Os políticos e os jovens de Itaguaí: É para pensar e construir ou é só para balançar bandeirinha de candidato? (por Prof° Fabiano Bastos)

O que são os jovens na visão de alguns (maioria) políticos de Itaguaí: são o futuro da nossa cidade e da nação ou simples eleitores fáceis ...


O que são os jovens na visão de alguns (maioria) políticos de Itaguaí: são o futuro da nossa cidade e da nação ou simples eleitores fáceis de conquistar? Quando falo "fáceis de conquistar", é devido a forma com a qual observo a relação entre alguns políticos ou futuros políticos com os jovens da cidade.

Deveria ser obrigação dos governos, dar uma formação que leve o jovem a despertar seu senso críticos sobre a sociedade a nível micro e macro do mundo. O problema, é que dar uma formação dessa para os jovens, vai gerar no futuro eleitores conscientes e ficará mais difícil conseguir votos por meios sinistros como: compra de voto, promessas de emprego, pressão obrigando a família inteira a apoiar tal candidato se não o desemprego chegará a todos etc...

Se tívessemos uma maioria de políticos e futuros políticos inteligentes, os mesmos veriam que dando condições para os jovens terem uma formação cidadã associada com uma atuação política honrosa, que vise o bem-estar da sociedade e o respeito ao bem público, formaria um quadro de eleiores que saberiam valorizar tal trabalho e isso se representaria nas urnas, com o apoio e a militância concientes desses joves que se tornaram cidadãos. Mas para pensar assim, ainda mais numa cidade onde os políticos, em sua maioria, são os mesmos a décadas é complicado.

Existem saídas hoje para os políticos passarem a valorizar os jovens e buscar dar essa formação cidadã, sem precisar ser um gênio. Basta procurar em seus partidos políticos, que verão que isso é viável, através dos Cursos de Formação Política e das Juventudes dos partidos.


Mais fácil ainda, é estimular e apoiar a criação de grêmios escolares, nas escolas particulares e públicas da cidade. Será que algum dos vereadores, prefeito atual e anteriores, e os que se candidatarão a ambos os cargos já fizeram parte de um grêmio estudantil?

Já pensaram Itaguaí com um projeto de Câmara Mirim e Câmara Jovem? Já pensaram na Prefeitura de Itaguaí abrindo Conferências da Juventude para saber o que pensam e o que precisam os jovens da cidade? Eu penso nisso e ainda acredito que isso possa acontecer em Itaguaí.

Para ajudar alguém que tenha se interessado, deixo aqui alguns links:

PMDB - Jovens do PMDB terão acesso a cursos de formação política;
PSDB - "Sem jovem não há política" - Marcello Alencar
PDT - Núcleos de Base - JSPDT
PRB - PRB cria movimento jovem em Niterói
DEM - JDEM discute ideologia do Norte ao Sul do País 
PT - Artigo: Avançar nos direitos para toda a Juventude. É isso que queremos
PV - 4º Encontro Nacional de Juventude do PV – Angra dos Reis/ RJ
PR - JPR elege maior bancada de delegados na Conferência Carioca de Juventude
PP - Juventude Progressista e Políticas Públicas de Juventude 
PSC - Juventude do PSC aprende e discute como fazer política 
PTB - Movimento estudantil
PSD - Presidente da juventude PSD revela estratégia para atrair jovens paraibanos para a legenda
 ...

Isso foi encontrado numa pesquisa rápida na internet. Se é fácil, por que não fazer em Itaguaí? Mas se fizerem e usarem para o mal, será denunciado e vai pegar mal para quem estava fazendo. Pensem nisso senhores políticos de Itaguaí!


Por Prof° Fabiano Bastos




Postar um comentário

  1. boa fabiano nos da jpt itaguai estaremos realizando curso de formaçao politica em breve reativaçao dos gremios estudatis dos movimentos populares associaçao de moradores e sindicas


    MEZAK LEMOS

    ResponderExcluir
  2. AO POVO DE ITAGUAI/RJ VAMOS MUDAR. ( FRAMI ).


    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=322008511171641&set=a.225700447469115.52515.100000874841837&type=1&theater

    ResponderExcluir
  3. AO POVO DE ITAGUAI/RJ VAMOS MUDAR . ( FRAMI )

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=322008511171641&set=a.225700447469115.52515.100000874841837&type=1&theater

    ResponderExcluir
  4. Mais um assunto importante que não gera debate e nem uma solução interessante...

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item