PROJEÇÕES I - As lideranças políticas de Itaguaí pós-eleições 2012 (por Eduardo Teffé)

por Eduardo Teffé No gás da última eleição, muito se fala do que vai acontecer  no futuro. Tirando o fato dessa antecipação exagerada (...

por Eduardo Teffé

No gás da última eleição, muito se fala do que vai acontecer  no futuro. Tirando o fato dessa antecipação exagerada (até por que política é uma coisa muito dinâmica), nos entreguemos ao papo de botequim (lembrando a boca maldita do "pingo de ouro") e analisemos as FORÇAS POLÍTICAS , envolvidas na política de nossa cidade:

- LUCIANO MOTA: Está com a faca e o queijo na mão ao mesmo tempo que convive com uma grande sombra. Sua eleição é o ponto mais emblemático da renovação pela juventude desejada pela população de Itaguaí (exemplos dessa renovação não faltam como a eleição de Noel Pedrosa e a alta votação de Ivanzinho). Só depende dele montar uma boa equipe, efetuar um bom governo e espantar as dúvidas sobra a sua experiência. Caso isso aconteça, é provável que se acentue mais ainda a tendência de renovação e seu mandato seja aclamado. Caso não, o  grupo do atual governo começara a argumentar sobre “como era bom antes”.  

- CHARLINHO: Marcou época na região ganhando duas vezes em Mangaratiba e Itaguaí e influenciou as eleições em cidades vizinhas. Seu principail trunfo foi a construção de estruturas físicas (que irão permanecer e de certa forma fazer o Marketing silencioso do mesmo). Embora não tenha sido a sua figura que  tenha perdido a eleição, foi perceptível na cidade que no final do seu mandato o índice de rejeição do mesmo aumentou e muito. Outro ponto e que não se sabe se o mesmo poderá concorrer nas próximas eleições, ou terá que indicar um nome do seu grupo político.

- ARAMIS BRITO: a terceira via dos candidatos que conseguiram passar dos 10% dos votos. Conseguiu montar uma campanha com volume humano apesar do baixo orçamento. Já se anunciou pré candidato a Deputado Estadual. Depende da movimentação das duas outras forças além da necessidade de não dispersar sua base eleitoral  (sem ter as tradicionais “contrapartidas”) e ir além no seu leque de alianças (nesta última campanha ele caminhou praticamente sozinho).

Fora isso, joguemos conversa fora, tomemos um cerva e comamos um pastelzinho.
Leia mais textos do colunista em:

OBS: A OPINIÃO DO COLUNISTA NÃO NECESSARIAMENTE EXPRESSA A OPINIÃO DO BLOG. O COLUNISTA NÃO É O DONO DO BLOG, SÓ USA ESSE ESPAÇO COMO CONVIDADO PARA EXPRESSAR SUA OPINIÃO DE CIDADÃO ITAGUAIENSE!
Seja um colunista do Blog também: politicadeitaguai@yahoo.com.br

Notícias Relacionadas

Política 869629629714522053

Postar um comentário

  1. CHARLINHO MARCOU ÉPOCA SIM, MAS FOI A ÉPOCA DA CORRUPÇÃO, DA CENTRALIZAÇÃO DE DIREITOS, DA PERSEGUIÇÃO DE FUNCIONÁRIOS E DA PERSEGUIÇÃO DE PRÉ CANDIDATOS QUE NA TENTATIVA DE FAZER A DIFERENÇA FOI OFUSCADO PELO PODER AQUISITIVO DO ATUAL PREFEITO CHARLINHO QUE ENCHERTOU DINHEIRO EM SEUS PUPILOS TIRANDO ASSIM A CHANCE DE PESSOAS DECENTES REPRESENTAR O MUNICÍPIO... TENHO NOJO DESSA POLÍTICA SUJA DE ITAGUAÍ, ESSA FOI A ELEIÇÃO MAIS SUJA QUE ITAGUAÍ JÁ TEVE EU TINHA ESPERANÇA QUE O JUIZ QUE ASSUMIU INIBICE A CORRUPÇÃO NESTE PLEITO ELEITORAL...MAS FOI PIOR AINDA. FICOU CLARO PARA QUALQUER UM VER QUE AS URNAS ESTAVAM ADULTERADAS, ERAM FOTOS QUE NÃO APARECIAM, QDO OS ELEITORES VOTAVAM EM SEUS CANDIDATOS APARECIAM FOTOS DE OUTROS, QUANTIDADES DE VOTOS ABSURDOS DE ALGUNS CANDIDATOS COM BONS TRABALHOS E OUTROS QUE NEM TRABALHOS TEM COM QUANTIDADESDE VOTOS ALTÍSSIMOS... aONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICOQUE NÃO VÊ ISSO E O JUIZ? ATÉ O PREFEITO ELEITO COM CERTEZA FOI ROUBADO, POIS A DIFERENÇA DE VOTOS FOI POUQUISSÍMA, COM RELAÇÃO AO QUE SE VIA NAS RUAS... MAS O CASTIGO FOI TÃO GRANDE QUE CHARLINHO FOI EWNVERGONHADO...

    ESPERO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGUE TANTO DEFEITO NAS URNAS...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo 19/10/12 21:29 - Parabéns pelo belíssimo comentário. Essa foi a eleição mais ridícula que vi em Itaguaí, foi realmente gritante e obceno a soma de votos que alguns candidatos obtiveram nas urnas. Observei que candidatos fortíssimos e com ótimos trabalhos tiveram quantidade de votos inespressivo e candidatos que nem estavam cotados obtiveram números de votos altos.Acho que o MINISTÉRIO PÚBLICO deveria pedir uma PERÍCIA dessas urnas e caso provasse adulterção cancelace essa eleição que com certeza foi manipulada.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí!!! O Ministério Público deveria periciar mesmo essas urnas, porque foi o maior comentário que várias urnas não apareciam fotos dos candidatos e outras qdo votavam no LUCIANO MOTA aparecia a foto do ALEXANDRE VALLE, teve candidatos que foram prejudicados para que as figurinhas da câmara se repetissem, pois isso favorecia um grande interessado. Vocês do blog poderiam enviar esses comentários ao MP, prova disso foi a quantidade de votos que o Luciano teve, pois era claro que nas ruas sua preferância era 9 votos contra 1 e nem sempre esse 1 era o Alexandre valle e ele ganhou com pouca diferença. Isso mostra que não contavam que a população fizesse um movimento anti-Charlinho, por isso ele ganhou assim mesmo.

    ResponderExcluir
  4. olá Eduardo,o comentário acima é bem realista.
    Todas as grandes mudanças ate mesmo a nivel mundial, geram dúvidas incertezas.O fato é que nos cidadãos Itaguaienses devemos almejar que o atual prefeito e sua equipe possa desempenhar um bom trabalho na cidade.Esse é o meu desejo

    ResponderExcluir
  5. Surgiram outras lideranças, muitas lideranças não foram para as ruas, mas expressaram suas opiniões e tornaram-se referência! Como os Blogs Cidadania do Porto e Política de Itaguaí. Eduardo Teffé na Cultura, o pessoal da AFAS e outras figuras que se tornaram importantes, não eleitoralmente mas com suas opiniões e posturas contribuíram indiretamente para o debate político na cidade! A cidade cresceu com isso, agora vamos ver se o novo prefeito irá se aproveitar disso ou desprezar...

    ResponderExcluir
  6. TRE de Itaguaí,fazer algo?????? A favor de quem?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria apenas de lembrar um certo detalhe, como ja foi dito
    pelos comentarista acima, tambem concordo que esse resultado é
    muito estranho.
    não sei o que houve mais que foi muito estranho foi.
    É BOM LEMBRAR QUE JÁ BURLARAM E ADULTERARAM ATÉ O PAINEL DO "SENADO"
    PARA MANIPULAR RESULTADOS.
    LOGO PODEMOS ACREDITAR QUE SEJA POSSIVEL SIM ADULTERAR NOSSAS URNAS.
    AINDA MAIS TENDO URNAS COM TANTOS DEFEITOS COMO JÁ FOI DITO ACIMA.

    ResponderExcluir
  8. Essa eleição marcou o surgimento de três lideranças novas, Luciano Mota com sua brilhante votação para prefeito, Genildo e Carlos Kifer. O primeiro foi o mais votado dos candidatos a vereador, foi o único que passou dos 3 mil votos, e o segundo foi o mais votado dos vereadores de mandato com 2978 votos, quase atingindo os 3 mil votos. Agora vamos aguardar o novo governo, espero que seja um bom governo senão o Charlinho volta com toda força!!

    ResponderExcluir
  9. OS 12% DO ARAMIS É MESMO UMA VITÓRIA ? ARAMIS SEMPRE FOI UM DAS MAIS ATIVAS E CONHECIDAS LIDERANÇAS EM ITAGUAÍ E MESMO ASSIM TAMBÉM FOI ATROPELADO PELO PREFEITO ELEITO ! SERÁ QUE É REALISTA FALAR EM CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL QUANDO NÃO SE CONSEGUIU COSTURAR ALIANÇAS SUFICIENTES NO AMBITO MUNICIPAL ? SE EU FOSSE O ARAMIS TRABALHARIA MUITO MAIS NESTES PROXIMOS ANOS E TENTARIA UMA VAGA PARA VEREADOR NA PRÓXIMA, QUE PRA FACILITAR, DEVERÁ TER UM NUMERO MAIOR DE VAGAS, PROVAVELMENTE 15.

    ResponderExcluir
  10. só pra constar:
    os critérios que eu usei para falar das lideranças forma dos candidatos que efetivamente se lançaram candidatos a prefeito. Inclui como nomes de relevância os nomes que ultrapassaram 10 % dos votos (quantidade que eu considero significava) ... assim ficou de fora a "pastora marcia" (apesar da bela campanha realizada por sua militância) e os possíveis candidatos a prefeitos oriundos da câmara municipal (como nisan, vicente e abelardo)...
    também não trabalhei com as hipóteses de pessoas de forma virem se candidatar aqui ...

    ResponderExcluir
  11. A candidatura do aramis a deputado estadual é um tiro no escuro ...
    não dá pra considerar o kifer uma nova liderança pq ele se apoiou muito na estrutura do saulo e nas promessas de um futuro governo do valle

    ResponderExcluir
  12. O vereador Carlos Kifer foi o mais votado dos vereadores de mandato, sua musica era muito bonita, falava a verdade sobre o trabalho dos vereadores e por isso teve uma votação expressiva! Eu o considero uma grande liderança politica e muito inteligente e trabalhador, fiquei surpreso com sua votação, ficou na frente do Abelardinho, Nisan e Vicentihho.

    ResponderExcluir
  13. Coonsidero o vereador Carlos Kifer uma forte liderança, todos sabem do seu trabalho, da sua coragem, e da sua inteligência, lutou em defesa do Piranema, lutou contra a implantação da termoeletrica a carvão, sempre foi um vereador atuante, por isso eu acredito que surgiu mais uma forte liderança , foi o vereador de mandato mais bem votado nessa eleição , obtendo mais votos que os vereadores Abelardinho, Vicente Rocha, Nisan César, Robertinho e Márcio Pinto, merece o nosso respeito, parabéns vereador vc merece!

    ResponderExcluir
  14. Esse lance da termoeletrica já faz quantos anos!?

    ResponderExcluir
  15. Aproveitando a cerveja e o pastel (tem de queijo?) e como estou alegrinha quero afirmar o meu orgulho pelos eleitores de Itaguaí. Não contentes com o prefeito, elegemos outro e esperamos que enfrente os conservadores e a oposição com inteligência. Tivemos um candidato que, consciente do seu papel naquele momento, provocou uma discussão ética. Obrigada Aramis! Elegemos para a Câmara um dos melhores quadros do PDT e do PT. Um brinde à Itaguaí!

    ResponderExcluir
  16. Será que as ultimas ações do chatlinho são pra engessar o Mota?

    ResponderExcluir
  17. danilo, MUITO OBRIGADO pela lembrança como nova liderança ...
    NOSSO TRABALHO NA CULTURA VAI CONTINUAR E ESPERO CONTAR COO O APOIO DO BLOG...
    MUITO OBRIGADO PELA BOLA SEMPRE!!! =)

    ResponderExcluir
  18. Hoje parei para dar uma lida neste artigo. Fico um tanto quanto assustado ao ver como a população e a assessoria se importam com a "COLOCAÇÃO" que os vereadores tiveram. Existe ali uma CAMARA (assembleia representativa: assembleia a que é formada de representantes do povo) e não um salvador da pátria!! Existem ali pessoas ELEITAS, ESCOLHIDAS, para representar a população. Portanto quem está ali SOMOS NÓS!
    Vou ficar anônimo porque também sou assessor, mas não comungo com essa idéia.

    ResponderExcluir
  19. Com excessão do dr marquinho...o resto ninguém tá na camara porque o povo teve vontade de votar, todos comprarão voto e ainda ficou fazendo figuinha pro voto cair...vereadores tratem de trabalhar a compra de voto esta cada vez chegando ao fim o povo tá esperto kkkk

    ResponderExcluir
  20. Pra CAMARA FUNCIONAR O POVO TEM Q COLOCAR PRESSÃO!

    ResponderExcluir
  21. ELES COMPRAM VOTO E AINDA TEM A CARA DE PAU DE COLOCAR CARRO DE SOM PRA AGRADECER O POVO PELOS VOTOS COMPRADOS KKKKKK

    ResponderExcluir
  22. Tem outros lideres vindo aí, principalmente em relação aos vereadores

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta nossa Página

Semana

Recentes

Comentários

Visualizações do Blog

Twitter

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
item