POR QUE EU NÃO TENHO CANDIDATO

“Não quero abandonar Itaguaí. Mas também não quero morar nela...” Com diversas matérias “pipocando” pela cidade de eventuais pré-candidatur...

“Não quero abandonar Itaguaí. Mas também não quero morar nela...”
Com diversas matérias “pipocando” pela cidade de eventuais pré-candidaturas além dos nossos já tradicionais boatos até agora nenhum deles me chamou a atenção. Deixa eu explicar o por quê. Sou formado em administração na UFRRJ e sou discente em Teatro pela UNIRIO. Acredito que a eleição majoritária é a soma das pequenas vontades de cada um. E qual é a minha pequena vontade: a valorização da cultura. Pois o que ocorre: até agora nenhum pré-candidato sequer tocou no tema da cultura.
O quadro é o seguinte: a cultura é tratada como sub área, e com isso, tem diversas pessoas que não tem formação ou histórico de atuação na área e aí e estão . Por outro lado a cidade tem pessoas formadas ou atuantes e que são desperdiçadas (por vezes até abandonam a cidade – vide o caso do Julio Queiroga). A cidade também não apresenta um plano de cultura claro ou um aceno para a formação de conselhos de cultura. Duvido também, que no concurso para a prefeitura vão ter vagas para produtores culturais, animadores culturais ou vagas similares.
Mas seu eu não sou pró-governo eu deveria ir para a oposição correto? Errado. Até agora a oposição não apresentou uma proposta para a cultura na cidade. Já um panfleto de um Pastor sempre menciona o esporte como fundamental para a sociedade e esquece-se da arte e cultura como ferramenta de educação, lazer e inclusão das subjetividades dos indivíduos.
E de quem é a culpa? Desde as classes políticas que não se interessam até aos grupos que não se mobilizam para lutar pelos seus desejos. São diversas pessoas que praticam a arte e a cultura de forma profissional ou não e deixassem ficar sem voz (os. Tenho um grupo de teatro há mais de sete anos e sou freqüentador assíduo do teatro na cidade e não me lembro de nenhum político –com exceção de um ex-prefeito- ter ido prestigiar um grupo de arte e cultura local).
Eduardo Teffé - via facebook no grupo Politização, Voto Consciente e Cidadania em Itaguaí: EU APÓIO!!!! do Blog Política de Itaguaí.

Postar um comentário

  1. Prezado Eduardo:

    Conforme eu comentei anteriormente na sua postagem no FACEBOOK, conversei com o Vereador Márcio Pinto sobre sua postagem, ele leu e se interessou pelo assunto.

    Ele disse que apóia o movimento, bem como a sua idéia para o Encontro Cultural. Desde já você já pode contar com dois veículos de comunicação: O Prof. Fabiano já garantiu aqui, no blog POLÍTICA DE ITAGUAÍ, que eu considero primordial por ter muito mais acessos, e garanto divulgação também no DIAPASÃO.

    Um forte abraço,
    SÉRGIO PRATA.’.

    ResponderExcluir
  2. A EXPECTATIVA É LANÇARMOS UMA BASE DE MODELOS DE GESTÃO PARA CULTURA. Itaguaí necessita transpor a barreira do clientelismo (até mesmo na cultura) através de uma politica de conselhos de cultura, editais públicos e leis de incentivo!A SOCIEDADE TEM QUE FAZER A SUA PARTE E MERECE SER OUVIDA!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu acho um absurdo às vesperas de uma eleição alguém ter a coragem de dizer que "se interessa" por esta ou aquela questão - relacionada a cultura. Se ninguém fez "oque não é verdade, não é Eduardo?" não creio que fará agora.
    Eu não conheço outro vereador que não seja o Nisan que tenha se proposto ou contribuido com a cultura, o esporte e o lazer de maneira EFETIVA, palpável, DIVULGADA, conhecida, RECONHECIDA.

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que esta discussão vai além da cultura... Quais são os planos de governo dos pré candidatos e aspirantes aos cargos!?

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Thadeu, você está coberto de razão. Às vésperas das eleições você tem coragem de dizer que o vereador Nisan traíra é o todo poderosos de Itaguaí. Ninguém nunca viu o Nisan desenvolver um projeto de cultura, esporte ou lazer em Itaguaí. A única cultura que ele conhece é a da traição, o esporte que ele pratica é a traição e o lazer dele é trair, De forma EFETIVA, DIVULGADA e RECONHECIDA, que o diga o Tio dele, o Bené e o pessoal de Coroa Grande, da equipe do Cheiroso.

    ResponderExcluir
  6. TONINHO TERRA, você deve ser de outro planeta, mas tem no nome TERRA. Em 2009 houve o Skete In Green, um "mega" campeonato estadual, com a coordenação do Eduardo Gringo e a co-parceria da CUFA, vc sabe o que é a CUFA??, houve grande divulgação. Depois disso, o próprio Nisan "cansou" de apoiar os projetos artísticos do próprio Eduardo Teffe, o Nisan está com o Projeto Semeando o verde em vários bairros de Itaguaí com conscientização e plantio de árvores, enfim: a oposição SUJA, ESCROTA, E SEM BASE pode até "meter o pau", mas tem que ter razão. Se não tem o que falar, cale-se.

    ResponderExcluir
  7. Acho uma palhaçada inventar o que não é verdade só para "tentar" diminuir o trabalho do Nisan. É sacanagem mesmo!!! Aposto que você é da turma dos vereadores que "sequer" tem uma folha de papel no gabinete, sequer tem um projeto de lei aprovado, nunca usaram a tribuna... deixa prá lá... Toninho Terra...

    ResponderExcluir
  8. Toninho = Rafael = Sérgio Prata = Márcio Pinto... é, por mim, a partir de agora não participo mais deste circo.

    ResponderExcluir
  9. É mesmo Thadeu o Nisan trouxe pra cá um monte de maconheiros e cheirador de cola naquele evento. Gostaram tanto que são olheiros e fogueteiros eleitorais do vereador. CUFA? Aqui é uma cidade, não é favela. Enquanto queremos erradicar as favelas vocês ficam incentivando pra fazer projetinho de orelhada. O Projeto Semeando o Verde deve ser pra plantar maconha pra turma da CUFA. O vereador não vai poder trair a turma do movimento.

    ResponderExcluir
  10. Vai embora mesmo Thadeu você já encheu o saco babando o cezinha. O Vicentão vai quere uma parte no negocio.

    ResponderExcluir
  11. Toninho Terra que deveria se chamar Toninho Miolo Mole, eu que acompanho este Blog a algum tempo fico decepcionada com tamanha ignorância .
    CUFA- CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS, no site se define assim: È uma organização sólida, reconhecida pelas esferas políticas,sócias, esportivas e culturais.Foi criada a partir da união de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente negros que buscavam espaço para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
    Você TONINHO MIOLO MOLE acha que todas as pessoas tem as mesmas oportunidades, tomara que esse vereador tenha conseguido com o evento que organizou fazer com que pelo menos uma única criança tenha tomado gosto por esporte. Tomara que esse vereador consiga plantar uma muda de árvore em 1% das casas da nossa amada Itaguaí com o seu projeto Semeando Verde.
    Pra terminar não fique postando bobagens.
    Só uma pergunta, Quais são os projetos do seu vereador?

    ResponderExcluir
  12. Prezado Thadeu:

    Causou-me profunda estranheza a vossa ojeriza ao meu nome, sem que ao menos me conheça pessoalmente e nem eu a ti. Embora meu ofício seja a comunicação, sou um eterno estudioso nas áreas de política, religião e cultura, de um tempo que você talvez ainda não tivesse nascido, sendo assim, não queira você questionar-me de coisas que sequer tem conhecimento. Entenda que eu não sou profundo conhecedor e sim um estudioso.

    Na área da política minha atuação é mais presencial, considerando as denúncias que eu faço e que me apresento como autor das mesmas. Jamais permitirei que qualquer outra pessoa venha a sofrer conseqüências diante do que eu tenha escrito ou falado. Você já deve ter observado que eu sempre me identifico, tendo inclusive deixado exposto aqui no blog, os meus endereços (residencial e comercial), e-mails e telefones. Não tenho porque ocultá-los, são públicos, basta acessar o Google.

    Na área de religião, mesmo sendo judeu, quando chamado, atuo como palestrante em qualquer segmento ou denominação religiosa, sem tendenciar, procuro conduzir as palestras de acordo com a vida prática e usual. Na área da cultura eu atuo como intermediário, fomentador e divulgador, quem tem que aparecer são os artistas, e eu não sou artista!

    Márcio Pinto sim, e porque não? Dos 11 Vereadores da nossa cidade, o único que realmente se interessou por projetos culturais em Itaguaí, foi e é o Vereador Márcio Pinto, principalmente aqueles onde requer minha presença nos segmentos onde atuo na cultura. Márcio foi quem intercedeu por mim, após ter tido 2 projetos meus vergonhosamente clonados pelo pessoal que gesta cultura no Executivo Municipal de nossa cidade.

    Aprecio muito a amizade do Rafael Murakami com o Márcio Pinto: São personagens atípicos em nossa política. O Márcio é o único Vereador de nossa cidade que não traiu a confiança do Prefeito, e não se omite, mesmo recebendo boa parte das pancadas voltadas para o Executivo Municipal. E o Rafael se mantém firme ao lado do Márcio, mesmo também recebendo boa parte das pancadas. Com toda certeza, foi este tipo de conduta leal que tenha me aproximado dos dois, isto é o correto!

    Quanto ao cidadão Toninho Terra, eu sequer o conheço, pode até ser que um dia tenhamos nos cumprimentado, ou freqüentado o mesmo ambiente, mas desde já eu não aprovo sua conduta nesta postagem, mesmo tendo que considerar suas opiniões como respostas ao tom ofensivo que você levantou.

    Lamentavelmente você se igualou a ele em seus pronunciamentos aqui, não se produz uma boa argumentação com agressão, nossas palavras para com os outros refletem como em um espelho, jamais poderemos esperar receber flores, quando atiramos pedras!

    Por favor: Não saia da discussão! Política se constrói com opiniões diversas, muitas vezes divergentes. Observe o exemplo dos nossos Vereadores: Estão divididos em dois grupos, mas fazem uso do mesmo espaço e desfrutam dos mesmos privilégios.

    Um forte abraço,
    SÉRGIO PRATA.’.

    ResponderExcluir
  13. Para o Sérgio Prata uma resposta: ogeriza?!! se toca, cara.
    O que eu fico mais puto da minha vida é que ficam um bando de cabos eleitorais MAU PAGOS querendo falar dos caras. Eu sou apenas um eleitor que "não preciso trabalhar" e posso me expressar normalmente.
    Õ "cambada" de "baba ovos, amanhã serei "eu" o escolhido para o cargo de chefia dentro dos gabinetes, quer apostar??? e vocês falando uns dos outros para continuarem ganhando mesadinha. Parei.

    ResponderExcluir
  14. Sergio Prata,você aprecia o Márcio porque espera alguma coisa dele. O Rafael Aprecia o Márcio porque leva um dinheiro dele. E o Marcio aprecia o Charlinho porque leva um dinheiro da prefeitura.Outra coisa que o Marcio aprecia não é a cultura e sim esporte (levantamento de copo)!kkkk

    ResponderExcluir
  15. ... a propósito, quais os projetos culturais apoiados pelo vereador Marcio Pinto mesmo??????

    ResponderExcluir
  16. Prezado Thadeu:

    Entenda que se eu fosse outra pessoa e não tivesse a educação, o respeito e a consideração que tenho pelo trabalho dos outros, eu diria para o Eduardo Teffé que eu resolveria o problema, e jamais daria crédito a ele, na idéia que ele teve em relação ao Encontro Cultural.

    Você já deve ter observado que todas as vezes que eu posto alguma matéria que não é de minha autoria, eu faço questão de dar o crédito ao autor, disponibilizando foto, sempre que possível. Isto é ser justo, correto e leal!

    Eu não sou cabo eleitoral do Márcio Pinto e não sou pago para falar bem dele, tenho o meu dinheiro qual suei para tê-lo ao meu descanso e tenho o meu ofício, de onde eu pago as minhas despesas do dia-a-dia. Não dependo de político para me sustentar!

    Torço sinceramente para que você não precise de cargo de chefia em nenhum gabinete: Não existe vida útil em gabinete de político! Se você é envolvido em cultura ou esporte, com certeza você não vai gostar do ambiente.

    E por favor: Evite escrever palavrões em suas postagens, muitas mulheres e crianças o acessam. Se as palavras chulas fazem parte de sua verve, você está no caminho errado, palavras de baixo calão somente se transformam em cultura quando colocadas com sabedoria e inteligência.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Anônimo:

    O senhor já está habituado a ler o que eu escrevo em relação as pessoas que não se identificam ou que usam fakes. Eu deveria até mesmo desconsiderar o que o senhor escreveu, mas não vou fazê-lo.

    O que eu espero do Márcio é o mesmo que eu espero de todos os políticos investidos em cargos públicos: Ética e lisura! No meu entendimento político, o Márcio Pinto é ético por não trair o Prefeito que o ajudou a eleger no último pleito.

    Em relação à lisura, pergunte ao pessoal do G7 se existe algum indício que envolva o Márcio Pinto em negociatas ou falcatruas. Se houvesse, com toda a certeza a oposição já teria denunciado.

    Quanto ao Rafael levar algum dinheiro do Márcio, eu tenho minhas dúvidas quanto a sua covarde afirmação, sem ao menos se identificar: O Rafael é empresário e não depende de dinheiro de político para sobreviver.

    ResponderExcluir
  18. Sérgio Prata,

    Quando eu crescer eu quero escrever bem como tu escreves!

    Um abraço meu velho!!!

    ResponderExcluir
  19. Sergio Prata, você deve ser realmente muito inocente, o Rafael não é dono de nada, dono é o pai dele e as herdeiras do Sr. Benito(pergunte ao Rafael quem é o Sr Benito). O único comércio que o Sr Rafael teve foi um salão de beleza que ele fechou na calada da noite para não pagar o que devia, não só o Rafael como a mulher dele são sim funcionários do Sr, Márcio Pinto.
    Não me identifico porque não tenho costa quente como o senhor e o Rafael.
    E ética e lisura? me desculpe mas não tem nada a ver o Sr. Márcio e o Sr. Rafael.

    ResponderExcluir
  20. Sergio Prata, outra coisa,se o Márcio esta sendo leal ao prefeito por foi apoiado por ele, esta sendo desleal aos seus eleitores fingindo que não acontece nada de errado na prefeitura.Por acaso o Márcio e parente do Lula?

    ResponderExcluir
  21. Voltando a discussão do tópico... eu não lembro de leis ciradas pelo executivo ou legislativo ... (com exceção de uma sobre a manutenção dos bens culturais de Itaguaí - mas que não é cumprida, excutada ou fiscalizada ... vide o chafariz, a casa que nasceu quintino e bocaiuva...etc,etc...)

    ResponderExcluir
  22. Eduardo Teffé, você sabe que essa lei foi criada pelo vereador Nisan?!

    ResponderExcluir
  23. Ola, Eduardo , concordo com que voce , e coloco meu apoio a cultura , e sem educacao nao teremos cultura. coloco o blog da A.f.a.s,a sua diposicao .(afasrj.zip.net),site(www.comamigosdasabedoria.)espero contato -(liriovelasco@yahoo.com.br)tel 98371783. Um abraco .P.P.:

    ResponderExcluir
  24. Prezado Eduardo:

    A guinada política que tentou desconduzir a conversa, foi proveitosa, trouxe a luz as propostas de Augusto Boal quando fundou o Centro Teatro do Oprimido, inspirado na linha de raciocínio de Paulo Freire: Nas palavras de Boal, O Teatro do Oprimido era o teatro no sentido mais arcaico do termo: “Todos os seres humanos são atores, porque atuam, e, espectadores, porque observam. Somos todos 'espect-atores'.”

    No corpo do Teatro do Oprimido ele construiu a técnica do Teatro Legislativo, transformando os Teatros de Arena em novas Ágoras, ou seja, ele induzia as pessoas que não queriam fazer polítca, a fazer. Boal afirmava, e estava correto, que as pessoas percebiam que fazer política era da própria natureza humana, e que tudo era ação política, inclusive dizer que não queriam saber de política, era uma ação política de recusarem-se a a fazer algo para mudar uma situação que oprimia.

    Observe a nossa Ágora eletrônica: Estamos fazendo política com arte e arte com política! Estamos envolvendo diversos segmentos da sociedade, em torno de uma idéia que partiu de você, e não temos mais o direito de permitir que a sua idéia desapareça como se fosse éter.

    A minha agenda é flexível, marque um encontro com os interessados sobre o assunto, e me comunique a data, que eu irei.

    Um forte abraço,
    SÉRGIO PRATA.’.

    ResponderExcluir
  25. As leis que existem em Itaguaí (independente de quem é o autor) sofrem do problema dos contos de fadas: o prefeito finge que faz , os vereadores fingem que fiscalizam e o povo finge que acredita (Cade a conservação de tais bens culturais!!!!???)...
    O patrimonio cultural de itaguaí tá sumido que nem a ilha da madeira ....

    ResponderExcluir
  26. Fora essa administração da cultura!!! Teatro sem acesso aos deficientes, empregadas das biblioteca pública que não param de falar, taxa de ocupação do teatro que ninguém sabe-ninguém viu, desvalorização da mão de obra local E OUTRAS COISAS!!!! NINGUÉM MERECE!!!

    ResponderExcluir
  27. Que preconceito é esse? Por acaso vcs pensam que todos que vivem ou trabalham nas favelas, são maconheiros, bandidos,traficantes ? È assim que vcsc querem tratar a cultura em nosso Município ? O vereador Nisan é o único que incentiva a cultura em Itaguaí, visitem o blog dele,leiam,de suas opiniões , e depois repensem todas as asneiras que disseram.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item