Entrevista de Aramis Brito, pré-candidato a Prefeito de Itaguaí, ao Jornal O FOCO

Oposição tem nome: Aramis Por Jupy Junior - jupyjunior@jornalofoco.com.br - 15 de fevereiro de 2012. Pastor diz que é pré-candidato à pref...

Oposição tem nome: Aramis
Por Jupy Junior - jupyjunior@jornalofoco.com.br - 15 de fevereiro de 2012.

Pastor diz que é pré-candidato à prefeitura de Itaguaí e convoca Abelardinho e partidos de oposição para caminharem ao seu lado por uma nova política que cumpra o contrato social

Aramis Brito tem 47 anos. Escritor, professor, pastor, bacharel em teologia, é casado há 20 anos com a psicóloga Flávia Brito e tem oito filhos. Sua atividade religiosa é na igreja Projeto Água da vida, e ele faz um trabalho de conscientização política misturada com cristianismo. O folheto que distribui na cidade revela sua oposição fervorosa ao governo Charlinho. Há cinco meses preside o Partido social Cristão em Itaguaí, e anuncia nesta entrevista a O FOCO sua pré-candidatura às eleições de 2012. "Acredito no estado laico" - diz ele, sobre críticas da mistura de política com religião.

O FOCOComo surgiu sua pré-candidatura a prefeito?

ARAMIS BRITO – Há 20 anos faço um trabalho social na cidade muito forte pela minha igreja [Projeto Água da Vida] e um trabalho de conscientização política. O atual prefeito vai lançar um candidato dele, e o vereador Abelardinho se anunciou como pré-candidato. A minha relação com Abelardinho sempre foi a melhor possível, somos amigos de infância. Ele me procurou e disse “vamos juntos construir uma oposição”. Respondi: “vamos”. Quando Abelardinho se filiou ao PMDB, houve um esvaziamento da candidatura dele por interesses do partido. Charlinho quer ganhar a eleição antes das urnas, e começou a desconstruir a candidatura do vereador. Foi então que meu nome passou a ser uma opção.

O FOCOEntão para o senhor Abelardinho está fora da disputa pela prefeitura em 2012...

BRITO – Isso mesmo. Foi um grande golpe, e o responsável é o prefeito Charlinho. Não digo que Abelardinho deu um mau passo ao entrar para o PMDB, ele acreditou no que disseram para ele, e não imaginou que teria sido vítima de um golpe. Abelardinho não é mais pré-candidato. Quero que ele rompa com o PMDB e venha para o projeto em nova posição. Quando nós ganharmos a eleição, ele vai trabalhar comigo.

O FOCOMas em que momento o senhor pensou especificamente em uma candidatura à prefeitura?

BRITO – O meu compromisso com Abelardinho era formar um grupo com uma nova maneira de pensar. Com a saída dele, fizemos uma reunião. Fui categórico: sou amigo do Abelardinho, mas o projeto político era ele vir candidato. A partir do momento em que ele não vem como candidato, resolvi me lançar. Não concordo que ele venha candidato a vereador pelo PMDB, acho que ele deveria romper com o partido e vir comigo.

O FOCOO senhor está confiante? Acredita que o seu nome vai entrar realmente na disputa e ocupar o lugar de oposição que Abelardinho ocupava?

BRITO – Com Abelardinho fora, e Charlinho não podendo disputar a reeleição, as coisas mudam. Se o candidato for Alexandre Valle, estou convicto de que disputarei por três motivos: um trabalho de 20 anos, sou de família tradicional na cidade (meu tio-avô foi prefeito na década de 1940, José Maria de Brito) e 57% dos eleitores da cidade são evangélicos e me apoiariam, pois tenho um trabalho de fundamento cristão e sei o que as pessoas estão pensando. Minha proposta é a de uma nova política, a de honrar um contrato social. As pessoas hoje no poder fazem o que querem, e não o que precisa ser feito.

O FOCOO senhor nunca ocupou nenhum cargo executivo, não tem experiência administrativa, e vai entrar numa disputa contra o candidato de um prefeito que tem 16 anos no poder e que já estabeleceu suas redes, contatos, alianças. O senhor sabe exatamente quais são os seus pontos fracos na disputa e está preparado para os ataques?

LinkBRITO – Os ataques já começaram. Quando fui jovem, bebi, fui mulherengo, me divertia. Já começaram isso no Facebook. Outra coisa, que acho ridícula, é dizer que um pastor não poderia administrar carnaval e outras festas. Eu sou o maior defensor do estado laico, não tenho nada de careta, sou progressivo, mente aberta. Quanto à inexperiência, tenho que colocar as melhores pessoas nos cargos. Gente capacitada já se predispôs a trabalhar comigo. Estou conversando com professores, médicos.

LinkO FOCOE com a imprensa, o senhor também vai conversar?

BRITO – Bem, só com vocês, porque os outros não vão me receber. Não tenho liberdade de expressão na cidade. O prefeito Charlinho não quer ter notícia ruim. Comigo vai ser diferente. Não admito viver numa cidade onde a imprensa é cooptada pelo poder para que as notícias ruins não possam ser veiculadas: é antidemocrático, é golpe. Em que dia vocês viram as autoridades responderem sobre as coisas negativas da cidade?

O FOCOO PSC tem estrutura suficiente para financiar sua campanha?

BRITO – Fiquei feliz com o PSC. Conseguimos quebrar algo em Itaguaí, que é a frase: “daqui a pouco o prefeito vai conversar com alguém e isso se resolve”. Eles exaltam a figura do prefeito e acreditam que a influência dele é total. Fui claro sobre isso e o presidente do partido, Ronald Ázaro, e o deputado federal Hugo Leal me disseram: “o senhor está garantido como pré-candidato do PSC”. O partido acredita no meu projeto. Estamos trabalhando para obter recursos para a campanha.

O FOCOO senhor tem se preparado para a disputa com informações sobre a prefeitura e sobre como administrar uma cidade?

BRITO - Tenho conversado com amigos que são grandes administradores, com pessoas experientes na vida pública, procurando os melhores e éticos. Tenho bastante informação da prefeitura. Por exemplo: vivemos uma grande crise, o aumento absurdo do IPTU. Estão querendo tornar Itaguaí um grande pólo-industrial sem que isso se reverta para a população. Tenho projeto de governo pronto.

O FOCONo seu projeto, quais são as prioridades?

BRITO - Na educação quero algo revolucionário. Saúde com dignidade. No esporte, quero formar equipes de ponta para disputar campeonatos estaduais e tirar os jovens das drogas. E na administração pública, combater o centralismo, inchaço da folha de pagamento com pessoas que são cabos eleitorais. Não dá para apenas duas empresas ganharem licitações como é hoje em dia.

Por Jupy Junior - jupyjunior@jornalofoco.com.br - 15 de fevereiro de 2012 - Fotos de Thiago Melo.

Postar um comentário

  1. ARAMIS BRITO O POVO DE ITAGUAÍ ESTÁ CONTIGO NESSE GRANDE PROJETO PARA O MELHOR DA CIDADE, A VOZ DO POVO NA RUA DIZ ARAMIS BRITO PARA PREFEITO.

    VAMOS QUE VAMOS QUE A VITÓRIA SERÁ TODA A POPULAÇÃO QUE MERECE MUITO.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre acreditei num modelo de fazer política e de administração pública que na minha opinião não chegaria nunca a Itaguaí pois na época eu não sabia que teria algum político na cidade com essa capacidade.

    Meus votos sempre foram mal honrados!

    Tive acesso ao Plano de Governo do Aramis Brito e as suas ideias de modelo político para Itaguaí. Sei que é viável e não é uma utopia. Por isso, eu vou apoiá-lo e acredito que em seu governo Itaguaí poderá ser a base para um novo modelo de fazer política que pode se alastrar.

    Eu acredito! Eu apóio!

    OBS: essa é a minha opinião e não a do blog. Não venham com argumentos tentando desmoralizar minha opinião pois me considero inteligente e acho que sei algo de política o suficiente pra dizer o que estou falando! Eu sei que o quadro indica mudança. Só não consegue ver, os que tem medo de perder dinheiro na mudança! Eu faço parte dos que querem fazer algo de bom pela nossa cidade!

    ResponderExcluir
  3. Se sugir algum debate... em alguma radio de ITAGUI , entre os candidatos a prefeito de Itaguaí gostaria de ser AVISADO e gostaria que avisasse os moradores de Itaguaí. Se ainda ñ surgiu essa idéia ta aí uma... se ja tem uma prevista me respondam.
    Obrigado.
    Assi.: morador de Itaguaí

    ResponderExcluir
  4. VERDADE... NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO PODIA ROLAR UM DEBATE PELAS RÁDIOS DA CIDADE !

    ResponderExcluir
  5. "A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, Vá! um líder diz, Vamos!" (E. M. Kelly)

    ResponderExcluir
  6. Pastor Aramir Brito

    Obrigado pelo exemplo de coragem e ousadia que tem nos dado. Acredito que seja a primeira vez na história de Itaguaí que temos a oportunidades de agregarmos as pessoas de bem e propor um processo eleitoral limpo.

    Conte comigo nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  7. O problema é que se ele ganhar [ o que considero quase impossível, pela MÁFIA que é na prefeitura de Itaguaí], ele vai ver que o que ele prega na campanha é semiutópico. Por mais que muitas ideias sejam obrigatórias numa precandidatura, algumas são facilmente descartáveis e esquecidas ao longo dos anos. Infelizmente, a política de Itaguaí precisa de levar uma chacoalhada, precisa que aconteça algo de muito ruim [pior do que já acontece] para acordar. O povo ainda se vende por um saco de cimento, por uma cesta básica e por um emprego...

    ACORDE, Povo de Itaguaí! Somos nós que escolhemos nossos líderes!

    ResponderExcluir
  8. Povo de Itaguai, acorde o Aramis é o único candidato que nos dá esperança de mudança, quando todos se calaram, os jornais foram comprados pelo atual prefeito, somente o Aramis fazia oposição a ditadura imposta pelo Prefeito com o apoio da maioria dos Vereadores. Chegou a hora do povo mostrar a sua força, votando no Aramis e em novos Vereadores. Se algum político quiser comprar o seu voto, não se deixe corromper, se alguém disser que é impossível derrotar os candidatos do Charlinho, não se deixe enganar, façamos a nossa parte. Feliz é a nação cujo DEUS é o SENHOR.

    ResponderExcluir
  9. Tomara que o povo de Itaguaí consiga ver que agora é a hora de MUDAR e, essa MUDANÇA é você Aramis. Filho de Itaguaí, gosta dessa cidade e acima de tudo:"extremamente corajoso". Não nos esqueçamos que, se não me falha a memória, foi o único a "mostrar as verdades", escrevendo à população através dos textos de seu jornal. Confie e serás um vitorioso, pois a população está cansada de sofrer com uma educação precária, saúde inexistente e com políticos que somente têm comprometimento com o DINHEIRO. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Povo de Itaguaí Charlinho e sua trupe são estrangeiros na cidade, veio da Magaratiba todo enrolado com a justiça e aqui fez seu castelo nos fezendo de otários, mas agora chega vamos botar pra correr esta turma que aqui o que fizeram foi enriquecerem a mossas custas!!!

    ResponderExcluir
  11. povo de itaguai vcs tem que ver que temos só aramis é unico pré de peso

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item