Chico Alencar: Os dez mandamentos da autoridade pública

Chico Alencar Nosso Estado laico tem raízes culturais da tradição judaico-cristã. Por isso, quando autoridades públicas flagradas em desma...

Chico Alencar
Nosso Estado laico tem raízes culturais da tradição judaico-cristã. Por isso, quando autoridades públicas flagradas em desmandos surpreendem ao pedir controles sobre sua atuação, cabe lembrar o capítulo 20 do Livro do Êxodo, Antigo Testamento, escrito em 1.250 a.C. Ali um Deus libertador, que ‘faz sair seu povo da casa da escravidão’, já oferecia a Moisés um decálogo de princípios. Estes imperativos e proibições orientaram uma prática de vida que, atualizada, pode inibir a sucessão de transgressões à moralidade pública, corriqueira em nossa política contemporânea. A releitura dos ‘Dez Mandamentos’ há de ser útil a quaisquer autoridades brasileiras, cingidas que estão aos preceitos constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência:

1. AMARÁS A PROMOÇÃODO BEM COMUM, e não dos seus bens patrimoniais;
2. NÃO PRONUNCIARÁS A EXPRESSÃO ‘INTERESSE PÚBLICO’ EM VÃO, confundindo-a com a idolatria dos negócios privados;
3. GUARDARÁS NÍTIDA SEPARAÇÃO ENTRE DEDICADO TRABALHO E SALUTAR DESCANSO, desfrutando deste sem nenhuma vantagem indevida;
4. HONRARÁS TODOS OS ANTECESSORES QUE PRATICARAM A HONESTIDADE, o serviço e a justiça;
5. NÃO MATARÁS A ESPERANÇA DO POVO com práticas que degeneram o sentido maior da política;
6. NÃO COMETERÁS ATOS DE PROMISCUIDADE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO;
7. NÃO ROUBARÁS O ERÁRIO, em nenhuma das inventivas formas que a corrupção sistêmica criou;
8. NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO nem obrigarás sua assessoria de imprensa a mentir para esconder viagens e relações;
9. NÃO COBIÇARÁS O QUE NÃO TE PERTENCE, nem darás privilégios a teus cônjuges, parentes ou amigos;
10. ZELARÁS COM RIGOR MÁXIMO PELO PATRIMÔNIO PÚBLICO que transitoriamente gerencias.

Chico Alencar é deputado federal pelo PSOL
http://odia.terra.com.br/portal/opiniao/html/2011/7/chico_alencar_os_dez_mandamentos_da_autoridade_publica_177080.html

Postar um comentário

  1. VEREADOR TONI COELHOterça-feira, 12 julho, 2011

    Rumores de Municipalização de Escolas Do Estado em Itaguai.Particularmente custo a acreditar.A maior parte das Escolas Estaduais tem ensino médio, que não é uma função do Municipio.Por outro lado,só traria insegurança para profissionais da Educação do Estado que a principio não sabem se continuarão ou não em suas atuais escolas.Se querem melhorar a educação, devem começar pelo dever de casa,ou seja,pagar melhor os profissionais do Municipio, que hoje recebem um salário de fome. A não ser que estas escolas representem apenas mais cargos de direção para saldar "dividas politicas da Deputada" ex-Itaguai.Estamos acompanhando e somos contrários a mais esta arbitrariedade.

    ResponderExcluir
  2. Olá vereador, que bom que o senhor comentou este comentário!
    Isso mostra que o Senhor continua acompanhando o Blog e mostrando toda a sua sede de moralidade. Sewndo assim, gostaria de solicitar ao Senhor, como aos seus 10 colega de camara. que comentem a postagem que relata a lei aprovada por vereadores da camara de são carlos - sp. que moraliza o serviço público daquela cidade. Já que vcs estão tão enganjados em moralizar itaguaí. Poderiam Incluir esta lei como proposta para as eleições de 2012. Vcs tem coragem?

    ResponderExcluir
  3. VEREADOR TONI COELHOquarta-feira, 13 julho, 2011

    Caro Zé Ninguem,assim que eu retornar as atividades normais na Câmara(estou com pneumonia),vou conversar com o procurador para colocarmos em pauta a Lei aprovada na Câmara de são Carlos.Concordo plenamente com todos os tópicos da lei e ja te adianto que nem eu nem nenhuma das pessoas que trabalham comigo,tem nenhum receio desta lei que entendo ser bastante importante e moralizadora.Veja bem ,Zé Ninguem,voce só me pediu que comentasse a lei e vou alem do que me pediu.Ficou surpreso?Desde sabado 'a noite tive uma febre violenta e ao ir ao médico na segunda feira,constatei que estou com pneumonia e o médico me recomendou 10 dias de medicação e repouso,mas ainda assim estava pronto para ir a sessão de terça feira quando recebi um telefonema do vereador Beto da Reta,informando que não haveria sessão.Na próxima Quinta-Feira,na hora da sessão estarei cumprindo o meu papel mesmo doente.Estou falando isso porque vi alguns comentários no Blog em relação a sessão de terça feira e sou um vereador que nunca faltou a sessão. Eu disse nunca.Portanto fiquei bastante incomodado com a situação...Um grande abraço Zé

    ResponderExcluir
  4. GRAÇAS A DEUS UM DE NOSSOS VEREADORES JÁ SE MANIFESTOU! AGORA SÓ FALTAM 10!
    TONI COELHO, ESTIMO MELHORAS, POIS VC É UM SER HUMANO COMO TODOS NÓS E NÃO ESTÁ LIVRE DE ENFERMIDADES. TENHO ASSISTIDO AO DESENROLAR DAS DISPUTAS POLITICAS EM ITAGUAÍ E NÃO APOIO NENHUM DOS DOIS LADOS, ESSE ASSUNTO TEM QUE SER RESOLVIDO NAS URNAS EM 2012. já que queremos moralização creio eu que esse é o ÚNICO caminho!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ!
    INFELIZMENTE AS PESSOAS NÃO QUEREM FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO.
    VEREADOR, ESPERO QUE O SENHOR JÁ ESTEJA MELHOR!
    NO SEU PRIMEIRO COMENTÁRIO, O SR CHAMA A DEPUTADA ANDRÉIA DE EX-ITAGUAÍ. VOU LHE CONTAR UM FATO VERIDICO.
    UM MORADOR DA RUA HAROLDO RODRIGUES JESUS ENVIOU UM EMAIL PARA O GABINETE DA REFERIDA DEPUTADA PEDINDO AJUDA QUANTO AO PROBLEMA DOS CONSTANTES ALAGAMENTOS NA ESQUINA ENTRE AS RUAS HAROLDO RODRIGUES JESUS, MARLI E SANTO AGOSTINHO NO BAIRRO MONTE SERRAT. ESSA SITUAÇÃO JÁ DURA DECADAS SEM QUE NINGUÉM CONSIGA RESOLVER, EMBORA HAJA ALI 2 VEREADORES (BETO DA RETA E VICENTE ROCHA). A CERCA DE 15 DIAS COMPARECEU A ESTA RUA UM FISCAL DE OBRAS DA PREFEITURA COM CÓPIA DO EMAIL AQUI CITADO, PERGUNTANDO ASO MORADORES QUAL ERA O PROBLEMA. NENHUMA OBRA FOI FEITA AINDA, PORÉM JÁ A UNS 2 DIAS UMA EQUIPE DA PREFEITURA ESTÁ FAZENDO SERVIÇOS DE LIMPEZA E CAPINA NAS RUAS DO BAIRRO. ESPERAMOS QUE OBRAS SEJAM REALIZADAS AFINAL VOTAMOS NELA E ESPERAMOS VER O RETORNO DA CONFIANÇA DEPOSITADA. AGORA, SÓ EM SERMOS OUVIDOS JÁ É MOTIVO DE ALEGRIA, VISTO QUE NINGUÉM VEM AQUI, A NÃO SER PERÍODO DE ELEIÇÃO

    ResponderExcluir
  6. VEREADOR TONI COELHOquinta-feira, 14 julho, 2011

    Tendo um marido Prefeito para resolver os problemas é facil.É exatamente pelo uso da maquina administrativa, do poder politico e econônomico, com apoio do Prefeito, que ela hoje foi cassada pelo TRE RJ.Quando chamei de Ex Itaguai,foi porque duas semanas depois de ter sido eleita,transferiu seu titulo de volta para Mangaratiba,foi só isso.Quanto aos vereadores Beto da Reta e Vicente Roha,acompanho na Câmara o interesse deles pelas coisas do bairro,mas quem faz as obras e possiveis trabalhos ao qual voce se refere é o executivo e infelizmente nenhum dos tem um Prefeito ao seu dispor,por mais que mandem e-mail.....

    ResponderExcluir
  7. O TONI, QUERO FAZER 2 PERGUNTAS:
    1 A QUANTOS MANDATOS ESSES DOIS JÁ SÃO VEREADORES? ELES JA ERAM VEREADORES ANTES DO CHARLINHO SER PREFEITO E ISSO AQUI SEMPRE FOI A MESMA MERDA.
    2 EM 2012 VCS VÃO PROMETER NOS PALANQUES QUE SÓ VÃO "LEGISLAR" VCS PROMETEM MUNDOS E FUNDOS E, QUANDO ELEITOS TIRAM O CORPO FORA!
    ADMIRO O QUE VC FEZ ENQUNTO SUBSECRETÁRIO DE ESPORTES, VC DEU UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A JUVENTUDE DESTA CIDADE E ISSO TE CREDENCIOU A SER ELEITO VEREADOR. ENTENDEU COMO FUNCIONA? O QUE ELES DOIS FIZERAM PELO BAIRRO QUE OS ELEGEU É IGUAL A ZERO! ESTE É O PROBLEMA! BEM OU MAL O CHARLINHO FEZ ALGO QUE PRESTE!

    ResponderExcluir
  8. As Organizações Não Governamentais (ONGs), a princípio, eram grupos sociais organizados, sem fins lucrativos, constituídos formal e autonomamente, caracterizados por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania, atuando em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.

    Como é de conhecimento geral, há muito tempo que as ONGs não são mais quase nada disso, principalmente em relação a serem “não governamentais”, tanto que muitos já até propõem que o nome seja mudado para “Organizações da Sociedade Civil”, tamanha é hoje a participação dos governos no seu sustento e, consequentemente, nos seus interesses. As ONGs, como instrumentos de fiscalização e cobrança dos povos aos seus governos, praticamente não existem mais. Muito menos são hoje “sem fins lucrativos”.

    A União Nacional dos Estudantes (UNE) seguiu o mesmo caminho. Seu 52o Congresso, aberto ontem com o discurso de um sujeito que deveria ser abominado pelos estudantes – o apedeuta, semianalfabeto e ex de triste memória –, está sendo patrocinado pela Petrobras, Eletrobras, Caixa e cinco Ministérios, com destaque para o dos Transportes, aquele antro de corrupção. Posto isto, eu pergunto, quem ela vai representar: os estudantes ou o governo?

    Augusto Chagas, seu presidente, é o retrato da espelunca em que a UNE se transformou. Ao ser questionado sobre o patrocínio chapa-branca, respondeu: “se a seleção de futebol e as novelas(?) podem ter publicidade de estatais, por que não nós, os estudantes?”

    Brilhante, não?

    Mas tem mais. Perguntado sobre as posturas críticas, há muito deixadas de lado pela UNE, respondeu que ninguém falou nada, mas que eles defenderam a saída de Henrique Meirelles do Banco Central.

    Realmente não havia nada mais importante para os estudantes do Brasil do que isso, não é mesmo?

    Enquanto isso, no Chile, cuja educação está furos acima, os estudantes travam batalhas diárias pela melhora das condições do ensino.
    Por Ricardo Froes

    ResponderExcluir
  9. Charlinho pode até não ser um exemplo de honestidade nunca - mas não reconhecer o que ele fez pela nossa Cidade nestes 6 anos é de uma desonestidade sem tamanho.

    Se os nativos que passaram pela prefeitura e câmara de Itaguaí, tivessem feito ao menos 30% do que Charlinho já fez, Itaguaí hoje seria uma cidade modelo.
    Que venham mais políticos Itinerantes, porque os nativos, só souberam destruir. E estão cheios de apetites para devorar os cofres da prefeitura.

    Eu só voto em políticos de fora.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item