Uma Desculpa, uma Notícia, um Protesto e um Conselho (por Luís Bomfin)

Texto enviado por Luís Bomfin Primeiramente, quero me desculpar com a jovem Sra. Ariane, mãe da bebe Talia – de apenas 7 meses de idade – m...

Texto enviado por Luís Bomfin
Primeiramente, quero me desculpar com a jovem Sra. Ariane, mãe da bebe Talia – de apenas 7 meses de idade – moradoras do bairro do Engenho, pelo atraso de quase 24 horas para fazer a postagem desse texto, ou melhor, desse meu protesto.

Explico e justifico: Ontem ao chegar do Rio, desembarquei no centro de Itaguaí e peguei uma Kombi para vir para casa. Ali encontrei a Ariane com a sua bebe, que trazia um algodão no ouvido. Comecei a brincar com a bebe e perguntei à mãe o por quê daquele algodão.

Ela estava vindo da UPA, onde levara a criança com dor de ouvido para ser atendida e medicada. Lá chegando, contou-me ela, o único que puderam fazer foi aplicar uma injeção de dipirona, pois na Unidade não havia ototoscópio (é aquele aparelhinho que os otorrinos usam para examinar internamente o ouvido) e não poderiam medicar a menina com um remédio específico, já que não podiam diagnosticar o que estava acontecendo no ouvido da Talia.

O caso daquela mãe com aquela criança me entristeceu, me indignou, e prometi que chegando em casa iria postar essa notícia nos grupos que estamos acostumados a escrever aqui em Itaguaí, freqüentado também por políticos influentes e por vários candidatos a vereador dispostos a mudar toda essa política posta em prática na cidade. Infelizmente, ao chegar em casa não havia energia, resultado de algum conserto que a Light estava fazendo e, quando a energia voltou, já passava das 18.30h. Eu não teria mais tempo para cumprir a promessa feita a jovem mãe Ariane ontem, mas faço-o hoje, muito a contragosto, devo confessar, por tratar-se de uma reclamação da população já feita aqui e conhecida de todos os moradores da cidade, mesmo daqueles que não necessitam ou dependam do serviço médico prestado na cidade. Reclamação repetida, e que até agora não encontrou eco na boa vontade de nenhum vereador, ou candidato a vereador (era uma boa chance de mostrar que está disposto a trabalhar pela população), nem líder ou que se diz líder comunitário, que o fizesse mover-se para buscar uma solução junto à autoridade competente. No caso, em primeira instância, creio eu, o senhor Secretário de Saúde do Município.

Senhores, “é uma vergonha”, como bem diz o Boris Casoy!

O ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, disse certa vez que “o governo é como um bebê: um canal alimentar com um enorme apetite, numa ponta, e nenhum senso de responsabilidade na outra”. É a mais pura verdade!

O governo municipal de Itaguaí junta-se com o estadual do Rio de Janeiro, por questões eleitoreiras montam uma UPA em nossa cidade, retiram a responsabilidade dos atendimentos de urgência do único hospital que havia e que já não era essas coisas que se podia considerar como primor de atendimento, tanto pessoal como técnico, e jogam os doentes da cidade num prédio de atendimento para enfermos que não possui um simples ototoscópio, aparelho que qualquer estudante de medicina, às vezes antes mesmo de começar a estagiar, já possui.

Sabemos que todo governo é dirigido por mentirosos, e nada do que ele diz é digno de crédito, mas por outro lado, temos os vários candidatos a mentirosos futuros, que no presente poderiam exercer sua função de líder de uma comunidade ou até mesmo sua cidadania e se fazer notar nesse momento, organizando o povo, organizando comissões junto à suas comunidades e fazerem (no mínimo) manifestações de protestos com a população junto aos vários setores do governo que está sendo mal administrado.

Não interessa e os governantes não temem falsos líderes, dom Quixotes que se apresentam para fazerem justiça sozinhos, que se levantam como porta vozes das massas e saem vibrando “suas espadas”, protestando contra tudo e todos, mas não tomam uma atitude realmente digna de um político, como se apregoa.

A todos esses gostaria de adverti-los que política se faz COM o povo e PARA o povo. Os grandes líderes, que se tornaram conhecidos na história e foram úteis à sua comunidade, sempre estiveram acompanhados do o POVO. Suas reivindicações, seus protestos, seus apelos contra injustiças, contra corrupção, contra tudo que era hipocrisia era feito juntamente com o povo presente. A foto no jornal, na revista, na TV; suas falas onde estivesse a mídia, eram veiculadas, editadas com a massa e tinham o aval deles, dos membros de sua comunidade.

O meu protesto é dirigido também contra esses falsos líderes; esses Quixotes (a maioria deles sem sequer um Sancho Pança e muito menos um “Rocinante” que lhes dê conselhos ou montaria), que assim como os governantes têm medo da massa, pois o que querem é apenas ter seus nomes publicados na imprensa como os “grandes paladinos” da nação ou de suas comunidades.

Dos componentes da Câmara Municipal de Itaguaí já sabemos que nada podemos esperar. Isso ficou provado, para aqueles que ainda tinham alguma esperança nesse ou naquele vereador, nos últimos acontecimentos do final do ano 2011. Principalmente os que se dizem de oposição, logo, esses são os que deveriam estar pressionando o Executivo para investir nas áreas de Saúde, tão carente em nosso município, de Educação e tantas outras.

Dos que hoje se apresentam para formar parte no legislativo: seja por mero oportunismo (aqueles que querem apenas uma boquinha), seja por acreditar que podem realmente mudar alguma coisa, fica a advertência: Sozinhos vocês não fazem nada, não serão ninguém. Aos candidatos evangélicos, nesse ponto a advertência é bíblica. É hora desses idealistas provarem que querem realmente mudar alguma coisa. Convoquem e organizem o povo para manifestar-se, reivindicar, principalmente esse da área da Saúde, que é o de maior urgência no momento e é justamente onde a população está órfã. Comecem a pensar, desde já, seus gabinetes itinerantes.

Façam política organizando o povo em torno de si, manifestem-se com o povo, pois é o povo e somente ele que os governos temem.

E isso serve também para os atuais vereadores, se é que restou alguma dignidade naquela casa. Que tomem à frente, pressionem o Executivo para esse gravíssimo problema da saúde em nosso município, e que dêem uma solução para a saúde, para o atendimento dos necessitados, adultos e crianças da cidade. Assim como fez o vereador Marcio Pinto para solucionar o problema do trânsito caótico em que se encontrava a cidade há algum tempo, façam isso também! Sejam os tais vereadores da antiga oposição ou os da base de sustentação do governo municipal. Para isso vocês foram eleitos também: para levar esse tipo de problema ao conhecimento do Executivo e pressionar para a solução.

Texto enviado por Luís Bomfin

Postar um comentário

  1. boa luiz bonfim eu falo desse governo e muitos sao contra mim nnossao saude ta um cous e nossa educaçao tambem e nao podemos ficar calodos temos que protestar (GILDA)

    ResponderExcluir
  2. Luíz vamos mobilizar essa população para mudar a realidade de descaso do poder publico,o que podemos fazer? justo o que foi feito agora pela vossa pessoa,denunciar.Este é apenas um caso que esclarece como esta sendo tratado as crianças da cidade de itaguaí.

    ResponderExcluir
  3. Bomfin, a coisa está preta a muito tempo em itaguai e nao adianta levantar scertas questoes porque o povo nem te escuta e so sabe dizer que temos o melhor prefeito de todos os tempos ese esqecendo que nos temos pouca memoria.
    voce sabe que nem temos mais o Procon pr nos socorrer dos abuzos das grandes empresas pois o novo presidente da camara aabou com ele ?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, temos que separar as coisas. O fato do povo dizer e achar que temos o melhor prefeito de todos os tempos não significa que o povo não conheça os pontos fracos e as necessidades da cidade e das comunidades, e que não esteja disposto a se mobilizar em torno de uma proposta, justamente para, quem sabe, melhorar ainda mais o que "o melhor prefeito de todos os tempos ainda precisa fazer", e para fazê-lo necessita da pressão popular.

    Tenho certeza, que se na cidade houver um só homem disposto a "empurrar o carro" ou a "puxar o cordão", o povo entra nesse carro ou marcha nesse cordão e conquistará os benefícios que são muitos e que falta para o "melhor prefeito de todos os tempos" realizar.

    Temos líderes comunitários ou não na cidade? Temos candidatos (pré candidatos)querendo resolver os problemas da cidade e do povo de Itaguaí; mudar o sistema corrupto e fazê-lo funcionar com justiça, probidade e dignidade? Chegou a hora. Não precisa esperar a eleição, ser eleito para fazer alguma coisa pela população. Pode se apresentar agora, arregaçar as mangas e começar a trabalhar, mobilizando o povo (eu sempre digo que política se faz com o povo: lado a lado com ele em suas lutas e necessidades!)e com ele marchando em busca das melhorias que se fazem necessárias.

    Vamos lá!!! Façamos com que o "melhor prefeito de todos os tempos" trabalhe e realize o que falta para ser considerado melhor ainda!

    Afinal, nada é tão bom que não possa ou precise melhorar! E o povo acredita nisso. Pode crer, anonimo!

    Itaguaí, em busca de um tempo novo!!!

    ResponderExcluir
  5. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).quarta-feira, 11 janeiro, 2012

    (Prefeitura recebeu R$ 6 milhões para segurança)Só que tem um agravante, segundo fez questão de denunciar: o prefeito Carlo Busatto Junior, “Charlinho”(ZEUS), não estaria dando sequência a este projeto e também não tem feito à manutenção na estrutura montada.

    “A manutenção que competia ao município não está sendo feita. O prefeito não tem a visão administrativa de continuar com a manutenção. Ele alega que não tem recursos para isso. E nós entendemos que tem recurso sim! É só ele saber usar estes recursos” apontou Luís Machado. SAO 6 MILHOES ALGUEM SABE PARA AONDE FOI !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).quarta-feira, 11 janeiro, 2012

    Verba, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), foi entregue, segundo denúncia, mas prefeitura não aplicou e ignorou.

    (Por Renata Pires e Jorge Lopes)
    - Pronasci fez com que o município participasse diretamente da segurança pública através do monitoramento eletrônico de ruas. E a manutenção é a contrapartida do município.

    “Já tentei sensibilizar os vereadores e o próprio prefeito para que invista mais em segurança publica, porém a gente percebe que ao longo dos anos este problema está defasado. Não recebemos nenhum investimento e nenhuma conscientização por parte do poder público”, alegou Luís Machado.JORNAL ATUAL - 11-01-12. MAS VAI UM RECADO AO SENHOR LUIS MACHADO , NAO OUVE NENHUMA DILVUGAÇAO SOBRE ESTA REUNIAO NA CAMARA TANTO E QUE SO TINHA 12 PESSOAS NO DIA , SABE POR QUE VOCES NAO SABEM SE ARTICULAR, OU SERIA POR OUTRO MOTIVO!

    ResponderExcluir
  7. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).quarta-feira, 11 janeiro, 2012

    Jornal O FOCO, 23 de dezembro de 2012.

    Itaguaí: quase meio bilhão para gastar em 2012

    Câmara aprova orçamento da Cidade do Porto

    A Câmara Legislativa de Itaguaí aprovou na quinta (22), na última sessão do ano de 2011, o orçamento previsto para o próximo ano. O prefeito Carlo Busatto Junior (Charlinho, PMDB) terá à sua disposição exatos R$ 482.610.000,05. Pouco mais de R$ 480 milhões de reais para investimentos em saúde, educação, transporte, saneamento, segurança, manutenção estrutural, iluminação pública e tudo o que uma cidade precisa para se desenvolver. O relator da lei 2.981 - que estima receitas e fixa despesas da prefeitura, chamada LOA (Lei Orçamentária Anual) - foi o vereador Toni Coelho (PSD) e o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento foi favorável. Logo depois, os vereadores votaram pela aprovação da lei. A única ausência foi do vereador Abeilard Goulart (Abelardinho, PMDB).

    ResponderExcluir
  8. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).quarta-feira, 11 janeiro, 2012

    ESPECIFICAÇÕES

    A LOA define receitas e despesas do legislativo e do executivo. Alguns valores:

    - à Câmara caberão pouco mais de R$ 18 milhões;

    - à Prefeitura caberão R$ 329.916.500,00;

    - Fundo Municipal de Saúde - R$ 88.600.000,00;

    - Fundo de Assistência Social - R$ 14.227.000,00;

    - Fundo Municipal da Criança e do Adolescente - R$ 200.000,00;

    - Itaprev - R$ 30.406.550,00.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Bomfim,
    sua notícia e denúncia faz ECO no meu coração: VERGONHOSA SITUAÇÃO essa vivida pela mãe Ariane, ao buscar atendimento pediátrico pra sua bebê na UPA de nossa cidade Nada mais desesperador pra uma mãe do que ter nos braços uma criança com dor de ouvidos,buscar socorro médico em uma Unidade Pública de Saúde, administrada pela Prefeitura Municipal e retornar à casa sem SOLUÇÃO para o problema, por falta de ferramenta de trabalho do profissional. REALMENTE, ISSO É UMA VERGONHA!!!

    Alguém pode imaginar o q faz um pedreiro, na construção civil sem uma colher de pedreiro?? ou um soldado na guerra sem uma arma?? Como pode então um pediatra não ter um ototoscópio, instrumento universalmente utilizado no atendimento às crianças, sobretudo, bebês? (Quero considerar q a criança foi atendida por um pediatra!!!)

    DESABAFO FEITO, CONSIDERO que NÃO DEVEMOS NEM PODEMOS mesmo ficar revoltados apenas na mídia e nas redes sociais. È mister COBRAR URGENTES SOLUÇÕES do Prefeito e dos nossos Vereadores, através dos líderes comunitários, dos pré-candidatos ou como cidadãos e cidadãs. para o caos em q se encontra a SAÚDE em nossa cidade. AFINAL, PROMESSAS são para o período de campanha eleitoral(descaradamente eleitoreira). E, os que já estão cumprindo seus mandatos JÁ FIZERAM SUAS PROMESSAS na última eleição em 2008. E, VERBA o município tem. O que falta é DISPOSIÇÃO DE FAZER!!

    Concordo com você Bomfim, que para LUTARMOS POR JUSTIÇA NA SAÚDE, não precisamos esperar as eleições municipais. PRECISAMOS AGIR para vermos MUDANÇA nesse atual sistema.

    O médico por qualquer razão que seja, pode até não ter sua ferramenta de trabalho às mãos. Mas nós temos ferramentas: pernas para ir às ruas e bocas para CLAMAR. Motivos nós temos de sobra!

    PARABÉNS por tornar público, na imprensa escrita a situação vivida pela Sra Ariane, em relação à saúde de sua filhinha de apenas 7 meses.Isso é RESPEITO e AMOR ao próximo, o que falta aos nossos políticos!!

    Pra encerrar é LAMENTÁVEL que este fato tenha ocorrido já no início de um Novo Ano, onde ainda podemos ouvir do nosso Prefeito e dos nossos Vereadores, votos de FELIZ ANO NOVO!!!

    ResponderExcluir
  10. muito dinheiro que essa prefeitura arrecada e seus funcionários recebem o pior salário das Prefeituras do estado do Rj;dando um exemplo dos motoristas de angra,rio das ostras araruama que recebem mais de 2000 de salário e se deixar o município ganha um adicional para suas despezas fora do mesmo e so nesse municipio podre que os motoristas não recebem nada para isso,tem que se despencar para fora do municipio independente do horário e não são adicionado nenhum adicional a mais sobre essas despesas gastas para aumoço,janta ou lanche gasto pelo profissional presta tal serviço..essa prefeitura é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  11. isso é uma vergonha,pois abriram esse concurso e teve uma pessoa que falou que se bobear não vai chamar ninguém, que vai fazer igual esse fanfarrão do saulo em 1990 que as pessoas fizeram o concurso e esse fanfarrão do saulo(pronunciar esse nome da até nojo)e não chamou ninguém....meu irmão passou no concurso e estar todo feliz, mas falei para ele ficar ligado pois, essa prefeitura com essas pessoas que ficam anos e anos lá so comendo o dinheiro do povo e roubando milhões pode decepcionar mais uma vez essas pessoas;pois o prefeito não quer mandar muita gente embora e peder seus votos na cidade....se liga minha gente.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item