Ameaçado de morte, deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) deixa temporariamente o país

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) deixará o país, depois de receber ameaças de morte de integrantes de milícias. Desde que pr...

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) deixará o país, depois de receber ameaças de morte de integrantes de milícias.
Marcelo Freixo
Desde que presidiu a CPI das Milícias, em 2008, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) vem recebendo ameaças de morte; somente no último mês, foram sete

Freixo presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, da Assembleia Legislativa do Rio, que, em 2008, investigou e indiciou mais de 200 pessoas entre políticos, policiais e ex-policiais, ligados a grupos criminosos que dominam comunidades, principalmente na zona oeste da capital fluminense.
Segundo Freixo, ele resolveu aceitar um convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo. O parlamentar vem sofrendo ameaças de morte desde a época da CPI, mas, nos últimos meses, elas se intensificaram.
Somente em outubro, Freixo afirma ter recebido sete ameaças de morte. “As ameaças estão se tornando mais fortes e há um retorno muito pequeno da Secretaria de Segurança. Ou seja, se estão ou não investigando. Tenho uma segurança, mas tem sido necessária a ampliação dela. Então, estou esperando algumas medidas”, disse.
A viagem será também uma forma de chamar a atenção das autoridades estaduais sobre o esquema de segurança dele e de sua família.
-Será uma saída temporária para distensionar a família, que está muito preocupada, e para chamar a atenção das autoridades sobre os programas de proteção. Não acredito neles”, disse.
O deputado não informou quanto tempo ficará na Europa, mas garantiu retorno ao Brasil. “Não posso dizer (nem) o tempo nem o local (onde ficarei), mas é um tempo muito curto”, disse.
Segundo Freixo, as ameaças não devem ser encaradas como um problema pessoal, mas sim como de toda a sociedade. Ele lembrou do assassinato da juíza Patrícia Acioli- assim como o deputado, de Niterói- morta por policiais militares integrantes de milícias que atuam no Grande Rio, em agosto deste ano.
-Esse é um problema de todo o Rio de Janeiro. Aliás, é um problema nacional. Até que ponto nossas autoridades vão continuar empurrando com a barriga? Ou a gente enfrenta e faz agora esse dever de casa contra as milícias ou, como mataram uma juíza, vão matar um deputado, promotores, jornalistas. E, se esses grupos criminosos são capazes de matar uma juíza e ameaçar um deputado, o que eles não fazem com a população que vive na área em que eles dominam? -, disse.
Segundo Freixo, apesar das dezenas de prisões feitas depois da CPI das Milícias, esses grupos criminosos estão cada vez mais fortes e dominam várias comunidades do estado, onde extorquem dinheiro de moradores e de comerciantes e controlam atividades como transporte alternativo, venda de gás e de ligações clandestinas de TV a cabo.
O ex-deputado estadual Natalino Guimarães e o irmão dele, o ex-vereador Gerônimo Guimarães, estão entre os presos em razão das investigações feitas pelo deputado e pela CPI. Eles foram considerados os comandantes da principal milícia da zona oeste do Rio e estão detidos em um presídio federal.
-Não abro mão de exercer minha função de representante do povo. Para isso a minha integridade e da minha família têm que ser preservadas-, disse o deputado, que é cotado para concorrer à prefeitura do Rio em 2012 pelo PSOL.
A atuação de Freixo contra as milícias inspirou um personagem do filme Tropa de Elite 2, que trata da questão das milícias no Rio de Janeiro. O personagem é um deputado que denunciava os grupos criminosos dentro da Polícia Militar fluminense.
http://correiodobrasil.com.br/ameacado-de-morte-deputado-marcelo-freixo-ira-morar-temporariamente-na-europa-a-convite-da-anistia-internacional/321117/

Postar um comentário

  1. O Marcelo Freixo é um dos poucos políticos que cito para meus alunos como exemplos de bons políticos no Brasil.

    O Estado precisa urgentemente fazer algo para proteger o Freixo pois alguma tragédia acontecendo com ele só vai fazer os políticos podres ganharem forças e a população perder as esperanças de uma política diferente no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. APROVEITO QUE O ASSUNTO É MARCELO FREIXO PARA FAZER UMA DENÚNCIA:

    A MILÍCIA ESTÁ INSTALANDO-SE EM COROA GRANDE. PEÇO AJUDA AOS POLÍTICOS ITAGUAIENSES PARA TENTARMOS SALVAR UM LUGAR DE PAZ DAS MÃOS DESSES VERMES. O MEDO É REAL E FUNDAMENTADO.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. BOM POLÍTICO? OPORTUNISTA ,ELE FAZ CAMPANHA EM CIMA DO TRABALHO DE OUTRAS PESSOAS É SÓ ACOMPANHAR BEM TROPA DE ELITE E VER EM QUEM ELE SUBIU NAS COSTAS PARA SE ELEGER.PORQUE ELE NÃO SAIU DO BRASIL NA ÉPOCA QUE O CARRO DELE SÓ NÃO VIROU PENEIRA PORQUE ERA BLINDADO,PARA PRA PENSAR E VEJA QUE ELE SÓ CONSEGUIU ESTAR COMO DEPUTADO PORQUE USOU O ""CAPITÃO RODRIGO PIMENTEL O CAPITÃO NASCIMENTO"".EU SEI FABIANO QUE VOCÊ É MUITO INTELIGENTE POLITICAMENTE,MAIS O FREIXO TENTOU UM TIRO CERTO E ERROU ,AGORA SÓ DA EDUARDO PAES E RODRIGO PIMENTEL QUE SE QUISESSE VIRIA CANDIDATO E GANHARIA""ESSE SIM PRA MIM É BOM CARÁTER .TEM QUE FICAR FORA DA PODRIDÃO QUE É ESSA POLÍTICA BRASILEIRA.ELE NÃO TEM TRABALHO,DIREITOS HUMANOS PRA TRAFICANTE ,ASSASSINO? QUE TRABALHO É ESSE? AGORA ELE LUTA CONTRA OUTRO INIMIGO ,SERÁ QUE LUTA?NÃO ACREDITO.

    ResponderExcluir
  4. Poxa até que enfim uma pessoa concorda comigo! Oportunista sim,Marcelo Freixo não passa de um oportunista,conseguiu se eleger capitão Rodrigo Pimentel o Capitão Nascimento de Tropa de Elite ,Sempre defendeu DIREITOS HUMANOS PARA BANDIDOS,usou o filme para fazer campanha.Qual foi a última mentira dele?Já pensou se entra como prefeito?Falou tudo Gardenal você esta corretíssimo !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item