Porque Itaguaí, uma cidade tão rica, não possui praças públicas em quantidade e qualidade?

Nesse período de férias escolares e de algumas pessoas em seus trabalhos também entrarem de férias, pode-se fazer viagens e não tem como nã...

Nesse período de férias escolares e de algumas pessoas em seus trabalhos também entrarem de férias, pode-se fazer viagens e não tem como não compararmos as cidades que visitamos com a nossa Itaguaí. Eu mesmo, que frequento em dias normais de trabalho além de Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis, fico mais triste no período de férias ao visitar outras cidades. O que mais me chama a atenção, são as praças públicas, que existem em quantidade e qualidade muito superiores as de Itaguaí.

Sei que os "defensores" do Governo atual dirão que em breve Itaguaí ganhará um Parque Municipal e que isso será resolvido. Mas onde ficarão os moradores dos bairros da periferia nessa questão? Será que não tem como construir praças em todos os bairros e nos bairros maiores, construir vários espaços assim? Não tem dinheiro ou falta interesse dos responsáveis? Talvez, se os mesmos usassem dos espaços públicos da cidade para ter um momento de lazer, saberiam o que estou falando!!!! Não estou dizendo que Itaguaí não tem, só estou dizendo que podia ter mais e em melhores condições.

Nas praças que se pode encontrar os amigos, conversar sobre assuntos diversos, namorar, praticar diversos esportes, caminhar, jogar baralho, dominó, damas, xadrez etc... O lazer e a prática de esportes são fundamentais:
- O lazer é considerado como uma forma de descanso necessária para manutenção do bem-estar pessoal.
- A prática de esportes pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo. Motivos importantes para a prática da atividade física.

Numa pesquisa rápida no google, por "projeto de praça pública", encontrei diversos materiais. Fica a dica para a administração municipal de Itaguaí, para os pré-candidatos a Prefeito de Itaguaí, para os cidadãos refletirem sobre a avaliação do Governo atual e para pensar na hora de avaliar os Planos de Governo dos futuros candidatos.





Postar um comentário

  1. outro dia esta conversando com um amigo sobre essa assunto...
    ele esta trabalhando em curitiba... e eu sempre viajo pelo o brasil a fora.
    itaguai e a cidade do interior do estado mais feia... perdendo ate para cidade do interior do nordeste.
    eu tenho vergonha quando um amigo vem visitar... pois e uma cidade suja e cheia de camelo o asfalto todo emburacado e a praça do centro... e um camelodromo horrivel e um monte de brinquedos de um parque caindo aos pedaços... nessa cidade o poder publico nao se fazer presente... pois onde eles moram nao e esse lixo, pois concerteza teria medo de trabalhar aqui.

    ResponderExcluir
  2. Eu só queria que o trato com as coisas públicas tivessem, por parte dos nossos administradores, o mesmo carinho, agilidade e visão apurada e “empreendedora” que já foi demonstrado com o publico/particular/publico como por exemplo nos episódios dos terrenos da Ilha da Madeira e dos mais de 90% de obras feitas pela Litorânea. Se isso ocorresse já teríamos o nosso belo parque municipal e muitas outras opções de lazer, isso deixando de falar das outras áreas.

    ResponderExcluir
  3. Estas obras serão realizadas este ano, o Parque Municipal que terá um local para shows e eventos tirando da rua principal os transtornos que causava, um centro de convivencia da terceira idade com piscina, um centro cultural, e as duas praças e o calçadão remodelados, como tambem a via principal, em frente aos prédios uma nova Area de lazer, no lugar da existente, urbanização entre os prédios, a duplicação das pontes com passagem para pedestres. O governo do Prefeito Charlinho está atuando como desde o inicio.

    ResponderExcluir
  4. Vereador, fico feliz com sua preocupação em responder prontamente alguns dos meus questionamentos no blog, sinto-me honrado com isso, mas o Sr. Pode aprofundar os comentários e divulgar em que fase estão as obras e qual o custo das fases e do total ? lembro-me que na época em que existia um grupo de vereadores, aparentemente, preocupado em fiscalizar o executivo estas informações foram solicitadas e nunca respondidas integralmente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. A do Parque Municipal já está em andamento deverá custar R$ 20.000.000,00 de reais,e a obra do Centro deverá ser iniciada em fevereiro não tenho o valor total ainda, mas trarei esta informação para o blog.

    ResponderExcluir
  6. Vereador Marcio Pinto pode nos informar se o custo do empreendimento será totalmente coberto pela PMI ou vira de alguma outra fonte ? E qual é a empresa que ganhou a licitação e é a responsável pelas obras no nosso parque municipal e quando ele será inaugurado ?

    ResponderExcluir
  7. Professor eu discordo do argumento quantidade. Se vc andar pela cidade vai ver que existe umas ou 30 praças com anfiteatro, mesinhas e mais algum equipamento. O ponto fundamental é a qualidade das mesmas. Elas não tem uma cobertura ou arvore(cosia de arquiteto que não sabe que durante o dia o "sol queima" em Itaguaí. Outro ponto é que talvez duas ou três delas estejam equipados com algum equipamento para atividades físicas...

    Ps. quanto ao parque municipal já faz umas duas expos que anunciou que uma empresa do eike batista tinha doado 20 milhões para ser feito ...

    ResponderExcluir
  8. Deve ser por isso que o Eike tem tanto dinheiro, que continue trabalhando dia e noite, respeitando o meio ambiente, gerando empregos e sendo bonzinho nas doações. Papai céu há de retribuir mais ainda. Muito bom, falta só dizer qual foi a empresa que ganhou a licitação para a obra do parque municipal e se a obra está dentro do cronograma pra saber quando vai ser a inauguração.

    ResponderExcluir
  9. Olá sou um filho ausente de Itaguai, meu nome é Roberto Vieira conhecido como Betinho um radialista que influenciou na criação de veículos de comunicação de massa na cidade, entre outras rádios a onda Fm. Gostaria de expressar minha profunda satisfação na iniciativa deste blog de ser instrumento de pluralidade na informação. Precisamos ampliar o debate sobre politica e a atuação dos políticos da cidade. Este ano vamos votar e decidir os rumos da cidade por mais 4 anos, mais desta vez a internet vai ter papel fundamental no processo democrático, podemos interagir diretamente i influenciar nossa comunidade. O voto consciente é o voto que decide uma eleição.

    ResponderExcluir
  10. Concordo que praças públicas sāo relativamente simples e baratas de se fazer, mas discordo do sr. Vereador quanto ao atendimento da demanda de praças em Itaguaí mesmo com o reconhecido esforço da administraçāo do sr. Prefeito para tal. O bairro do Engenho, por exemplo, ainda carece de um espaço livre para o lazer das crianças que brincam na rua mesmo. Por que nāo pegar a própria equipe interna de arquitetos da prefeitura e criar áreas verdes pelos bairros em vez de criar um grande parque no centro para gerar mais tráfego e engarrafamentos na cidade?

    ResponderExcluir
  11. Moro no Jardim américa há 40 anos e só tenho ouvido comentários acerca da construção da praça que fica em frente minha casa e só o que aconteceu de bom aqui é que foram plantadas árvores e temos uma ótima área de descanso, mas não temos bancos, brinquedos, aparelhos de ginástica ou qualquer outra coisa que lembre uma Praça. Não sou descrente mas custa muito esforço acreditar em alguma promessa dos governantes de Itaguai.

    ResponderExcluir
  12. Ps. não disse que o srº shEIke é bonzinho ...
    Ps2 . o parque municipal vai ter os mesmos problemas das atuais praças de pequeno porte: muito bonito no projeto mas muito pouco pensando no publico que poderia frequentar: poucas sombras, áreas dominantes etc...

    ResponderExcluir
  13. Olá Vereador Márcio Pinto,

    Obrigado pelas informações!

    Se houvesse uma ampla divulgação das obras que o Governo pretende fazer, ficaria melhor para todos. O problema é que toda vez que reclamamos de algo, alguém vez e diz que será resolvido numa obra futura mas não sabemos quando será, a mesma, realizada.

    Mas como cidadão itaguaiense e morador do Bairro do Engenho, digo que não sei onde tem praças e se tiver, não deve ser em quantidade adequada para o bairro mais populoso da cidade, e onde se pode praticar esportes em espaços públicos.

    Mais uma vez digo ao senhor que o Blog Política de Itaguaí está disponível para publicar tais materiais de divulgação.

    E mais uma vez parabenizo o senhor pela atuação como Vereador e sou obrigado a concordar com o Sérgio Prata quando diz que o senhor termina o ano de 2011 como o Vereador mais atuante de Itaguaí. Aqui no Blog o senhor sempre será uma referência positiva.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Que pena que o Ver. Marcio Pinto perdeu o interesse pelo debate e deixou de responder às minhas perguntas sobre o nosso parque municipal. É lamentável, pois a aproximação da população com os seus representantes é muito importante e salutar ao desenvolvimento tanto de uma maneira mais eficaz de legislar quanto do habito do eleitor inquirir seus representantes. Torço para que o Vereador de valor a este contato feito através do blog e que eu não o tenha incomodado com minhas perguntas sobre os recursos e a construtora do parque e que sua inesperada ausência dos debates sobre o tema nos últimos dias seja só culpa da sua atarefada agenda na câmara municipal.

    ResponderExcluir
  15. LUIZ CARREGAL ( FRAMI ).
    DRª: FRIZIA STELLA

    CASO FAMERJ

    Caro Wilson
    O Senhor está equivocado e tem memória curta: fui a favor do congresso da FAMERJ, fiquei até o final do mesmo, apoiei sua Chapa, que acabou eleita na data e horário previsto para a votação, formulei o texto do abaixo-assinado que ajudou a fazer valer a eleição do Congresso que ocorreu na data e hora prevista para a eleição, conduzi o processo de coleta de assinaturas e organizei os abaixo-assinados, participei de todas as reuniões do Conselho Diretor da FAMERJ para o qual fui convidado a tempo hábil de eu agendar: o que critico é que o SENHOR, mesmo após o processo no Tribunal de Justiça ter arquivado o processo judicial que questionava o Congresso no qual a sua chapa foi eleita, O SENHOR NUNCA CONVOCOU A CHAPA ELEITA PARA TOMAR POSSE e mantém, não sei por qual conveniência esta ETERNA JUNTA ADMINISTRATIVA, e consulte sua memória que o SENHOR quem no começo dessa gestão, compareci a todas as reuniões do Conselho Diretor que lhe deu sustentação.
    Assim, com o perdão da sinceridade, o Senhor NÃO está presidente da FAMERJ porque a chapa que o Senhor encabeçou como Presidente NUNCA tomou posse: o Senhor é parte de uma JUNTA ADMINISTRATIVA que deve ser uma das mais longas da história.
    Curiosamente parei de ser convidado a tempo para as reuniões do Conselho Diretor justo depois que comecei a cobrar transparência inclusive na lista de federações e associações que estão ligadas à FAMERJ, aliás, numa das últimas reuniões que fui, foi aprovado divulgar para todos os representantes de associações de moradores a lista dos e-mails, mas até hoje, mais de dois anos depois, isto nunca ocorreu.
    Para passar a limpo a história da FAMERJ o Senhor deveria, já há muito tempo, ter chamado um novo CONGRESSO ELEITORAL.
    E de mais a mais, que eu saiba, a FAMERJ deve se reportar ás federações municipais e não atropelar o trabalho destas.
    Fraternalmente
    Abilio Tozini, eleito anualmente com voto de todos os moradores da área de abrangência da sua associação de moradores que desejarem votar ou ser votados.
    =================

    Em 12 de janeiro de 2012 17:54, Famerj Para Todos escreveu:

    Companheiro, em anexo resposta da FAMERJ ao e-mail datado de 10/01/12
    Saudações Comunitárias
    Wilson Bighi Fernandes
    Presidente da FAMERJ




    --
    Abilio Tozini abilio@centroin.com.br
    FONES (21): Clar

    ResponderExcluir
  16. Marques Fonseca
    Olá, diante este assunto faço meu desabafo. Triste ver uma comunidade como o Parque Primavera, onde as crianças dividem as ruas com seu lazer entre carros e ônibus, praças? nem pensar. O único campinho está entregue as traças, com o capim alto e as traves quebradas justamente nas férias escolares, a rua como disse, a qual se concentra a maioria das crianças, rua Madre Silva, tem um vazamento de esgoto que é grande foco de mosquitos e doenças, com vizinhos que se irritam com o lazer das crianças e a bola que cai nesse esgoto do asfalto, triste, parece que estamos falando de um lugar muito miserável, é só vir aqui e ver, o que salva é a alegria deste povo.

    ResponderExcluir
  17. É preciso Educação do povo para que mantenha as praças limpas , pois indo para o centro é triste ver a sujeira dos ambulantes e comércio local. Então como vão tratar de suas praças.PQ não é do governo é sim do povo.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item