Quais, onde encontrar e o que tem feito os Conselhos Municipais de Itaguaí?

As perguntas que dão título a postagem, são referentes as dúvidas de diversos cidadãos itaguaienses. Os Conselhos Municipais, que em muitas ...

As perguntas que dão título a postagem, são referentes as dúvidas de diversos cidadãos itaguaienses. Os Conselhos Municipais, que em muitas cidades funcionam e são uma importante ferramenta de cidadania e consciência política, em Itaguaí devem até existir mas não se sabe muito sobre eles. Pode ser que alguém por aí saiba e esperamos até que passe aqui pelo blog e nos ajude a tirar essas dúvidas mas isso não está certo pois a sua missão, os integrantes e as ações deveriam ser amplamente divulgados. Não se pode mais ter a ideia de que se alguém estiver interessado, que procure na Prefeitura. No mundo de hoje e ainda mais numa cidade tão rica quanto Itaguaí, o uso da internet para informar aos cidadãos deveria ser regra.

O Blog Política de Itaguaí, fará um amplo levantamento para tentar responder esses questionamentos e além disso, estamos nos oferecendo como voluntários para criar um site e alimentar o mesmo com as informações sobre tais conselhos municipais. Vamos divulgar e abrir espaço para os cidadãos itaguaienses conhecerem e acompanharem, e até quem sabe, decidir participar e exercer seu papel de cidadão contribuindo na busca pelo desenvolvimento da nossa cidade.

Vejam as informações que conseguimos sobre os Conselhos Municipais pela internet.

- Nos site do Portal da Transparência, encontramos o seguinte:
... Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal). VEJAM AS RESPONSABILIDADES DOS CONSELHOS.

- No site da Prefeitura de Eldorado do Sul (RS), com seus 35 mil habitantes, encontramos o excelente exemplo de transparência e respeito pelo povo da cidade:
... Aos Conselhos Municipais competem, como órgãos colegiados e de representação comunitária, colaborar com a administração Municipal no processo decisório. Veja abaixo os conselhos existentes e escolha qual você deseja conhecer.

- Um exemplo não tão bom mas de uma cidade aqui de perto, é o da cidade de Nova Iguaçú:
http://www.conselhosmunicipaisni.blogspot.com/p/os-conselhos.html

- No site do Ministério das Cidades, encontramos Orientações para a criação dos Conselhos da Cidade nos municípios. Nos deixou meio confusos e se alguém puder nos ajudar a entender esse material do Ministério, nós agradecemos.

- Sobre Itaguaí encontramos na internet:

*
Blog do Conselho Escolar;
*
Uma ata de Sessão da Câmara de Vereadores de Itaguaí, do dia 18 de julho de 2009, onde aparece uma lei de reestruturação na sua composição e no funcionamento do Conselho Municipal de Itaguaí.

Moral da História:
Itaguaí precisa se adaptar a nova realidade do mundo e deve ser transparente sobre as ações do poder público e dessas entidades que são os espaços de cidadania do povo. O Blog se oferece para ajudar nisso.

Os governantes precisam confiar na capacidade intelectual, de organização e de contribuição do povo. Podem não ser todos com essa capacidade mas os que tem, querem e exigem esse espaço e respeito.

Postar um comentário

  1. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).domingo, 08 janeiro, 2012

    O CONSELHO MUNICIPAL DE ITAGUAI , E UMA PIADA !.MAIS O POVO NA SUA MAIORIA E CULPADA . PORQUE NAO SE PREOCUPA COM NADA . A POPULAÇAO SO TERA ESTAS PREOCUPACOES QUANDO TIVE EDUCAÇAO CIVICA DOS SEUS DIREITOS E DEVERES .HOJE ITAGUAI VIVE UMA REALIDADE DE UMA ARRECADAÇAO DE 600 MILHOES POR ANO . E UMA POPULAÇAO DE 60 MIL HABITANTES GANHANDO MENOS DE 02 SALARIOS. E(ALGUMS GANHANDO MILHOES POR MES)OS DEUSES. MAS OS HABITANTES DE ITAGUAI DE ESTAO FELIZES(COM AS MIGALHAS), POR QUE TEM AS SUAS RUA ASFALTADAS,POSTOS DA SAUDE SEM MEDICOS , SEM TRANSPORTE COLETIVO DIGNO , SEM UMA BOA EDUCAÇAO DE BASE , COM ALTOS ENDICES DE CRIMES, SEM CULTURA E LAZER, CENTRO CHEIO DE CAMELOS,CALÇADAS QUE NAO EXISTEM , TRANSITO CAOTICO. VAMOS TER EDUCAÇAO!!!!.

    ResponderExcluir
  2. Nem adianta procurar pois os conselheiros em sua maioria são funcionários da Prefeitura e não fariam nada que pudesse atrapalhar seu patrão. Na hora que a Polícia Federal e o Ministério Público der em cima, serão eles que vão pagar pois os "chefões" terão bons advogados e a Justiça sempre os ajuda. Já os pequenos...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que as duas postagens anteriores, infelizmente, são a mais pura e cristalina verdade e encerram o assunto. demais postagens sobre o tema tornaram-se desnecessárias.

    ResponderExcluir
  4. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).quarta-feira, 11 janeiro, 2012

    Verba, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), foi entregue, segundo denúncia, mas prefeitura não aplicou e ignorou.

    Por Renata Pires e Jorge Lopes

    Nos anos de 2009 e 2010, um convênio assinado com o Ministério da Justiça, fez com que a prefeitura de Itaguaí, recebesse R$ 6 milhões do Pronasci para financiar diversos projetos relacionados à segurança, treinamento e capacitação. Por exemplo, a preparação de 300 mulheres para trabalharem em segurança pública em suas comunidades. Sem contar a Apae, que teria recebido também esses recursos. ALGUEM PODER ME DIZER AO FORAM ESSES 6MILHOES. EU DESAFIO OS OS QUE DEFENDEM ESTE GORVERNO TER DIGNIDADE E DAR EXPLICÃÇOES PUBLICAS. VAMOS FISCALIZAR !!!!!!!! VAMOS COBRAR!!!!!!!!, CADE OS VERIADORES DESTA CIDADE.

    ResponderExcluir
  5. sei que o conselho municipal de assistencia social existe e ajuda muito os seus usuarios pois fui la fazer um queixa a respeito de um cras e os conselheiros alem da me atenderem muito bem tomaram as devidas provivendencias relovendo as minhas queixas e inclusive eles vão fazer uma reunião em chapero com a população para esta explicando o que é conselho e para que serve e tambem tem la conselheiros que não são funcionarios da prefeitura e sim usuarios do suas.

    ResponderExcluir
  6. Criados por lei com constituição paritária, os Conselhos Municipais são importante instrumentos de políticas publicas, os verdadeiros ficais das verbas públicas e representantes do povo, já que não são constituídos por políticos. Infelizmente, por ser paritário, nunca funcionam com o governo ditatorial revanchista. Certamente, Itaguaí tem vários conselhos instituídos por que quase todos, senão todos são exigidos para que a prefeitura receba os repasse das verbas federais

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item