Exercer a cidadania: afinal, do que estamos falando?

HOJE, RECEBEMOS 2 E-MAILS RECLAMANDO DO BLOG E DAS DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES QUE FAZEMOS SOBRE O QUE ESTÁ ERRADO NA CIDADE. NOSSA RESPOSTA...

HOJE, RECEBEMOS 2 E-MAILS RECLAMANDO DO BLOG E DAS DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES QUE FAZEMOS SOBRE O QUE ESTÁ ERRADO NA CIDADE. NOSSA RESPOSTA SE RESUMIU EM DIZER QUE ESTAMOS FAZENDO ALGO QUE NUNCA FOI ESTIMULADO ENTRE OS MORADORES DE ITAGUAÍ: SEREM CIDADÃOS!!!!


NESSE SENTIDO, COLOCAMOS ESSE TEXTO ABAIXO, QUE EXPLICA O QUE É EXERCER A CIDADANIA:

LEIA: O que você entende quando alguém fala em exercer a cidadania? Para muitos, essa expressão tão utilizada, está ligada à participação em programas sociais, ao engajamento à causas que lutam por direitos que não estão sendo respeitados, a processos burocráticos, etc. De modo geral, a idéia é a de que o exercício da cidadania dá trabalho.

Acordar, tomar café, ir para o trabalho, cuidar das crianças, estudar, encontrar os amigos, namorar, comparecer a eventos sociais, cuidar do corpo, e outras tantas atividades que compõem o dia a dia parece mais que bastante nesses tempos corridos.

É mais fácil se queixar dos políticos, culpar a má qualidade dos serviços prestados à população e seguir encapsulado na própria individualidade. Aceita-se o inaceitável porque denunciar, exigir seus direitos demanda uma atitude. Com isso, vai-se deixando pra lá o que não faz sentido deixar passar.


Exercer a cidadania pode ser tomar uma atitude para denunciar, exigir, cobrar. Pode ser participar de uma associação de moradores, procurar órgãos de proteção ambiental, às crianças, aos idosos, aos animais. Qualquer forma de participação: individual, coletiva, organizada ou ocasional. O fundamental é não tomar o inaceitável como natural.

Postar um comentário

  1. A omissão provaca a corrupção. A partir do momento em que os cidadãos passarem a acompanhar assuntos relacionados a política e tentarem contribuir de alguma forma para o sistema, tudo será diferente, mas enquanto isso não acontecer... sempre ocorrerá os esquemas e acertos. Admiro muito a canduta do blog política de Itaguaí em expor a realidade de um ponto de vista jamais visto em nossa cidade. PARABÉNS blog política de Itaguaí, por sua grande contribuição.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS BLOG DE ITAGUAÍ,
    PELO EXELENTE TRABALHO EM PROL DA NOSSA CIDADE

    ResponderExcluir
  3. Cidadã Conscientequinta-feira, 31 maio, 2012

    Tambem parabenizo o blog por divulgarem tanta coisa. Aproveito para fazer meu manifesto em prol das calçadas e sinalizações na Av. Prefeito Isoldacksson, principalmente as calçadas no trecho entre a Secretaria de Educação e o Posto Via , ou estão esperando acontecer mais mortes como no trecho sem sinalização do formigão? Depois do atropelamento e morte colocaram guarda com viatura. Como no dito popular fecharam a casa depois dela roubada.Ao inves de gastarem tanto dinheiro com sssssssssssshows super faturados, coloque a Litoranea para completar a obra inacabada, pois afinal é esta empresa que faz as obras de Itaguai?. Ou será que as coisas só acontecem apos reportagem como, ai , ocorreu com o buraco da Rua 18, que apareceu vereador e foi feito o conserto. Vou esperar, pedindo ao Papai do Ceu que proteja todos que precisam utilizar este caminho todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. DECEPCIONADA COM O PREFEITO CHARLINHO PELA DIFERENÇA ENTRE CONTRATADOS E EFETIVOS. O QUE SÃO OS CONTRATADOS PARA O NOSSO PREFEITO? VAMOS LUTAR ATE O FIM PELOS NOSSOS DIREITOS.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item