Como ensinar atitudes cidadãs básicas as crianças de Itaguaí, como atravessar a rua na faixa, não jogar lixo no chão, respeito ao Meio Ambiente, andar pela calçada etc...?

Por Prof° Fabiano Bastos Tem dias que fico refletindo sobre o quanto os professores de educação infantil são heróis municipais! É na fas...

Por Prof° Fabiano Bastos

Tem dias que fico refletindo sobre o quanto os professores de educação infantil são heróis municipais! É na fase que as crianças itaguaienses estão com eles, que aprendem coisas básicas que todo cidadão deve saber:

- Atravessar pela faixa;
- Não jogar lixo no chão mas sim na lixeira;
- Andar pela calçada para evitar acidentes e não atrapalhar o trânsito;
- Lugar de bicicleta é na ciclovia;
- Respeitar o Meio Ambiente e não destruir a natureza etc...

Imagino o quanto difícil deve ser ensinar isso a uma turma de 30 alunos ou mais e conseguir que ao menos 5 entendam e coloquem em prática, pois a melhor forma de aprender e guardar para toda a vida, é com exemplos do dia-a-dia.

Os nossos heróis falam e são cobrados, pelo Sistema de Educação, que os alunos aprendam mas o próprio sistema não consegue fazer nossa cidade ser um exemplo. Vamos analisar:

- Poucas faixas de travessia para pedestres, existem em Itaguaí. As nossas crianças se veem o tempo todo obrigadas a atravessar as ruas principais da cidade, quando a sorte permitir... Depois ainda temos que ouvir, que as pessoas em Itaguaí não tem educação e querem atravessar na frente dos carros...

- Lixeiras em Itaguaí não existem praticamente. Tem gente que diz, que não adianta colocar lixeira pois o povo é ignorante e mesmo com a lixeira vai jogar lixo no chão. Mas alguém aí já viu uma campanha de conscientização sobre isso na cidade? Se a Lytorânea ou ValleSul fizesse esse tipo de trabalho até poderíamos ver...

- As calçadas de Itaguaí são uma vergonha, menos a da Rua da Prefeitura. Como as crianças veem o tempo todo as pessoas andando pela rua e não nas calçadas, elas repetem. E mesmo se não quisessem repetir, elas iriam se deparar com carros, camelôs, lixo, bancas de loja, buracos e mendigos pela calçada e seriam obrigadas a ir para a rua. Mas alguém aí já viu uma campanha de conscientização para evitar esse tipo de situação nas calçadas? Nem obras de calçadas foram feitas, deve ser por que é uma obra barata e não gera lucros...

- Tem ciclovia na cidade? A que tem, nem vale a pena citar. Há anos ouvimos promessas de que a cidade seria cortada por ciclovias mas nas obras que foram feitas na avenida que corta a cidade, não foi feita uma ciclovia e nem calçadas.

- Sobre respeitar o Meio Ambiente, já foi escrito um texto no blog abordando isso. O texto até foi publicado numa Revista que trata do Meio Ambiente na Baixada Fluminense. Não mudou nada desde abril de 2011 quando foi publicado no blog.

Moral da História: os professores são heróis em tentar ensinar algo que o sistema não tem interesse em melhorar. Eu, como cidadão, professor e educador, percebo que já tenho que não só tentar ensinar... tenho que DENUNCIAR!!!!

Por isso denuncio os absurdos que vejo em minha cidade. Mas será que isso é bem visto pelo sistema? O problema, é que alguns professores são obrigados a fingir que não veem tais absurdos pois sabem que se denunciar ou ensinar os alunos e pais a reclamarem, eles serão perseguidos!

Enquanto nada muda de verdade, não desistimos de ensinar o básico da cidadania... pois professor tem deixado de ser profissão e virado uma missão! Eu acredito que vai mudar esse quadro!

Prof° Fabiano Bastos é colunista do Blog Política de Itaguaí

Notícias Relacionadas

Ideias/Dicas 4832386020833912990

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item