Prefeitura de Itaguaí - As cartas da sucessão - Jornal Atual

Por Renato reis - Jornal Atual, 16 de dezembro de 2011. Onze postulantes se dividem até agora entre PMDB (3), PT (3), PDT (1), PRB (1), PSD...

Por Renato reis - Jornal Atual, 16 de dezembro de 2011.

Onze postulantes se dividem até agora entre PMDB (3), PT (3), PDT (1), PRB (1), PSDB (1), PV (1) e PP (1) na corrida pela colocação do grid de largada da sucessão de Charlinho

Faltam pouco menos de dez meses para que o sucessor do prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Júnior, seja conhecido, mas a corrida sucessória já está em pleno curso, através de reuniões, de contatos com as lideranças e comunidades e na busca de alianças partidárias. Até o momento são onze os nomes que se apresentaram como pré-candidatos, oriundos de sete partidos.

Mantida a atual conjuntura, mais adiante somente três deles devem efetivamente se encontrar no grid de largada da sucessão, uma vez que PSDB e PT se apresentam com o desejo de candidaturas próprias, enquanto os demais postulantes dependem de circunstâncias que fogem às decisões partidárias.

Nessa altura do campeonato, tempo ainda distante das convenções partidárias, quando então as candidaturas são oficializadas, o empresário Luciano Mota (PSDB) é o único que já tem um voo delineado, uma vez que obteve as bênçãos do presidente estadual da legenda, deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, como futuro representante tucano na disputa em 2012.

Ter ou não candidato?

Entre os petistas, a disputa envolve três nomes: Goretti Maia, Weslei Pereira e Wilson Rabelo. A grande interrogação embutida nesse jogo é que há entre os petistas quem defenda a adesão à candidatura governista, que vai emergir de um confronto que hoje conta com seis nomes: Alexandre Oberg e Alexandre Vale (ambos do PMDB); Genildo Gandra (PDT); Jailson Barbosa (PRB); Jorge Luis Rocha (PV) e Saulo Farias (PP). Um acordo entre o sexteto garante que o melhor colocado numa pesquisa a ser realizada no primeiro trimestre de 2012 vai definir o candidato a ser aclamado pelos demais.

PMDB tem disputa à parte

Apesar das tratativas até então acertadas, uma disputa assimétrica envolve especialmente o clã peemedebista, que até agora comparece ao cenário com três postulantes: o vereador Abeilard Goulart de Souza Filho e os “Alexandres” que marcham com Charlinho. Essa disputa possivelmente vai estar sujeita à intercessão do hoje todo-poderoso presidente da executiva estadual da legenda, Jorge Picciani, ao qual o prefeito Charlinho é ligado. Levando em conta que o vereador Abelardinho caminha alheio ao grupo governista e que, por outro lado, Oberg até o momento não deu mostras de protagonizar uma pré-candidatura com fôlego, chega-se à conclusão de que Vale vai depender mesmo é de sua interação com a população para se dar bem entre os seus cinco atuais “adversários”, marcando assim presença na campanha.

A eminência perda eleitoral

Incorporando a seu modo papel semelhante ao que o ex-presidente Lula desempenhou na sucessão presidencial de 2010, o prefeito Carlo Busatto Júnior vai estar, pela primeira vez em quase duas décadas de vida pública ininterrupta, ausente da urna eletrônica, passando a exercer o papel de prestigiado cabo eleitoral. Com aprovação popular beirando os 93%, segundo recente avaliação, e sem o nome envolvido diretamente na disputa, ele vai viver a confortável condição de “emprestar” prestígio a candidatos nas três cidades da região, colocando-se como a maior liderança política local. Ele usufrui ainda ligação com a única parlamentar da região, a esposa Andréia Busatto, cotada para concorrer à sucessão municipal em Mangaratiba. A emblemática presença de Charlinho no debate sobre a sucessão municipal em Itaguaí surge a cada conversa, quando, quase que invariavelmente, seu nome é citado antes e mais vezes do que o de todos os postulantes que se apresentam ao pleito.

Por Renato reis - Jornal Atual, 16 de dezembro de 2011.

OBS: Imagem de Eleições 2012 do blog e não do Jornal Atual.

Postar um comentário

  1. Temos tambem um candidato a prefeito do PR Partido da Republica que e nosso amigo Paulo Neves.

    ResponderExcluir
  2. Esse Paulo Neves só não é mais bobo porque é um só.Um candidato do PR é vice do saulo e o outro é candidato a Prefeito.Vai correr atraz de voto pra vereador se não não vai ter nem os100 das eleições passadas.kkkk

    ResponderExcluir
  3. Especulações,só especulações só falta papai noel entrar na disputa.

    ResponderExcluir
  4. se realmente essa tal pesquisa existir, concerteza o GENLDO levara a melhor, a menos que a mesma seja manipulada ex; SAULO-tem um passado repleto de acusaçoes, JAILSON-e gente boa mas esta fora da politica a muito tempo,JORGINHO-esse nem se fala, e muito pesado mesmo com o sobre nome do rei e o mais regeitado. OS ALEXANDRES ninquem conhece e depois daquela roubaleira da llx, acabou de vez. O GENILDO- e o unico que tem o nome limpo ou seja ficha limpa, e tambem carismatico, simples etc.

    ResponderExcluir
  5. Decepcionado com a Polítca e com o Blog Tambémsábado, 17 dezembro, 2011

    Endosso as palavras do anônimo de 11:43, como já coloquei num comentário sobre uma notícia, salvo engano do vereador Toni Coelho. Defendo que os candidatos não só registre um plano de governo em cartório, mas também um compromisso de que no caso de não cumprir seu plano de governo irão devolver toda a verba recebida pelos mesmos e pelos ocupantes de cargos em comissão em sua gestão.

    ResponderExcluir
  6. Sr. Jornalista não sei exatamente qual o propósito e o lucro que obteve em divulgar inverdades que não são típicas de seu currículo, mas por ler suas matérias frequentemente e considera-lo um bom profissional estou decepcionado e só posso imaginar que a matéria se deve ao nebuloso e recente passado de relação, explicitada e detalhada no processo do TRE que resultou na inelegibilidade do Sr.Marcelo, do seu veículo de comunicação com o ATUAL governo municipal. Dizer que xarlinho é “ligado” ao Picciani é no mínimo um eufemismo. Nunca existiu uma ligação real entre xarlinho e Picciani e sim entre xarlinho e Sergio Cabral que apesar de governador do estado é, no PMDB, hierarquicamente muito inferior a Picciani. Inclusive, esta ligação entre o prefeito e o governador foi muito abalada recentemente por algumas atitudes do prefeito que deixaram o governador em maus lençóis perante sua cúpula partidária, pois o seu protegido xarlinho permitiu que sua esposa fizesse campanha para um candidato a senador que não era o do PMDB e deixou Picciani fora do senado, nas eleições complementares de nossa vizinha Mangaratiba xarlinho apoiou escancaradamente um candidato de outro partido tendo um concorrente do PMDB na disputa, mais recentemente permitiu, e não o exonerou, o pré-lançamento de um secretário seu a prefeito pelo PP que tem a benção do senador do partido com quem Picciani disputará vaga no próximo pleito ao senado, foi a convenção do PDT apoiar o lançamento de outro pré-candidato e fez acordo, visando a presidência da câmara municipal com Antony Garotinho que é um eterno inimigo politico não só de Picciani, mas também de seu “padrinho” no PMDB, Sergio Cabral. Sr. Jornalista nossa Itaguaí esta mudando(infelizmente nem tanto, quanto e onde ela pode e desejamos), e se nosso jornalismo continuar sendo feito de maneira arcaica e tendenciosa, como esta sua matéria(???), em breve perderá sua credibilidade junto a uma população/leitor que se não é o cidadão ideal ao menos caminha para este status.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Dislexico, Bom dia! Vc estava sumido, o que houve? Quando as pesquisas serão divulgadas na integra? Estamos aguardando sua resposta.
    Quanto a seu comentário, estou lembrando das eleições de 2010 e, me corrija se eu estiver errado:
    Candidato a Dep Estadual - Andreia do Charlinho
    Candidato a Deputado Federal - Fernando Jordão
    Governador - Sergio Cabral
    Presidente - Dilma Roussef
    Senador - Piciani

    Ainda hoje ao ler seu comentário que eu lembrei disso!

    ResponderExcluir
  8. Baseado no que eu disse acima, se minha memória não falha, quem está mentindo?

    ResponderExcluir
  9. Padrinho me desculpe, mas não vi a sua postagem cobrando pesquisas no dia 12, provavelmente por causa do bom e polarizado debate entre o Prof.Fabiano e o decepcionado, postei coisas no dia 15, 17 e hoje e sempre faço isso quando acho que tenho algo a acrescentar ou quando “provocado” como foi seu caso mas esta sua postagem eu não vi. Mas não se preocupe, pois a resposta que darei é atemporal. Não sei ao certo quando teremos novas pesquisas disponíveis de outros grupos, mas sei que sairá uma em março próximo(dizem que existe uma recente do grupo do prefeito, se existe e não correu "freguesia" na base da bocamiuda é sinal de que o resultado não agradou a quem a encomendou) e não sei também se será divulgada e com os requisitos do TER para divulgação ou não o que sei e é o que, ao meu ver, confere credibilidade às outras pesquisas, encomendadas por grupos diferentes, é a forma como o eleitor de nossa cidade trata Abeilardinho. O povão de Itaguaí dispensa todo carinho a Abeilardinho, gosta realmente dele, não com aquele trato cerimonial dispensado a “autoridades” a quem temem e sim como se trata alguém que se gosta, de quem são intimos e que estão dispostos a apoiar sempre. Acompanhe uma das visitas dele nos bairros, ou esteja com Abeilardinho em qualquer lugar da cidade e você entenderá o que estou falando. Zé não adianta tapar o sol com a peneira tentando desqualificar a popularidade de Abeilardinho quando todos nós sabemos que foi sua movimentação(PDT, PT, PMDB) que antecipou o jogo eleitoral em nossa cidade e é inegável que se Abeilardinho não tivesse a força que eu digo, com ou sem pesquisa, que ele tem não existiria cinco ou seis candidatos do xarlinho pois ele colocaria a mão no ombro de um deles e tudo estaria resolvido para o prefeito. Acho que a configuração das eleições 2010 no papel era esta mesmo, mas me perdoe, não entendi a relação com a minha postagem ou com “quem esta mentindo”.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Paulo Neves 16/12/2011 at 11:48 pm - Reply

    Meu amigo Renato Reis, você esqueceu do PR? Nossos amigos Garotinho e Peregrino já disseram que Paulo Neves irá disputar as eleições em 2012 para prefeito de nossa cidade. Particulamente já venho visitando várias famílias, e em breve eu e meu partido estaremos conversando com os movimentos sociais e a iniciativa privada local acerca das melhorias para Itaguaí, visando um município onde todos os cidadãos terão direito de se expressar e participar de todos os momentos importantes de nossa cidade. Um grande abraço! Seu amigo Paulo Neves.

    ResponderExcluir
  11. Disléxico, vc fala como se fosse um profundo conhecedor dos partidos políticos e de seus representantes, tenta convencer a todos com os seus argumentos, que na verdade só servem para proteger o seu candidato, fica claro para todos os participantes do blog o seu envolvimento ou sua depedencia política e porque não dizer finaceira. Em seu comentário vc chega a falar que o prefeito não teria nenhum prestígio com o presidente do PMDB, tentando justificar desesperadamente a situação complicada em que se encontra o seu candidato, senão vejamos: 1- Hoje já não lidera as pesquisas, 2 - Passou de candidato do PMDB para pré-pré candidato, pois terá que primeiro vencer na convenção do partido e ser ainda o escolhido! 3- Quem liderava as pesquisas e ainda tinha a vaga garantida, agora vai ter vencer na convenção do partido! 4 - perdeu prestígio político, não tem mais o grupo de vereadores, e ainda vai ser derrottado em todas as votações na câmara de vereadores.5- Foi desmacarado pelo Dr. Marco Aurélio! A coisa está feia para o candidato Abelardinho.

    ResponderExcluir
  12. Não sou nem pretendo ser “profundo” conhecedor de partidos políticos, de seus membros ou da política, apenas busco muitas informações e tiro minhas próprias conclusões sobre um assunto que é de vital importância para todos nós. É muito interessante notar que em seu comentário você cita que eu demonstro a pouca intimidade e até mesmo o estremecimento entre xarlinho e Picciani, mas não chega a contestar meu comentário nem meus argumentos. É bom que seja assim pois este afastamento é publico e notório e se deveu a falta de compromisso de xarlinho com as diretrizes do PMDB que, entre outras perdas partidárias, custou o acesso de Picciani ao senado, contestar isso seria muita burrice de sua parte. Onde foi feita esta pesquisa que você diz que Abeilardinho não lidera mais ? Com certeza não foi feita nas ruas de Itaguaí !!! O único lugar que ela pode ter sido feita para ter este resultado que você diz e com os vereadores na nossa câmara e assim mesmo alguns votos foram dados, sobre pressão, por vereadores que não veem a hora de “mudar” novamente e apoiar o futuro prefeito Abeilardinho. Nas ruas e com o povo de nosso Itaguaí é que não foi meu caro Anônimo e você esta jogando conversa fora e sabe disso, sabe também que a ultima pesquisa que se tem notícia em Itaguaí foi encomendada por um partido que, ainda, não está aliado a Abeilardinho que é o PT e nela quem mais se aproxima do futuro prefeito Abeilardinho é Jorginho com 16%. Amigo Anônimo, quem é o Dr. Marco para “desmascarar” alguém ? O Dr.é um politico que se meteu numa enrascada se deixando levar pela conversa mole de seu vereador de que seu cunhado seria o candidato ungido do xarlinho só que não se deu conta que esta candidatura era só para atrair mais um vereador da oposição e quebrar o G7, Anônimo o Dr. tem muitos interesses SEUS em jogo e foi obrigado a fazer algo pra se safar, na condição que se encontra ele “desmascararia” até Jesus Cristo, madre Teresa de Calcutá e a irmã Dulce. Anônimo se a coisa estivesse realmente feia, como você diz, para Abeilardinho seus adversários não estariam tentando, inutilmente, mover mundos para impedir que ele saia candidato.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo "mal" informado Disléxico, vc continua enganado ou pior vc acredita no que fala e tenta desesperadamente defender o indefensável! Quanto a questão do PMDB meu amigo, tenho a obrigação de chamar o sua atenção para o fato de que o prefeito é do "PMDB e seu amigo governador Sérgio Cabral é quem manda no Partido". Com relação ao Picciani devo lembrá-lo que o Picciani e Dorneles são amigos e saberam resolver essas questões políticas em Itaguaí! Problemas que devem ser resolvidos pelos lideres dos partidos! Com relação a candidatura do desesperado ele deve ficar atento ao seu partido o PMDB, tenho informações que a candidatura de Alexandre Valle foi incentivada pelos próprios vereadores de Itaguaí, Beto e Vicente! Vicentinho chegou a dizer que no PMDB de Itaguaí quem manda é ele!O Dr. marco Aurélio foi muito feliz em sua colocação, esclareceu para os leitores que quem traiu foi o desesperado, traiu o PP , PT e o PR. Garotinho foi positivo quando falou "esse Abelardinho é um moleque", e o dr. ainda falou para uns amigos que o Abelardinho é um mentiroso, quem deu o primeiro Trabalho para ele foi o dr. Marco Aurélio, quem criou a terceira idade em Itaguaí foi Marco Aurélio!Quanto as pesquisas meu amigo, quem mandou fazer foi o PMDB, que só não divulgou porque o resultado não foi satisfatório!Quanto aos vereadores, devo lembrar ao amigo que cada vereador está livre para escolher o seu caminho. Feliz 2012 Disléxico, mesmo sabendo que não vai ser 2012 que vc tanto sonhava. Beijos no coração e sucesso em sua caminhada!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Anônimo você é um verdadeiro comédia !! Dois vereadores de mandato, um já foi candidato a prefeito e o outro filho e neto de prefeito e por longo tempo ocupando posição de destaque na presidência da câmara e os dois estão “incentivando” a candidatura do secretário Valle que está queimado, em Itaguaí e no estado todo, com o episódio da compra e venda dos terrenos na Ilha lucrando alto na base da informação privilegiada e que foi noticiado no Jornal O Globo para o Brasil inteiro. Anônimo, é lógico que estes dois vereadores Nunca incentivariam a candidatura de alguém que não fosse Abeilardinho ou as suas próprias candidaturas, além do mais eles sabem que a candidatura Valle não tem a mínima chance de ser vitoriosa e só serviria para impedir a candidatura Abeilardinho abrindo espaço para a vitória do verdadeiro e único candidato do xarlinho que é o Jorginho. Beto e Vicente sabem muito bem e por experiência própria que com Jorginho prefeito eles não teriam espaço no governo uma vez que este governo seria uma mera extensão do atual, ao contrário do que aconteceria com Abeilardinho na prefeitura. Você mente descaradamente quando diz que a pesquisa “misteriosa” foi encomendada pelo PMDB, pois sabe que nem Beto, Vicente e Abeilardinho não tinham conhecimento dela e quem a citou nos corredores da câmara foi um dos vereadores do antigo G4 !! Você mente descaradamente quando diz que Vicente manda no PMDB de Itaguaí, pois sabe que apesar do presidente regional ser tio do Vicente o relacionamento entre os dois nunca foi sintonizado. Você mente descaradamente quando diz que quem manda no PMDB e Sérgio Cabral e não Picciani, mas isto é tão publico e notório que o que você diz só demonstra sua ignorância no assunto. Você mente descaradamente quando diz que Abeilardinho está “desesperado”, pois sabe e está presenciando o estado de animo de alguns vereadores que estão andando pela câmara com cara de cachorro que caiu da mudança, pois perderam o rumo. ONDE ESTÁ O VERDADEIRO DESESPERO Anônimo ??? Em relação aos “comentários” do Dr.Marcos eu já demonstrei o que o move e suas reais intenções em minha postagem anterior e em relação a Garotinho todos nós sabemos quem ele é na política e você deveria se preocupar mais com o boato que corre pela cidade de que ele teria negado a tal aliança “eterna” sobre compor com xarlinho em relação ao vice-prefeito. Anônimo se a coisa estivesse realmente feia para Abeilardinho seus adversários não estariam tentando, inutilmente, mover mundos e principalmente FUNDO$ para impedir sua candidatura. Anônimo desejo a você um feliz 2012, quanto a mim, obrigado, mas não se preocupe, pois o ano será realmente maravilhoso, para mim e para o povão trabalhador de Itaguaí, e as boas novas (novas pra você pois eu já sabia) começarão logo na primeira semana de 2012, aguarde mais um pouco e você verá.
    Um, Fraternal e Sincero, Grande Abraço.
    P.S.: Dizia minha avó que muito riso era sinal de pouco ciso.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item