaí,por que eleger uma pessoa igual ao prefeito? É muito estranho querer que o município mude do atual prefeito para um clone dele,não da para entender.Qualquer um indicado pelo G7 eu voto,que não seja o Abelardinho,sou Vicente Rocha.

    ResponderExcluir
  30. Sulamita,

    Então seria: Kifer,Lenison,Nisan,Beto ou Toni?

    ResponderExcluir
  31. Única coisa que da pra perceber é que ninguém que deixou um comentário aqui entende de política...
    Primeiro, alguém vai as sessões realizadas na câmara? Alguém aqui sabe quais os vereadores que atendem no gabinete? Alguém já procurou saber os projetos de governo dos candidatos? Alguém sabe que todo político tem limitações? Ninguém arruma emprego de um dia pro outro..Ainda mais se depender do executivo...Vocês estão muito focados em G7 isso, Charlinho aquilo...Não gosto do governo do charlinho, maquiar a cidade não quer dizer que fez um bom governo, o social está completamente abandonado. Se você não sabe não abra a boca pra falar.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item