Nota do Blog sobre a moderação de comentários

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;    Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil . O ...

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

O Blog Política de Itaguaí, foi comunicado por 2 advogados da cidade, que alguns comentários anônimos feitos no blog, se não apagados, seriam alvos de processos. Fomos obrigados a apagar alguns comentários e desde então, seremos obrigados a fazer moderação de comentários.

Essa questão vai contra nosso objetivo inicial que era o de abrir espaço livre para manifestações do povo sobre os anseios da cidade. O problema é que alguns mal intencionados passaram a usar o blog para difamar, espalhar mentiras e o pior, não estavam acrescentando ideias e propostas sobre a cidade, mostrando claramente que estavam aqui no blog não pela cidade mas sim pelo interesse pessoal. Como esse espaço é de debates e criação de soluções, tivemos que mudar a regra.

Chegamos a conclusão que era melhor termos poucos comentários nas postagens do que dezenas que não ajudavam em nada.

Pedimos aqueles que usam os famosos "anônimos", que criem um nick ou pseudônimo, ou até mesmo usem seu nome. Além disso, pedimos mas ainda não obrigaremos, a comentarem e deixarem seu e-mail pessoal ou um e-mail criado só para fazer comentários.

O Blog não pode ser responsabilizado pela incapacidade de construir algo de bom de algumas pessoas. Esperamos que entendam nossa situação. Segundo a lei, podemos sim ser penalizados por comentários feitos no blog e vamos deiar agora alguns links sobre a questão da moderação de comentários:

- Projeto de Lei responsabiliza autores de blogs por comentários ofensivos - hoje lendo um Projeto de Lei que está tramitando na Câmara o que aconselho é que todos venham a moderar seus comentários para evitar problemas futuros. E não aceitem de maneira alguma comentários de pessoas anônimas. O descumprimento a essas determinações pode gerar multas de 2 a 10 mil reais para o administrador.


- NESSA PAGINA NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANONIMOS... para evitar, comentários com ofensa, calúnia e etc. a partir de hoje (14/01/2012), não aceitaremos mais comentário anônimo.


- Pessoas poderão ser penalizadas por comentários anônimos em sites e blog - Tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Gerson Peres, um projeto de lei em que transfere para os blogueiros a responsabilidade por opiniões que se constituam em crimes contra a honra - calúnia, injúria ou difamação - de qualquer pessoa. Os proprietários de sites, fóruns e blogs terão que ter cuidado na hora de aceitar os comentários sem identificação, ou poderão ser penalizados em função do anonimato.

Depois disso, o Blog Política de Itaguaí quer saber se os comentaristas nos entenderam e se apóiam nossa medida. Só pedimos que comentem usando nomes ou nicks e com e-mail se possível.


OBS: SÓ NOS CRITIQUEM DEPOIS DE LER O TEXTO E CLICAR NOS LINKS COM INFORMAÇÕES DE APOIO.

Postar um comentário

  1. Gregório de Matos Guerraquarta-feira, 08 fevereiro, 2012

    Apóio totalmente esta resolução dos administradores do Blog. Além do mais, é ótimo que o Blog fique limpo de comentários inúteis!

    ResponderExcluir
  2. O blog tomou a atitude correta.
    Chegou-se a esse ponto é sinal que o trabalho esta sendo bem feito, e incomodando. Quem gera opinião e esclarece o povo, tende a ser inimigo dos "poderosos".

    Parabéns a todos que postam aqui. E que não si deixem intimidar.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Mediador a enquete sobre os secretários do governo xarlinho não está em desacordo com a legislação eleitoral assim como a enquete de vereadores ? Lembro que pelo menos dois estão cotados para ser candidatos ! Cuidado para não deixar o blog a mercê de manobras politicas !

    ResponderExcluir
  4. A enquete foi criada depois de pedidos de pessoas que são à favor e outras contra o atual Governo. Portanto, não serve para beneficiar alguém, mas sim, dar espaço para o cidadão dar sua simples opinião sobre o assunto.

    As enquetes de pré-candidatos a vereador foram tiradas do blog. Já essa enquete sobre os secretários, não fere a legislação pois é costumeira esse tipo de pesquisa em blogs que tratam de política de cidades.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Ok mas não é necessário o agradecimento. O blog é uma importante ferramenta de informação, conscientização politica e de democracia e consequentemente um bem de todos os bem intencionados e a ser preservado por todos nós. Um Abraço

    ResponderExcluir
  6. Acho que seria interessante que o blog ou algum dos companheiros divulgassem os nomes dos Doutores que interpelaram o blog em relação às postagens anônimas, obviamente com autorização de seus mandatários, uma vez que cobram uma determinada atitude do blog em relação a quem posta anônimo e da maneira que está fica parecendo que os ilustres advogados e seus, mais ilustres ainda, clientes não tem a intenção de dar o correto exemplo.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Prometi aos mesmos, que não citaria nomes.

    Confesso que concordei com todos os argumentos citados por quem reclamou. Um dos links que falam da lei e da necessidade de controle dos comentários "anônimos" foi encaminhada por um deles.

    Outra, que se eu divulgar dirão que o blog está sendo perseguido pelo Governo, que o blog quer fazer oposição etc...

    Os argumentos deles são válidos e por isso acatamos a moderação!

    É claro, que sabemos que muitos dos comentários "anônimos" são de pessoas ligadas ao governo e que os mesmos estão determinados a destruir esse espaço pois é um dos poucos da cidade que não são feitos exclusivamente para puxar-saco do governo e falar bem deles. O Blog é para falar sobre e não mal. A culpa não é nossa se só chegam informações com críticas até nós.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Professor Fabiano eu já esperava por esta sua resposta, pois imaginei que tivesse mesmo acorrido desta forma e só posso concluir que sua promessa foi exigência deles. Não tenho a intenção de constranger ninguém muito menos o Sr. ou o Blog, mas trata-se de uma atitude de gente que se acha melhor do que os outros, que se posiciona acima do bem e do mal, que pensa que os fins justificam os meios e não precisam prestar conta a ninguém. Cobra dos outros um comportamento que eles mesmos não tem é o típico caso do “ faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”.

    ResponderExcluir
  9. Toda pessoa que se colocam dispostos a levantar determinada bandeira têm ciência que receberão os louros de seu ato, tal como, os enxovalhos do mesmo.

    Também sou advogado, e a legislação sobre internet é um campo nebuloso, tanto é que tramita projeto de Lei no sentido de responsabilizar donos de blogs por conteúdos postados no mesmo.

    Ou seja, não há posição firme a respeito.

    De qualquer sorte, não precisamos entrar nesta seara, pois todos que levantam a bandeira de liberdade de expressão têm ciência do risco das condutas retaliadoras, daqueles que preferem viver no sub mundo da informação.

    Certo é, que para peritos em informática existe como rastrear os comentários, então, no caso concreto, aquele que se entender vítima de ato ilícito, poderá através de ordem judicial, obter as informações a respeito do autor do post que abalou sua honra.

    Mas, como os crimes contra honra em sua maior parte, admitem a exceção da verdade, estas pessoas preferem fazer pressão contra as pessoas que administram o blog.

    O blog, por sua vez ao invés de manter em riste sua bandeira (LIBERDADE DE EXPRESSÃO), opta pela moderação (censura).


    É uma opção lícita, mas devemos frisar que é oma opção, posto que conforme conteúdo próprio post, o blog recebeu apenas o parecer jurídico de dois advogados, que esta longe de se configurar o que certo ou errado...

    Assim, a meu ver a atitude do blog tende a esvaziar sua credibilidade e isenção, posto que, exite um limite tênue entre moderação e censura.

    ResponderExcluir
  10. Como se vê professor Fabiano no âmbito do Direito não existe verdades absolutas e eternas. O Sr. como “pai” do blog terá que suportar o ônus e o bônus de seu “rebento”. Good Luk.

    ResponderExcluir
  11. Olá Murilo e Disléxico,

    A moderação, está sendo quase nula. Estou autorizando os comentários em geral. Só não permito os comentários com palavrões e comentários com conteúdos caluniosos, que podem gerar problemas futuros ao blog.

    Essa movimentação quer desmoralizar o blog e seu papel social para a cidade. A verdade é que "muitos" não conseguem ficar felizes enquanto não tiverem controle sobre as mídias informativas de alguma forma. A diferença, é que ao invés deles terem controle, eu estou tendo. Só estou bloqueando os prejudiciais que vinham justamente de quem quer só atrapalhar ao invés de ajudar a cidade.

    Começaram uma campanha de comentários com palavrões e mentiras que podiam levar o blog a problemas com a justiça. Muitos blogueiros no Brasil já tiveram problemas judiciais por postagens e muitos por comentários de "anônimos" que viam no espaço uma possibilidade de prejudicar algum político ou simplesmente destruir o blog perante a opinião pública.

    Eu já estava acompanhando isso há muito tempo e só estava esperando o problema chegar.

    Mas deixo uma informação: desde o início da moderação, mantivemos o mesmo número de visitas diárias e até um pouco maior em alguns dias. Nossa média é de 1200 visitas diárias.

    ResponderExcluir
  12. E tem mais:

    Além de ser alertado pelos advogados também fui questionado por muitos amigos sobre o nível dos comentários, quanto as palavras e calúnias. Saiu até uma nota no Jornal Atual (coluna do Renato Reis) sobre a questão de pessoas usarem "anônimos":

    "PONTO NEGATIVO: Para quem se dispõe a discutir sobre um tema sério como é política, mas se vale do anonimato para denegrir a imagem dos outros através das redes sociais." (Jornal Atual, 3 a 6 de fevereiro de 2012)

    Só que mais que qualquer um desses motivos, o que mais me magoou foi na volta as aulas, alguns alunos meus virem reclamar na volta as aulas, sobre os comentários "idiotas" (palavras deles) no Blog Política de Itaguaí. Isso me deixou mais decepcionado com o caminho que o blog vinha tomando. Se os jovens, que são o futuro dessa cidade falam isso do blog que deveria ser algo inovador no âmbito da cidadania em Itaguaí, é que uma atitude inteligente seria necessária contra os ignorantes. Após conversar com os alunos eles disseram que a moderação seria o certo a fazer.

    A opinião deles me valeu mais do que a de qualquer um até aqui escrito no blog.

    Me desculpem mais uma vez, a todos!!!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. "Para você que está chegando agora, criticando o que está feito, deveria estar aqui na hora de fazer. Não sejas um especialista em usar a crítica ao que está feito como pretexto para nada fazer. Assina, aquele que fez, quando no momento de fazer, não sabia-se como."
    Abraham Lincoln

    ResponderExcluir
  14. Bom, então o professor quer dizer que o que realmente motivou a moderação não foi aquilo que escreveu no post? Foi a opinião dos alunos?

    Nada contra se ouvir os alunos, mas na mensagem original do blog não vi um lançar da pena a respeito...

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item