Município do Mato Grosso é exemplo em saúde pública

O Blog Política de Itaguaí começa aqui uma série de exemplos de boa gestão em saúde municipal pelo Brasil. Nosso objetivo é mosrar que ha...

O Blog Política de Itaguaí começa aqui uma série de exemplos de boa gestão em saúde municipal pelo Brasil. Nosso objetivo é mosrar que havendo interesse dos governantes, podemos sim ter uma gestão em saúde exemplar para Itaguaí.

Veja a Cidade de Feliz Natal, em MT:

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.

É importante destacar que, em função da grande diversidade (demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica, etc.) dos territórios do nosso país, não seria adequado realizar uma classificação que apenas posicionasse, em ordem crescente ou decrescente, os municípios brasileiros. Assim, para realizar uma avaliação mais justa, a análise comparativa das notas do IDSUS deve ser feita por meio dos Grupos Homogêneos. Apenas dentro deles, por apresentarem características similares entre si, é possível traçar um paralelo comparativo.

A partir dos dados avaliados, relacionados às metas e qualidade dos serviços, o município de Feliz Natal ficou classificado em segundo lugar, na relação de municípios do seu grupo homogêneo, com a nota do IDSUS em 6,05, apenas 4 décimo abaixo do primeiro lugar.

Esses resultados são devidos a seriedade, competência, transparência, efetividade e investimentos feitos na Saúde Pública Municipal que nesses últimos três anos chegaram a mais de 12 milhões em Feliz Natal. As reformas feitas nos PSF’s tornaram o atendimento e o trabalho mais efetivos, fazendo com que a população fosse acomodada em espaços amplos e bem estruturados.

A construção do PSF 3 proporcionou aos moradores daquela área, o atendimento mais eficaz, pois descongestionou o pronto atendimento que também atendia a população para consultas de rotina.

Por dia, em média são feitos mais de 200 atendimentos nas unidades de saúde da família (PSF’s), entre médicos e enfermeiras, os quais avaliam e diagnosticam, bem como encaminham para atendimento especializado, quando necessário, para os hospitais, em Sinop, Sorriso e Cuiabá.

Em sua fala, a Secretária de Saúde de Feliz Natal Maísa Andréia dias de Lira Silva, parabeniza e agradece a toda equipe da saúde: PSF’s, pronto atendimento, vigilâncias e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, pelo trabalho desenvolvido e pelo esforço dedicado ao cumprimento das metas pactuadas com o Ministério da Saúde.

Maísa também fez questão em ressaltar o bom trabalho da Administração Municipal, através do Prefeito em Exercício Edson Castro Fonseca e Antonio Domingos Debastiani "Eles priorizaram e exigiram que a saúde de nosso município mostrasse resultados positivos assim como de fato fez" Disse a Secretária.



http://www.frizononline.com.br/site/vernoticia.asp?codigo=384

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